Blog do Juca Kfouri http://blogdojuca.uol.com.br Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Desde 2005, é colunista da Folha de S.Paulo e do UOL. Thu, 27 Apr 2017 10:45:13 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 E a noite foi muito boa para o futebol brasileiro na Libertadores http://blogdojuca.uol.com.br/2017/04/e-a-noite-foi-muito-boa-para-o-futebol-brasileiro-na-libertadores/ http://blogdojuca.uol.com.br/2017/04/e-a-noite-foi-muito-boa-para-o-futebol-brasileiro-na-libertadores/#comments Thu, 27 Apr 2017 09:55:50 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=87616 O Galo ganhou, o Verdão ganhou e o Furacão ganhou.

Epa, mas o Mengão perdeu, dirá o torcedor do rubro-negro carioca.

Verdade, perdeu para o Furacão, o que, para o futebol brasileiro, foi melhor do que seria a vitória do Flamengo.

O Galo passou pelo Libertad paraguaio com dificuldades, mas por 2 a 0, e lidera seu grupo.

O Palmeiras virou para 3 a 2 um jogo em que perdia para o Peñarol por 2 a 0 no primeiro tempo e praticamente se garantiu nas oitavas de final da Libertadores.

E ao vencer o Flamengo por 2 a 1 em Curitiba, o Atlético Paranaense pôs as duas vagas do grupo nos pés dele e do Flamengo, porque os dois jogam em casa na próxima rodada e se vencerem o San Lorenzo e a Universidade Católica garantirão seus lugares na próxima fase.

Se o Flamengo vencido deixaria o Furacão em má situação.

Hoje mais dois brasileiros em ação: o Grêmio recebe o Guarani paraguaio, ambos com sete pontos, e a Chapecoense vai ao Uruguai enfrentar o Nacional em busca de, pelo menos, um empate.

Comentário para o Jornal da CBN desta quinta-feira, 27 de abril de 2017, que você ouve aqui.

]]>
5
Professores de jornalismo http://blogdojuca.uol.com.br/2017/04/professores-de-jornalismo/ http://blogdojuca.uol.com.br/2017/04/professores-de-jornalismo/#comments Thu, 27 Apr 2017 03:28:50 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=87608 As redes anti-sociais estão repletas de professores de jornalismo.

Mas não só.

Também técnicos de futebol querem dar aulas de jornalismo.


Eduardo Baptista fez um desabafo ao fim do jogo contra o Peñarol evidentemente por causa da nota aqui publicada em que ele é chamado de “maleável”.

E exigiu o nome da fonte, certamente por desconhecer que até a Constituição Federal garante o sigilo da fonte, matéria prima do trabalho jornalístico.

Curiosamente, em seu desabafo, ele não mencionou o nome do autor da nota.

Disse que o admirava, era até fã do autor, mas não o nomeou, manteve o sigilo da fonte…

Faz parte.

Quem estava fulo da vida com ele no primeiro tempo, agora deve ter um novo herói para elogiar.


]]>
117
Em meia hora, Palmeiras arrasa o Peñarol http://blogdojuca.uol.com.br/2017/04/em-meia-hora-palmeiras-arrasa-o-penarol/ http://blogdojuca.uol.com.br/2017/04/em-meia-hora-palmeiras-arrasa-o-penarol/#comments Thu, 27 Apr 2017 02:02:42 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=87596 O Palmeiras parecia um time de colegiais contra um time de profissionais, o do Peñarol.

Enquanto os uruguaios jogavam, os brasileiros tateavam.

Resultado: tomaram um gol aos 13, numa falta evidente em Mina,  e outro aos 38, tudo pelo meio, apesar dos três zagueiros.

Sabe quando o campeão brasileiro deu seu primeiro chute ao gol?


Aos 5 minutos do segundo tempo!

E foi gol de Willian, que acabara de entrar em campo no lugar de Vítor Hugo, assim como Tchê Tchê também substituira Egídio.

Um lindíssimo gol, diga-se de passagem.

O Palmeiras jogava e a pergunta não calava: por que inventar moda e desperdiçar os primeiros 45 minutos?

Aos 11 minutos, Roger Guedes conseguiu chutar por cima na pequena área o empate alviverde.

Porque, cá entre nós, além da camisa bonita e gloriosa, o Peñarol é só vontade. 

Com um pouco de calma, o empate viria e até a virada.


O empate veio com Mina, em cruzamento perfeito de Jean, com direito à dança do zagueiro colombiano, aos 18.

Sobrava tempo para virar.

O Palmeiras jogava em Montevidéu como se estivesse em casa e aos 25 minutos já fazia por estar vencendo.

Aliás, não fosse o erro do assoprador de apito e já estaria vencendo.

Mas a virada veio de novo com Willian, aos 28, em rebote do goleiro depois de chute de Guerra, bola que sobra para Jean dar ao artilheiro de bigode: 3 a 2.


Cabia mais, mas nem precisava.

O campeão brasileiro jogava como tal e encaminhava sua classificação.

Willian era o nome do jogo e Guerra dava um show particular.

No fim, Keno entrou no lugar de Roger Guedes, abraçado efusivamente por Eduardo Baptista como se para afastar qualquer burburinho.

Nos acréscimos, Fernando Prass evitou uma injustiça, assim como Felipe Melo, em seguida.

A vitória produz milagres.

E esta foi enorme.


No fim do jogo o tempo fechou e fechou feio.

No gramado, com sopapos generalizados e nas arquibancadas, entre brasileiros e uruguaios.

]]>
17
Nuzman derrotado na Odepa http://blogdojuca.uol.com.br/2017/04/nuzman-derrotado-na-odepa/ http://blogdojuca.uol.com.br/2017/04/nuzman-derrotado-na-odepa/#comments Wed, 26 Apr 2017 14:30:19 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=87587 Carlos Nuzman não passou nem pelo primeiro turno na eleição da Odepa.


Teve 14 votos, como Neven Ilic, o candidato chileno, nove votos a menos que o dominicano José Joaquim Puello.

No desempate entre ele e Ilic, o brasileiro perdeu.

Puelo e Ilic vão para o segundo turno.

]]>
9
Róger Guedes foi tirado da concentração http://blogdojuca.uol.com.br/2017/04/roger-guedes-teria-saido-da-concentracao/ http://blogdojuca.uol.com.br/2017/04/roger-guedes-teria-saido-da-concentracao/#comments Wed, 26 Apr 2017 11:03:04 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=87574 Antes do primeiro jogo contra o Peñarol,  Róger Guedes discutiu com o técnico Eduardo Baptista ao saber que ficaria na reserva embora o treinador lhe tivesse prometido a titularidade.

Por isso, foi retirado da concentração, razão pela qual não estava no banco de reservas.

Desnecessário dizer que a informação só é confirmada por fontes que não querem ser reveladas e que garantem a participação de Alexandre Mattos, homem forte do futebol do Palmeiras,  para botar panos quentes e evitar vazamentos e punição ao atleta.

Mattos se comprometera com os empresários de Guedes, que tratam de sua ida ao futebol italiano, tudo fazer para que a venda seja muito bem sucedida.

Embora Eduardo Baptista preferisse Willian como titular também no segundo jogo contra a Ponte Preta, o treinador foi convencido por Mattos, que o escolheu para ser o técnico do clube exatamente por ser maleável,  a escalar Guedes.

Não é por outra razão que Guedes foi vítima de “trote” dos demais jogadores alviverdes e levou uma bronca pública de Felipe Melo em treinamento em Montevidéu. O clima para ele não está bom.

Mesmo que o Palmeiras perca hoje para o Peñarol, com Guedes novamente titular. é improvável que não siga adiante na Libertadores.

Mas ganhar será essencial para que a fogueira não vire incêndio

]]>
107
Uma quarta para 10 times brasileiros http://blogdojuca.uol.com.br/2017/04/uma-quarta-para-10-times-brasileiros/ http://blogdojuca.uol.com.br/2017/04/uma-quarta-para-10-times-brasileiros/#comments Wed, 26 Apr 2017 09:55:26 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=87568 Três jogos pela Libertadores e dois pela Copa do Brasil movimentam dez times brasileiros na noite desta quarta-feira.

Pelas oitavas de final da Copa do Brasil, o Santos recebe o Paysandu e o Botafogo recebe o Sport.

Chance para o time paulista se livrar, na Vila Belmiro,  de sofrimento na volta, em Belém, e de se aproveitar que o Papão da Curuzu está na final do campeonato do Pará, contra o rival Remo.

E promessa de jogo duríssimo no Engenhão, porque jogo de dois times de Primeira Divisão, com o Sport também dividido com a decisão do Campeonato Pernambucano, contra o Salgueiro.

Na Libertadores, então, é que não tem moleza mesmo.

O Galo pega o paraguaio Libertad, de quem perdeu em Assunção, e ainda por cima de olho no Cruzeiro, com que decidirá o Campeonato Mineiro.

Na Arena da Baixada, o Atlético Paranaense, preocupado com o Coritiba contra quem disputará as finais do campeonato no Paraná, tem o Flamengo pela frente, jogo sem favorito, o rubro-negro carioca também envolvido com a decisão do campeonato do Rio, contra o Fluminense.

Finalmente, em Montevidéu, o campeão brasileiro Palmeiras volta a se encontrar com o tradicionalíssimo Peñarol, a quem venceu com enorme dificuldade, nos acréscimos, em São Paulo.

Com o peso de ter sido eliminado pela Ponte Preta no Paulistinha.

Nada como uma boa vitória para impedir que uma coisa se some à outra.

De quebra, pela esvaziada Primeira Liga, o Fluminense recebe o Brasil de Pelotas, ora bolas!

Comentário para o Jornal da CBN desta quarta-feira, 26 de abril de 2017, que você ouve aqui.

]]>
6
Fagner merece ser punido http://blogdojuca.uol.com.br/2017/04/fagner-merece-ser-punido/ http://blogdojuca.uol.com.br/2017/04/fagner-merece-ser-punido/#comments Tue, 25 Apr 2017 22:31:17 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=87565 Mais pela burrice até que pela paulistinha dada em Cueva, Fagner merece ser suspenso e ficar fora das finais.

Sim, ele também foi agredido e provocado.

Mas só ele tinha a perder ao entrar na pilha do peruano.


E parece não saber que hoje em dia as câmaras pegam tudo.

Com 27 anos, mais de 10 de carreira, na Seleção Brasileira (isso pode, Tite?), é inaceitável.

A sorte dele é que, ao que tudo indica, o tribunal não se reunirá em tempo de julgá-lo, o que é outro absurdo, porque puni-lo no Paulistinha de 2018 equivale a não punir.

Tinha mesmo de haver uma reunião extraordinária do TJD paulista e ainda nesta semana. 

Mas quem disse que o tribunal é sério?

]]>
45
Errei por 5 jogos http://blogdojuca.uol.com.br/2017/04/errei-por-dois-jogos/ http://blogdojuca.uol.com.br/2017/04/errei-por-dois-jogos/#comments Tue, 25 Apr 2017 21:05:57 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=87560 Escrevi aqui quando Bruno foi solto que o Boa Esporte tinha feito uma burrice tal que nem jogar ele jogaria, pois era inevitável que voltasse à prisão.

Pois jogou cinco vezes.

Mas já está de volta de onde não deveria ter saído.

E o Boa ficou na pior.

]]>
11
Denúncia vazia http://blogdojuca.uol.com.br/2017/04/denuncia-vazia/ http://blogdojuca.uol.com.br/2017/04/denuncia-vazia/#comments Tue, 25 Apr 2017 16:10:23 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=87479 O repórter chega à redação e diz ao editor: “Tenho uma bomba, manchete de primeira página. O Fulano disse que o apartamento na praia é do Beltrano”.

“Epa, sensacional! Ele tem provas ou convicção?”, quer saber o editor.


“Provas ele não tem, porque diz que o Beltrano mandou destruir”, responde o repórter, excitado diante da possibilidade de ver seu nome na primeira página.

“Mas sem provas não dá pra publicar uma acusação dessa gravidade”, pondera o editor, cuidadoso que é.

“Espera aí! Ele tem comprovantes do pedágio de que o carro do Beltrano foi diversas vezes para a praia”, o repórter imagina ser o suficiente.

“Mas eu já fui diversas à mesma praia e não tenho casa lá. Será que o Fulano, pra se livrar, não está inventando essa história sobre o Beltrano porque ele já virou a Geni nesse escândalo?”, volta a ponderar o editor, jornalista responsável.

“Olhe, chefe, o que eu tenho é isso. Você decide”, desiste, decepcionado, o repórter.

A reportagem não é publicada.

No dia seguinte, o editor é demitido, porque o que valeria, por exemplo, para Sicrano, não vale para Beltrano.

Anos depois o STF absolve o enlameado Beltrano.

Nota do blog: Qualquer semelhança não é mera coincidência.

]]>
68
Um árbitro, um gandula e um técnico: três patetas http://blogdojuca.uol.com.br/2017/04/um-arbitro-um-gandula-e-um-tecnico-tres-patetas/ http://blogdojuca.uol.com.br/2017/04/um-arbitro-um-gandula-e-um-tecnico-tres-patetas/#comments Tue, 25 Apr 2017 03:03:15 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=87552 O futebol brasileiro sempre foi conhecido pelo mundo afora por ser bonito e vencedor.

Mas também por ser manhoso.


Na Copa do Mundo na Ásia, por exemplo, a do pentacampeonato, Rivaldo foi punido por uma simulação ridícula, como se tivesse levado uma bolada no rosto.

Só que nos últimos tempos as simulações têm extrapolado, passado de todos os limites e ido muito além dos jogadores malandrinhos.


Um assoprador de apito carioca, apelidado de Índio, teatralizou um esbarrão que levou do vascaíno Luís Fabiano.


Depois, um gandula na Arena Corinthians fingiu ter sido agredido por um jogador da Universidad de Chile e acabou demitido.


E anteontem foi a vez do técnico do Inter, Antônio Carlos Zago, fazer de um toque leve no seu peito de um jogador do Caxias uma comédia pastelão, indo ao chão de quatro e depois passando gelo no olho, como se tivesse recebido um soco.

O pior é que são todos péssimos atores, além de ridículos.

Agora só falta um médico entrar no gramado para atender um jogador fazendo cera e simular que desmaiou no meio do campo para ganhar mais tempo.

Comentário para o Jornal da CBN desta terça-feira, 25 de abril de 2017, que você ouve aqui.

]]>
69