O que acontece com o Fortaleza (Atualizado)

POR ANTONIO COELHO *
Comparemos o Fortaleza do ano passado com o deste ano.
O ataque melhorou com as contratações de Moisés, Silvio Romero e Kayser.
Mas o problema da defesa continua, sem reservas à altura, com o agravante de ter piorado a situação dos goleiros.
Em 2021, o goleiro titular era Felipe Alves. Reservas: Boeck e Max Walef.
Houve um desentendimento de Felipe Alves com Juan Vojvoda e o goleiro foi afastado do elenco, chegou a treinar separado dos outros jogadores até que foi desligado do clube.
Felipe Alves não teria aceitado ser reserva de Boeck, que, embora tenha falhado muito em 2021, continuou como titular.
O terceiro goleiro era Max Walef, da base. Foi sempre reserva, nunca foi titular nem mesmo no campeonato cearense.
Hoje, pasme, Max é o titular na Libertadores e na Série A, sem nenhuma experiência em grandes competições.
A diretoria tinha contratado Fernando Miguel, que fez uma ótima campanha pelo Atlético de Goiás no ano passado, para ser o goleiro titular.
Fernando Miguel levou um frango no clássico contra o Ceará e foi afastado por Vojvoda.
Depois se machucou e fez uma cirurgia. Retornou recentemente.
No fim de 2021, a diretoria hesitou na renovação do contrato de Boeck. Parte da torcida não concordava com a renovação, tantas foram suas falhas. Além disso, é um goleiro em fim de carreira, não seria titular em nenhum outro clube da Série A. Resumindo, o Fortaleza hoje está "sem goleiro".
A zaga titular é Tinga, Benevenuto e Titi.
Quando um dos três não atua, a defesa se fragiliza muito.
Foram feitas três contratações: Landazuri, Ceballos e Wagner Leonardo.
Landazuri tem sido um desastre, ao ponto de os jogadores hesitarem em lhe passar a bola.
Wagner Leonardo, do Santos e que foi destaque no Náutico, não jogou nem sequer uma vez e foi dispensado.
O jovem Ceballos foi o único aprovado.
Para o jogo decisivo de hoje pela Libertadores, em Santiago, contra o Colo-Colo, há o risco de o Fortaleza entrar com a zaga Landazuri, Ceballos e Jussa (volante ruim e improvisado).
Se isso acontecer, é derrota certa, com risco de goleada.
É como jogar "sem goleiro e sem zaga".
O gol do Fluminense no último domingo foi o retrato das deficiências da zaga reserva e do goleiro titular.
Mais uma falha de Landazuri e de Max Walef.
Como em outros jogos, o Fortaleza jogou melhor, mas foi derrotado.
Ao Fortaleza, falta o essencial, o básico, um goleiro e reservas para a zaga. Essas deficiências podem levar o time de volta à Série B.
Enquanto isso, o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz, vai chefiar a delegação da Seleção Brasileira, em junho, nos amistosos contra a Coreia do Sul e o Japão.
Segundo Marcelo Paz, ele vai para servir à pátria e porque Deus quis (na verdade, quem quis foi o baiano Ednaldo Rodrigues, o presidente da CBF).
Atualização às 18h15:
Saiu a escalacao da zaga para o jogo contra o Colo-Colo:
Tinga, Titi e Ceballos.
Tinga, com entorse no tornozelo, era dúvida, e Titi tinha suspeita de fratura no maxilar, depois do jogo contra o Fluminense.
Menos mal, vão pro jogo.
Sem Landazuri e Jussa. Alívio!
Max Walef não será o titular.
Entra Boeck.
Com Vojvoda é assim, falhou no gol ele troca. Isso não é bom.
Todo time tem de ter goleiro titular.
*Antonio Coelho é amigo do blog.
Sobre o Autor
Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/