PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Juca Kfouri

Paulinho está preso. Veja por quê (Com atualização)

Conteúdo exclusivo para assinantes

Admin

28/09/2021 10h02

O jornalista Paulo Cezar de Andrade Prado, 49, autor do combativo Blog do Paulinho, foi preso nesta manhã por crime de opinião.
Entidades como a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ)e o Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo já foram acionados, assim como o advogado Daniel Casagrande.
Veja abaixo, em relato do próprio jornalista, o motivo de tamanho absurdo.

Atualização às 11h55: Nota da ABI em repúdio à prisão

NOTA DA ABI EM REPÚDIO À PRISÃO

Na manhã desta terça-feira (28/9), a Polícia Civil de São Paulo prendeu o blogueiro Paulo César de Andrade Prado, responsável pelo blog do Paulinho (https://www.youtube.com/channel/UCnXAUTE_6g1nLKYo2yE8WXQ), cumprindo mandado de prisão da 26ª. Vara Criminal de São Paulo.

Paulo César foi condenado a cerca de cinco meses, no regime semiaberto, pelo crime de difamação contra Paulo Garcia, proprietário da Kalunga, pelo juiz Marcos Vieira de Moraes, que negou o pedido de cumprimento da pena em regime aberto.

O advogado de Paulo Andrade, Daniel Casagrande, apresentou pedido de revisão da punição por meio de recurso especial ao STJ, e de recurso extraordinário ao STF.

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) repudia a prisão, se solidariza com Paulo César de Andrade Prado, e pede celeridade ao julgamento dos recursos apresentados aos tribunais superiores. 

É importante destacar que, em abril deste ano, a ABI entrou com a Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 826, no STF, com o objetivo de se evitar, como é o caso do blogueiro Paulinho, que o sistema penal seja utilizado para cercear o direito de crítica e o exercício do jornalismo.

Paulo Jeronimo
Presidente da ABI

Nota de solidariedade a Paulo César de Andrade Prado: pelo direito ao livre exercício do jornalismo

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) receberam com muita preocupação a notícia da prisão de Paulo César de Andrade Prado, responsável pelo Blog do Paulinho, ocorrida na manhã desta terça-feira (28) após a expedição de um mandado da 26ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
O Sindicato entrou em contato com os representantes legais de Paulo César, mantendo-se à disposição para o acompanhamento do caso.
O autor do Blog do Paulinho foi condenado a cumprir pena de cinco meses, no regime semiaberto, pelo crime de difamação, após a veiculação de matérias com denúncias contra Paulo Garcia, presidente da Kalunga e que participa da vida política do Sport Club Corinthians Paulista.
O SJSP e a Fenaj entendem que o livre exercício do jornalismo é ferramenta basilar de qualquer democracia e que a circulação de opiniões e ideias fortalece a construção de uma sociedade plural, democrática e cidadã. Repudiamos qualquer medida de cerceamento à liberdade de imprensa e nos colocamos à disposição de todas e todos os profissionais vítimas desse tipo de prática.
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP)
Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)

Sobre o Autor

Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Diretor das revistas Placar (de 1979 a 1995) e da Playboy (1991 a 1994). Comentarista esportivo do SBT (de 1984 a 1987) e da Rede Globo (de 1988 a 1994). Participou do programa Cartão Verde, da Rede Cultura, entre 1995 e 2000 e apresentou o Bola na Rede, na RedeTV, entre 2000 e 2002. Voltou ao Cartão Verde em 2003, onde ficou até 2005. Apresentou o programa de entrevistas na rede CNT, Juca Kfouri ao vivo, entre 1996 e 1999 e foi colaborador da ESPN-Brasil entre 2005 e 2019. Colunista de futebol de “O Globo” entre 1989 e 1991 e apresentador, de 2000 até 2010, do programa CBN EC, na rede CBN de rádio. Foi colunista da Folha de S.Paulo entre 1995 e 1999, quando foi para o diário Lance!, onde ficou até voltar, em 2005, para a Folha, onde permanece com sua coluna três vezes por semana. Apresenta, também, o programa Entre Vistas, na TVT, desde janeiro de 2018.

Colunas na Folha: https://blogdojuca.uol.com.br/lista-colunas-na-folha/

Blog do Juca Kfouri