Paulinho está preso. Veja por quê (Com atualização)
O jornalista Paulo Cezar de Andrade Prado, 49, autor do combativo Blog do Paulinho, foi preso nesta manhã por crime de opinião.
Entidades como a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ)e o Sindicato dos Jornalistas no Estado de São Paulo já foram acionados, assim como o advogado Daniel Casagrande.
Veja abaixo, em relato do próprio jornalista, o motivo de tamanho absurdo.
Atualização às 11h55: Nota da ABI em repúdio à prisão
NOTA DA ABI EM REPÚDIO À PRISÃO
Na manhã desta terça-feira (28/9), a Polícia Civil de São Paulo prendeu o blogueiro Paulo César de Andrade Prado, responsável pelo blog do Paulinho (https://www.youtube.com/channel/UCnXAUTE_6g1nLKYo2yE8WXQ), cumprindo mandado de prisão da 26ª. Vara Criminal de São Paulo.
Paulo César foi condenado a cerca de cinco meses, no regime semiaberto, pelo crime de difamação contra Paulo Garcia, proprietário da Kalunga, pelo juiz Marcos Vieira de Moraes, que negou o pedido de cumprimento da pena em regime aberto.
O advogado de Paulo Andrade, Daniel Casagrande, apresentou pedido de revisão da punição por meio de recurso especial ao STJ, e de recurso extraordinário ao STF.
A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) repudia a prisão, se solidariza com Paulo César de Andrade Prado, e pede celeridade ao julgamento dos recursos apresentados aos tribunais superiores.
É importante destacar que, em abril deste ano, a ABI entrou com a Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 826, no STF, com o objetivo de se evitar, como é o caso do blogueiro Paulinho, que o sistema penal seja utilizado para cercear o direito de crítica e o exercício do jornalismo.
Paulo Jeronimo
Presidente da ABI
Nota de solidariedade a Paulo César de Andrade Prado: pelo direito ao livre exercício do jornalismo
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) receberam com muita preocupação a notícia da prisão de Paulo César de Andrade Prado, responsável pelo Blog do Paulinho, ocorrida na manhã desta terça-feira (28) após a expedição de um mandado da 26ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP).
O Sindicato entrou em contato com os representantes legais de Paulo César, mantendo-se à disposição para o acompanhamento do caso.
O autor do Blog do Paulinho foi condenado a cumprir pena de cinco meses, no regime semiaberto, pelo crime de difamação, após a veiculação de matérias com denúncias contra Paulo Garcia, presidente da Kalunga e que participa da vida política do Sport Club Corinthians Paulista.
O SJSP e a Fenaj entendem que o livre exercício do jornalismo é ferramenta basilar de qualquer democracia e que a circulação de opiniões e ideias fortalece a construção de uma sociedade plural, democrática e cidadã. Repudiamos qualquer medida de cerceamento à liberdade de imprensa e nos colocamos à disposição de todas e todos os profissionais vítimas desse tipo de prática.
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP)
Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)
Sobre o Autor
Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/