“Os donos da casa”, documentário imperdível sobre a Copa do Mundo no Brasil
O trailer acima é de um documentário brilhante dirigido pela brasileira Carla Daudem, aquela que viralizou antes da Copa do Mundo de 2014 ao, morando nos Estados Unidos, gravar um depoimento expondo os motivos pelos quais não viria para o Brasil ver o evento.
Pois veio e fez um filme crítico como tinha de ser, ao mesmo tempo em que amoroso e solidário.
A estreia será no Festival Internacional de Santa Bárbara – que acontecerá entre 31 de março e 10 de abril, um dos maiores nos Estados Unidos.
Por conta da pandemia, a mostra, nesta edição, reduziu o número de obras selecionadas – de cerca de 200 para apenas 54. O documentário foi escolhido na categoria Justiça Social.
O longa foi gravado em quatro cidades brasileiras em 2014, durante a Copa do Mundo da FIFA realizada no Brasil, e em 2018. A obra acompanha quatro pessoas que foram diretamente afetadas positiva e negativamente pelo megaevento, além de contar com uma série de entrevistas com importantes nomes do jornalismo esportivo e investigativo.
A lista de entrevistados inclui ainda o ex-líder do comitê de governança da FIFA Miguel Maduro e o ativista Argemiro Almeida.
"A repercussão inesperada do vídeo me aproximou de grupos que já estavam trabalhando sobre os impactos da FIFA nos países-sede, com os quais aprendi muito, e me senti provocada a contar essa história a partir de pontos de vista distintos do meu", conta Dauden. "Para mim, mais do que um processo criativo, foi uma jornada pessoal de amadurecimento político, de encontrar um papel possível na documentação desse momento histórico do país e que sem dúvida nos conecta com a tragédia que vivemos hoje", completa a diretora.
Sobre o Autor
Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/