PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Juca Kfouri

Muito mais do que um Direito!

Juca Kfouri

26/11/2020 13h35

POR SÉRGIO ALVARENGA*

Votar nas eleições do Corinthians, neste sábado, dia 28, não é, propriamente, uma obrigação. O estatuto não prevê qualquer punição. Não há multa para a ausência. Não há necessidade de justificá-la.

É, então, um direito dos sócios que preenchem os requisitos estatutários. E, numa visão simplista, essa não é uma constatação incorreta.

Mas, convenhamos Corinthianos, é mais do que direito! É bem mais!

É um compromisso com os destinos do nosso amado clube. O eleitor tem o encargo moral de assumir sua parcela de responsabilidade. Tem a relevante tarefa de definir a estrada que seguiremos. Estamos em uma verdadeira encruzilhada: e há caminhos bem distintos a escolher.

Somos poucos com essa honrosa oportunidade. A escolha determinará as nossas alegrias; as possíveis tristezas; as glórias; as eventuais frustrações. E, também, ao mesmo tempo, as de mais de 30 milhões de apaixonados, espalhado pelo país e mesmo pelo mundo. Não é uma incumbência pequena.

O momento ainda exige muita precaução.

Mas a Comissão Eleitoral empenhou-se em criar o ambiente mais seguro possível, respeitador dos protocolos públicos de saúde. Apenas eleitores ingressarão no clube. Não haverá qualquer outro tipo de atividade social. Não haverá boca de urna. Creio podermos confiar na responsabilidade dos Corinthianos e realizar um pleito seguro e saudável. Com o máximo comparecimento possível de eleitores.

Cuidemos da nossa saúde! E cuidemos também da saúde do nosso Corinthians! Hoje, lamentavelmente, entubado.

É preciso ministrar o tratamento de uma gestão técnica, responsável, austera, profissional. É preciso método e conhecimento. Já não basta mais apenas a "camaradagem entre parças". Já não há mais espaço para a pretensão de satisfazer interesses pessoais.

Nesse contexto, chega a ser covardia comparar os projetos de gestão dos candidatos.

A proposta de *Mário Gobbi* – profissional seríssimo, cuja atividade é de conhecimento geral, de reputação ilibada, "ficha limpa", e que já se mostrou um administrador vitorioso do Corinthians -, elaborada por uma equipe especializada e extremamente qualificada, renova nossas esperanças de retorno dos dias de grandeza!

Sem inocente otimismo, é possível acreditar, sim!

Na Reconstrução do Corinthians!

Com a aplicação prática da proposta de Mário Gobbi – em conjunto com seu competente e testado grupo de trabalho – é muito razoável e lógico projetar um retorno ao apogeu! Mas desta vez de forma estável, não como ondas, que vão e vêm; de maneira duradoura, não como uma roda gigante, que sobe e desce!

Para o Conselho Deliberativo – apesar de reconhecer boas qualidades em várias chapas e candidatos – recomendo vivamente o voto para chapa *82* – Reconstruir. Se as qualidades pessoais de seus membros, que muito bem conheço, já era um fator determinante, a dedicada cartilha que confeccionaram, evidenciando conhecer as funções de um conselheiro e suas obrigações para com o sócio, demoliram qualquer eventual mínima dúvida. Muito mais do que distribuir brindes, prepararam-se. E me convenceram.

*Sérgio Alvarenga, Conselheiro (de 2007 a 2020) e ex-Diretor Jurídico do Corinthians (de 2007 a 2011).

Sobre o Autor

Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Diretor das revistas Placar (de 1979 a 1995) e da Playboy (1991 a 1994). Comentarista esportivo do SBT (de 1984 a 1987) e da Rede Globo (de 1988 a 1994). Participou do programa Cartão Verde, da Rede Cultura, entre 1995 e 2000 e apresentou o Bola na Rede, na RedeTV, entre 2000 e 2002. Voltou ao Cartão Verde em 2003, onde ficou até 2005. Apresentou o programa de entrevistas na rede CNT, Juca Kfouri ao vivo, entre 1996 e 1999 e foi colaborador da ESPN-Brasil entre 2005 e 2019. Colunista de futebol de “O Globo” entre 1989 e 1991 e apresentador, de 2000 até 2010, do programa CBN EC, na rede CBN de rádio. Foi colunista da Folha de S.Paulo entre 1995 e 1999, quando foi para o diário Lance!, onde ficou até voltar, em 2005, para a Folha, onde permanece com sua coluna três vezes por semana. Apresenta, também, o programa Entre Vistas, na TVT, desde janeiro de 2018.

Colunas na Folha: https://blogdojuca.uol.com.br/lista-colunas-na-folha/

Blog do Juca Kfouri