PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Juca Kfouri

Pelé e as 80 primeiras vezes

Juca Kfouri

23/10/2020 12h00

POR JOSÉ RENATO SÁTIRO SANTIAGO JR.

1. Primeiro Teste no Santos

Em 1956, Pelé é levado por Waldemar de Brito para a cidade de Santos para fazer testes na equipe que era a atual campeã paulista

2. Primeiro Contrato de Jogador de Futebol

Após impressionar o treinador do Santos, Lula, Pelé assinou seu primeiro contrato como jogador de futebol profissional em junho de 1956.

3. Primeiro Jogo com o Santos.

No estádio Américo Guazzelli, na cidade de Santo André, no dia 7 de setembro de 1956, Pelé estreou na equipe principal do Santos, com o técnico Lula, na vitória por 7 a 1 frente ao Corinthians local. Pelé marcou o sexto gol da goleada, aos 36 minutos do segundo tempo, que valeu a conquista do Troféu Independência.

4. Primeiro Jogo Internacional

Em partida amistosa frente a equipe sueca do AIK, no dia 12 de janeiro de 1957, no estádio da Vila Belmiro, Pelé, atuou, como titular, pela primeira vez de uma partida frente a um time estrangeiro. O Santos venceu por 1 a 0.

5. Primeira Derrota

Pelé perdeu sua primeira partida pelo Santos, em seu quarto jogo no time profissional, por 4 a 2 para a Portuguesa de Desportos, em amistoso realizado na Vila Belmiro, no dia 9 de fevereiro de 1957.

6. Primeiro Jogo em Santa Catarina

No estádio Edgar Schneider, na cidade de Joinville, Pelé jogou pela primeira vez fora do estado de São Paulo, na vitória por 5 a 0 do Santos frente ao América local, em 17 de fevereiro de 1957.

7. Primeiro Jogo no Rio Grande do Sul

Entrando no lugar de Del Vecchio, no segundo tempo, Pelé estreou em terras gaúchas, na derrota santista para o Grêmio, por 3 a 2, em partida amistosa realizada no estádio Olímpico, em 12 de março de 1957.

8. Primeiro Clássico

Durante torneio amistoso chamado Semana Alvinegra, em comemoração ao aniversário do clube, na Vila Belmiro, em 11 de abril de 1957, Pelé marcou um dos gols da vitória santista frente ao Corinthians, por 5 a 3.

9. Primeiro Jogo em Competição Oficial

Na estreia do Santos no torneio Rio-São Paulo, no dia 26 de abril de 1957, Pelé fez sua primeira partida oficial, e no estádio do Pacaembu, marcando um dos gols da vitória alvinegra por 3 a 1 frente ao São Paulo.

10. Primeiro Jogo no Maracanã

Pelé estreou em terras cariocas, jogando no estádio do Maracanã, na goleada sofrida pelo Santos para o Flamengo por 4 a 0 em partida válida pelo Torneio Rio-São Paulo em 5 de maio de 1957.

11. Primeiro Jogo no Paraná

Em 19 de maio de 1957, na cidade de Londrina, Pelé fez 2 gols na goleada de 7 a 1 do Santos frente a equipe do Londrina, em sua primeira atuação para o público paranaense.

12. Primeiro Jogo em Minas Gerais

Pelé jogou sua primeira partida em seu estado natal, Minas Gerais, em 9 de junho de 1957, na cidade de Lavras, quando marcou 4 gols, pela primeira vez na carreira, na goleada santista por 7 a 2 em amistoso frente a equipe local do Fabril. Ele voltaria a marcar 4 gols em um único jogo, em mais 30 partidas, uma delas atuando pelo Cosmos.

13. Primeiro Jogo com a Seleção Brasileira

Em 7 de julho de 1957, coube ao técnico Silvio Pirillo promover a estreia de Pelé na seleção brasileira na derrota frente a Argentina por 2 a 1 em partida realizada no Maracanã válida pela Copa Roca. Naquele dia, Pelé entrou no decorrer da partida no lugar de Del Vecchio e marcou o gol brasileiro, aos 32 minutos do segundo tempo.

14. Primeira Vitória com a Seleção Brasileira

No estádio do Pacaembu, em sua primeira partida como titular da seleção, Pelé marcou o primeiro gol, aos 22 minutos do primeiro tempo, da vitória brasileira por 2 a 0 frente a Argentina, em 10 de julho de 1957. Após prorrogação que acabou sem gols, o Brasil ficou com o título da Copa Roca, pelo critério de saldo de gols.

15. Primeiro Jogo no Campeonato Paulista

Pelé estreou no campeonato paulista, já na terceira rodada da competição, marcando o ultimo gol santista na vitória por 5 a 3 frente ao XV de Piracicaba, em partida realizada na Vila Belmiro, em 14 de julho de 1957.

16. Primeiro Jogo na Bahia

Na capital baiana, Salvador, Pelé atuou pela primeira vez no Nordeste. Isto aconteceu no empate por 2 a 2 do Santos frente uma Seleção da Cidade de Salvador, em amistoso realizado em 20 de agosto de 1957.

17. Primeiro Jogo em Pernambuco

No estádio da Ilha do Retiro, em Recife, no dia 2 de outubro de 1957, Pelé atuou pela primeira no estado de Pernambuco, em partida amistosa, entre Santos e o Sport, que acabou empatada em 1 a 1.

18. Primeiro Jogo no Maranhão

Pelé jogou pela primeira vez no estado do Maranhão, marcando os 2 gols da vitória do Santos por 2 a 1 frente ao Sampaio Corrêa, em partida amistosa realizada no estádio Nhozinho Santos em São Luís, no dia 6 de outubro de 1957.

19. Primeira Artilharia em um Campeonato

No estádio do Pacaembu, em 15 de dezembro de 1957, na vitória do Santos por 6 a 0 frente a Portuguesa de Desportos, Pelé marcou 2 gols, chegando a 20 gols ao longo da competição, conquistando a condição artilheiro máximo daquela edição do campeonato paulista. Feito que repetiria mais 10 vezes durante toda a carreira.

20. Primeira Expulsão

Na vitória por 1 a 0 frente ao Corinthians em partida válida pela penúltima rodada do campeonato paulista de 1957, realizada na Vila Belmiro no dia 22 de dezembro, Pelé foi expulso após conflito com o defensor corintiano Olavo. Naquele tempo, no entanto não havia suspensão automática e Pelé pode atuar na partida seguinte do Santos.

21. Primeira Contusão na Seleção Brasileira

Após marcar 2 gols na vitória de 3 a 1 da seleção brasileira frente a seleção da Bulgária, em amistoso realizado no Pacaembu, no dia 18 de maio de 1958, durante fase final de preparação para a Copa do Mundo da Suécia, Pelé se machucou, fazendo com que a comissão técnica brasileira pensasse sobre a necessidade de realizar nova convocação.

22. Primeira Partida válida pela Copa do Mundo

Preocupado por conta do empate sem gols frente à seleção inglesa, na segunda rodada da competição, Vicente Feola promoveu a estreia de Pelé e Garrincha na Copa do Mundo, na vitória por 2 a 0 frente a União Soviética em 15 de junho de 1958. Segundo muitos historiadores, os cinco primeiros minutos da partida foram os mais espetaculares da história do futebol.

23. Primeiro Gol em Copa do Mundo

No estádio de Nya Ullevi, na cidade de Gotemburgo, na Suécia, em partida válida pelas quartas de finais, contra a seleção do País de Gales, no dia 19 de junho de 1958, aos 25 minutos da segunda etapa, ao receber um passe de cabeça de Didi, dentro da área e de costas para o gol, Pelé rapidamente deu um toque do lado contrário ao que estava seu marcador, girou e com um chute de bico deslocou o goleiro Kelsey. Era o gol da vitória, por 1 a 0 e da classificação para as semifinais da Copa do Mundo.

24. Primeira Conquista Mundial

O Brasil vencia a Suécia por 2 a 1, na partida final realizada no estádio de Rasunda, em 29 de junho de 1958, quando aos 10 minutos da segunda etapa, Nilton Santos lançou a bola pelo alto para Pelé, que já dentro da área, matou-a no peito, aplicou um chapéu no defensor Gustavsson e sem deixa-la quicar no chão, arrematou para o gol, sem dar chances ao arqueiro Svensson. Pelé ainda marcaria mais um gol, aos 45 minutos do segundo, na goleada de 5 a 2 do selecionado brasileiro, que marcaria a sua primeira conquista mundial, a da Copa do Mundo de 1958.

25. Primeira vez que marcou 5 gols em uma Partida

Em 1° de outubro de 1958, Pelé marcou pela primeira vez em sua carreira, 5 gols em uma partida, na vitória por 8 a 1 do Santos frente o Clube Atlético Ypiranga, em jogo válido pelo campeonato paulista, realizada na Vila Belmiro. O Rei repetiria este feito em mais 5 oportunidades, sempre atuando pelo Santos

26. Primeiro Título de Campeonato Paulista

Com uma rodada de antecedência, em Campinas, no estádio Brinco de Ouro da Princesa, Pelé conquistou seu primeiro título paulista, marcando um gol, na goleada de 7 a1 frente ao Guarani em 14 de dezembro de 1958.

27. Primeira Excursão com o Santos

A primeira excursão de Pelé com o Santos aconteceu no Peru e teve inicio em 3 de janeiro de 1959, na vitória por 3 a 0 frente ao Sport Boys. Ao todo foram realizadas três partidas, todas no Estádio Nacional de Lima, com três vitórias santistas e 12 gols marcados, sendo 4 deles de Pelé.

28. Primeira Briga na Seleção Brasileira

Brasil e Uruguai se enfrentavam pela quarta rodada do Campeonato Sul-Americano em 26 de março de 1959, no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires. A partida era decisiva e quem perdesse estaria praticamente eliminado da competição. O placar ainda estava 0 a 0, quando, por volta dos 30 minutos do primeiro tempo, Almir, o Pernambuquinho, ao tentar sair de uma entrada dos defensores uruguaios, pisou no estomago do goleiro adversário. A confusão passou a ser generalizada, quando, após ser agredido, Pelé chutou o lateral William Martinez, que voltou a partida com a cabeça enfaixada. Com a expulsão de 4 jogadores, a partida foi reiniciada e ao final o Brasil levou a melhor com uma vitória por 3 a 1. A briga, no entanto, continuou. Cabendo destacar a impressionante tesoura voadora aplicada por Didi sob o atacante Sacía que tinha agredido Bellini.

29. Primeiro Jogo na Seleção Paulista

Pelé atuou pela primeira vez com a camisa da seleção paulista no dia 22 de fevereiro de 1959, no estádio do Maracanã, na derrota por 5 a 1 frente a seleção do Distrito Federal, Rio de Janeiro.

30. Primeiro Jogo no Campeonato Sul-Americano de Seleções

Pelé estreou na competição sul americana, em 10 de março de 1959, na primeira partida da seleção depois da conquista da Copa do Mundo de 1958, no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, no empate por 2 a 2 frente a seleção peruana. Pelé marcou o segundo gol brasileiro, a 1 minuto do segundo tempo.

31. Primeira Artilharia no Campeonato Sul-Americano de Seleções

Pelé marcou o gol de empate do Brasil por 1 a 1 contra a Argentina, na ultima partida do Campeonato Sul Americano, no estádio Monumental Núñez, em Buenos Aires, no dia 4 de abril de 1959. O empate deu o titulo aos argentinos e o gol de Pelé lhe valeu a condição de artilheiro máximo da competição pela primeira e única vez, com 8 gols

32. Primeira Conquista do Torneio Rio-São Paulo

Na vitória por 3 a 0 do Santos frente ao Vasco, no Pacaembu, em 17 de maio de 1959, Pelé, que marcara o segundo gol santista, conquistou seu primeiro torneio Rio-São Paulo.

33. Primeiro Jogo como Militar

Pelé serviu ao exército durante o ano de 1959, no 6º Grupo de Artilharia de Costa Motorizado, da cidade de Praia Grande, em São Paulo e atuou em 6 oportunidades pela equipe de seu grupamento. A primeira delas aconteceu no dia 21 de agosto, quando marcou 3 gols da goleada por 9 a 0 frente a equipe da Docas.

34. Primeiro Jogo no Ceará

Pelé estreou em terras alencarinas, em 18 de julho de 1959, marcando os 2 gols do empate do Santos frente o Fortaleza, em partida amistosa realizada no estádio Presidente Vargas.

35. Primeiro Jogo na Seleção das Forças Armadas

Como militar foi convocado em 4 oportunidades para defender a seleção da forças armadas, que se preparava para o campeonato sul-americano militar. A primeira delas, no dia 12 de outubro de 1959, na partida amistosa entre as equipes A e B da seleção militar. A equipe A, com Pelé, venceu por 4 a 3.

36. Primeira Partida pela Taça Brasil

Em 17 de novembro de 1959, em partida válida pelas semifinais da Taça Brasil, Pelé estreou na competição, na vitória por 4 a 1 do Santos por Grêmio, disputada em 17 de novembro de 1959, na Vila Belmiro.

37. Primeira vez jogando no México

Pelé jogou pela primeira vez no México, em 29 de janeiro de 1959, durante excursão do Santos, marcando 3 gols na vitória por 4 a 2 frente ao Guadalajara, na Cidade do México.

38. Primeira vez jogando na Itália

No estádio de San Siro, Pelé jogou pela primeira vez na Itália, atuando pelo Santos, em partida amistosa realizada em 5 de junho de 1959, vencida pela Internazionale por 3 a 2. Pelé marcou os dois gols alvinegros.

39. Primeira vez jogando na Alemanha

Vindo da Itália, Pelé estreou em terras germânicas, no dia 6 de junho de 1959, marcando 2 gols da vitória do Santos por 6 a 4 frente ao Fortuna Dusseldorf, em partida amistosa realizada em Dusseldorf.

40. Primeira vez jogando na Espanha

Pelé estreou em Madrid, no estádio Santiago Bernabeu, marcando um gol aos 10 minutos, em partida amistosa vencida pelo Real Madrid por 5 a 3 frente ao Santos, realizada em 17 de junho de 1959. Esta foi a única partida disputado pelo Rei frente a equipe espanhola.

41. Primeira Perda de Título

No dia 10 de janeiro de 1960, na terceira partida decisiva válida pelo Campeonato Paulista de 1959, no estádio do Pacaembu, Pelé abriu o placar para o Santos aos 14 minutos do primeiro tempo, no entanto, o Palmeiras virou o placar para 2 a 1 e ficou com o título paulista.

42. Primeira vez o melhor ataque do Mundo

O Santos vencia a Portuguesa por 2 a 1, no dia 19 de abril de 1960, em partida válida de torneio Rio-São Paulo, quando Mengálvio entrou em campo no lugar do atacante Ney. Pela primeira vez, a linha de ataque mais famosa do mundo atuou junto: Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe. Naquele dia, no entanto, a Portuguesa chegou ao empate em 2 a 2.

43. Primeira vez na África

Em amistoso do Santos contra a equipe espanhola do Español, realizado em 19 de junho de 1960, no estádio Mohamed V, em Casablanca, no Marrocos, no empate por 2 a 2.

44. Primeiro Jogo em Goiás

Em 15 de novembro de 1960, Pelé estreou em terras goianas no amistoso vencido pelo Santos por 6 a 1, frente a equipe do Goiânia.

45. Primeira Partida no Morumbi

Em partida válida pela penúltima rodada do campeonato paulista de 1960, Pelé atuou pela primeira vez no estádio do Morumbi, na derrota alvinegra por 2 a 1 para o São Paulo, no dia 11 de dezembro.

46. Primeiro Gol de Placa

Em partida válida pelo Torneio Rio-São Paulo, frente ao Fluminense, em 5 de março de 1961, no estádio do Maracanã, o Santos já vencia por 1 a 0, com um gol dele, quando aos 40 minutos do primeiro tempo, ao receber um passe de Dalmo ainda na intermediária, Pelé partiu em direção do gol superando quatro jogadores tricolores e colocando a bola no canto direito do goleiro Castilho. Extasiado pela beleza do gol, o jornalista Joelmir Beting, que trabalhava no jornal O Esporte, mandou fazer uma placa de bronze com o seguinte texto: "Neste estádio, Pelé marcou no dia 5 de março de 1961 o tento mais bonito da história do Maracanã". Desde então a expressão gol de placa passou a ser utilizada para descrever um gol muito bonito

47. Primeira Partida na Ásia

Na cidade de Tel-Aviv, em Israel, Pelé atuou pela primeira vez no continente asiático, na vitória do Santos por 3 a 1 frente a seleção de Israel, em partida realizada em 11 de junho de 1961. Coube a Pelé marcar o primeiro gol brasileiro naquele dia.

48. Primeiro Gol no Estádio do Morumbi

No dia 3 de setembro de 1961, aos 3 minutos do primeiro tempo, Pelé marcou seu primeiro gol no estádio do Morumbi, em partida contra o São Paulo, válida pelo campeonato paulista daquele ano. Naquele dia, o Rei marcou 4 gols da goleada santista por 6 a 3.

49. Primeira Conquista Nacional

Pelé marcou 3 gols, em 7 minutos (entre os 24 e 31 minutos do primeiro tempo), na vitória do Santos por 5 a 1 em partida válida pela final da Taça Brasil de 1961, realizada na Vila Belmiro, no dia 27 de dezembro. Pelé também foi, pela primeira vez, artilheiro de uma competição nacional com 9 gols.

50. Primeira vez com Zoca no Santos

Em 25 de julho de 1962, na partida preliminar do Santos frente o XV de Piracicaba, válida pelo campeonato paulista, em 25 de julho de 1962, na Vila Belmiro, Pelé, que ainda voltava da contusão sofrida durante a Copa do Mundo, foi escalado para atuar, pela primeira e única vez, ao lado do irmão, Zoca, em partida do time de aspirante frente a equipe do Volkswagen Clube. O Santos venceu por 2 a 0.

51. Primeira Conquista da Taça Libertadores

Pelé marcou dois gols na vitória por 3 a 0 do Santos frente ao Peñarol, na terceira partida decisiva, válida pelas finais da Taça Libertadores de 1962, em 30 de agosto, disputada no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires.

52. Primeira Conquista de Mundial Interclubes

Em 11 de outubro de 1962, em partida realizada no estádio da Luz, em Lisboa, Pelé marcou 3 gols da goleada do Santos por 5 a 2 frente ao Benfica, conquistando seu primeiro título mundial de clubes. A primeira partida, no Maracanã, também tinha sido vencida pelo Santos, por 3 a 2.

53. Primeiro Jogo em Sergipe

Pelé atuou pela primeira vez em Sergipe, no dia 9 de janeiro de 1963, na cidade de Aracaju, marcando 2 gols da vitória do Santos frente a seleção sergipana por 3 a 2.

54. Primeira vez artilheiro do torneio Rio-São Paulo

Pelé marcou o terceiro gol da goleada por 3 a 0 do Santos frente ao Flamengo, em partida realizada no Maracanã, em 27 de março de 1963, o que garantiu o título do torneio Rio-São Paulo, com uma rodada de antecedência, e a condição de artilheiro máximo para Pelé, pela primeira, e única vez, desta competição, com 14 gols

55. Primeiros Xingamentos na Seleção Brasileira

Embora estivesse contundido, por força de contrato, Pelé precisara estar presente na partida amistosa do Brasil frente a seleção italiana, em 12 de maio de 1963, no estádio de San Siro em Milão. Após 26 minutos, ainda no primeiro segundo tempo, não aguentou mais e foi substituído por Quarentinha. Ao sair de campo, ouviu a torcida adversária gritar: "ladri, ladri", em português "ladrões, ladrões". A partida acabou com vitória italiana por 3 a 0.

56. Primeiro Pênalti Perdido

Pelé perdeu sua primeira penalidade máxima, defendida pelo goleiro Arizona, ainda no primeiro tempo, da derrota santista por 5 a 2 frente ao Atlético Mineiro em partida amistosa realizada no estádio Independência em 30 de janeiro de 1958.

57. Primeira vez atuando como goleiro

Em 19 de janeiro de 1964, em partida realizada no Pacaembu, que decidiu uma vaga para a final da Taça Brasil de 1963, Pelé já marcara 3 dos 4 gols da vitória frente ao Grêmio, por 4 a 3, o ultimo deles aos 40 minutos do segundo tempo, quando o goleiro santista, Gilmar, foi expulso, aos 41. Pelé tomou a sua posição no gol, realizou duas boas defesas e garantiu a vaga santista para as finais.

58. Primeiro Jogo após a Revolução de 1964

Quase dois meses depois do Golpe Militar de 1964, concretizada em 31 de março, em partida disputada no dia 30 de maio, no estádio do Maracanã, e válida pela Taça das Nações, torneio comemorativo aos 50 anos da CBD (Confederação Brasileira de Desportos), atual CBF, Pelé teve uma atuação de gala, na goleada por 5 a 1 frente à seleção inglesa.

59. Primeira vez artilheiro da Taça Libertadores

Em partida desempate válida pela semifinal da Taça Libertadores de 1965, em 31 de março, Pelé marcou o gol santista na derrota por 2 a 1 para o Peñarol, que eliminou a equipe brasileira da competição, mas garantiu a sua condição de artilheiro máximo da competição sul americana, com 8 gols, pela primeira e única vez.

60. Primeiro Jogo no Pará

Pelé marcou 5 gols em sua primeira partida realizada no Pará, durante amistoso realizado na cidade de Belém, em 29 de abril de 1965, vencido pelo Santos por 9 a 4 frente ao Clube do Remo.

61. Primeiro Jogo no Mato Grosso

Em 8 de maio de 1965, o Santos venceu o Dom Bosco por 6 a 2, em partida amistosa realizada em Cuiabá, na primeira vez que Pelé, autor de 3 gols, jogou em Mato Grosso.

62. Primeiro Jogo no Mato Grosso (do Sul)

Embora ainda não fosse o estado do Mato Grosso do Sul, o que aconteceria apenas em 1979, Pelé atuou em sua futura capital, Campo Grande, em 11 de maio de 1965, em partida amistosa vencida pelo Santos, por 4 a 1, frente o Comercial. Naquele dia, o Rei marcou 3 gols.

63. Primeiro Jogo em Alagoas

Pelé estreou no estado de Alagoas, em 25 de julho de 1965, no estádio Severiano Gomes Filho, na cidade de Maceió, na goleada do Santos frente ao CRB, Clube de Regatas Brasil, por 6 a 0, marcando 2 gols.

64. Primeiro Jogo no Espirito Santo

Em 27 de julho de 1965, na cidade de Vitória, Pelé estreou em terras capixabas, marcando 1 gol na vitória do Santos por 3 a 1 frente a equipe do Santo Antônio.

65. Primeiro Jogo no Estádio do Mineirão

Durante a semana comemorativa a inauguração, Pelé jogou pela primeira vez no estádio do Mineirão, na derrota do Santos por 2 a 1 para a Seleção Mineiras, em partida realizada no dia 15 de setembro de 1965.

66. Primeiro Casamento

Em 21 de fevereiro de 1966, Pelé se casou com Rosemeri dos Reis Cholbi. Eles tiveram três filhos: Kelly Cristina (1967), Edinho (1970) e Jennifer (1978). O casal se separou em 1980.

67. Primeiro Sinal de Despedida

Ao chegar à Inglaterra onde disputaria a Copa do Mundo de 1966, Pelé deu uma entrevista ao jornal "Sunday Telegraphy" de Londres, quando põe em duvida a sua participação na Copa do Mundo de 1970. Segundo suas palavras: "Se for necessário, jogarei. Todavia, preferia parar antes disso a fim de dedicar mais tempo à família".

68. Primeira Derrota em Copa do Mundo

Em 19 de julho de 1966, na derrota por 3 a 1 frente a seleção portuguesa, em partida realizada em Goodison Park, em Liverpool, Pelé sofreu sua primeira, e única, derrota, em Copa do Mundo. Caçado pelos defensores portugueses e se recuperando de uma contusão, que o impedira de atuar na partida anterior, na derrota por 3 a 1 para a seleção da Hungria, Pelé permaneceu em campo, a partir dos 30 minutos, apenas para fazer número. Ao longo de sua carreira, atuou 14 vezes em partidas de Copa do Mundo, vencendo 12 delas.

69. Primeira(o) Filha(o)

Em 13 de janeiro de 1967, Pelé se torna pai pela primeira vez com o nascimento de Kelly Cristina, fruto de seu relacionamento com Rosemeri dos Reis Cholbi.

70. Primeiro Jogo no Distrito Federal (Brasília)

A primeira partida disputada por Pelé em Brasília, Distrito Federal desde 1960, aconteceu em 25 de maio de 1967, na goleada do Santos por 5 a 1 frente a seleção do Distrito Federal. Pelé marcou o primeiro gol.

71. Primeiro Jogo no Amazonas

Em 9 de agosto de 1968, na cidade de Manaus, Pelé jogou pela primeira vez no Amazonas, na goleada por 3 a 0 frente ao Fast Club, em partida amistosa realizada no estádio da Colina. O segundo gol foi marcado por ele.

72. Primeira Partida pelas Eliminatórias de Copa

Pelé já era bicampeão mundial quando estreou em uma partida válida pelas eliminatórias de uma Copa do Mundo. Isto aconteceu em 6 de agosto de 1969 no estádio Nemesio Camacho, o "El Campin", em Bogotá, na vitória por 2 a 0 frente a seleção da Colômbia.

73. Primeiro Jogo na Paraíba

Com a possibilidade real de marcar o seu milésimo gol, Pelé estreou no estado da Paraíba, em partida amistosa vencida pelo Santos por 3 a 0 frente ao Botafogo local em 14 de novembro de 1969. Pelé marcou o terceiro gol naquele dia, seu tento de número 999.

74. Primeira vez Campeão da Copa do Mundo como titular

Apesar de ser sua terceira conquista de título mundial pela Seleção Brasileira, a edição do México em 1970 é a primeira vencida pelo Rei do Futebol como titular absoluto em todas as partidas. Em 1958, Pelé estreou na competição apenas na terceira partida da seleção, frente a União Soviética. Já em 1962, o Rei do Futebol se contundiu na segunda partida diante a Tchecoslováquia.

75. Primeira Despedida do Futebol

Em 11 de julho de 1971, em amistoso disputado no estádio do Morumbi, Pelé participou de sua primeira partida despedida no empate por 1 gol frente a seleção austríaca. Pelé que marcara o gol brasileiro aos 32 minutos do primeiro tempo, no intervalo deu a volta olímpica e saiu para a entrada de Paulo César Caju.

76. Primeiro Jogo pelo Campeonato Brasileiro

Pelé estreou no Campeonato Brasileiro, em 7 de agosto de 1971, no empate sem gols entre o Santos e Bahia, em partida realizada no estádio da Fonte Nova, em Salvador.

77. Primeiro Jogo em Três Corações

Na primeira e única vez que atuou como atleta profissional em sua cidade natal, a cidade mineira de Três Corações, Pelé atuou em uma equipe mista do Santos que perdeu por 2 a 1 para o Atlético da cidade local, em 23 de setembro de 1971, durante evento de inauguração da Casa de Pelé, uma réplica da casa onde nascera, aberta para visitação pública.

78. Primeiro Jogo no Rio Grande do Norte

Pelé marcou aos 46 minutos o gol da vitória do Santos por 2 a 1 frente ao América local, em amistoso realizado em 12 de dezembro de 1971, em Natal, na primeira vez que jogou em terra potiguar.

79. Primeiro encontro com Zico

Zico ainda começava no Flamengo, em 23 de novembro de 1972, quando enfrentou pela primeira vez o Rei Pelé em partida válida pelo campeonato brasileiro, no Pacaembu, que acabou empatada sem gols.

80. Primeiro Jogo com o New York Cosmos.

Pelé estreou na equipe norte-americana em partida amistosa disputada em Nova York, no dia 15 de junho de 1975, no empate por 2 gol frente ao Dallas Tornado. Após estar perdendo por 2 a 0, coube a Pelé dar o passe para o primeiro gol de sua equipe e marcar, de cabeça, o tento de empate.

Sobre o Autor

Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Diretor das revistas Placar (de 1979 a 1995) e da Playboy (1991 a 1994). Comentarista esportivo do SBT (de 1984 a 1987) e da Rede Globo (de 1988 a 1994). Participou do programa Cartão Verde, da Rede Cultura, entre 1995 e 2000 e apresentou o Bola na Rede, na RedeTV, entre 2000 e 2002. Voltou ao Cartão Verde em 2003, onde ficou até 2005. Apresentou o programa de entrevistas na rede CNT, Juca Kfouri ao vivo, entre 1996 e 1999 e foi colaborador da ESPN-Brasil entre 2005 e 2019. Colunista de futebol de “O Globo” entre 1989 e 1991 e apresentador, de 2000 até 2010, do programa CBN EC, na rede CBN de rádio. Foi colunista da Folha de S.Paulo entre 1995 e 1999, quando foi para o diário Lance!, onde ficou até voltar, em 2005, para a Folha, onde permanece com sua coluna três vezes por semana. Apresenta, também, o programa Entre Vistas, na TVT, desde janeiro de 2018.

Colunas na Folha: https://blogdojuca.uol.com.br/lista-colunas-na-folha/

Blog do Juca Kfouri