"O time que nunca perdeu" e o Inter bicampeão brasileiro
A citação na nota anterior do blog, de Marcelo Torres, com a alusão ao Campeonato Brasileiro de 1979 com 94 clubes, despertou curiosidade sobre o campeão daquela edição, o Inter, único campeão invicto do torneio.
Quando se olha os resultados do Colorado é mesmo uma façanha: em 22 jogos, 15 vitórias e sete empates.
A 23ª vitória foi por W.O. contra o Galo, fruto da bagunça daqueles tempos em que onde a ditadura ia mal punha-se mais um time no Campeonato Nacional.
Quando se aprofunda a pesquisa, e sem minimizar o feito, de fato, de um timaço, vê-se que, dos chamados 12 melhores clubes de então, o time gaúcho, comandado por Paulo Roberto Falcão, enfrentou apenas quatro: o rival Grêmio, na primeira fase, o Cruzeiro, na terceira, o Palmeiras na semifinais e o Vasco nas finais, estes dois últimos em jogos de ida e volta.
O Palmeiras entrou apenas na terceira fase e eliminou o Flamengo, enquanto Corinthians, Santos e São Paulo preferiram disputar o Campeonato Paulista, mais valorizado, à época.
O título colorado foi o terceiro e derradeiro em Brasileirões, somado aos de 1975 e 1976.

E embora o bicampeonato tenha sido conquistado com seis derrotas, três em cada ano, em 53 jogos e 38 vitórias, o desempenho colorado, em 1976, foi ainda melhor que em 1979, com espantosos 84% de aproveitamento, jamais alcançado por qualquer outro time.
Basta dizer que o do Flamengo, no ano passado, ficou em 78%.

Sobre o Autor
Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/