PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

Proposta para viabilizar a eleição no Corinthians em meio à pandemia

Juca Kfouri

26/06/2020 15h44

A chapa "82-Reconstruir" encaminhou inteligente sugestão ao presidente da comissão eleitoral do Corinthians no sentido de realizar com segurança sanitária a eleição para a presidência do clube em 28 de novembro.

EXMO. SR. DR. ROMEU TUMA JÚNIOR, M.D. PRESIDENTE DA COMISSÃO ELEITORAL DO SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA

A chapa "82-Reconstruir", concorrente a vagas no Conselho Deliberativo, neste ato representada pelos Conselheiros e Associados subscritores, futuros candidatos, vem, à presença de Vossa Excelência, expor e requerer o que segue.

Seguramente, essa E. Comissão, sensibilizada com as necessidades sanitárias e de distanciamento social impostas pela pandemia de Covid-19, vem estudando medidas que assegurem um processo eleitoral reverente às indicações dos profissionais de saúde.

Por outro lado, certamente também é preocupação dessa E. Comissão criar mecanismos que facilitem e estimulem a participação do associado eleitor, na maior quantidade possível, a fortalecer a legitimidade dos futuros eleitos.

Nesse contexto, a "82-Reconstruir", pelos Conselheiros e Associados subscritos, oferece sua contribuição, sugerindo a adoção das seguintes diligências:

1) Instalação de urnas em pontos espalhados da cidade (como, por exemplo, no Pacaembu, CT do Parque Ecológico, Arena de Itaquera), diminuindo desnecessários e não recomendáveis deslocamentos;

2) Instalação de urnas no estacionamento do clube e da Arena Itaquera (E4/E5), a permitir que idosos e portadores de comorbidades, anteriormente habilitados, votem de dentro dos respectivos carros, pelo sistema denominado popularmente de "drive thru";

3) Dentro do clube, o espalhamento das urnas pelos diversos ginásios e sedes, separando os eleitores pelas respectivas matrículas;

4) No dia das eleições, a permissão de entrada no clube apenas de eleitores aptos a participarem do processo eleitoral;

5) Ampliação do horário de votação, a diluir no tempo a presença de eleitores. Início mais cedo, priorizando o acesso de idosos; e término mais tarde;

6) A vedação da chamada "boca de urna", dentro e no estacionamento do clube, bem como nos outros locais de votação;

7) A orientação para que os eleitores permaneçam nos locais de votação apenas pelo tempo necessário a exercer seu direito a voto, reservando a constância apenas àqueles envolvidos no processo, anteriormente credenciados e visualmente identificados;

8) Além, é claro, daquelas recomendações que já se incorporaram no nosso dia a dia, como, por exemplo, a obrigatoriedade do uso de máscaras e a instalação de totens de álcool em gel por toda a extensão dos locais de votação.

Acreditamos, Nobre Presidente, que são, todas essas, providências factíveis. Nem todas simples, reconhecemos. Mas há tempo! Se bem planejadas e regulamentadas, não oferecerão qualquer risco ao certame. Com a conhecida competência, firmeza e entusiasmo de Vossa Excelência e colegas de Comissão, as novidades podem, sim, ser implantadas. De maneira segura, responsável, confiável.

Decerto, serão medidas apoiadas pelos candidatos verdadeiramente preocupados com a saúde dos colegas Corinthianos e, ao mesmo tempo, comprometidos com a realização de uma eleição mais acessível e democrática. Decerto, serão iniciativas aplaudidas por todo o colégio eleitoral.

Colocando-nos sempre à disposição, subscrevemo-nos.

"82 – RECONSTRUIR"

FÁBIO ANTÔNIO PALMIERI CONSELHEIRO – MATRÍCULA 319.013-00

FABRÍCIO JOSÉ PARRAS VICENTIM CONSELHEIRO – MATRÍCULA 267.760-00

ROGÉRIO MOLLICA CONSELHEIRO – MATRÍCULA 911.685-0

CARLOS MATHEUS MATRÍCULA 260.094.00

FÁBIO CARRENHO MATRÍCULA 306.022-00

FELIPE LEGRAZIE EZABELLA MATRÍCULA 911.638-0

OLDANO GONÇALVES DE CARVALHO MATRÍCULA 305.112-00

Sobre o Autor

Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Diretor das revistas Placar (de 1979 a 1995) e da Playboy (1991 a 1994). Comentarista esportivo do SBT (de 1984 a 1987) e da Rede Globo (de 1988 a 1994). Participou do programa Cartão Verde, da Rede Cultura, entre 1995 e 2000 e apresentou o Bola na Rede, na RedeTV, entre 2000 e 2002. Voltou ao Cartão Verde em 2003, onde ficou até 2005. Apresentou o programa de entrevistas na rede CNT, Juca Kfouri ao vivo, entre 1996 e 1999 e foi colaborador da ESPN-Brasil entre 2005 e 2019. Colunista de futebol de “O Globo” entre 1989 e 1991 e apresentador, de 2000 até 2010, do programa CBN EC, na rede CBN de rádio. Foi colunista da Folha de S.Paulo entre 1995 e 1999, quando foi para o diário Lance!, onde ficou até voltar, em 2005, para a Folha, onde permanece com sua coluna três vezes por semana. Apresenta, também, o programa Entre Vistas, na TVT, desde janeiro de 2018.

Colunas na Folha: https://blogdojuca.uol.com.br/lista-colunas-na-folha/

Blog do Juca Kfouri