Bem, amigos da Rede Globo!
POR FERNANDO SANTOS*
"Presidente, ligação urgente da Rede Globo para o senhor."
"Tá de brincadeira comigo? Já disse, eu não falo com a Globo, não falo com o Bonner, não falo com a Maju nem com a Renata, quero que aquele canal vá…"
"Calma presidente, não é nenhum jornalista, é da direção de eventos. Querem pedir uma autorização sua."
"Não entendi, autorização pra quê?"
"Eles querem passar no domingo à tarde o vídeo da reunião ministerial. Parece que cansaram de reprisar jogos, corridas do Senna, querem alguma coisa inédita e que dê mais audiência. E como o senhor falou que não tem problema, só querem confirmar para colocar no ar."
"Carvalho, querem passar a reunião no domingo à tarde, antes do Faustão? Já falei que por mim não tem problema, só tem uns palavrões ali, eu sou assim, não tem jeito, mas pode não ser um bom horário para a família brasileira, vai ter muita criança na sala, podem se incomodar…"
"Não se preocupe presidente, a Globo tem recursos técnicos para evitar os palavrões."
"Neste caso, manda ver. Mas quem vai narrar e comentar?"
"Como assim, presidente, narrar e comentar?"
"Ora, vamos entrar no horário do futebol, alguém precisa narrar e comentar. Acho que vai ser muito lindo ver o Galvão gritando Ééééééééééééééééééééééé´do Brasil!"
"Muito patriótico, presidente."
"Chama a Regina também."
"A secretária, presidente?"
"Sim, vamos manter a tradição. Sempre antes dos jogos da Seleção toca o hino. Chama ela para cantar Pra Frente Brasil!"
"Ótima ideia, presidente!"
"Avisa a Globo, tem mais uma condição: quero o Arnaldo de volta."
"Mas ele já se aposentou, ainda mais depois que criaram o VAR, o árbitro de vídeo. Agora não precisa mais de comentarista de arbitragem."
"Que nada, ele vai ser muito importante para ajudar os torcedores, quer dizer, os telespectadores a entenderem as regras do jogo político. Veja, naquela hora que estávamos falando de trocar a segurança no Rio, em demitir diretor e até ministro, o Galvão entra e fala: "Pode isso, Arnaldo?" "
"Sem dúvida, presidente, o Arnaldo é fundamental, e como ele é juiz, quem sabe o senhor não possa indicá-lo para o Supremo, não é?"
"Boa sugestão, vou anotar, mas vamos nos concentrar agora no domingo. Avisa a Globo também que não quero o Casagrande comentando."
"Mas o povão gosta do Casão, presidente."
"Ele vai vir com aquela história de democracia corintiana, vai lembrar o Sócrates, não pega bem no meu governo. Ainda mais, eu sou palmeirense!"
"Tá certíssimo, senhor presidente, afinal nesta democracia quem manda é o senhor."
"Avisa a Globo, melhor chamar o Caio para comentar. Ele não gosta de política, não vai se meter nos meus assuntos. Prefiro assim, alguém que não sai de cima do muro."
"O Ursinho de Pelúcia é ideal para o domingo à tarde. As crianças vão amar!"
"Mais uma coisa, avisa a Globo que não quero o Tadeu fazendo gracinhas no Fantástico quando for mostrar os melhores momentos da reunião. Só pede para colocar o cavalinho do Moro lá atrás, na zona do rebaixamento, táoquei?"
*Fernando Santos é jornalista, dos bons, e tem este blog AQUI.
Sobre o Autor
Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/