Topo

Blog do Juca Kfouri

Por que Garrincha foi melhor que Maradona e Messi, mas não é

Juca Kfouri

14/04/2020 14h36

No auge de sua carreira, entre 1957 e 1963, Mané Garrincha só não jogou melhor que o Rei Pelé.

Jamais o futebol teve alguém que driblasse como ele e não resta dúvida de que é o melhor ponta-direita da história do futebol mundial.

Nem Diego Maradona, nem Lionel Messi, foram capazes de fazer o que ele fez no Botafogo e nas Copas do Mundo de 1958 e 1962.

Coisas que não digo em conversas com estrangeiros, simplesmente para não ser rotulado como pacheco, como ufanista.

O mundo não o coloca entre os três melhores de todos os tempos, há poucos registros de suas diabruras, e há até especialistas que cometem o crime lesa-futebol de não escalá-lo numa seleção dos 11 melhores de todos os tempos.

Acredite que a vantagem de Maradona sobre Garrincha é a mesma de Messi sobre o conterrâneo, a da longevidade no pódio.

E aí, não há dúvida, os dois argentinos levam vantagem sobre o Mané.

Sem se dizer que sucesso obtido na Europa, o que faz diferença.

O paralelo mais recente que se pode fazer é com Ronaldinho Gaúcho, que também reinou por menos tempo, mas, no auge, foi comparável a Diego, a Lionel e a Mané.

Garrincha perdeu para o álcool, Maradona para a cocaína e Ronaldinho para as baladas em geral.

Pelé e Messi escaparam das armadilhas dos prazeres proibidos da vida mundana.

Daí serem os dois melhores.

Mas o Mané…

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Diretor das revistas Placar (de 1979 a 1995) e da Playboy (1991 a 1994). Comentarista esportivo do SBT (de 1984 a 1987) e da Rede Globo (de 1988 a 1994). Participou do programa Cartão Verde, da Rede Cultura, entre 1995 e 2000 e apresentou o Bola na Rede, na RedeTV, entre 2000 e 2002. Voltou ao Cartão Verde em 2003, onde ficou até 2005. Apresentou o programa de entrevistas na rede CNT, Juca Kfouri ao vivo, entre 1996 e 1999 e foi colaborador da ESPN-Brasil entre 2005 e 2019. Colunista de futebol de “O Globo” entre 1989 e 1991 e apresentador, de 2000 até 2010, do programa CBN EC, na rede CBN de rádio. Foi colunista da Folha de S.Paulo entre 1995 e 1999, quando foi para o diário Lance!, onde ficou até voltar, em 2005, para a Folha, onde permanece com sua coluna três vezes por semana. Apresenta, também, o programa Entre Vistas, na TVT, desde janeiro de 2018.

Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/