Hoje é o Dia Mundial da Saúde e o Dia do Jornalista
Hoje não vou falar de futebol, nem muito menos brincar.
Porque agora falando sério, como diria Chico Buarque de Hollanda, hoje é o Dia Mundial da Saúde e o Dia do Jornalista, no Brasil.
O Dia do Jornalista foi instituído pela Associação Brasileira de Imprensa, em 1931, em homenagem ao médico e jornalista Líbero Badaró, assassinado por fazer de seu jornal um veículo de oposição a Don Pedro I.
Seu assassinato apressou a renúncia do Imperador.
Pois hoje, em homenagem aos profissionais da Saúde, na linha de frente do combate à pandemia, e como exigência de respeito ao trabalho dos jornalistas, será realizado um ato virtual, às 7 horas da noite, com representantes das principais entidades de jornalistas do Brasil neste momento em que profissionais da imprensa são destratados pelo presidente da República, seja na porta do Palácio, seja com declarações chulas como "dar o furo" e por aí afora.
A repórter Patrícia Campo Mello foi escolhida para também ser homenageada, ela que documentou e denunciou a indústria das fake news na última campanha eleitoral para a presidência da República, e por isso passou a ser ofendida.
O doutor Drauzio Varella também vai participar.
A querida ouvinte e o caríssimo ouvinte poderão acompanhar o ato virtual no YouTube, repito, às 7 horas da noite.
https://www.youtube.com/channel/UCV6Pp9vkfTMD9rwrwYr0zWA/featured
Comentário para o Jornal da CBN desta terça-feira, 7 de abril de 2020.
Sobre o Autor
Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/