Topo

Blog do Juca Kfouri

O Brasil espera uma atitude de Joãozinho Nove

Juca Kfouri

28/02/2020 11h33

Mortes em Paraisópolis: não foi acidente!

Corporativismo da polícia de SP não pode prevalecer

Por Priscila Pamela, Flávia Rahal, Hugo Leonardo e Davi Tangerino

A morte de nove adolescentes pela Polícia Militar em um baile funk na favela de Paraisópolis, no dia 1º de dezembro de 2019, na zona sul de São Paulo, não foi um acidente. Foi sim fruto da atuação ilegal da tropa paulista, que rotineiramente não observa os protocolos definidos pela própria instituição em operações em bairros periféricos. E, sim, há locais determinados para que essas ações ocorram —e elas não se dão em territórios ocupados pela elite e pela classe média alta.

Assinantes do UOL e da Folha leem mais AQUI.

Nota do blog: Se Joãozinho Nove, o do Carandiru Yuppie, imagina que o massacre de Paraisópolis será esquecido, está muito enganado.

Por enquanto sua maior providência foi a de não reconduzir o sério ouvidor eleito, Benedito Mariano, para a Ouvidoria da Polícia.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Diretor das revistas Placar (de 1979 a 1995) e da Playboy (1991 a 1994). Comentarista esportivo do SBT (de 1984 a 1987) e da Rede Globo (de 1988 a 1994). Participou do programa Cartão Verde, da Rede Cultura, entre 1995 e 2000 e apresentou o Bola na Rede, na RedeTV, entre 2000 e 2002. Voltou ao Cartão Verde em 2003, onde ficou até 2005. Apresentou o programa de entrevistas na rede CNT, Juca Kfouri ao vivo, entre 1996 e 1999 e foi colaborador da ESPN-Brasil entre 2005 e 2019. Colunista de futebol de “O Globo” entre 1989 e 1991 e apresentador, de 2000 até 2010, do programa CBN EC, na rede CBN de rádio. Foi colunista da Folha de S.Paulo entre 1995 e 1999, quando foi para o diário Lance!, onde ficou até voltar, em 2005, para a Folha, onde permanece com sua coluna três vezes por semana. Apresenta, também, o programa Entre Vistas, na TVT, desde janeiro de 2018.

Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/