O PCC dissecado em documentário impressionante
Dirigido pelo talento de João Wainer, com uma equipe de repórteres de primeira, o UOL começa a mostrar, nesta terça-feira, uma série de quatro curtos capítulos, de 15 minutos cada um, como o Primeiro Comando da Capital nasceu pequeno e com a finalidade de melhorar as desumanas condições carcerárias do país e se transformou num poderoso cartel com ramificações no exterior.
As relações com criminosos até da máfia italiana dentro da prisão proporcionaram um nível de organização impressionante, apenas com a fragilidade no esquema de lavagem de dinheiro, deficiência que deve ser superada graças aos ensinamentos dos futuros condenados da Lava Jato.
O documentário mostra também que ainda mais perigoso que o PCC são as milícias, porque enquanto um é composto apenas por, digamos assim, bandidos-bandidos, as outras contam com a participação de bandidos-policiais.
O quadro que resulta do excelente trabalho jornalístico é simplesmente assustador ao esmiuçar o fabuloso negócio que é o tráfico de cocaína.
Ontem à noite a plateia de privilegiados que pôde ver o lançamento completo da série aplaudiu a exibição com entusiasmo.
Sobre o Autor
Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/