Topo

Blog do Juca Kfouri

Onze vitórias

Juca Kfouri

22/08/2019 11h12

POR ANTONIO COELHO BEZERRA DE FARIAS FILHO*

Se você for torcedor do quarteto nordestino (Bahia, Ceará, CSA e Fortaleza – se bem que o Bahia está num degrau acima), do trio carioca (Botafogo, Fluminense e Vasco), da dupla catarinense (Avaí e Chapecoense) ou do solitário representante da região Centro-Oeste, o Goiás, a essa altura do campeonato você já deve estar preocupado, ansioso ou, quem sabe, desesperado, fazendo contas: será que o meu time vai escapar do rebaixamento?

Vamos tentar ajudá-lo, torcedor, a diminuir sua angústia.

Desde 2006 que o Brasileirão vem sendo disputado com 20 clubes. Ao 16º colocado, o primeiro a fugir do rebaixamento, não foram necessárias mais do que 11 vitórias em 10 desses 13 anos (no ano passado, o Vasco conseguiu escapar até com menos de 11 vitórias, foram 10 apenas. Mesmo caso da Portuguesa, que em 2012 escapou com 10 vitórias).

Em apenas dois anos, um clube precisou de 12 vitórias para escapar: o Flamengo em 2013 (aquele caso da Portuguesa, lembram?) e o Vitória em 2016.

Em 2007, o Corinthians foi rebaixado com 10 vitórias. Se ele tivesse conseguido as 11 vitórias, teria ultrapassado o Goiás e fugido do rebaixamento.

Em 2006, o Palmeiras escapou com 12 vitórias, mas fez pontos além da conta. Poderia ter fugido do rebaixamento com apenas 11 vitórias. Assim, ele teria feito 41 pontos e ultrapassado a Ponte Preta, que ficou em 17º lugar com 39 pontos.

A rigor, não podemos garantir que um clube escapa do rebaixamento nem com 13 vitórias. Mas, caro torcedor, mire nas 11 vitórias. Se o seu time conseguir 11 vitórias, muito, muito provavelmente, ele se livrará do rebaixamento.

Estamos a 23 rodadas do fim do campeonato. Resta a você, torcedor do Fluminense, por exemplo, consultar a tabela da Série A e ver em quais jogos o Flu poderá conseguir as oito vitórias que faltam (até agora foram só três).

*Antonio Coelho Bezerra de Farias Filho faz contas pelo Fortaleza.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Diretor das revistas Placar (de 1979 a 1995) e da Playboy (1991 a 1994). Comentarista esportivo do SBT (de 1984 a 1987) e da Rede Globo (de 1988 a 1994). Participou do programa Cartão Verde, da Rede Cultura, entre 1995 e 2000 e apresentou o Bola na Rede, na RedeTV, entre 2000 e 2002. Voltou ao Cartão Verde em 2003, onde ficou até 2005. Apresentou o programa de entrevistas na rede CNT, Juca Kfouri ao vivo, entre 1996 e 1999 e foi colaborador da ESPN-Brasil entre 2005 e 2019. Colunista de futebol de “O Globo” entre 1989 e 1991 e apresentador, de 2000 até 2010, do programa CBN EC, na rede CBN de rádio. Foi colunista da Folha de S.Paulo entre 1995 e 1999, quando foi para o diário Lance!, onde ficou até voltar, em 2005, para a Folha, onde permanece com sua coluna três vezes por semana. Apresenta, também, o programa Entre Vistas, na TVT, desde janeiro de 2018.

Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/