Topo
Blog do Juca Kfouri

Blog do Juca Kfouri

Categorias

Histórico

O protesto da Federação Palestina de Futebol

Juca Kfouri

03/07/2019 03h14

O blog recebeu o seguinte protesto da Federação Palestina de Futebol:

"A Federação Palestina de Futebol lamenta anunciar o adiamento da final da Taça da Palestina entre Balata FC e Khadamat Rafah FC, devido a mais uma flagrante intervenção das autoridades de ocupação israelenses para negar aos palestinos o seu direito básico de jogar futebol.

Os preparativos para a partida final da Copa da Palestina, que é uma das duas principais competições oficiais da Palestina, foram finalizados há poucos dias, mas as autoridades de ocupação israelenses ainda estão negando permissões de entrada à delegação Khadamat Rafah sob o conveniente pretexto de " Razões de segurança".

Das 35 pessoas da lista de delegações de Khadamat Rafah, apenas quatro foram aprovadas; o presidente do clube, o vice-presidente, um médico e um único jogador. Dois administradores "extras" seriam aprovados desde que concordassem em submeter-se a um interrogatório no cruzamento controlado por Israel entre as províncias do sul e do norte …

Mesmo em um mundo surrealista, é difícil imaginar como esses quatro (ou seis) senhores poderão jogar a partida!

Como alguém disse uma vez "Uma questão de segurança nacional, o velho grito do opressor".

Esta citação popularizada pela ficção científica americana ainda é verdadeira na situação palestina.

As "razões de segurança" continuam a ser convenientemente empregadas pela ocupação israelense para impedir o desenvolvimento do futebol palestino e privar os palestinos de seus direitos básicos garantidos pela carta de direitos humanos, a Carta Olímpica e os estatutos da FIFA.

     

A Taça da Palestina é a competição sênior que reúne o campeão da liga nacional masculina na zona norte (Cisjordânia) e do sul (Gaza), mas as restrições israelenses tornam quase impossível a realização do encontro todos os anos. Este ano, a ocupação parece determinada a fazer a partida não acontecer.

E enquanto o futebol está sendo mais discutido como uma "ponte para a paz" em algumas reuniões políticas, convocadas na ausência de palestinos, as fundações dessas pontes estão sendo derrubadas pela ocupação.

A triste verdade é que, enquanto mais campos de futebol são prometidos, permanece discutível se realmente podemos usar esses campos de futebol com a movimentação de nossos jogadores assim restrita, enquanto o material para construir nossa infra-estrutura de futebol continua controlado pelos israelenses.

Apelamos à FIFA e às seis Confederações continentais para ajudarem a Associação de Futebol da Palestina a salvaguardar o seu direito de jogar futebol e a sua obrigação de organizar competições nacionais, e participar das internacionais, tomando medidas eficazes para garantir o futebol jogado na Palestina sem impedimentos".

Sobre o Autor

Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Diretor das revistas Placar (de 1979 a 1995) e da Playboy (1991 a 1994). Comentarista esportivo do SBT (de 1984 a 1987) e da Rede Globo (de 1988 a 1994). Participou do programa Cartão Verde, da Rede Cultura, entre 1995 e 2000 e apresentou o Bola na Rede, na RedeTV, entre 2000 e 2002. Voltou ao Cartão Verde em 2003, onde ficou até 2005. Apresentou o programa de entrevistas na rede CNT, Juca Kfouri ao vivo, entre 1996 e 1999 e foi colaborador da ESPN-Brasil entre 2005 e 2019. Colunista de futebol de “O Globo” entre 1989 e 1991 e apresentador, de 2000 até 2010, do programa CBN EC, na rede CBN de rádio. Foi colunista da Folha de S.Paulo entre 1995 e 1999, quando foi para o diário Lance!, onde ficou até voltar, em 2005, para a Folha, onde permanece com sua coluna três vezes por semana. Apresenta, também, o programa Entre Vistas, na TVT, desde janeiro de 2018.

Colunas na Folha: https://blogdojuca.uol.com.br/lista-colunas-na-folha/

Mais Blog do Juca Kfouri