Kawhi Leonard conduz Toronto ao título
O começo do quarto jogo do playoff decisivo da NBA, na Califórnia, mais pareceu entre ginasianos que envolvendo o Golden State Warriors e o Toronto Raptors.
Durante os primeiros 2 minutos e 20 segundos o placar permaneceu zerado.
Era um tal de ataque para cá, ataque para lá, chute para cá, chute para lá, bolas roubadas, bolas mal passadas, tensão e nervosismo falando alto.
Mas Klay Thompson estava na quadra e os bicampeões terminaram o primeiro tempo quatro pontos na frente, embora com contagem baixa: 46 a 42.
Klay Thompson e Kawhi Leonard com 14 pontos cada um foram os cestinhas do primeiro tempo.
O GSW fez 23 pontos em cada quarto, contra 17 e 25.
Kevon Looney, que foi dado como fora das finais por fratura no ombro, jogava e muito, com oito pontos para os donos da casa.
O jogo era fundamental para o GSW, porque nova derrota em casa deixaria o título ao alcance dos rivais já na segunda-feira, no Canadá.
E também porque quanto mais longe for a série, maior a chance de Kevin Durant poder voltar.
Como seria o terceiro quarto, aquele que tradicionalmente transforma o GSW em máquina de fazer cestas e de evitá-las?
Mas em menos de um minuto, Leonard fez seis pontos e pôs Toronto um ponto à frente.
Stephen Curry respondeu com outros cinco pontos e o jogo ficou eletrizante.
Toronto não permitia que Golden State impusesse seu jogo e os dois quintetos se alternavam na liderança do placar.
Embora coletivo, o jogo parecia um duelo particular entre Thompson e Leonard — e ao final do terceiro quarto a vantagem era do segundo, com 31 pontos, nove a mais que o primeiro.
E com Toronto vencendo por 79 a 67, 37 a 21 no terceiro quarto.
Os Raptors punham a mão na taça, candidatíssimos a serem os primeiros campeões não estado-unidenses da NBA.
Fred VanVleet, que não deixava Curry em paz, teve de sair depois de sofrer uma cotovelada.
Nem assim Curry apareceu, parecendo fisicamente esgotado.
Os anfitriões tentaram, mas os visitantes não deram a menor chance de reação.
Placar final 105 a 92.
Toronto fará a maior festa de sua história de 226 anos na segunda-feira.
Só Kevin Durant poderá impedir.
Poderá jogar?
Jogará mesmo sem poder?
Kawhi Leonard terminou com 36 pontos e certamente será o MVP das finais, com seu perfil discreto e nenhum sorriso.
Raptors 3, Warriors 1.
Sobre o Autor
Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/