A miséria da arbitragem na Copa das Nações
Pela Liga das Nações, na cidade do Porto, Portugal vencia a Suíça, sem merecer, com gol de falta dele, Cristiano Ronaldo, quando, no começo do segundo tempo, houve um lance de possível pênalti na área lusa.
O jogo seguiu e no contra-ataque aconteceu falta clara na área suíça, prontamente marcado pelo árbitro alemão.
Mas o lance anterior estava em revisão pelo VAR, o alemão foi à tela e marcou o primeiro pênalti, para o jogo ficar 1 a 1.
Imagine a frustração da torcida portuguesa.
Péricles Bassols, comentarista do Esporte Interativo, considerou correta a decisão, embora para este que vos escreve, o atacante suíço tenha tropeçado no zagueiro lusitano.
Depois do estrago feito na final da Champions, com a marcação do pênalti de Sissoko com 25 segundos de jogo, marcado pelo apitador e confirmado em seu ouvido pelo VAR, ao contrário dos que dizem que a ferramenta deixou de ser acionada, também a semifinal da Liga das Nações, primeira edição do interessante torneio, apesar de muitos especialistas fazerem pouco dele, eis que temos mais polêmica.
E o VAR, houve quem achasse, viria para acabar com as discussões.
Curioso verificar, também, que há tantos achismos entre ex-árbitros hoje comentaristas, como entre jornalistas.
Bassols e Sandro Meira Ricci, do Grupo Globo, por exemplo, são bem menos ortodoxos do que o bom senso comum entre os demais.
Como acontecia quando apitavam.
E assim seguirá sendo quando se tratar de interpretação de lances.
Em tempo: o jogo terminou com vitória de Portugal, com lindo segundo gol do CR7, aos 88 minutos, ao pegar de primeira extraordinário passe de Bernardo Silva.
Um minuto depois, Cristiano Ronaldo, até então apagado, ainda fez 3 a 1. Espantoso!
Aproveitou contra-ataque, pedalou e mandou no canto, como se tivesse um taco de bilhar na perna, em vez do pé.
Por que Portugal ganhou?
Porque a Suíça não tem Cristiano Ronaldo!
O jogo foi belíssimo e o resultado justo.
Amanhã, às 16h, outro grande jogo pelas semifinais, entre Inglaterra e Holanda.
A final será no domingo, às 15h45, pela TNT e Esporte Interativo.
Sobre o Autor
Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/