Topo
Blog do Juca Kfouri

Blog do Juca Kfouri

Categorias

Histórico

Thiago Heleno e Camacho: réus ou vítimas?

Juca Kfouri

15/05/2019 12h00

POR TURIBIO LEITE DE BARROS e GERSELI ANGELI*

Dois atletas do Athletico Paranaense, Thiago Heleno e Camacho, foram suspensos preventivamente pela Comembol pela constatação de consumo através de suplemento alimentar da substância HIGENAMINA (substância proibida pela legislação esportiva).

Este caso reabre uma discussão antiga relacionada ao receio do consumo de suplementos nutricionais por atletas profissionais sujeitos ao controle de dopagem.

Vale destacar que até menos de dois anos atrás essa substância não era proibida pela WADA.

No caso em questão, consta que o suplemento foi administrado por profissional do próprio clube, o que isenta os atletas de responsabilidade.

O questionamento passa ser da necessidade dos profissionais responsáveis saberem da proibição da substância, porém essa não foi a primeira, nem será a última vez, que um suplemento "escapou" do controle.

Na verdade existe uma alternativa para problemas como esse não mais ocorrerem.

Aqui nos EUA existem empresas que dão um selo de garantia da inexistência de substâncias proibidas pela WADA nos suplementos.

A empresa nesse caso assume a responsabilidade pelo produto.

Não é uma empresa de suplemento, é uma empresa de certificação.

Este serviço é oferecido às empresas de suplementos.

Já está na hora do Brasil adotar esta certificação e acabar com tantos casos de "contaminação" de suplementos e uso despercebido de substâncias proibidas para atletas.

Esta providência se faz necessária pelo fato dos suplementos serem hoje um recurso indispensável para muitos praticantes de atividades físicas e, principalmente, para os atletas profissionais que convivem com o fantasma de serem punidos por uma situação na qual são vítimas e se tornam réus.

*Turíbio Leite de Barros é graduado em Biomedicina pela Universidade Federal de São Paulo (1972), mestrado e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Paulo (1978 e 1986). Foi membro do American College of Sports Medicine e Professor Adjunto da Universidade Federal de São Paulo. Foi coordenador do Departamento de Fisiologia do Esporte Clube Pinheiros.

*Gerseli Angeli possui pós graduação em Fisioterapia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998), mestrado em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo (2003) e doutorado em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo (2008).

Sobre o Autor

Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Diretor das revistas Placar (de 1979 a 1995) e da Playboy (1991 a 1994). Comentarista esportivo do SBT (de 1984 a 1987) e da Rede Globo (de 1988 a 1994). Participou do programa Cartão Verde, da Rede Cultura, entre 1995 e 2000 e apresentou o Bola na Rede, na RedeTV, entre 2000 e 2002. Voltou ao Cartão Verde em 2003, onde ficou até 2005. Apresentou o programa de entrevistas na rede CNT, Juca Kfouri ao vivo, entre 1996 e 1999 e foi colaborador da ESPN-Brasil entre 2005 e 2019. Colunista de futebol de “O Globo” entre 1989 e 1991 e apresentador, de 2000 até 2010, do programa CBN EC, na rede CBN de rádio. Foi colunista da Folha de S.Paulo entre 1995 e 1999, quando foi para o diário Lance!, onde ficou até voltar, em 2005, para a Folha, onde permanece com sua coluna três vezes por semana. Apresenta, também, o programa Entre Vistas, na TVT, desde janeiro de 2018.

Colunas na Folha: https://blogdojuca.uol.com.br/lista-colunas-na-folha/

Mais Blog do Juca Kfouri