Topo

Blog do Juca Kfouri

O excesso e a hipocrisia

Juca Kfouri

12/04/2019 11h34

Condenar alguém à prisão por crime de opinião é um evidente excesso por mais escatológico que tenha sido o ato do ofensor.

Como é hipócrita a reação de uns e outros, como a do ex-capitão: "Me solidarizo com o apresentador e comediante @DaniloGentili ao exercer seu direito de livre expressão e sua profissão, da qual, por vezes, eu mesmo sou alvo, mas compreendo que são piadas e faz parte do jogo, algo que infelizmente vale para uns e não para outros".

Tirante o português rastaquera, Bolsonaro processou este blogueiro simplesmente por ter dito que torcedores covardes do Fluminense "provavelmente" eram eleitores dele.

Processou e, em vídeo, fez ameaças.

Pior: em primeira instância um juiz, provavelmente bolsominion, estabeleceu a pena maluca de 120 mil reais, outro absurdo, embora incomparavelmente menor que sentença de prisão.

Pelas ameaças o então deputado foi condenado a pagar 6 mil reais.

Em 2ª instância houve redução para 30 mil reais, mantida a condenação do político, e o caso está em Brasília para decidir novo recurso porque a questão não é pecuniária, é moral e trata do exercício do jornalismo.

Em resumo: prender por opinião é impensável.

Já a hipocrisia de Bolsonaro é incomensurável.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Diretor das revistas Placar (de 1979 a 1995) e da Playboy (1991 a 1994). Comentarista esportivo do SBT (de 1984 a 1987) e da Rede Globo (de 1988 a 1994). Participou do programa Cartão Verde, da Rede Cultura, entre 1995 e 2000 e apresentou o Bola na Rede, na RedeTV, entre 2000 e 2002. Voltou ao Cartão Verde em 2003, onde ficou até 2005. Apresentou o programa de entrevistas na rede CNT, Juca Kfouri ao vivo, entre 1996 e 1999 e foi colaborador da ESPN-Brasil entre 2005 e 2019. Colunista de futebol de “O Globo” entre 1989 e 1991 e apresentador, de 2000 até 2010, do programa CBN EC, na rede CBN de rádio. Foi colunista da Folha de S.Paulo entre 1995 e 1999, quando foi para o diário Lance!, onde ficou até voltar, em 2005, para a Folha, onde permanece com sua coluna três vezes por semana. Apresenta, também, o programa Entre Vistas, na TVT, desde janeiro de 2018.

Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/