O excesso e a hipocrisia
Condenar alguém à prisão por crime de opinião é um evidente excesso por mais escatológico que tenha sido o ato do ofensor.
Como é hipócrita a reação de uns e outros, como a do ex-capitão: "Me solidarizo com o apresentador e comediante @DaniloGentili ao exercer seu direito de livre expressão e sua profissão, da qual, por vezes, eu mesmo sou alvo, mas compreendo que são piadas e faz parte do jogo, algo que infelizmente vale para uns e não para outros".
Tirante o português rastaquera, Bolsonaro processou este blogueiro simplesmente por ter dito que torcedores covardes do Fluminense "provavelmente" eram eleitores dele.
Processou e, em vídeo, fez ameaças.
Pior: em primeira instância um juiz, provavelmente bolsominion, estabeleceu a pena maluca de 120 mil reais, outro absurdo, embora incomparavelmente menor que sentença de prisão.
Pelas ameaças o então deputado foi condenado a pagar 6 mil reais.
Em 2ª instância já houve redução para 30 mil reais, mantida a condenação do político, e o caso está em Brasília para decidir novo recurso porque a questão não é pecuniária, é moral e trata do exercício do jornalismo.
Em resumo: prender por opinião é impensável.
Já a hipocrisia de Bolsonaro é incomensurável.
Sobre o Autor
Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/