A escultura da bicicleta de Pelé
Acabo de ver a exposição de Analivia Cordeiro e Nilton Lobo que ficará na Unibes Cultural até o dia 5 de maio.
Tive a honra de contribuir com um pequeno texto de apresentação.
Enquanto o Rei Pelé se recupera de cirurgia para retirada de pedras no rim, aparece decupado de maneira instigante pelas mãos de dois artistas.
As informações abaixo são da curadoria da exposição:
"Qual o significado de um chute de Pelé? Ou de um golpe de Bruce Lee? A pesquisadora corporal Analívia Cordeiro e o cientista da computação Nilton Lobo desenvolveram esculturas, desenhos e vídeos baseados em três performances desses artistas. O resultado desse trabalho multidisciplinar, que engloba a arte do movimento, pedagogia e estudos teóricos, estão na exposição "Chutes Inesquecíveis", que fica em cartaz na Unibes Cultural a partir de 3 de abril.
Todas as obras da exposição são resultados da decodificação do software Nota-Anna, desenvolvido por Analívia e Nilton pela primeira vez em 1983 e aprimorado com soluções modernas de linguagem de programação. Por conta do pioneirismo, o software passou a ser utilizado amplamente nas indústrias de cinema, animação e de games.
A bicicleta e o voleio de Pelé, em 1968, e o golpe yokogueri kekome, executado por Bruce Lee nos anos 1960, foram analisados minuciosamente pelo Nota-Anna, capturando suas texturas, detalhes e até poesia dos movimentos. "O significado desta busca é visualizar as sutilezas e detalhes das ações humanas que revelam beleza e intenções nada óbvias", explica Analívia.
Na exposição, o espectador terá a oportunidade de ver como o software faz a 'leitura' dos movimentos de Pelé e Bruce Lee, além de conferir as esculturas de Analívia, feitas a partir de materiais como resina transparente, poliamida (de cores como branco, preto, vermelho, amarelo e azul), acrílico preto e branco, além de latão e ouro.
Trabalho multidisciplinar
Analívia observa que o principal motivo para a criação do Nota-Anna foi a ausência de um sistema que registrasse a complexidade do movimento: "Inexiste para o movimento do nosso corpo um sistema de registro que capte sua riqueza e transmita sua textura e poesia".
Para isso, ela contou com a ajuda de Nilton Lobo para desenvolver o software, envolvendo áreas multidisciplinares, como videoarte, anatomia, fisiologia, neurologia e análise do movimento.
"No início deste trabalho era difícil imaginar onde queríamos chegar, devido às limitações tecnológicas de cada época", explica Nilton Lobo. "Mas, com esta evolução, a pesquisa foi tomando um rumo que mostra que o resultado tem uma preocupação artística e tecnológica e, acima de tudo, social e humana".
Além dos registros dos movimentos de Pelé e Bruce Lee, "Chutes Inesquecíveis" também mostra um conjunto de desenhos e os vídeos históricos "Ar" (1985), "Micron virtudes" (1992), "Trajetórias" (1985) e "M3x3" (1973), considerada a primeira obra de videoarte brasileira.
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Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/