Blog do Juca Kfouri

Segue o líder!

Juca Kfouri

Ao assumir a liderança do Brasileirão deste ano na terceira rodada, o Flamengo quebrou um jejum como primeiro colocado de sete anos e 268 rodadas.

De lá para cá, com exceção da sexta rodada, e durante 13 rodadas, o rubro-negro provocou seus adversários com a provocação imperativa: Segue o líder!

Pois eis que agora a provocação sai da Gávea para o Morumbi, porque o São Paulo se aproveitou da derrapada do Flamengo contra os bravos reservas do Grêmio, ganhou do Vasco mesmo sem jogar bem e, depois de três anos e 123 rodadas, é o novo líder do Brasileirão.

Nada que o faça campeão depois de uma década na fila ou mesmo garanta um lugar na Libertadores, porque ainda há 21 rodadas pela frente, duas pelo primeiro turno e 19 do segundo.

Mas mostra um Tricolor com força suficiente para buscar o paraíso, o que não é pouco.

Diego Aguirre mudou o comportamento dos são-paulinos dentro de campo.

O pesquisador Rodolfo Rodrigues revela que o clube que mais vezes ficou na liderança do Brasileirão em pontos corridos foi o Corinthians, nada menos que 125 vezes.

Cruzeiro 109 vezes, São Paulo, agora 69, e Palmeiras, 55, vêm a seguir.

A 17ª rodada teve apenas 12 gols em nove jogos até aqui e média de público de 16.552 pagantes por jogo e terminará hoje com Galo e Inter, no Horto.

Foram seis empates, três sem gols e outros três por 1 a 1.

Só o Ceará venceu como visitante.

Comentário para o Jornal da CBN desta segunda-feira, 6 de agosto de 2018.