A Odebrecht se manifesta
O blog recebeu da Odebrecht a carta abaixo que é comentada também abaixo:
"Prezado jornalista Juca Kfouri,
Em respeito ao seu trabalho, a seus leitores e para esclarecimento dos mesmos, a Construtora Norberto Odebrecht informa que os fatos relatados em seu blog no dia 8/11 (sob o título "Os velhos e permanentes riscos da Arena Corinthians") ocorreram em 2014, na fase de entrega da Arena ao Clube e nos meses subsequentes. Após a conclusão de qualquer construção, há sempre um período em que são verificados eventuais pontos a serem sanados, o que é um procedimento normal.
O acúmulo de água na cobertura foi solucionado nesta mesma época, com a adição de novos ralos e sistemas de drenagem. Quanto às fotos, também de 2014, mostrando áreas com vazamentos, o fato deveu-se ao rompimento de um "cotovelo" na tubulação de água de chuvas e foi solucionado no mesmo dia, sem nova ocorrência. Lembramos que a operação desses sistemas e de outros necessários ao bom funcionamento da Arena requer cuidados constantes, sendo o Clube responsável pela gestão da manutenção do estádio, o que exige procedimentos rotineiros e programados.
A Arena Corinthians, entregue ao Clube em abril de 2014, sediou desde então dezenas de jogos e eventos, entre eles a abertura e várias partidas da Copa de 2014, além de jogos das Olimpíadas, sempre oferecendo conforto e segurança a seus frequentadores, contando com todas as certidões e autorizações de funcionamento expedidas pelos órgãos públicos de controle. Solicitamos que as informações sejam contextualizadas levando em conta as informações agora prestadas — e nos colocamos à disposição, sempre que houver dúvidas sobre temas relativos à qualidade da construção.
Atenciosamente,
Construtora Norberto Odebrecht"
NOTA DO BLOG: Sem trocadilhos, a carta chove no molhado, pois a nota sublinha as datas das fotos, todas antes da Copa do Mundo, uma delas (acima) até com as arquibancadas provisórias.
Fazem parte da nota em questão duas frases, cristalinas como água: "Veja como estava a cobertura do estádio já nos primeiros meses da Arena, em 2014.
Constate a inundação das galerias do estádio ainda antes da abertura da Copa do Mundo".
Quanto ao acúmulo de água na cobertura o blog tem a informação de que o reparo se limitou à a abertura de furos na área, solução que não está à altura da obra.
Sobre o Autor
Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/