Topo

Blog do Juca Kfouri

A Odebrecht se manifesta

Juca Kfouri

10/11/2016 12h17

O blog recebeu da Odebrecht a carta abaixo que é comentada também abaixo:

"Prezado jornalista Juca Kfouri,

Em respeito ao seu trabalho, a seus leitores e para esclarecimento dos mesmos, a Construtora Norberto Odebrecht informa que os fatos relatados em seu blog no dia 8/11 (sob o título "Os velhos e permanentes riscos da Arena Corinthians") ocorreram em 2014, na fase de entrega da Arena ao Clube e nos meses subsequentes. Após a conclusão de qualquer construção, há sempre um período em que são verificados eventuais pontos a serem sanados, o que é um procedimento normal.

O acúmulo de água na cobertura foi solucionado nesta mesma época, com a adição de novos ralos e sistemas de drenagem. Quanto às fotos, também de 2014, mostrando áreas com vazamentos, o fato deveu-se ao rompimento de um "cotovelo" na tubulação de água de chuvas e foi solucionado no mesmo dia, sem nova ocorrência. Lembramos que a operação desses sistemas e de outros necessários ao bom funcionamento da Arena requer cuidados constantes, sendo o Clube responsável pela gestão da manutenção do estádio, o que exige procedimentos rotineiros e programados.

A Arena Corinthians, entregue ao Clube em abril de 2014, sediou desde então dezenas de jogos e eventos, entre eles a abertura e várias partidas da Copa de 2014, além de jogos das Olimpíadas, sempre oferecendo conforto e segurança a seus frequentadores, contando com todas as certidões e autorizações de funcionamento expedidas pelos órgãos públicos de controle. Solicitamos que as informações sejam contextualizadas levando em conta as informações agora prestadas — e nos colocamos à disposição, sempre que houver dúvidas sobre temas relativos à qualidade da construção.

Atenciosamente,

Construtora Norberto Odebrecht"

NOTA DO BLOG: Sem trocadilhos, a carta chove no molhado, pois a nota sublinha as datas das fotos, todas antes da Copa do Mundo, uma delas (acima) até com as arquibancadas provisórias.

Fazem parte da nota em questão duas frases, cristalinas como água: "Veja como estava a cobertura do estádio já nos primeiros meses da Arena, em 2014.

Constate a inundação das galerias do estádio ainda antes da abertura da Copa do Mundo".

Quanto ao acúmulo de água na cobertura o blog tem a informação de que o reparo se limitou à a abertura de furos na área, solução que não está à altura da obra.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Diretor das revistas Placar (de 1979 a 1995) e da Playboy (1991 a 1994). Comentarista esportivo do SBT (de 1984 a 1987) e da Rede Globo (de 1988 a 1994). Participou do programa Cartão Verde, da Rede Cultura, entre 1995 e 2000 e apresentou o Bola na Rede, na RedeTV, entre 2000 e 2002. Voltou ao Cartão Verde em 2003, onde ficou até 2005. Apresentou o programa de entrevistas na rede CNT, Juca Kfouri ao vivo, entre 1996 e 1999 e foi colaborador da ESPN-Brasil entre 2005 e 2019. Colunista de futebol de “O Globo” entre 1989 e 1991 e apresentador, de 2000 até 2010, do programa CBN EC, na rede CBN de rádio. Foi colunista da Folha de S.Paulo entre 1995 e 1999, quando foi para o diário Lance!, onde ficou até voltar, em 2005, para a Folha, onde permanece com sua coluna três vezes por semana. Apresenta, também, o programa Entre Vistas, na TVT, desde janeiro de 2018.

Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/