Topo

Blog do Juca Kfouri

A natação pede socorro

Juca Kfouri

29/08/2016 17h15

POR JULIAN AOKI ROMERO*
À comunidade da natação brasileira:

 
As artimanhas da atual gestão da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, investigada pelo Ministério Público Federal, já começaram.

 
O estatuto irregular, bem como o regimento interno da assembléia, um documento que é mantido secreto – tente localizá-lo no site oficial da CBDA – mas extremamente importante para uma eleição (contém datas, restrições e requerimentos para registrar uma chapa) ainda valem para a próxima eleição da CBDA, que de acordo com a eleição passada, estaria marcada para março de 2017, com posse imediata, enquanto que o registro de chapas se daria até o dia 15 de novembro de 2016.

 
Mas isso tudo poderá mudar – e muito – porque já estão alterando tanto o estatuto quanto o tal regimento interno para favorecer a chapa de situação, liderada por Ricardo de Moura, atual "manda-em-tudo" da Confederação (apesar de constar como Coordenador Técnico de Natação segundo o organograma da CBDA), e Sérgio Silva, atual presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos.

 
Por isso, se você está – assim como nós – "chateado" com a atual gestão "transparente" da CBDA, é preciso que nos ajude a vigiá-los.

 
O estatuto exige que sejam publicados editais alertando sobre assuntos de grande impacto numa Confederação como eleições, registro de chapas, alteração de estatuto, divulgação de regimento interno, venda de imóvel, mudança de sede, entre outros.

 
Estes editais devem ser publicados com certa antecedência (30 a 60 dias, ou até 15 dias em casos de "urgência" o que de fato ocorreu quanto Maria Lenk faleceu e Coaracy Nunes Filho decidiu homenagear a grande atleta mudando o nome do Campeonato Brasileiro Absoluto – Troféu Brasil – para Troféu Maria Lenk) e eles são publicados em "jornais de grande circulação da cidade onde está a sede da CBDA" e/ou no próprio site da Confederação.

 
Se você mora no Rio de Janeiro, dê uma olhada em jornais, comente com seus amigos e parentes – e clube – para saber se existe algo relacionado à CBDA publicado hoje ou ontem.

 
Se você não mora no Rio de Janeiro, é hora de exercer pressão em cima da Federação Aquática Estadual! Cobre deles que a CBDA seja "transparente" como diz e divulga. Questione o porquê de apoiar a atual gestão. Instigue a posição da Federação frente aos acontecimentos dos últimos 4 anos.

 
É notório que apenas Federações têm direito a voto (e talvez outros terão, o que ainda faz parte da mudança que a atual gestão quer fazer no regimento interno), mas é preciso mostrar que a comunidade está de olho e quer ações muito mais eficientes e que beneficiem muito mais pessoas do que poucas centenas.

 
Caso tenha algum documento ou informação, escreva para contato@mudacbda.com.br

*Julian Aoki Romero é fundador do movimento "Muda, CBDA!".

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Diretor das revistas Placar (de 1979 a 1995) e da Playboy (1991 a 1994). Comentarista esportivo do SBT (de 1984 a 1987) e da Rede Globo (de 1988 a 1994). Participou do programa Cartão Verde, da Rede Cultura, entre 1995 e 2000 e apresentou o Bola na Rede, na RedeTV, entre 2000 e 2002. Voltou ao Cartão Verde em 2003, onde ficou até 2005. Apresentou o programa de entrevistas na rede CNT, Juca Kfouri ao vivo, entre 1996 e 1999 e foi colaborador da ESPN-Brasil entre 2005 e 2019. Colunista de futebol de “O Globo” entre 1989 e 1991 e apresentador, de 2000 até 2010, do programa CBN EC, na rede CBN de rádio. Foi colunista da Folha de S.Paulo entre 1995 e 1999, quando foi para o diário Lance!, onde ficou até voltar, em 2005, para a Folha, onde permanece com sua coluna três vezes por semana. Apresenta, também, o programa Entre Vistas, na TVT, desde janeiro de 2018.

Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/