Blog do Juca Kfouri

Sim, a TV transmitia futebol em fevereiro de 1955

Juca Kfouri

(null)

Ao contar aqui que vi pela TV a decisão do Campeonato Paulista de 1954, o do IV Centenário, acontecida em 6 de fevereiro de 1955, houve quem pusesse em dúvida (alguns sem nenhuma educação) que, então, já fosse possível transmitir acontecimentos fora dos estúdios da televisão.

Minhas duas testemunhas, meus dois irmãos mais velhos, confirmam que vimos o jogo, mas temi ser uma alucinação coletiva, embora alguns comentaristas no blog também dessem conta de terem visto.

O pior é que o “Guia dos Curiosos”, de meu sério amigo Marcelo Duarte, informa que a primeira transmissão de um jogo de futebol na TV teria sido apenas em setembro de 1955, na Vila Belmiro, entre Santos e Palmeiras.

Pois não foi mesmo!

Aliás, nem sei qual foi, nem posso dizer que tenha sido o da decisão do IV Centenário.

Sílvio “Olho no Lance” Luiz, 80 anos, com quem acabo de falar, trabalhou como repórter de campo no jogo pela TV Record e confirma as participações de Raul Tabajara, o narrador, Iazetti (só não tem certeza se José ou Flávio Iazetti), o comentarista de arbitragem, e Paulo Planet Buarque, comentarista do jogo em si, ao lado de Leônidas da Silva, de quem minha memória não se lembrou.

Silvio Luiz acrescenta que o jogo da Vila Belmiro, citado no “Guia dos Curiosos”, foi o primeiro fora da capital paulista, transmitido pela TV Tupi, e informa que a Record já transmitia jogos antes do Corinthians x Palmeiras de fevereiro.

Diz ele que havia uma disputa entre a Record e a Tupi.

Como a primeira transmitia da capital, a segunda foi a Santos e anunciou: “TV Tupi, 80 quilômetros na frente”.

A Record então foi a Campinas e transmitiu um jogo de lá com a “Record 100 quilômetros na frente” e depois ao Rio de Janeiro, “400 quilômetros na frente”.

Estou esperando por mais depoimentos de quem se envolveu na transmissão do jogo de fevereiro.

Assim que os obtiver, acrescentarei à nota.

Ainda não estou delirando…

Veja abaixo, uma câmara da Record no Pacaembu.

Poderia, é claro, ser que qualquer outro jogo, mas confira AQUI que é do jogo em questão.

(null)
E no livro de Celso Unzelte, “Timão 100 anos, 100 jogos, 100 ídolos”, você pode ler na página 75: “O jogo decisivo do Paulista de 1954, entre Palmeiras e Corinthians, foi transmitido ao vivo do Pacaembu para poucos aparelhos de televisão que existiam na época”.

(Gracias, Paulinho, pela pesquisa)