Ministro do Esporte se impressiona com relatório pela paz nos estádios
O ministro do Esporte, George Hilton, durante mais de duas horas, foi apresentado ontem ao relatório da "Comissão Paz no Esporte" feito por Marco Aurélio Klein, e pronto desde 2006.
O ministro gostou do que viu e se comprometeu a fazer o que puder para que o relatório saia da papel e seja posto em prática.
O diagnóstico de mais de 100 páginas será atualizado para a realidade dos estádios brasileiros pós-Copa do Mundo e apresenta uma série de soluções a exemplo das que foram adotadas, com sucesso, na Grã-Bretanha.
Nenhuma das soluções sugere torcida única nos clássicos, medida já adotada na Argentina e mal-sucedida.
Hilton se impressionou ao saber da taxa de ocupação do estádio do Manchester United, o Old Trafford, de 96%, cerca de 76 mil torcedores por jogo, desde que o hooliganismo foi contido na Inglaterra.
No domingo passado, como se sabe, a direção do Sport promoveu a ida de mães de torcedores do clube para ver com os filhos o clássico contra o Náutico, ideia que, já em 1995, foi dada pela revista "Placar" tendo Pelé e dona Celeste como protagonistas.
Com criatividade e rigor, existem soluções que passam pelo tripé, prevenção, repressão e punição.
Mas será preciso ter vontade política, parar com demagogias e deixar de passar a mão na cabeça da minoria, no máximo 7% dos "organizados", segundo as sérias pesquisas do sociólogo Maurício Murad.
Sobre o Autor
Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/