Justiça a Osmar Loss
Aqui no blog, e no Linha de Passe da ESPN Brasil, no fim do ano passado, critiquei o técnico gaúcho do Corinthians sub-20, Osmar Loss, por valorizar mais a defesa que o ataque.
Os meninos alvinegros foram campeões brasileiros em Porto Alegre com quatro vitórias e três empates, marcando apenas sete gols nos sete jogos, mas sofrendo só dois.
Não me pareceu boa política na formação de jovens.
Eis que agora, na Copa São Paulo, os garotos, em seis jogos, com seis triunfos, marcaram 22 gols e sofreram quatro, números seguramente mais eloquentes.
É claro que o nível da Copinha é inferior ao do Campeonato Brasileiro, mas, de qualquer forma, a campanha perto da Fiel é muito mais prazeirosa de acompanhar.
Veremos nesta quinta-feira, contra o São Paulo, nas semifinais, como será o comportamento da meninada.
O tricolor acaba de triturar o Galo por 4 a 0, com o que chegou aos 20 gols.
Aliás, as semifinais da Copinha serão exclusivamente paulistas, porque o Palmeiras, atrás de sua primeira conquista, e o Botafogo de Ribeirão Preto, idem, farão o outro jogo para chegar à 46a. finalíssima da Copinha, no dia 25, o do 461o. aniversário da capital, no Pacaembu.
O São Paulo busca o tetra e o Corinthians o eneacampeonato, sempre lembrando que, nos torneios das categorias de base, revelar jogadores é mais importante que ganhar títulos.
Basta dizer Neymar disputou duas Copinhas, em 2008 e 2009 e não foi campeão em nenhuma delas…
Seja como for, a decisão de 2015 terá estádio lotado por pelo menos uma das torcidas do Trio de Ferro paulistano, se é que não por duas.
Sobre o Autor
Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/