Blog do Juca Kfouri

O calendário europeu é muito diferente do brasileiro

Juca Kfouri

POR LUIS FILIPE CHATEUABRIAND*

Comparação de Calendário Brasil / Europa

1 – Introdução

Muito se fala que o calendário do futebol brasileiro e o calendário do futebol europeu não são muito diferentes – lá, jogar-se-ia tanto como cá.

Por achar que esta era uma situação a ser averiguada, fez-se uma pesquisa a respeito. A metodologia foi comparar o número de jogos e o número de sequência de dois jogos semanais realizada pelos três clubes de maior torcida do Brasil (Flamengo, Corínthians e São Paulo) em 2.013, com as mesmas variáveis relativas a três grandes clubes europeu (Barcelona, Bayern e Chelsea), na temporada 2.012 / 2.013.

2 – Jogos dos Três Clubes de Mais Torcida no Brasil em 2.013

Ao analisarmos o número de jogos oficiais dos três clubes de maior torcida do Brasil em 2.013, tem-se a seguinte situação:

· O Flamengo pode chegar a fazer 68 jogos oficiais no ano. Seu mínimo de jogos será de 64 (dependendo dos resultados da Copa do Brasil). O número de semanas em que o clube pode chegar a fazer dois jogos oficiais é de 29 (ficando em 25 semanas, no mínimo).

· O Corínthians pode chegar a fazer 79 jogos oficiais no ano. Seu mínimo de jogos será de 75 (dependendo dos resultados da Copa do Brasil). O número de semanas em que o clube pode chegar a fazer dois jogos oficiais é de 37 (ficando em 33 semanas, no mínimo).

· O São Paulo pode chegar a fazer 79 jogos oficiais no ano. Seu mínimo de jogos será de 73 (dependendo dos resultados da Sulamericana). O número de semanas em que o clube pode chegar a fazer dois jogos oficiais é de 37 (ficando em 31 semanas, no mínimo), com o agravante de que o clube fez três jogos por semana eventualmente.

· Se todos os clubes fizerem o mínimo de jogos possíveis, a média de jogos oficiais por ano é de 70,66 jogos por clube. Se todos os clubes fizerem o máximo de jogos possíveis, a média de jogos oficiais por ano é de 75,33 jogos por clube.

· Se todos os clubes fizerem o mínimo de dois jogos por semana possível, essa média será de 29,66 semanas com dois jogos. Se todos os clubes fizerem o máximo de dois jogos por semana possível, essa média será de 34,33 semanas com dois jogos.

3 – Jogos de Três Clubes Importantes da Europa na Temporada 2.012 / 2.013

Ao analisarmos o número de jogos oficiais dos três grandes clubes europeus na temporada 2.012 / 2.013, tem-se a seguinte situação:

· O Barcelona fez 60 jogos oficiais na temporada, com 22 semanas com dois jogos.

· O Bayern fez 54 jogos oficiais na temporada, com 18 semanas com dois jogos.

· O Chelsea fez 67 jogos oficiais na temporada, com 29 semanas com dois jogos.

· A média de jogos oficiais dos três clubes na temporada foi de 60,33 por clube.

· A média de semanas com dois jogos dos três clubes na temporada foi de 23,00 por clube.

4 – Informações Adicionais

Importante notar que:

a) Pelo anacrônico calendário brasileiro, o São Paulo poderia ter jogado até 87 jogos oficiais no ano de 2.013 (só não aconteceu porque foi eliminado na semifinal do Paulista e nas oitavas de final da Libertadores).

b) Por sua vez, o número de 67 jogos oficiais do Chelsea na temporada europeia passada foi recorde. Em outros termos, nunca, em tempo algum, um clube chegou a fazer 70 jogos oficiais por temporada, na Europa.

c) Não estão inclusos, nos jogos oficiais do Chelsea, as duas partidas do Mundial de Clubes. Entende-se que incluir estas partidas pode distorcer a comparação, pois, no Brasil, o Mundial não é disputado no período oficial de competições, mas sim durante as férias dos jogadores.

5 – Conclusão

Ao se analisar os números, vê-se que os três clubes brasileiros jogarão, em sua temporada de 17 % a mais (70,66 / 60,33) a 25 % a mais (75,33 / 60,33) que os clubes europeus. Pior: o número de semanas que se tem dois jogos é entre 29 % maior (29,66 / 23,00) a 49 % maior (34,33 / 23,00) no cenário brasileiro do que no cenário europeu.

Definitivamente, os calendários brasileiro e europeu são muito menos parecidos do que muita gente imagina – inclusive o técnico da Seleção Brasileira.

*Luis Filipe Chateuabriand é Mestre em Administração pela FGV e autor do livro “Futebol Brasileiro: Um Novo Projeto de Calendário”.