PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Juca Kfouri

Hora dos oportunistas

Conteúdo exclusivo para assinantes

Juca Kfouri

24/09/2013 13h28

Como era de se esperar, os acomodados "sindicalistas do futebol" que há décadas fazem de seus cargos meros cabides de empregos, agora surgem radicalizando, propondo até greve  e querendo tomar para si as conquistas trabalhistas dos atletas que jamais tiveram o dedo deles.

É só o que têm a fazer os que há anos não chutam uma bola e jamais foram capazes de mobilizar os jogadores, simplesmente por não entender a especificidade desta categoria profissional.

O Bom Senso F.C. deve seguir seu caminho sem dar pelota aos oportunistas de sempre e aprofundar a discussão.

Há, por exemplo, divergências sobre que calendário adotar, o gregoriano, como faz a CBF, ou o chamado calendário mundial, que um dia foi só europeu e hoje não é mais, porque adotado também pela Argentina, Uruguai, México etc.

Há entre os atletas quem defenda o gregoriano, o que faz sentido, não só pelo hábito como também pelas características das estações do ano num país tropical como o Brasil.

Ocorre que a adequação não só desfalcará menos o Campeonato Brasileiro nas janelas de negociação, como permitirá conviver melhor com as datas Fifa, sem interrupções, por exemplo, por ocasião das Copas do Mundo, além de permitir o intercâmbio com o futebol europeu nas pré-temporadas.

Se a CBF conseguisse convencer todas as ligas de futebol pelo mundo afora que quem está com o passo certo é ela, tudo bem, seria maravilhoso do ponto de vista nacional.

E tem mais: será mera coincidência que Galo e Cruzeiro, poupados de boa parte do Campeonato Mineiro, estejam dominando o cenário nacional nesta temporada?

E que o Furacão, depois de sabiamente boicotar o Campeonato Paranaense, esteja na situação em que está?

Você sabia que os principais clubes catarinenses já falam em fazer o mesmo no ano que vem?

Pois leia no TRIVELA.

Mas estes são temas discutíveis.

Inadmissível é ver quem não representa ninguém querer reaparecer numa hora dessas.

 

Sobre o Autor

Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Diretor das revistas Placar (de 1979 a 1995) e da Playboy (1991 a 1994). Comentarista esportivo do SBT (de 1984 a 1987) e da Rede Globo (de 1988 a 1994). Participou do programa Cartão Verde, da Rede Cultura, entre 1995 e 2000 e apresentou o Bola na Rede, na RedeTV, entre 2000 e 2002. Voltou ao Cartão Verde em 2003, onde ficou até 2005. Apresentou o programa de entrevistas na rede CNT, Juca Kfouri ao vivo, entre 1996 e 1999 e foi colaborador da ESPN-Brasil entre 2005 e 2019. Colunista de futebol de “O Globo” entre 1989 e 1991 e apresentador, de 2000 até 2010, do programa CBN EC, na rede CBN de rádio. Foi colunista da Folha de S.Paulo entre 1995 e 1999, quando foi para o diário Lance!, onde ficou até voltar, em 2005, para a Folha, onde permanece com sua coluna três vezes por semana. Apresenta, também, o programa Entre Vistas, na TVT, desde janeiro de 2018.

Colunas na Folha: https://blogdojuca.uol.com.br/lista-colunas-na-folha/

Blog do Juca Kfouri