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João Cabral de Melo Neto e o Futebol

Juca Kfouri

23/03/2013 00h01

POR NEY COSTA SANTOS*

BAPTISTÃO CARICATURAS (http://baptistao.zip.net/)

 

O poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto, um dos grandes da poesia brasileira, gostava de futebol e chegou a jogar como meio de campo no juvenil do Santa Cruz, onde foi campeão em 1935.

Sua poesia era a das coisas em si. O que o interessava era aquilo de dentro, o interno, o miolo das coisas e, assim falando,falava do mundo, daquilo que nele observava e vivia.

Embora dissesse que o seu interesse por futebol tenha durado dos oito anos até a adolescência, os poemas sobre esse assunto em sua obra revelam o olhar agudo de quem vê o jogo por dentro e não se fixa tão somente às suas exterioridades: o espetáculo, o rumor das torcidas, a plasticidade das jogadas, a fantasia criativa de um gol raro ou decisivo.

No livro Museu de Tudo, publicado em 1975, há quatro poemas sobre o futebol: O torcedor do América F.C.; Ademir da Guia; Ademir Menezes; O Futebol Brasileiro evocado da Europa.

No poema sobre o torcedor do América de Recife, tradicional clube pernambucano ainda em atividade, Cabral desvenda o gosto raro daquele torcedor que não convive com as vitórias, que torce pelo time pequeno nos estádios vazios.

                                                            O poeta e seu manto

O TORCEDOR DO AMÉRICA F.C

O desábito de vencer

não cria o calo da vitória

não dá à vitória o fio cego

nem lhe cansa as molas nervosas.

Guarda-a sem mofo: coisa fresca,

pele sensível, núbil, nova,

ácida à língua qual cajá,

salto do sol no cais da Aurora.

Os cariocas ao lerem esse poema pensarão logo no América do Rio, matriz dos Américas do Brasil, quase todos padecendo desse "desábito de vencer". Pessoalmente, penso na saga do América, o "Mequinha", tão caro às tradições do futebol carioca, time de meus tios-avós tijucanos, um time grande na minha infância, que vi no Maracanã, na arquibancada atrás do gol, aos dez anos, ser campeão carioca de 1960. Cabral fala do América do Recife e de todos os Américas, de todos aqueles que torcem pelos times pequenos e carregam essa paixão machucada pelas várzeas e estadinhos Brasil a fora, sofrendo e ansiando por uma vitória que raramente vem, mas quando chega é saboreada como "coisa fresca, pele sensível, núbil, nova, ácida à língua qual cajá", tal um sol brilhante e repentino.

Seria essa fruição rara o segredo da persistência da paixão do torcedor pelos clubes sem glórias?

Os dois poemas seguintes são sobre ritmo: Ademir da Guia e À Ademir Menezes.

                                                                           O Divino em ação contra o São Paulo

ADEMIR DA GUIA

Ademir impõe com seu jogo

o ritmo do chumbo (e o peso),

da lesma, da câmara lenta,

do homem dentro do pesadelo.

Ritmo líquido se infiltrando

no adversário, grosso, de dentro,

impondo-lhe o que ele deseja,

mandando nele, apodrecendo-o.

Ritmo morno, de andar na areia,

de água doente de alagados,

entorpecendo e então atando

o mais irrequieto adversário.

Ademir da Guia era freqüentemente acusado de lento e de atrasar o jogo. Pura inverdade. Filho do lendário zagueiro Domingos da Guia. Ademir começou no Bangu em 1960, foi para o Palmeiras em 1962 e lá jogou até 1977, participando de times como a célebre Academia.Seu ritmo era diferente,pensado e calibrado,sempre atento às variações e alternâncias do jogo ao qual Ademir ia impondo o seu ritmo.Organizava o meio de campo e a saída de bola. Quando seu time era atacado, ele sabia desarmar o adversário e passar rapidamente da defesa ao ataque. Sempre o pensamento em movimento, a cadencia exata e necessária a cada circunstancia do jogo. Ademir fazia o passe médio e longo, era capaz de correr com a bola dominada, ir à linha de fundo e cruzar com precisão, tinha presença na área para uma cabeçada ou o arremate final. Seu repertório rítmico era variado e por isso se impunha à correria adversária.A alegada lentidão não era a pouca velocidade, mas a capacidade de pensar e alternar a cadencia de jogo, era o ardil e não o espalhafato, futebol inteligente e não ornamental.Ademir da Guia foi um artista sereno e refinado. Quem não o viu jogar ou está cansado de ouvir essa conversa fiada de lentidão, deve ver o documentário "Um Craque chamado Divino".

                                                                           O  Queixada contra a Suécia, na Copa de 50

A ADEMIR MENEZES

Você, como outros recifenses,

nascido onde mangues e o frevo,

soube mais que nenhum passar

de um para o outro, sem tropeço.

 

Recifense e, assim dividido

entre dois climas diferentes,

ambidextro do seco e do úmido

como em geral os recifenses,

como você, ninguém passou

de dentro de um para o outro ritmo

nem soube emergir, punhal, do lento.

secar-se dele, vivo, arisco.

Ademir Marques de Menezes, o Queixada, craque famoso dos anos 40 e 50, foi artilheiro da Copa de 1950 com nove gols. Jogou a maior parte de sua carreira no Vasco da Gama, no famoso time do Expresso da Vitória.Em 1946 e 1947 jogou no Fluminense, sagrando-se campeão carioca na sua primeira temporada.

Não vi Ademir jogar e as poucas imagens que restam dele são aquelas da Copa de 50. Lembro-me bem de quando era garoto e ouvia as conversas dos mais velhos, que tomavam cervejas nos quintais enquanto as crianças zuniam pela casa nos aniversários. Eles descreviam os rushes de Ademir, arrancadas fulminantes em dribles rápidos, sua capacidade de sair da imobilidade e disparar em direção ao gol adversário. Contavam que era um artilheiro agudo e preciso.

João Cabral, em Ademir Meneses, fala dessa dualidade rítmica, própria dos recifenses. O ritmo do mangue, que ata, e o do frevo, que dispara; a capacidade de passar de um a outro, sem tropeço, tal um punhal "vivo e arisco".

Nesses dois poemas Cabral fala da beleza que a mescla de habilidade técnica e capacidade de variação rítmica desses jogadores-artistas proporcionava ao espectador. É um olhar para o "dentro" do futebol e não apenas para os seus aspectos externos.

O FUTEBOL BRASILEIRO EVOCADO DA EUROPA

A bola não é a inimiga

como o touro, numa corrida;

e embora seja um utensílio

caseiro e que se usa sem risco,

não é o utensílio impessoal,

sempre manso, de gesto usual:

é um utensílio semivivo

de reações próprias como bicho,

e que, como bicho, é mister

(mais que bicho, como mulher)

usar com malícia e atenção

dando aos pés astúcias de mão.

Há uma expressão entre os boleiros que bem define o perna-de-pau: "Esse não tem intimidade com a bola…" A proximidade carinhosa com ela, a atenção aos seus caprichos, como os de uma mulher, está no DNA do futebol brasileiro. Ao contrário de Lima Barreto e Graciliano Ramos que viram o futebol como um estrangeirismo passageiro, João Cabral percebe o modo original do estilo brasileiro e define poeticamente essa maneira de jogar "com malícia e atenção/dando aos pés astúcias de mão". Entre essas astúcias estão o passe longo e preciso ao vislumbrar o deslocamento do companheiro, a capacidade de antever a jogada, a fantasia do drible e da resolução rápida, as trajetórias surpreendentes da bola nas cobranças de faltas.

Em um poema do livro Agrestes (1985), João Cabral fala de outra característica do futebol brasileiro clássico. Digo clássico, pois em tempos de ênfase em times de guerreiros, primeiro combate, volantes de contenção e outras expressões de infantaria, a arte do passe parece em decadência. Telê Santana dizia que "o passe é um gesto de amizade". É por aí.

DE UM JOGADOR BRASILEIRO A UM TÉCNICO ESPANHOL

Não é a bola alguma carta

Que se levar de casa em casa:

é antes telegrama que vai

de onde o atiram ao onde cai.

Parado, o brasileiro a faz

ir onde há-de, sem leva e traz;

com aritméticas de circo

ele a faz ir onde é preciso;

em telegrama, que é sem tempo

ele a faz ir ao mais extremo

Não corre: ele sabe que é a bola,

telegrama, mais que voa.

 

É uma descrição precisa do que é ou foi a arte do passe no futebol brasileiro. Penso logo em Gerson, Didi, Zico, Ademir da Guia.Talvez hoje no futebol brasileiro apenas Deco e Ronaldinho Gaúcho, quando quer, sejam os herdeiros e praticantes dessa arte requintada. Passe, sim, e não assistência, como quer o jargão do atual jornalismo esportivo que importou o termo do basquete. Assistência lembra sirene,socorro, ambulância…

Na arte do passe brasileiro, o craque faz a bola chegar ao seu destino com cálculo de engenheiro e "aritméticas de circo". Ciência e fantasia.

(Nota do blog: Arte do passe que, por ironia, os espanhóis Xavi e Iniesta executam tão bem hoje em dia)

Os dois poemas seguintes, publicados em Crime na Calle Relator (1987), tratam da liberdade absoluta em um futebol utópico, livre dos esquemas táticos, um futebol que não mais seria jogo e sim brincadeira absoluta.

BRASIL 4 X ARGENTINA 0

Quebraram a chave da gaiola

e os quadros-negros da escola.

 

Rebentaram enfim as grades

que os prendiam todas as tardes

Nos fugitivos, é a surpresa,

vendo que tomaram-se as rédeas

 

(dos técnicos mudos, mas surpresos

brancos, no banco, com medo).

 

Estão presos os da outra gaiola

que não souberam abrir a porta:

 

ou não o puderam, contra o jogo

dos que estavam de fora, soltos.

 

De certo também são capazes

de idênticas libertinagens

 

uma vez soltos, porém como

se liberar daquele tronco

 

em que os aprisionaram os táticos

argentinos, também gramáticos.

 

E enquanto os fugitivos seguem

com a soltura, a sem lei que os regem,

 

nos bancos é uma a indignação:

dos que vão vencendo e dos que não:

 

"Voltamos ao futebol de ontem?

Voltou a ser um jogo dos onze

 

Voltou a ser jogar de pião?

Chegou até cá a subversão?

 

Como é possível haver xadrez

Sem gramática, bispos, reis?"

 

Nesse Brasil e Argentina as gaiolas das táticas e estratégias foram abertas e jogou-se sem gramática, bispos e reis, um anti-xadrez, um jogo de invenção e criatividade permanente, tão destituído de qualquer calculo ou planejamento, que nem a múmia que vivia na Capelinha da Jaqueira precisou ser convocada.

A MÚMIA

Na Capelinha da Jaqueira

uma múmia sobrevivera.

 

A de Bento José da Costa

ou de alguma amante preposta?

 

Ela não fazia fantasma:

era mais bem alma gorada,

 

ovo encruado, infermentação,

que nunca pode assombração.

 

Caminho do Campo do América

se ensaiavam dribles em sua pedra.

 

Se imitavam chutes sem bola

na pedra anônima em que mora.

 

E fosse de dia ou de noite

nunca foi de acenar a foice,

 

nem com gesto armado de morte

acenar-se sequer, de chofre.

 

Na Capelinha da Jaqueira,

a múmia, amiga e companheira,

 

punha-se acima de quem joga:

nunca envergou a negra toga,

 

ridícula, de juiz de futebol,

de calças curtas como um sol

 

castrado, já antes do apito

epilético; é Meritíssimo.

 

Talvez porque a múmia era cega?

Nunca ela torceu pelo América.

 

Também nunca acendemos vela

para que ela, com suas trelas,

 

driblasse a defesa contrária,

o juiz, e até as arquibancadas,

 

e entrasse só no gol do Esporte,

num "gol de chapéu", com a Morte.

 

Talvez só Garrincha, algum dia, tenha jogado esse futebol da ludicidade absoluta, o prazer de jogar uma doce pelada cósmica.

 

 * Ney Costa Santos é Flamengo, Mestre em Comunicação Social e Professor da PUC-Rio. Cineasta, dirigiu os filmes Heleno e Garrincha,Meu Glorioso São Cristovão, O Pulo do Gato,Cinema Interior,Cole in Rio e Padre-Mestre.

Ney Costa Santos é um convidado especial do Megafone que certamente passará a ser membro efetivo. Apóia enfaticamente "Fora Marin".

 Três toques do Megafone:

1) Como disse o autor sobre Ademir da Guia,  "quem não o viu jogar ou está cansado de ouvir essa conversa fiada de lentidão, deve ver o documentário Um Craque chamado Divino."

2) João Cabral de Melo Neto teve seu poema Morte e Vida Severina, musicado por Chico Buarque de Hollanda, a pedido de Roberto Freire, diretor do teatro TUCA da PUC de São Paulo. A peça encenada em 1966  se tornou um sucesso, recebendo premiação no festival universitário de Nancy, na França. João Cabral foi o poeta brasileiro que mais se dedicou ao futebol.

Aqui você pode ver a força e a beleza  do poema( parte 8) de João Cabral musicado por Chico.

3) Ney Costa Santos voltará em breve ao Megafone com o artigo Heleno e Garrincha, tema de um de seus filmes.

Deixa Falar: o megafone do esporte, criação e edição de Raul Milliet Filho.

Sobre o Autor

Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Diretor das revistas Placar (de 1979 a 1995) e da Playboy (1991 a 1994). Comentarista esportivo do SBT (de 1984 a 1987) e da Rede Globo (de 1988 a 1994). Participou do programa Cartão Verde, da Rede Cultura, entre 1995 e 2000 e apresentou o Bola na Rede, na RedeTV, entre 2000 e 2002. Voltou ao Cartão Verde em 2003, onde ficou até 2005. Apresentou o programa de entrevistas na rede CNT, Juca Kfouri ao vivo, entre 1996 e 1999 e foi colaborador da ESPN-Brasil entre 2005 e 2019. Colunista de futebol de “O Globo” entre 1989 e 1991 e apresentador, de 2000 até 2010, do programa CBN EC, na rede CBN de rádio. Foi colunista da Folha de S.Paulo entre 1995 e 1999, quando foi para o diário Lance!, onde ficou até voltar, em 2005, para a Folha, onde permanece com sua coluna três vezes por semana. Apresenta, também, o programa Entre Vistas, na TVT, desde janeiro de 2018.

Colunas na Folha: https://blogdojuca.uol.com.br/lista-colunas-na-folha/

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