Blog do Juca Kfouri

O julgamento do século

Juca Kfouri

Na FOLHA de hoje:

JUCA KFOURI

Condenação de Armstrong está para o esporte assim como a de Dirceu está para a política

LANCE ARMSTRONG, o ciclista sete vezes campeão da Volta da França, foi o herói de muita gente depois que venceu um câncer nos testículos e voltou a ganhar provas em cima de provas.

Seria o exemplo de superação mais impressionante da história do esporte, maior até que Ronaldo Fenômeno e suas quatro voltas por cima, embora uma coisa seja a gravidade da doença, e outra, o esforço para o atleta superar seguidas cirurgias no joelho.

Armstrong era o cara limpo numa atividade fartamente conhecida pelo uso de doping, tanto que dos nove últimos vencedores da Volta da França, a mais importante competição do ciclismo, cinco deram positivo, três antes dele, dois depois.

O dossiê revelado nesta semana com mais de mil páginas e 26 depoimentos de ciclistas, 15 de sua equipe, não deixa pedal sobre pedal e tira definitivamente a máscara e o capacete de Armstrong.

Nosso herói era uma fraude e tão acostumado a mentir e a dissimular que mantém o discurso de que está sendo injustiçado e perseguido pelos organismos esportivos que o ajudaram a virar ídolo.

Parece às vezes até mesmo acreditar em seu discurso, convencido pela própria falsidade, situação amplamente conhecida nos consultórios psiquiátricos.

Tudo porque sempre soube que o mundo do ciclismo é assim mesmo, ou se dopa ou não se ganha, e ele optou por se dopar mais e melhor que os concorrentes, ao estabelecer uma rede sofisticada, e altamente lubrificada financeiramente, certo de que estaria protegido.

Pois seu mundo caiu.

José Dirceu, o líder estudantil que foi preso, virou guerrilheiro e mais poderoso ministro do governo Lula, simbolizou como poucos uma geração inteira -a de 1968.

E caiu na esparrela de usar as armas da burguesia contra a burguesia, comprá-la para fazer o bem. Convenceu-se disso a tal ponto que se deixou encantar pelas maravilhas da vida burguesa e virou um grande burguês, traído por raposa muito mais experiente nessa coisa de submundo.

Agora não falta gente boa para dizer que o STF mostrou sua face de defensora das elites, com quem tem compromissos de classe.

Pode ser, embora Joaquim Barbosa, escolhido por Lula, seu eleitor e de Dilma, de origem quase tão humilde como a do ex-presidente da República, definitivamente não caiba neste figurino.

Como não cabe reduzir um Celso de Mello a simplificação tamanha ou esquecer que a ministra Cármen Lúcia deixou claro que não condenava o passado de ninguém, mas o erro cometido.

E o erro está comprovado, não só pelo domínio do fato -algo que horroriza o juridicismo positivista, mas colabora com o jornalismo investigativo.

Sempre tive Armstrong como paradigma e sou da tal geração de 1968.

Razão pela qual ando macambúzio e me sentindo uma verdadeira besta.

Nota do Blog;Voltando hoje de Bogotá, provavelmente não será possível acompanhar a rodada deste domingo.

Ficam, aqui, desculpas antecipadas.

  1. Sônia

    15/10/2012 19:14:18

    Thomaz, concordo plenamente com você e com o Juca. E confesso que tenho as minhas dúvidas de que no próximo julgamento em que o STF se veja tendo que mudar jurisprudência para fazer justiça, o faça. Assim como duvido que a grande imprensa tenha o mesmo interesse em acompanhar tão de perto...

  2. Wagner Rosa

    15/10/2012 19:07:18

    Caro amigo JP se você trabalhasse com o alto rendimento saberia que não falo nenhuma novidade, apenas os inocentes que assistem e torcem acreditam que aquilo é qualidade de vida. Existem relatos de que treinadores estupraram atletas para elas engravidarem e aumentarem seus níveis hormonais e após a competição faziam aborto. Leia mais sobre o assunto.O doping é sim uma realidade, enquanto se conhece 3000 substâncias proibidas e industria farmacêutica cria mais 3000. Essa é a realidade, agora quem ta louco eu ou vc ..... Acorda ...... não vivemos mais nos anos 50, isso acontece sim só que ninguém pode falar ....

  3. Gustavo

    15/10/2012 18:40:34

    Besta não, Juca !!! Sinta-se apenas traído ... que às vezes é pior !!!!

  4. João Carlos

    15/10/2012 17:27:40

    Pelo jeito, é pré-requisito andar de bicicleta para falar sobre doping no ciclismo.

  5. Viale

    15/10/2012 16:57:48

    Juca, alem da frustração com o passado, os indícios atuais, como a tentativa da presidenta, em segurar o inerme Genuíno, como o PT a insistir em desagravo ao também inerme Dirceu mesmo à custa de afronta ao STF, como a convocação à luta que faz o condenado, levam a uma preocupação maior, do que será o desfecho, quando da prisão inevitável.. Eu que sempre esperei comemorar a justiça feita com os perseguidores de inocentes, os carrascos da ditadura.Desde que meu amor fraterno se transformou nessa espera, desesperado e como tutor de duas sobrinhas, criadas com minha mãe, minha irmã e com minha alma, porque a mãe também se foi no acidente, londrinas, porque o pai tinha que estar fora e deveria ter ficado por muito mais tempo.Hoje, antes de tudo, comemoro a condenação de traidores do Povo, por ideais subvertidos e não honrados, de quem chegou ao poder para matar antigos companheiros e para negociar o inegociável, usando o cinismo como arma de dissimulação. A bem da verdade, essa quadrilha beneficiava o PT, com entesouramento, e ao Presidente Lula, que tinha seus planos facilitados e mais poder; com meios ilícitos, para alcançar o lícito objetivo de permanência no poder.A Justiça fica a meio caminho, até que estenda, pela lógica, seu peso e sua correção, aos maiores beneficiários dessa quadrilha, que infelizmente criou adeptos em todas as circunstâncias do Poder, um grande golpe.Se os corruptos passassem recibo, a condenação poderia ser feita, simplesmente, com base nas letras da lei, mas como negar a brilhante interpretação do STF, incriminando pelo domínio do fato, o Partido dos Trabalhadores, já que foram condenados seu presidente, seu diretor financeiro e o maior articulador político do governo.O agravo maior, nos vem por dedução; estes que, supostamente, agiam por ideal, provam que lutavam por banditismo e sede de Poder, não merecem contemplação.Farão maior mal se continuarem a usar o desmascarado PT, para insistir em desmoralizar o STF, em mais uma mobilização para desagravar bandidos traidores, que colocaram os autênticos idealistas, em situação de causa inútil, tomados por tristeza. O Ministro Barbosa, é um digno representante de nossas classes mais humildes, esse sim um exemplo do que é capaz o POVO BRASILEIRO, DISPENSANDO A TUTELA DEMAGÓGICA de qualquer aventureiro populista.Com certeza existe um brasileiro dessa cepa, para elegermos presidente, longe, bem longe dos que hoje, como os do passado, nos enxergam como gado brasileiro, pacificado e mansamente aguardando, no curral de matadouro em que se tornaram nossas cidades, à espera de mais um lance, nesse vespeiro de escândalos e corrupções.

  6. Júlio Paiva

    15/10/2012 14:21:50

    Caro Juca, Belo texto mas não gostaria de me ater sobre ele e sim sobre um comentário que você fez na CBN acerca sobre a condenação de Genoíno em tom de lamentação, principalmente quando faz uma observação de que ele não enriqueceu. Apenas lembro que ele não foi condenado por corrupção passiva, ou seja, pelo recebimento de dinheiro ou vantagem e sim por corrupção ativa, pelo pagamento ou promessa de pagamento, logo, o corruptor não necessita ficar rico para ser condenado. Aliás, sua observação é meio estranha, com todas as vênias, já que inúmeros são os crimes previstos no Código Penal e leis extravagantes que não envolvem enriquecimento do criminoso.

  7. Paulo César

    15/10/2012 14:01:34

    O lulla indicou duas vezes o pallocci para ser ministro, uma no governo dele, outra no de dilma, nas duas vezes ele foi exonerados pela prática de atos ilícitos, citando os ministros ayres brito e luiz fux, "como era possível alguém não saber .!!!" Logo, o buraco era mais em cima para usar seu título novamente Juca.

  8. Paulo César

    15/10/2012 13:56:22

    Aliás, a massa de manobra do pt, controlada por uma elite que quase não aparece, está para o pt como os camisas marrons estava para o partido nacional socialista dos trabalhadores alemães.Mas, incrivelmente vocês os acha inocentes e que tudo isso é uma perseguição contra o pt, pois é, NÃO É! Isso é esquizofrênia petista.

  9. Paulo César

    15/10/2012 13:48:15

    Meu Deus !!! Mais um que acredita em papai noel, mula sem cabeça saci pererÊ, no pt e na inocência da quadrilha do mensalão, eu só não entendo, é porque parou aí, mo meu entendimento, parafraseando o título de artigo do prórpio Juca "O Buraco Era Mais em Cima."

  10. Reynaldo Nogueira

    15/10/2012 13:12:33

    Juca: - Magistral este seu comentário, continue a sua luta pela verdade, sempre atento aos roubalhõs e aos mentirosos.Parabéns.Reynaldo, 69.

  11. CarlosSP

    15/10/2012 12:28:51

    Juca,Tem um detalhe que ninguém da imprensa está comentando: o J. Barbosa não só votou no Lula e na Dilma senão que disse que a maioria da imprensa é branca e conservadora. Todos os articulistas que tem o J. B. como novo ídolo nacional ocultam deliberadamente essa afirmação.O tratamento que o mensalão e as eleições (ninguém questiona a coincidência de datas?) tem por parte da grande imprensa é mais uma vez vergonhoso de tão parcial.

  12. Paulo Henrique Martins de Oliveira

    15/10/2012 10:44:34

    "Sinto-me uma besta!" Juca, meu caro! Mais uma vez você exprime com a simplicidade e clareza de seu texto o meu mais puro sentimento. E não pense que faço parte dessa turma radicalmente contra o PT. Muito ao contrário, apesar de todas as trapalhadas, ainda vejo no programa do partido (e não nas pessoas que o compõem) a melhor opção para o futuro do nosso Brasil.Mas, por enquanto, "sinto-me uma besta".Abraça-o,Paulo Henrique Martins de Oliveira

  13. VITOR VIVEIROS

    15/10/2012 09:42:43

    Juca, muito obrigado! Você tem o dom da palavra e o espaço. A comparação é quase perfeita e é o que eu tento dizer aos amigos. Mas com uma ressalva, o trajetória do Atleta foi toda de falsidades. Chegou onde chegou "anabolizado" e o outro se "dopou" depois de chegar ao auge!!E com muita luta!!Não concordo porém com a condenação do Político. Pois ao contrário do primeiro, ainda não está claro se ele é realmente o mandante do esquema, pode ser outro, um "peixe maior" né. Mas digo assim, se estão na dúvida e não ficou claro se fui eu ou meu irmão mais velho que mandamos fazer algo ilegal, não se pode, juridicamente falando, "escolher" um, sem provas cabais,só pra dizer que está sendo justo, acho um absurdo!!Grande abraço

  14. Claudia

    15/10/2012 08:30:35

    Juca Kfouri, não resisti a fazer um comentário: que vivemos numa sociedade que megavaloriza padrões de comportamento, seja no esporte, na educação, na política, etc. Então é assim :o cidadão vende até a alma se isso lhe render fama, sucesso, se for considerado o "primeirão",estar no padrão..Essa realidade precisa ser alargada, e o foco deve ser no sujeito, e não nos resultados, pois que esses devem ser consequência e não causa de nada.Desde menina, sempre admirei e acompanhei pessoas que fizeram história.Quando garota vibrava com o movimento das diretas já.Muitos ali se mostraram ídolos de barro, mas há também outros que conseguiram manter sua dignidade e por aí ainda podemos vê-los.Os que conseguem vislumbrar para além do próprio umbigo, que não se vendem a ganhar a qualquer custo um espaço no topo de uma realidade que exclui 97,32% das pessoas, bem esses estão de parabéns.e não são poucos, somos cada um de nós, protagonistas da história, que inclusive por aqui desfilam seus comentários indignados com as atrocidades de uma cambada que tem o poder de fazer estrago.Mas a maioria é digna,embora muitas vezes vá parar mesmo em consultórios médicos.Podemos ver também pessoas assim na mídia, como homens públicos, na educação, etc.etc.Não posso deixar de citar que sou filha da PUC, e embora não tenha estudado por lá nos tempos da sra Nadir e da resistência da universidade contra a ditadura, carrego comigo o orgulho de fazer parte dessa história.Pois que carrego comigo a postura do diálogo, respeito validação e valorização dos mais diferentes talentos, das mais diferentes inteligências e estilos das pessoas.Essa é a verdadeira inclusão, e não os discursês polliticamente corretos, enganosos que vemos por aí surgindo como salvação da pátria. Lamentável.Mas por mais que nos indignemos, o importante é manter a fé.abraços

  15. Elton

    15/10/2012 08:30:01

    Juca, então tu acredita na PRIVATARIA também, é jornalismo investigativo!

  16. Ronaldo

    15/10/2012 08:01:41

    O partido que veio para trazer práticas diferentes para a politica brasileira, sucumbiu a ela. Aprimorou o "modus operandi" do que já era ruim. Na cadeia, são capazes de se unir ao Marcola e ao Fernandinho Beira-Mar e vir com candidato próprio para a próxima eleição.

  17. Reinaldo Eterno

    14/10/2012 22:36:53

    Nao eh aa toa que os EUA sao o apis que sao e o Brasil eh o que eh...por que nao entregam a taca de campeao ao Fluminense? Por que as pessoas pagam ingresso para assistir aos jogos no Brasil? Eh jogo de cartas marcadas, muito possivel pela mediocridade de quem ganaha a vida com esportes, como varios jornalistas.Que Lama!

  18. Carlos Alberto Gomes de Araujo

    14/10/2012 22:28:35

    "E caiu na esparrela de usar as armas da burguesia contra a burguesia, comprá-la para fazer o bem." Não preciso dizer mais nada.Mas que tenho gostado muito das condenações, tenho gostado.Continuo não acreditando no STF e nas nossas instâncias de poder.Por que razão censurou, Juca? Por quê?

  19. Igor

    14/10/2012 22:27:38

    Sera? Veja o exemplo e a legiao de defensores do Atleta. Veja quantos ainda o defendem, mesmo tendo se dopado, e faca uma simples reflexao de quem apoia o Atleta Dopador esta apoiando que os fins justificam os meios, e pense nisso.Nem vou pedir para voce avaliar os que acham que ele foi injusticado, que os outros tambem se dopavam, etc... e todas as justificativas possiveis e ridiculas para defender uma fraude.Agora pense que tudo foi somente caixa 2, que foi um erro menor, que foi justifcavel pois os outros tambem fazem, e logo voce pode achar que se dopar eh uma fraude normal, que nao influencia ninguem, nem eh crime, nao faz mal a sociedade, nao forma nem influencia a vida e a opiniao de ninguem.

  20. Affon

    14/10/2012 22:15:33

    Corajoso foi o senhor, né?

  21. Affon

    14/10/2012 22:12:39

    Juca, você afirma que Zé Dirceu "caiu na esparrela de usar as armas da burguesia contra a burguesia, comprá-la para fazer o bem". O problema, Juca é que não houve prova disso. E os ministros resolveram mudar a jurisprudência para condená-lo sem indicar qualquer prova de que o Zé Dirceu tivesse tido qualquer interferência naquele processo. E resolveram condená-lo com a tese de que ele era importante o bastante para saber o que estava sendo feito e mandar fazê-lo. E com isso agora já se pode condenar alguém somente com base em presunções. Quando isso chegar a alguém caro a você, lembre-se do provérbio: "Cria corvos e eles te comerão os olhos".

  22. JP

    14/10/2012 21:56:42

    Não está defendendo, mas do jeito que fala, parece que sim. Tá louco, rapaz?

  23. Teobaldo Tristão

    14/10/2012 21:05:08

    Juca, se tiver tempo, por favor coloque um post explicando como ele conseguir por tanto tempo burlar os exames anti dopping. Estou curioso. Obrigado.

  24. Wagner Rosa

    14/10/2012 20:05:03

    Quem não vive no mundo do esporte acha um absurdo o doping, é maisuma grande hipocrisia. Na época em que o Ben Jonson foi pego, todo mundo que foi finalista naquela olimpíada deve ter feito uso de substâncias também, ou algum de vocês acham que se consegue uma massa muscular daquela com canja de galinha. Vamos acordar.Esse cara que ta falando do Armstrong faz uma cara de santo e se diz uma vítima. Acho que se as pessoas da fisiologia do exercício pudessem falar mais do que acontece no esporte ninguém ficaria crucificando o rapaz. No mundo a alto rendimento e principalmente no ciclismo isso é absolutamente normal, ou você acha que os recordes são quebrados de que forma.O atleta treina mais de 6 horas por dia de forma intensa, não tem como o corpo aguentar esse ritmo, não estou defendendo o doping, só digo que se não tomar nada dificilmente o atleta se manterá bem durante a temporada.

  25. Mariane

    14/10/2012 19:52:21

    A burguesia adora o PT. Ficaram ainda mais ricos com o PT. Aliás, tá cheio de burguês no PT...

  26. Wagner

    14/10/2012 19:15:37

    Valdir, não conheço o Roberto, mas o que ele está criticando é a postura do sr. Dirceu, e não todo um movimento.... Lidar com gente fanática é fogo......

  27. sidneyc

    14/10/2012 19:09:43

    " E o erro está comprovado, não só pelo domínio do fato -algo que horroriza o juridicismo positivista, mas colabora com o jornalismo investigativo " . Você entendeu essa frase? Não precisa de provas materiais, não precisa do " dinheiro na cueca" , precisa do fato claro, das testemunhas, da omissão, da intenção, da clara conexão entre recursos irrigando as contas de parlamentares com votações no Congresso, entre outras. Parabéns ao STF,menos Tofolli e Lewandowski, esse último conseguiu produzir uma das maiores pérolas jurídicas ao não condenar o guerrilheiro cubano.

  28. Wagner

    14/10/2012 19:09:16

    Juca, SENSACIONAL seu post de hoje!!! Foi realmente uma pena que Armstrong tenha terminado assim, era um exemplo sem sombras de dúvida (pelo menos até então) de superação para mim...Quanto à situação de Dirceu e STF, ainda hoje conversava com minha prima dizendo que me parece que o PT ensaiou um discurso em seu Diretório Nacional. Estava vendo uma entrevista do Professor Luizinho (absolvido), exatamente com o mesmo discurso do restante do partido, dizendo que foi uma pena o que fizeram com o Dirceu e Genuino, e que tudo não passa de uma ação da elite nacional raivosa sobre o PT (???) e que o STF passou por cima de todas as regras e cedeu à pressão da mídia (????)... Me preocupa um partido com pessoas tão bitoladas e fanáticas (no sentido ruim da palavra). Mais uma vez Juca, belo post! Abraço!

  29. Evanir

    14/10/2012 19:05:09

    Que me desculpem os que acreditam nessa desculpa dos petistas, mas essa tese de que o julgamento do Zé Dirceu" foi político é conversa para retardados mentais. O STF é majoritariamente composto por magistrados indicados por Lula/Dilma, e ainda que assim não fosse não haveria qualquer motivo para que os ministros condenassem Zé Dirceu apenas porque ele é quem é. Quanto ao fato de ter sido o processo julgado próximo das eleições, a explicação é óbvia: há um iminente risco de prescrição de vários crimes, e o processo só não foi julgado antes por causa do grande número de acusados e defensores. Quem afirma que o julgamento foi político ou é ingênuo ou queria mesmo um tratamento privilegiado a uma casta de políticos. São os defensores do "rouba, mas é de esquerda."

  30. kurt stabile

    14/10/2012 18:50:28

    Não vejo nenhuma primavera na justiça brasileira. A burguesia apenas se articula contra o PT. Já que eles detestam quando o povo resolve votar em partidos que eles não controlam. O Lula está controlado. Se tivessem condenado Lula teria "admirado". Mas comparar ele a Armstrong? Isso sim é escandaloso!!!

  31. Fábio

    14/10/2012 18:41:55

    Armstrong, parece, errou. Dirceu, creio, também. Mas a aberração jurídica que houve no STF é seletiva, e nao ocorreu antes da canonização do Sérgio Mota por razoes que eu e você conhecemos. Não preciso dizer nada mais. Tampouco conspurcar a sua biografia, alguém que respeito.

  32. Jason

    14/10/2012 18:36:56

    Puxa saco e capim, dá em qualquer lugar

  33. Alex TRIMUNDIAL

    14/10/2012 18:35:32

    "Razão pela qual..." O blogueiro não se cansa de usar essa frase. ahahaaha

  34. YURI

    14/10/2012 18:16:31

    Desculpe, Sérgio, mas também não resisti. Releia e veja que ele não está falando da Dilma, e sim do ministro.

  35. Marcelo

    14/10/2012 18:15:06

    So tem uma coisa fora do lugar nesse post - a comparacao deveria ser entre o molusco e o ciclista, nao entre o duas caras e o ciclista... O duas caras tinha chefe e desse ninguem fala...

  36. Valdir

    14/10/2012 18:15:01

    Magnífica sua biografia sr. Roberto, comparando-a com a do Líder Dirceu. Pelo seu relato o sr. deve ser um daqueles delatores, daqueles "quinta-coluna" que frequentavam os Centros Acadêmicos, quando estes lutavam bravamente contra a sanguinária ditadura. E que possivelmente deve ter entregado muita gente à sanha criminosa da polícia e dos milicos de então.

  37. carlos cesar

    14/10/2012 18:14:25

    Tudo certo, más a condenação é por desvio de dinheiro público, pra financiar a eternização do poder por parte do PT certo?? Ótimo, e a grana, quem vai devolver?? As condenações pelo que vi, são todas de penas leves, que podem e devem ser revertidas em penas alternativas. Assim compensa a trambicagem, quero ver a grana devolvida, não deve ser difícil se apurar quanto significa isso.

  38. Andre Trindade

    14/10/2012 18:10:38

    O texto não diz que Dilma é de origem humilde.Diz que Joaquim Barbosa, foi eleitor de Lula e Dilma.

  39. Rodolfo

    14/10/2012 18:00:43

    Nem todo socialista da época era de linha autoritária, a exemplo de Salvador Allende...

  40. Cido

    14/10/2012 17:57:18

    Isso ai Marcelo! Este sujeito nunca comentou nada sobre ciclismo e nem deve andar de bicicleta, como tem opinião formada sobre. bem colocado

  41. Jcarlos

    14/10/2012 17:50:57

    "E caiu na esparrela de usar as armas da burguesia contra a burguesia, comprá-la para fazer o bem", resume tudo, perfeito !

  42. João

    14/10/2012 17:34:22

    Um cara como Ze Dirceu jamais poderá ser exemplo de heroísmo. Um grande vagabundo que hoje em dia ganha milhões de dólares vendendo informações sigilosas, tráficando influencia. Isso é um grande exemplo de como a repressão ao comunistas de 1968 está longe de ser esse drama que dizem hoje. Tudo não passou de uma grande jogada política para eleger heróis.

  43. Roberto

    14/10/2012 17:22:40

    Em 1968 eu era calouro da USP e conheci Zé Dirceu no Centro Acadêmico, depois virou DA por ordem da ditadura.Desde aquela época já era um tipinho bem esquisito, dedicado a muitas mulheres ( parabens) e a enviar tolos calouros como bucha de canhão para enfrentar a polícia e a turma do Mackenzie, sem saber porque razão, ainda atemorizados pelos trotes nada suaves daquela época. Me lembro do centro acadêmico da rua Dr Vila Nova lotado de coquetéis molotov e o Zé discursando por lá, juntinho com outros políticos da UEE e d UNE, um terror em perspectiva.E o Zé articulando, sempre sem por a cara para quebrar. Ai foi pego pela ditadura e trocado pelo embaixador, que pena o mundo perdeu com a troca!Ficou em Cuba e parece que não gostou pois voltou logo de cara nova, nome novo, esposa e filho enganados até na identidade dele. Cara honesto e leal... Vixe como se diz no nordeste.Quando o perigo da ditadura acabou apareceu de novo, agora petista de carteirinha e articulando seu projeto de poder petista e principalmente de poder pessoal.Dai pra frente todo mundo sabe o que aconteceu com ele, o PT etc e tal.Por tudo isso seu Juca eu como membro da geração USP 1968 me recuso a enxergar o ZÉ como símbolo da minha geração de brasileiros, se você o quer fique com ele, eu sem precisar do STJ que ele não é boa bisca como dizia minha avó.Viva gente mais séria e competente como Covas, Montoro, Fernando Henrique, Ulysses, Betinho, Dom Paulo, Dom Eugênio, os poetas, músicos e escritores que driblavam sensacionalmente a censura!Zé Dirceu jamais.

  44. Sérgio

    14/10/2012 17:03:56

    Desculpem, mas só para posicionar as coisas em seus devidos lugares. Esses senhores e mais outros companheiros jamais lutaram por democracia, o ideal de juventude era ditadura nos moldes soviético, falharam peremptoriamente e hj se travestem de democratas e libertários, mas sabemos que não foi assim.Abraço a todos!

  45. sergio waltrick

    14/10/2012 17:01:02

    Juca na mosca uma pena que o chefe Lula conseguiu escapar mas a hora vai chegar e o ciclista esperamos dados mais claro certo pois o doping de hoje pode nao ser o de amanha valeu mestre

  46. Sérgio

    14/10/2012 16:58:48

    Desculpe, mas essa eu não resisti! Dilma de origem humilde? Onde? O pai era dono de contrutora, uma das maiores de BH... para vai! O Lulão era mesmo, mas na época que se elegeu já era uma fortuna, não como atualmente que já desponta como uma das maiores, assim como o filhão... Só para posicionar as coisas direito!

  47. Marcelo

    14/10/2012 16:46:37

    Juca,Concordo com seu comentário sobre o julgamento do mensalão, apesar de não ser da geração de 68,Agora uma pergunta , você sabe andar de bicicleta??Como condenar Armstrong, que fez inumeros teste antodoping e não foi pego em nenhum deles, como disse um comentário anterior daqui há pouco vão dizer que os altetas hoje limpos em qualquer esporte, amanhã poderão cair e ter que devolver títulos por que evoluiram os testes e vão dizer que tomar um refrigerante aumenta a performace do atleta.Armstrong dopado ou não, treinou mais que os concorrentes derrotados por ele, usou mais tecnologia neste esporte e revolucionou com o modo como treinava.Leia um dos livros que falam sobre Lance Armstrong.Comente futebol que é o que vc sabe bem.

  48. Rafael

    14/10/2012 16:40:12

    Muito bom, Juca.Mais uma vez me espanta o quanto eu concordo com você.Abraços

  49. Thiago

    14/10/2012 16:21:35

    O Julgamento do mensalão é apenas faixada, visto que tanto a turma do PT quanto seus "inimigos" PTB acobertam o chefe do esquema: Lula.Falar desse julgamento dessa forma é tão tosco quanto os cara pintadas da época de Collor.Não adianta dizer que está se "sentindo uma besta" porque o coelhinho da páscoa não existe se continua acreditando em papai noel.

  50. Luciano José de S. Costa

    14/10/2012 16:13:50

    Quem se junta com porcos, farelo comem!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso