Blog do Juca Kfouri

Os brasileiros em suas primeiras decisões da Libertadores

Juca Kfouri

Santos, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio e Vasco são os cinco brasileiros campeões da Libertadores que a venceram na primeira decisão de que participaram.

Os outros três, não.

O Palmeiras, primeiro a decidi-la, bateu na trave duas vezes,  em 1961, diante do Peñarol, e em 1968, do Estudiantes, para ser campeão na terceira.

O São Paulo foi derrotado em 1974, pelo Rei de Copas, o Independiente da Argentina.

O Inter, em 1980, pelo Nacional do Uruguai.

O São Caetano chegou à decisão contra o Olimpia, em 2002, e perdeu, assim como o Atlético Paranaense, em 2005, contra o São Paulo, assim como o Fluminense perdeu para a LDU, em 2008.

Mas, atenção, antes de existir a Libertadores, o Vasco foi campeão sul-americano, em 1948.

  1. joão

    14/10/2012 03:34:38

    Sobre o Sulamericano de clubes 1948.fiquei ipressionado lendo artigos sobre a história da champions league e tal campeonato de 48 é citado na quase totalidade desses artigos como a competição que inspirou a liga dos campeões da europa.não estou falando sobre sites brasileiros ou sulamericanos, mas sobre sites europeus.nesse campeonato que muitos desdenham por ter só 7 clubes se esquecendo que nas duas primeiras edições da libertadores também haviam apenas 7 clubes. Estava presentes nada mais nada menos que o maior vasco da história e base da seleção Brasileira, o maior river plate base da argentina e o maior nacional base da seleção de 1950 campeã do mundo. e segundo muitos o maior colo-colo da história.um campeonato sucesso de público e critica e que fincou raízes eternas no futebol mundial seja como embrião da libertadores,seja como inspirador da champions league, seja como primero titulo do futebol Brasileiro seja por clubes o seleção no exterior.Tamanha era a importância da competição qe as duas taças foram entregues respectivamente uma pelo presidente chileno Gabriel vidella e a outra pelo presidente argentino Juan domingo perón junto com sua primeira dama Evita perón.a recepção de dezenas ou centenas de milhares de cariocas aos gritos de campeões da América e a presença de todas as maiores autoridades Brasileiras na época dizem tudo.Parabéns ao Juca e aos outros jornalistas e historiadores que dão a tal competição a importância que ela merece.

  2. hugo

    23/09/2012 21:18:05

    .O corinthians foi campeão da copa do atlantico em 1956 certo? Os times presentes naquele campeonato,eram todos superpotencias da epoca e o corinthians venceu e por injustiça não é reconhecido pela conmebol,mas sim pela iffhs.Ja o santos jogou apenas quatro joguinho contra uns timeco vagabundo e é considerado campeão continental

  3. André

    04/08/2012 09:57:58

    Só para complementar: o Vasco começou a falar em 1996 do reconhecimento ao Sul-Americano de 1948, ou seja, antes da "moda" dos pedidos de reconhecimento que se iniciou em 2001 com Palmeiras-Copa Rio. E o Vasco começou a falar nisso com base no livro da própria Conmebol sobre a história da Libertadores. A relação Sul-Americano/1948-Libertadores não foi inventada pelo Vasco mas sim pela própria Conmebol. Ao contrário dos casos da Copa Rio e Copa do Atlântico, que seus torcedores clamam como "mundial FIFA da época" e "Libertadores da epoca" com argumentos dos mais discutíveis (no caso da Rio, já caiu por terra a falácia de que teve apoio ou participação da FIFA, ver na Wikipedia declarações de Rimet e Barassi de 5 e 12 de abril/1951, antes da Copa Rio; no caso da Atlântico 56, o Boca não abandonaria a competição na final se tivesse importância de Libertadores). Um cara que comentou abaixo questionou porque o Juca aceita Sul-Americano de 48 mas não Copa Rio 1951. Este tipo de argumento, o típico "se ele ganhou eu quero também" infantil, não leva a nada. Qualquer pessoa que estude o assunte minimamente verá que os 3 casos (Vasco/Sul-Americano/1948, Palmeiras/Copa Rio/1951 e Corinthians/Copa Atlânico/1956) são inteiramente diferentes e não têm nada a ver um com o outro.

  4. André

    03/08/2012 01:27:25

    Anibal, nem o SCCP pediu nunca reconhecimento à Copa do Atlântico, nem a FIFA seria a destinatária de pedido de reconhecimento a título sul-americano, nem é comprovado que aquela competição tenha tido um campeão declarado (o Celso Unzelte e RSSSF dizem que não teve). Mesmo que o Corinthians tenha de fato sido campeão, o WO do Boca na final é prova suficiente de que a competição não chegou nem perto da Libertadores em importância. Exceto por uma participação do Vasco na Supercopa em 1997, a Conmebol não validou o título de 1948 do Vasco.

  5. André

    03/08/2012 01:22:13

    Prezado Antonio,vc mesmo já respondeu à pergunta. O tira-teima RJ-SP foi em março/1948. O Vasco acertou sua participação no Sul-Americano de 1948 em dez/1947. Sobre 2000, o Vasco não passou a perna no Palmeiras. A indicação do Vasco ao Mundial 2000 foi no meio do ano. O Palmeiras teve tempo para reclamar. Não reclamou porque achou que ia jogar a edição de 2001, que infelizmente foi cancelada. Abraços

  6. herick soares

    24/07/2012 23:45:40

    Vc e tão burro times como são caetano ,atletico pr etc.... usaram sim dinheiro publico se não como eles teriam estadio levando duas pessoas por jogo ava ,toma vergonha e cuida do seu time,o são paulo teve dinheiro de um governador são paulino para fazer o morumbi se vc não sabe leia faz bem

  7. Antonio Carlos de Carvalho

    29/06/2012 09:59:27

    O site da RSSSF afirma que o Vasco teve direito a disputar este campeonato sulamericano devido ao fato de a Seleção estadual do Rio de Janeiro (Distrito federal da época) ter vencido o campeonato Brasileiro de seleções estaduais de 1946. (Fonte: http://www.rsssfbrasil.com/tablesae/br1946s.htm).O texto: "CBD (the Brazilian FA) awarded the Brazilian berth to the 1947 Rio de Janeiro champions because Rio de Janeiro had won the 1946 Brazilian Championship of State Teams."Fonte: http://www.rsssf.com/sacups/copa48.html .Muito estranho!! Já que o campeonato era de clubes e não de seleções estaduais, por que não foi classificado o campeão da Taça dos Campeões Estaduais de 1947, que foi o Palmeiras ao derrotar o próprio Vasco em março de 1948??Fonte: http://www.rsssfbrasil.com/tablesrz/tce1948.htm..Ou seja, mais uma vez o Vasco passou a perna no Palmeiras, como no Mundial FIFA de 2000??? m.Será que alguém vai contestar o título do Vasco?

  8. joanzinho_1976

    24/06/2012 22:42:23

    Todos as conquistam dependem de reconhecimento oficial ou notório prestígio. A Fifa não reconhece as taças intercontinentais, mas foram competições prestigiadas que deram origem ao formato que hoje a Fifa reconhece. Desconheço se a Fifa já reconheceu o título de campeão do mundo do Palmeiras, em 1951, nessa época nem havia competições desse nível, nem mesmo na Europa, que só em 1955 criou uma competição continental, cujo campeão poderia enfrentar um sulamericano - mas aqui o torneio só começaria em 1960 e assim teríamos as disputas. O título do Vasco em 1948 é um tanto questionável pois não havia tradicionalmente nenhuma competição sulamericana, mas já que a Conmebol reconheceu...

  9. Anibal Fillip

    24/06/2012 21:48:13

    Juca,o Corinthians ganhou por W.O.m do Boca Juniors, em 1956, a Copa do Atlantico de Clubes. Em 2005, o Andrés entrou com solicitação junto a FIFA pleiteando sua validade. O que resultou até agora? Seria o nascedouro da Taça Libertadores, não é mesmo? E por que validaram o título do Vasco de 1948?

  10. José Henrique

    24/06/2012 13:17:57

    Como conseguiram tirar o mando do Furacão?Amiguinhos do Leoz?

  11. José Henrique

    24/06/2012 13:16:25

    Tem razão, esses outros não construiram com dinheiro dado pelo Lula, mas conseguiram com dinheiro do povo dado pela Arena.

  12. Pedro santiago

    24/06/2012 12:44:14

    Isenção de impostos não é dinheiro.Como alguém pode comprar materiais de construção apenas com a isenção,sem o dinheiro em espécie?Alguém botou dinheiro na obra,a isenção vem depois.Eu tenho dó é de quem acredita que não há dinheiro público envolvido.Quando se trata de Corinthians tudo é muito esquisito.Como pode um Mundial de clubes ter na final dois times do mesmo país.E o pior de tudo:nenhum dois dois era o atual campeão do continente.

  13. Juca Pato

    24/06/2012 12:43:09

    Tá bom, o dinheiro do BNDES que a Odebrecht teve acesso, a juros superamigos, não é dinheiro público? Por que não usaram a isenção de impostos pra construir hospitais na ZL?

  14. Marcelo F

    24/06/2012 12:14:16

    Eta gaúcha bairrista, tchê! Todas estrelas saíram do Inter? É mesmo: Leandro Damião e Oscar são de São Paulo, minha filha. Por que tanto complexo de inferioridade? Comparar Santos, uma fábrica de craques, com vocês, nem dá. É só conhecer um pouco da história do futebol, aquela um pouco mais distante e a mais recente...Báá.....

  15. Alexandre Tadeu Schnabel

    24/06/2012 11:24:14

    O pior e que alguns clubes que não conseguem se igualar ao Santo Andre e Paulista de Jundiaí,que ja foram campeões da Copa do Brasil e acham que sao os tais kkkkkkk.

  16. Rubens santista

    24/06/2012 09:17:23

    Poxa Marcos naum sou preconceituoso so falei pro andre tenta ampliar a visao provinciana megalomaniaca em relaçao a seu time de coraçao....Esse mania de corintiano acharq seu time é maior q tudo irrita....em relaço aos outros 3 grandes do estado em titulos projeçao internacional apesar de hj esta final da libertadores o cor fica muito atras....concorda?abços

  17. Daniel Santoro

    24/06/2012 03:11:03

    Ronald Nowatski,Meia boca é quem toma de 5 numa final de Libertadores.

  18. Marcos

    24/06/2012 00:39:57

    Estádio do Corinthians "construído com dinheiro do Lula"...essa foi boa. Que paranoia ideológica é essa?

  19. Oscar M. Oliveira

    24/06/2012 00:07:31

    Estádio do Timão construído com dinheiro dado pelo Lula...meu deus do céu...que paranóia! O sujeito misturando futebol com ódio político-ideológico. Meu santo onofre! Quando pensamos que o Brasil está evoluindo...Qual nada! Ainda se encontra esse tipo de mentalidade atrasada, excludente e elitista. Amigôooo! Acordaaaaa! Não há um centavo dado pelo Poder Público ao Timão. O que há é isenção de impostos a partir de uma lei que já existia muito antes da construção do estádio, ou seja, cada investimento empresarial, público ou privado, instalado na Zona Leste dá direito a isenção de impostos. Repito: essa lei é de 2000. E antes de tudo, não esqueça que depois da construção o Corinthians pagará à PMSP uma nota altíssima em impostos sobre a renda do Estádio. Ou seja, a atual isenção redundará em lucro para o Estado, por anos a fio, dezenas, centenas, de vezes mais alta do que a isenção propriamente dita. Não inventa rapaz. De onde você tirou que o Lula está dando dinheiro ao Corinthians? Mas, é fogo, não é? O sujeito lê esses factóides por aí e saí repetindo, colando, copiando e colando, repetindo... Dá até dó.

  20. Paulo Gonçalves

    23/06/2012 23:44:26

    Verdade Marcelo. E o protofascismo direitista, como é típico de boa parte da mídia e da elite brasileira, é a arma dos hipócritas.

  21. Marcelo F

    23/06/2012 23:22:12

    De novo esse papo de campeão mundial da fifa? O que é isso companheiro? Outra coisa: o dinheiro do Itaquerão não é do lula, é de todo o povo brasileiro, que tem a maior carga tributária do mundo e mesmo assim carece de hospitais, escolas e moradias decentes. Vai ver como funcionam hospitais, escolas, como é a segurança em Itaquera. O Corinthians é o ópio do povo.

  22. Eduardo

    23/06/2012 21:57:09

    Errou. O Corinthians não pode sequer chegar aos pés de São Caetano e do Atlético, porque estes foram Campões Mundiais da FIFA (uma vez cada um); 8 títulos nacionais, cada um, sendo 5 camp. brasileiros e 3 Copas do Brasil; 26 títulos paulistas cada um (o Atlético também ganho aqui em SP 26 campeonatos - um dos mais competitivos do mundo, bom ressaltar); também ganharam vários torneios internacionais na Itália, Espanha, México e EUA (ver comentarista abaixo, que relacionou alguns dos títulos do timinho varzeano). Só não entendi o que o Lula tem a ver com a história. Calma garoto, teu candidato tucano vai ganhar a eleição, não se esmere tanto, não precisa.

  23. André Duarte

    23/06/2012 20:16:13

    Parabéns Corinthians,já conseguiu se igualar ao Atlético Paranaense e ao São Caetano.Eu juro que não consigo entender o porque da soberba e da arrogância corinthiana.Tem clubes que com muito menos dinheiro e apoio por parte da mídia e da arbitragem já conseguiram muito mais.E já construíram seus estádios.Sem dinheiro do povo,dado pelo Lula.

  24. Ronald Nowatzki

    23/06/2012 19:22:12

    Deportivo Cali e não Deportivo Quito, quando respondi foi de cabeça, depois consultei e percebi o engano. Mas segue o link abaixo.http://www.rsssf.com/sacups/copa81.html

  25. Ed

    23/06/2012 18:44:44

    Opa....o texto se refere a decisões....perdão!

  26. Ed

    23/06/2012 18:43:22

    O Atlético paranaense ja havia disputado 2 libertadores antes de 2005....se não me engano, em 2000 e 2002!

  27. Marcos Marat

    23/06/2012 18:22:08

    Para Daniel:Alguns dos títulos mais importantes vencidos por aquele time que você mais odeia (que por acaso tem a alcunha de Timão):Resumo dos internacionais:Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2000 Outras Copas InternacionaisTaça do Mundo: 1953Torneio Internacional Charles Miller (BRA): 1955Copa do Atlântico em 1956 (espécie de Libertadores da época)Copa Cidade de Turim (ITA): 1966,1969Torneio da Costa do Sol (ESP): 1969Troféu Apolo V (EUA): 1969Copa Cidade de São Paulo: (1975) Torneio de Hidalgo (MEX): 1981Copa das Nações (EUA): 1985Torneio Internacional de Verão Cidade de Santos (BRA): 1986 e 1987Copa dos Campeões (ARG): 1986Troféu Ramón de Carranza (ESP): 1996Torneios InternacionaisTaças Cittá de Firenze (ITA): 1929Troféu Barracas (ARG):1929Troféu All Stars (EUA):1930 Troféu Boca Juniors (ARG):1935Relaxa Daniel, dessa vida não se leva nada. Só o que vale é a amizade e a contemplação da natureza.

  28. Ronald Nowatzki

    23/06/2012 18:21:34

    Por favor Nélson, se digne ao menos de pesquisar antes de escrever bobagens que se escuta falar por ai. Em 1981 a Argentina foi representada por Rosário central e River Plate, mas foram eliminados na 1ª fase pelo Deportivo Quito, e o Uruguai foi representado pelo Peñarol e Bella Vista , além do Nacional campeão de 1980, Penãrol e Nacional foram eliminados pelo Cobreloa nas Semi-finais.

  29. Ronald Nowatzki

    23/06/2012 18:14:10

    Como o nome já diz ATLÂNTICO, e a América do Sul e banhada pelo Atlântico e pelo Pacífico, portanto apenas mais um torneito meia-boca que o Corinthians ganhou.

  30. Marcos Marat

    23/06/2012 18:13:44

    Rubens, não tenho procuração para defender o André, mas, deixa disso, hein?Transborda preconceito social no teu comentário. A vida é curta rapaz e dela não se leva nada, a não ser a amizade e a contemplação da natureza, das coisas e das pessoas.

  31. Juca Kfouri

    23/06/2012 18:00:03

    Fruto das correções feitas, amigo. Eles têm razão.

  32. Luiz

    23/06/2012 17:59:35

    A Comembol reconheceu, Fernando: http://www.casaca.com.br/home/2012/04/29/ha-16-anos-eurico-miranda-dava-um-presente-inesquecivel-aos-vascainos/

  33. Renato Bobby

    23/06/2012 17:56:50

    Seu comentário começou bem, e se perdeu no meio...tudo bem achar o Neymar mala, arrogante isso e aquilo, em partes é verdade sim, até porque o moleque está ganhando muito, e pessoas em sua volta em vez de melhorá-lo só puxam o saco, tudo isso contribui para certos comportamentos errados na parte dele..mas dizer que o Santos está longe de ser um clube grande, primeiro...o Santos foi o primeiro clube brasileiro á ser visto pelo mundo, daí falam "ah o Santos é o Pelé"..felizmente, serviu de casa para o maior jogador da história do futebol, mas o Santos tem 100 anos, estádio, títulos, torcida, reconhecimento mundial e nacional...sou santista também, e respeito sua posição...mas certos comentários, embasados por rejeição á um jogador tem de ser coerentes e não resvalar para o clube, uma coisa é o Neymar, outra coisa é o Santos...pense bem!!!...

  34. Ricardo

    23/06/2012 17:53:36

    O São Caetano chegou à decisão contra o Olimpia, em 2002, e perdeu, assim como o Atlético Paranaense, em 2005, contra o São Paulo, assim como o Fluminense perdeu para a LDU, em 2008.basta ler o texto 2

  35. Daniel

    23/06/2012 17:52:58

    E a final da Copa Inter americana paraolímpica de futebol de botão de 1936?? Faltou essa...

  36. Ricardo

    23/06/2012 17:52:42

    O São Caetano chegou à decisão contra o Olimpia, em 2002, e perdeu, assim como o Atlético Paranaense, em 2005, contra o São Paulo, assim como o Fluminense perdeu para a LDU, em 2008.basta ler o texto

  37. Ronaldo Bretz

    23/06/2012 17:51:50

    Uai, é o 6a1o Mineiro, porque não foi citado ao falar de Libertadores? kkkk

  38. Luiz

    23/06/2012 17:49:55

    Então vc considera o Vasco Bi-Campeão Sulamericano?

  39. danilo

    23/06/2012 17:41:48

    Cara interpreta o texto véio!!!

  40. Leia

    23/06/2012 17:37:30

    Santos, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio e Vasco são os cinco brasileiros campeões da Libertadores que a venceram na primeira decisão de que participaram.

  41. marcos gusmao

    23/06/2012 17:35:47

    E o Flu em 2008!

  42. Arthur

    23/06/2012 17:24:11

    DU-VI-DO que se o Corinthians for campeão e for pro mundial que a globo passe Ana Maria Braga....nunca!!!! Somos 30 milhões!!!

  43. vasco

    23/06/2012 17:16:42

    e o corintians vice de 2012 da libertadores chra juquinha...buuuuuuuaaaaaaaa

  44. Rubens santista

    23/06/2012 17:15:09

    Andre semifinal de libertadores entre dois clubes do mesmo estado/país causaria essa mobilizaçao..afffque mania de achar que seu time é maior que tudo....torcedor de futebol que se preze q naum torce pra san ou cor parou pra assistir!!!E outra vc so deve receber o sina~globo/band na sua csa...Assina tv paga hj em dia é baratinho....Vc vai ver que existe futebol e outros clubes alem de itaquera....Parabéns pela classificaçao!!

  45. Nelson

    23/06/2012 17:14:35

    Juca,É sempre bom lembrar que no ano da conquista da Libertadores pelo Flamengo, os clubes do Uruguai e da Argentina não participaram da competição.Não lembro qual foi o motivo. Pode checar que você vai confirmar.

  46. Fernando Almeida

    23/06/2012 17:14:09

    O Grêmio foi campeão brasileiro e disputou a libertadores 1982 e perdeu, após ser vice campeão em 82 volta a disputar a libertadores no ano seguinte e aí sim conquistou a copa.

  47. Ivan

    23/06/2012 17:08:35

    Fernando, está correto o título sul-americano do Gremio, infelismente, o do Palmeiras é válido apenas nas estatísticas de campeonatos mundiais.

  48. Fernando

    23/06/2012 17:08:11

    Ué... não entendi... se o Vasco foi campeão Sul Americano não reconhecido pela Conmebol, por que o Palmeiras de 51 não reconhecido pela FIFA não é Campeão do Mundo, se DE FATO, foi um campeonato mundial Interclubes... não entendi sua lógica, Juca.

  49. Francisco Gonçalves

    23/06/2012 17:05:52

    Meu amigo, concordo plenamente, valeu pela sua observação. Precisamos de mais jogadores e menos garotos propaganda.

  50. Rubem Alves

    23/06/2012 17:02:41

    O Grêmio não venceu a primeira final de Libertadores que disputou em 1983?

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso