Topo

Blog do Juca Kfouri

Plunct-plact-zum

Juca Kfouri

03/05/2012 11h33

POR LUIZ GUILHERME PIVA*

J. Posadas foi jogador (provavelmente ponta-esquerda) do Estudiantes de La Plata e líder de uma corrente trotskista.

Defendia, seriamente, a idéia de que os extraterrestres eram muito mais evoluídos tecnologicamente do que nós e que, portanto, suas sociedades só podiam ser socialistas.

Paul Krugman, prêmio Nobel de Economia e meia-esquerda, desenvolveu, ironizando, um modelo para o livre-comércio intergaláctico e demonstrou que só a teoria econômica ortodoxa poderia explicar as trocas interplanetárias.

Não existem formulações desse tipo sobre o futebol.

Existem, é certo, proposições específicas.

Por exemplo: há quem afirme que Pelé é alienígena, que o Cortês e o Peter Crouch são mutantes e que o ex-atacante Marciano era o Magro, do MPB-4, depois de abduzido e chipado.

Mas ninguém elaborou acerca da existência de futebol nos outros planetas nem cogitou de uma Copa Interplanetária de Futebol – que seria, no mínimo, uma maneira justa de Plutão, recentemente rebaixado, tentar voltar à Primeira Divisão.

Haveria o problema de altitude e temperatura para a realização de alguns jogos, mas a experiência na Libertadores, na Ucrânia e em Cuiabá poderia amenizar a questão para os terráqueos.

Também haveria que padronizar o tempo de jogo, uma vez que as rotações diferentes poderiam produzir jogos muito curtos, como em Júpiter, ou muito longos (maiores do que alguns em São Januário, para se ter uma idéia), como em Vênus – que, aliás, seria de longe o campeão de vendas de camisas oficiais.

E teria que ser instituída uma Federação Interplanetária para cuidar de tudo, com presidente (provavelmente o João Havelange), diretores, conselheiros, patrocínios, direitos de transmissão, comitê organizador, estádios novos, hotéis, concessão de linhas de discos voadores, souvenirs, conciliação entre a Lei Geral da Copa e a Lei da Gravidade, etc.

Huumm.

Esqueçam.

Acho que não é boa idéia.

* Luiz Guilherme Piva nunca viu OVNI.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Diretor das revistas Placar (de 1979 a 1995) e da Playboy (1991 a 1994). Comentarista esportivo do SBT (de 1984 a 1987) e da Rede Globo (de 1988 a 1994). Participou do programa Cartão Verde, da Rede Cultura, entre 1995 e 2000 e apresentou o Bola na Rede, na RedeTV, entre 2000 e 2002. Voltou ao Cartão Verde em 2003, onde ficou até 2005. Apresentou o programa de entrevistas na rede CNT, Juca Kfouri ao vivo, entre 1996 e 1999 e foi colaborador da ESPN-Brasil entre 2005 e 2019. Colunista de futebol de “O Globo” entre 1989 e 1991 e apresentador, de 2000 até 2010, do programa CBN EC, na rede CBN de rádio. Foi colunista da Folha de S.Paulo entre 1995 e 1999, quando foi para o diário Lance!, onde ficou até voltar, em 2005, para a Folha, onde permanece com sua coluna três vezes por semana. Apresenta, também, o programa Entre Vistas, na TVT, desde janeiro de 2018.

Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/