Blog do Juca Kfouri

O discurso de Romário sobre as desapropriações para a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil

Juca Kfouri

O deputado Romário (PSB-RJ) acaba de fazer o seguinte discurso na Câmara, em Brasilia:

Senhor Presidente,

Nobres colegas,

Quem me conhece, quem acompanha minha atuação como parlamentar, sabe que eu, como milhões de brasileiros, estou na torcida para que o país realize da melhor maneira possível a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

É por isso, inclusive, que tenho demonstrado preocupação e cobrado publicamente explicações das autoridades para os atrasos nos preparativos para esses eventos.

Por outro lado, assim como vários colegas da Comissão de Turismo e Desporto, tenho procurado chamar a atenção para a necessidade de que esse processo seja conduzido com absoluta transparência, com espírito cívico, e também para que não deixemos em momento algum de ter em mente o legado desses eventos esportivos, isto é, o que vai ficar para a nossa população depois que o circo for embora.

Por isso, Senhor Presidente, é que venho acompanhando com apreensão as notícias sobre o modo como têm sido realizadas, em alguns casos, as desapropriações para a realização das obras. Há denúncias e queixas sobre falta de transparência, falta de diálogo e de negociação com as comunidades afetadas, no Rio de Janeiro e em diversas capitais.

Há denúncias também de truculência por parte dos agentes públicos.

Isso é inadmissível, Senhor Presidente, e penso que esta Casa precisa apurar essas informações, debater esse tema.

Não podemos nos omitir.

Diante desse quadro, nosso país foi objeto de um estudo das Nações Unidas, e a relatora especial daquela Organização chegou a sugerir que as desapropriações sejam interrompidas até que as autoridades garantam a devida transparência dessas negociações e ações de despejo.

Um dos problemas apontados se refere ao baixo valor das indenizações.

Ora, nós sabemos que o mercado imobiliário está aquecido em todo o Brasil, em especial nas áreas que sediarão essas competições.

Assim, o pagamento de indenizações insuficientes pode resultar em pessoas desabrigadas ou na formação de novas favelas.

Com certeza, não é esse o legado que queremos.

Não queremos que esses eventos signifiquem precarização das condições de vida da nossa população, mas sim o contrário!

Também não podemos admitir, sob qualquer pretexto, que nossos cidadãos sejam surpreendidos por retro-escavadeiras que aparecem de repente para desalojá-los, destruir suas casas, como acontece na Palestina ocupada.

E, como frisou a senhora Raquel Rolnik, relatora da ONU, “Remoções têm que ser chave a chave”. Ou seja, morador só sai quando receber a chave da casa nova.

É assim que tem que ser.

Tenho confiança de que a presidente Dilma deseja que os prazos dos preparativos para a Copa e as Olimpíadas sejam cumpridos, mas não permitirá que isso seja feito atropelando a Lei e os direitos das pessoas, comprometendo o futuro das nossas cidades. Espero que ela cuide desse tema com carinho.

É hora, Senhor Presidente, nobres colegas, de mostrarmos ao mundo que o Brasil realiza eventos extraordinários, sem faltar ao respeito com a sua população.

Era o que tinha a dizer. Muito obrigado.

  1. Dyego Alexandre

    12/04/2012 16:27:39

    Romário era polêmico como jogador de futebol e é muito mais polêmico como parlamentar, porém positivamente.

  2. Rafael Pires

    01/11/2011 09:52:55

    Excelente pronunciamento. Melhor do que discutir inutilmente a autoria do discurso sendo preparado ou não pelo Romário, é entrar a na própria avaliação. O governo, a CBF e a FIFA enxergam a Copa como mero meio de movimentar bilhões dos cofres públicos e não há nenhum interesse em legado. Isso é palavra pra inglês ver....PS: Realmente, num Congresso Nacional dessa categoria como o que nós temos, Romário consegue ser uma das intervenções mais lúcidas num tema como esse...

  3. Amauri Luciano Sá de Souza

    22/10/2011 21:08:54

    IIIIaaaaaiiiii Peixe!!!! Basta fazer o que vc sempre feis pelo povo!!! deu muito alegria através do seus gols....Sou praticamente analfabeto cursei apenas o ensino médio, mais sinto firmeza nos seus discurssos, e isso realmente e o que está ocorrendo, em nome da Copa, somente agora as FAVELAS estão sendo Alvos das Empreiteiras cujos donos são da politica ou apadrinhados com tais!!! DEsapropriar de maneira justa e uma maneira do CIDADÃO melhorar de vida, Infelismente o preço e injusto e as ameças aos moradores e ferverosa, abalando o pisicologico, acaba cedendo a preço de banana... O que leva o desapropriado inaugurar outra favela...Direito a posse, porque o direito a um simples TETO e negado ao povo pobre, "Quando se consegue com anos de LUta, A Copa vira cozinha dos maus intencionados!!!! Romário a mão de Deus e pesada, no momento está mão poderosa está te abencoando.............

  4. Celso

    24/08/2011 16:37:50

    mais um gol de romário!

  5. Braz Megale

    24/08/2011 09:40:35

    Romário!!?? Quem diria...Existe uma coisa que podemos fazer contra isso (porque evitar a roubalheira ninguém parece poder):É só não ir a copa, não assitir a copa, boicotar a copa! O povão, que realmente alimenta o futebol, não vai poder pagar pra ir mesmo, então só falta a burguesada que pode pagar fazer um sacrifício e boicotar.Juca, porque vc e outros jornalistas não sugerem uma campanha contra a copa? E não me repsonda que vc quer a copa limpa, sem corrupção etc, porque neste momento a única coisa que realmente faria alguma diferença era se todos os brasileiros, pelo menos, boicotassem a copa.

  6. Augusto R. R. Ferreira

    24/08/2011 06:55:38

    Como jogador de futebol, não tem o que discutir, ele era realmente foda. Já como pessoa, eu não gostava dele, achava ele mal educado, arrogante e prepotente. Porém, como político, eu fico bastante surpreso (de forma positiva) com as atitudes dele. Está demonstrando preocupações e cobrando explicações sobre o que está errado. Espero que isso não seja apenas mais um discurso político, espero que seja o começo de uma boa política por parte do Romário.Aguardemos pra ver.Boa sorte ao Romário e a todos nós.

  7. Augusto R. R. Ferreira

    24/08/2011 06:20:50

    E o Corinthians não saiu da 1a posição. Vão falar o que? Que até no Placar Real tem armação??? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  8. Augusto R. R. Ferreira

    24/08/2011 06:14:34

    Edson CostaVocê é desses que julga, aponta o dedo na cara da pessoa de acordo com o que ela fez, vestiu, falou ou escreveu. Já está dizendo que isso é um discurso eleitoreiro, forçado. Já está dizendo que ele achava que Palestina era um time da série B.Você não acha que é melhor esperar as coisas acontecerem (ou deixar de acontecer), para assim só depois você tirar suas conclusões??

  9. Lobo Mauro

    24/08/2011 00:47:12

    Não interessa quem escreve, mas quem assina ou lê, nesse caso. Os discursos dos presidentes (Lula, FHC, Obama) não são escritos por eles. Menos hipocrisia e preconceito aqui, por favor.

  10. Armando Moya

    24/08/2011 00:42:27

    Sinto em informar os incrédulos, mas o Baixinho fez o que muita gente grande não tem coragem de fazer.

  11. Leo Pinho

    23/08/2011 23:34:33

    Ô gente ignorante!E daí que foi um estagiário, um assistente, um colega ou a mãe que escreveu o discurso do Romário?? O fato é que, ainda que ele não tenha escrito, teve a cara e o peito de chegar lá e representar a população do estado dele naquilo que ele acredita ser certo. Foi lá colocar-se contra desapropriações abusivas ao invés de discursar a favor do aumento do próprio salário de deputado.Gente que faz colocações cretinas como esta (de que este foi um texto escrito por um estagiário) merece políticos profissionais, que esquentam a mesma cadeira há décadas. Merece Sarneys, Calheiros, Garotinhos e demais pulhas que infestam a política nacional.

  12. Zeca

    23/08/2011 21:53:55

    Caro Edson,Para a sua trizteza, e talvez infelicidade, qualquer político do mundo recebe apoio para escrever os seus discursos. Um abraço

  13. Fernanda Almeida

    23/08/2011 21:52:20

    Poucos são os parlamentares sérios que querem realmente trabalhar a favor do Brasil e do povo brasileiro, infelizmente. No entanto Romário, felizmente, está entrando pra esse time seleto. Ele está trabalhando sério, é só acompanhar o que ele tem feito.As pessoas mudam e amadurecem. É só isso!

  14. Julia

    23/08/2011 21:32:26

    Ahhhhhhh moleque! Chupa essa manga, não é qualquer zé ninguém que pode causar reboliço e ainda ficar por cima, e bem por cima! Vai lá Romário acaba com eles!

  15. Rasiko

    23/08/2011 20:09:37

    E você é coerente com seu nome: não passa de um Zé Mané que, com certeza, não faz nada e corneta os que fazem.Vai lamber sabão seu Zé Mané frustrado!

  16. jose maria santana

    23/08/2011 18:28:27

    edison o lula foi presidente 8 anos e nunca escreveu nada pois e anlfabeto e voce e um otario em falar do romario garanto que voce voto no lula vai estudar seu mane

  17. edson costa

    23/08/2011 16:37:35

    Companheiro, vc entendeu errado o meu comentário. Eu não estou pregando a alienação, e tambem não disse que ele não pode ser levado a sério pelo fato de alguem escrever o discurso pra ele. Só acho muito INCOERENTE um cara como o Romário fazendo um discurso desse. Se partisse de ex-atletas com histórico de engajamento político, consciência crítica como Raí, Tostão, Sócrates...era pra aplaudir de pé, mas, vindo dele fica tão óbvio que é uma coisa forçada, eleitoreira, que não dá pra levar à sério mesmo. O cara falou até da questão palestina. É mole? Até anteontem ele achava que palestina era um time da serie b do RJ. Acho que as atitudes pregressas "falam" muito mais sobre as intenções de alguem do que um discurso feito pra ser aplaudido.

  18. Fabrício Andrade

    23/08/2011 16:32:35

    "Sugiro ao excelentíssimo deputado federal Romário, eleito pelos cidadãos do Rio de Janeiro, que fiscalize o que está ocorrendo em seu estado". Simão.Meu caro, não se esqueça que Romário foi eleito Deputado Federal pelo Rio de Janeiro, e portanto, seu compromisso é com a Federação.Edson, Quanto ao conteúdo do texto, só corrobora para o fato de que, além de combativo o nobre deputado está muito bem assesssorado.

  19. Julio

    23/08/2011 14:37:32

    Nas minhas previsões, o Romário desempenharia um papel identico ao do Tiririca... Tenho que dizer que a cada dia me surpreendo mais com o baixinho. Ainda está com um ar de demagogia, mas ninguem pode negar que é um dos unicos a se opor publicamente a essa "má administração".Parabens Romário, espero que a cada dia eu fique mais surpreendido com desempenho.

  20. Edson Almeida

    23/08/2011 14:32:46

    Mandou bem deputado federal Romário! É preciso colocar o dedo na ferida, é preciso transparência e publicização dessa questão tão espinhosa. Note-se a relação que se fez com relação aos Palestinos! Isso é discurso de primeira! Inteligente e contextualizado. Parabéns ao Juca Kfury por reproduzir esse discuso em seu blog!

  21. João Telésforo

    23/08/2011 14:27:23

    GOLAÇO do Romário!

  22. Roberto

    23/08/2011 14:22:18

    então, sr. édson costa, que deixemos assim mesmo e vamos dormir tranquilos. principalmente gente como eu ou o sr., que provavelmente não perderemos nossos bens por causa desses dois eventos. qualquer parlamentar, governador e até presidente da república têm assessores para escrever seus pronunciamentos. do romário ao suplicy. quer dizer então que só podemos levar a sério aqueles que escrevem seus próprios discursos?! não vai sobrar ninguém. talvez uma meia-dúzia. e esses que o sr. admira quem sabe têm outras preocupações, distantes do futuro dessas pessoas que precisarão ser removidas e desalojadas. é isso aí romário. eu que pensei que apenas irias engrossar a lastimável bancada da bola, alegre me surpreendo. é gol!

  23. edson costa

    23/08/2011 13:54:42

    Comentário perfeito, Lula Dias!

  24. Eduardo Pinho

    23/08/2011 13:43:21

    De acordo com o Romário, menos nos casos em que a ocupação dos terrenos é de procedência ilegal, caso da área que seria usada para construção da sede de imprensa. Nesses casos, tinham que ter mandado a retro-escavadeira muito antes da urgência das obras da Copa.

  25. Diego

    23/08/2011 12:58:35

    Napoleão é considerado um dos maiores imperadores(se não o maior) que o mundo ja teve. Não entrando no merito de métodos utilizados por ele, um fato é que a França evoluiu muito para o padrão daquela época. O principal segredo de Napoleão é que ele sabia que não podia fazer tudo sozinho( e provavelmente era um militar sem muito conhecimento "erudito"), quando se tornou lider da França chamou os melhores de cada area para auxilia-lo no progresso da França. Se Romário também faz isso, entende suas limitações e busca esse aprimoramento em pessoas qualificadas faz muito bem. Se tiver realmente vontade de afzer coisas boas por esse país, bem auxiliado irá ajudar demais.

  26. César

    23/08/2011 12:54:08

    Não importa se ele escreveu ou não o discurso, o que importa é que ele mostrou que ele é chapa-quente até fora dos gramados!

  27. Lula Dias

    23/08/2011 12:43:17

    Tudo bem que o discurso JAMAIS poderia ser escrito por ele, mas que aprendeu rapidinho a falar coisas que desconhece e que lhe mandam dizer para agradar a plebe ignara, está explícito. Demonstra claramente que foi eleito por uma cambada de analfabetos políticos e alienados fanáticos torcedores do futebol corrupto para ser marionete. Foi puro discurso para fazer pose de bonzinho, pois na verdade nunca teve esse tipo de atitude quando era jogador, ao contrário, sempre foi arrogante, ofensivo e desrespitoso com outros profissonais do esporte, da imprensa e com o público adversário. Felizmente eu tenho boa memória.

  28. Bruno

    23/08/2011 12:23:24

    Boa Romário! Tá fazendo muito bem ao nosso país! Que continue assim e angarie mais adpetos a sua causa!

  29. renato

    23/08/2011 12:19:03

    e a eminência clara da tragédia, o que será?um cardeal branco que vai matar alguém?o cara chama o outro de analfabeto político e parece o cara da escolinha do professor Raimundo, Estava indo tão bem .....quanto ao tema, o Romário já fez mais que o Sarney, que o Joao Paulo Cunha, que o Waldemar Costa Neto, que o Renan Calheiros, etc. escolhi bem o páreo, não?

  30. Everton Novaes

    23/08/2011 12:10:33

    Fico boquiaberto com a capacidade das pessoas em serem vazias, não terem foco nas coisas. Então quer dizer que o que importa é quem escreveu o discurso, né? Ah, entendi...

  31. Glaucia

    23/08/2011 11:44:50

    Parabéns ao Juca e ao Romário.Temos que denunciar e agir contra esses ilegalidades que estão acontecendo em nome da Copa. Basta de famílias removidas, casas desapropriadas e dinheiro para alimentar empreiteiras.Fico grata por vc abrir um canal de debate sobre esse tal legado da Copa.

  32. edson costa

    23/08/2011 11:43:54

    POR UM BRASIL DECENTE, 2014 ROMÁRIO PRESIDENTE! queria pedir desculpas aos intelectuais que comentam nesse blog, pois, como disse o Arthur "Bertold bretsch", eu sou apenas um analfabeto político. Dito isso , só queria esclarecer que, em nenhum momento eu critiquei o discurso. Só acho patético o romário, de repente, adquirir essa consciência social e se transformar em bandeira de defesa da ética na adm. pública. Está claro que ele tá se aproveitando desse palanque fantástico que é a copa do mundo pra pagar de "parlamentar atuante". Concordo que "o que importa é o discurso", mas, se fosse o Sarney com esse mesmo discurso? todo mundo tava metendo o pau, dizendo que era oportunismo! Romário e tiririca podem até vir a ser os maiores deputados da história brasileira, enquanto isso não acontece, continuo achando que o congresso não é lugar para semi-analfabetos. O que eu tentei dizer é que qualquer um pode subir num palanque e fazer um discurso agradável aos ouvidos dos eleitores, principalmente alguem que atrai os holofotes como ele, só acho que sua conduta não permite levá-lo à sério.

  33. Gabriel

    23/08/2011 11:01:56

    E daí que algum estudante de Ciências Sociais está produzindo esses discursos?O que interessa é que Romário topa ser o porta voz desse tipo de causa, e seu mandato tem sido uma grata surpresa. Ele tá dando a cara pra bater em assuntos delicados e indo de encontro a interesses de poderosos.Se outros tão escrevendo seus discursos só quer dizer que ele é bem assessorado, e mais nada. Não perde o mérito de forma alguma.

  34. Bagaio

    23/08/2011 10:52:30

    Não quis fazer teste do bafômetro, gde. deputado...

  35. Iara teixeira

    23/08/2011 10:35:26

    Bom discursso, indepenente de quem tenha escrito, ou vocês acham que todos os políticos escrevem seus discurssos? A idéia é boa, e é o que vale.

  36. Arnaldo de Sousa

    23/08/2011 10:17:02

    Caro Juca, gostei do post do Romário. Ele falou por si. Parabéns ao discernimento e surpreendente discurso do ex-craque dos campos.Se Romário continuar neste tom, vai se revelar um craque também na política.Parabéns!!!Arnaldo de São Paulo

  37. Jones 8-1-1

    23/08/2011 09:57:41

    Juca, olha que ótima iniciativa...http://placarreal.com.br/index.aspps. obviamente, como eu e a maioria dos palmeirenses já sabem, adivinha qual o time mais prejudicado do Brasil?

  38. Luiz Messias

    23/08/2011 09:46:21

    Considerando que nem isto os deputados estão fazendo, é louvável a atitude do Romário. Até prova em contrário ele está protestando contra a maneira com que as coisas estão sendo levadas. Eu dou um voto de confiança a ele até prova em contrário, afinal temos 4 anos para avaliar a performance dele.

  39. Seyey Cunioci

    23/08/2011 09:17:20

    Caro Edson,O problema do discurso está em quem o escreve ou o que ele defende?Abç.

  40. Azrael

    23/08/2011 09:07:45

    É claro que foi assessor quem escreveu o discurso, mas é o que o baixinho queria dizer e o fez muito bem! Queremos o sucesso destes eventos, ética nos esportes e RT fora, mas não faremos isto sem educação e respeito, pois não somos iguais aqueles que queremos fora de lá!

  41. Diogo Moreira

    23/08/2011 09:05:34

    Nunca fui fã de Romário como jogador. Acho que foi sim, um grande goleador, mas com atuação muito restrita e nenhum grande exemplo fora de campo (acho por exemplo que Ronaldo foi muito mais importante para uma geração do futebol do que ele). E também torcia o nariz para o fato dele ter se tornado deputado. Entretanto, tenho que reconhecer que sua atuação como parlamentar tem sido extremamente eficaz e positiva. Usando seu prestígio para cobrar coisas que ninguém tem coragem, mesmo que seja demagogia (o que acho que não é - ele nunca foi de querer agradar só por agradar) é extremamente importante e faz valer o voto que o povo deu pra ele. Tomara que continue e não que não se trate apenas de birra com a CBF ou quem quer que seja.

  42. Haroldo Ribeiro Gomes

    23/08/2011 08:58:23

    Fico puto quando vejo esses idiotas focando em quem escreveu o discurso e deixando passar à margem o conteúdo do mesmo.Não interessa quem escreveu o discurso. O que importa é que o discurso bata firme nestas questões e que o Romário mantenha coerência entre o discurso e suas ações.

  43. Tiago

    23/08/2011 08:29:37

    Pior é que alguém tenha tanta arrogância como você. Duvidar da capacidade de alguém, como se você fosse o Einstein brasileiro.

  44. Fernando

    23/08/2011 08:28:21

    O fato do Romário gostar de festa, de praia,, de mulher etc... não invalida seu discurso. por ser um cara popular e conhecer o RJ ele sabe do que está falando. Muito boa baixinho!

  45. Joao CWB

    23/08/2011 08:23:08

    Senador?

  46. Arthur

    23/08/2011 08:10:01

    Edson!!Você deve ser um coitado, um analfabeto político, um fã de novelas e jornaizinhos da Rede Globo.Fazer comentário em relação a quem escreveu ou não escreveu o texto é um absurdo.O mais importante aqui é tema, o contexto... dá pra sentir a eminência clara de tragédia.Acorda zé povinho.

  47. Junior Simões

    23/08/2011 07:53:45

    Goooooolaaaaaaaaaaçoooo do Baixinho!!!!!!!!

  48. neylla

    23/08/2011 07:42:41

    não importa quantos estavam presente, e sim, a postura dele que alias deveria tambem partir de todos nós brasileiros, que falamos muito mas não tomamos uma atitude para combater toda esta corja de corruptos, assim como foi feito com o "collor" que hoje vive debaixo das asas do partido que ajudou a coloca-lo para fora do governo, é o que digo quando se chega ao poder as coisas mudam, que o digam os moralistas petistas que agora viraram petralhas como todo politico.Da-lhe romário, va enfrente sim, cobre muito faça valer os votos dos que acreditaram em vc.

  49. neylla

    23/08/2011 07:33:04

    assessoria é para isso amigo, ou vc acha que politico senta e escreve o que fala? em que mundo vc vive? ele ta certo em falar nesse assunto, eu tenho muito medo do mico que estamos correndo, risco de passar com tanta corrupção neste governo dos petralhas, que nem sei se teremos uma copa ou olimpíadas é muita roubalheira e é com isso que deveriamos nos preocupar e nao com quem escreve o discurso.

  50. Rasiko

    23/08/2011 06:13:35

    Edson Costa, o que é que VOCÊ está fazendo?O Romário demonstrou a vida inteira que não é pau mandado de ninguém e está provando isso, mais uma vez.Quanto à autoria do discurso ser de algum estudante de ciências sociais, qual é o problema?Tenta dar tratos a bola e entender porque ele tem acessores?Já se passaram 15 minutos... conseguiu ou quer que desenhe com detalhes?

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso