PUBLICIDADE
Topo

Histórico

Categorias

Blog do Juca Kfouri

Vem aí a Associação Nacional do Torcedor

Juca Kfouri

12/10/2010 12h41

Chris Gaffney, nascido nos Estados Unidos,  é autor do livro "Temples of the Earthbound Gods", sobre a arquitetura de estádios de futebol, tratados como santuários.

É também professor visitante na Escola de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal Fluminense e  pesquisa e escreve sobre os efeitos dos mega-eventos esportivos no Rio e no Brasil. (www.geostadia.blogspot.com).

Quem esta com ele à frente da organização do que estão chamando de ASSOCIAÇÃO NACIONAL DO TORCEDOR é Marcos Alvito, também professor na UFF e Mestre em História Social das Idéias pela mesma universidade, além de Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo.

Ambos querem construir uma organização nacional que entre nos debates com a cartolagem, entre nos estádios com faixas para a torcedor comum ver e, pelo sítio do movimento, se informar melhor sobre o que está acontecendo com a preparação da  Copa do Mundo no Brasil.

Como há pesquisadores de alto nível atrás do assunto, e pela indignação diante do que avaliam como apropriação da cultura brasileira de futebol pela grande mídia,  cartolas, FIFA e CBF,  os dois professores decidiram começar uma verdadeira  guerra de informação para tentar estabelecer um pouco de democracia no futebol brasileiro.

O movimento considera que o futebol brasileiro é um patrimônio cultural e que esse patrimônio esta sendo violado, apropriado e vendido nas formas mais diversas e perversas possíveis.

Seus lançadores, afirmam:

"Sabemos que essa organização tem a possibilidade de explodir numa rede nacional em pouco tempo. Sabemos também que estamos correndo atrás do relógio, contra os poderes já estabelecidos, e as demais forças do capital internacional".

O endereço para quem quiser se informar e se associar é http://www.torcedores.org .

Neste domingo, no Engenhão, por ocasião do clássico entre Fluminense e Botafogo, a Associação Nacional do Torcedor dever fazer sua primeira aparição pública.

Sobre o Autor

Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Diretor das revistas Placar (de 1979 a 1995) e da Playboy (1991 a 1994). Comentarista esportivo do SBT (de 1984 a 1987) e da Rede Globo (de 1988 a 1994). Participou do programa Cartão Verde, da Rede Cultura, entre 1995 e 2000 e apresentou o Bola na Rede, na RedeTV, entre 2000 e 2002. Voltou ao Cartão Verde em 2003, onde ficou até 2005. Apresentou o programa de entrevistas na rede CNT, Juca Kfouri ao vivo, entre 1996 e 1999 e foi colaborador da ESPN-Brasil entre 2005 e 2019. Colunista de futebol de “O Globo” entre 1989 e 1991 e apresentador, de 2000 até 2010, do programa CBN EC, na rede CBN de rádio. Foi colunista da Folha de S.Paulo entre 1995 e 1999, quando foi para o diário Lance!, onde ficou até voltar, em 2005, para a Folha, onde permanece com sua coluna três vezes por semana. Apresenta, também, o programa Entre Vistas, na TVT, desde janeiro de 2018.

Colunas na Folha: https://blogdojuca.uol.com.br/lista-colunas-na-folha/

Blog do Juca Kfouri