Blog do Juca Kfouri

Grécia apresenta a "Zebra de Tróia"

Juca Kfouri

Por RAFAEL BELATTINI

Pelo que foi apresentado na primeira rodada do grupo B, os gregos tinham uma tarefa hercúlea para não serem eliminados da Copa já contra a Nigéria.

Além de irem atrás de um ponto, algo que nunca tinham conseguido em Mundiais, buscavam o primeiro gol da história grega em Copas do Mundo.

Talvez por isso Sokrates Papastathopoulos, afobado, tentou fazer do meio de campo logo no começo do jogo.

Apesar de ter maior controle de bola, os gregos não criavam chances. E se o ataque não funcionava, a defesa, ponto forte na conquista da Euro 2004, era uma baba.

Aos 15 minutos, Uche cobrou falta para a Nigéria. A bola passou na frente de todo mundo e, sem qualquer desvio, foi para o fundo das redes para colocar os africanos na frente.

Até aí, tudo normal.

Mas o nigeriano Kaita cometeu uma tolice sem tamanho. Fora de campo, deu uma solada no grego Torossidis e foi expulso direto pelo árbitro Óscar Ruiz.

Um verdadeiro “Presente de Grego” do meio-campista ao time nigeriano.

Em vantagem numérica, só dava ataque grego contra uma retranca nigeriana.

Depois de pressionar, Salpingidis, autor do gol que colocou a Grécia na Copa, recebeu a bola na entrada da área e chutou. A bola desviou nas costas do defensor nigeriano, balançou as redes e entrou para a história.

Assim como aconteceu no final da primeira etapa, a Nigéria acordou após levar o gol de empate e passou a atacar e quase marcou no começo do segundo tempo.

O jogo ficou tão equilibrado que, no mesmo minuto, as duas seleções chegaram perto do segundo gol.

Primeiro, Enyeama salvou a Nigéria em chute de Gekas. No contra-ataque, Tzorvas salvou os gregos defendendo chute de Aiyegbeni e assistindo Obasi, incrivelmente, chutar para fora o rebote.

Enyeama era o melhor jogador da Nigéria na partida segurando o bombardeio grego que tinha dado 20 chutes contra oito dos nigerianos.

Até que ele falhou.

Aos 26 minutos, Tziolis chutou de fora da área, o goleiro nigeriano não segurou. Torosidis aproveitou o rebote para virar o marcador para a Grécia.

Com o placar de 2 a 1, a Grécia ainda sonha com uma vaga na segunda fase assim como os sul-coreanos e até mesmo os nigerianos.

  1. carlos antonio souza

    18/06/2010 08:33:53

    Juca, Se a Grécia ganha de 3x0 da argentina, quem classifica para próxima fase??

  2. felipe

    18/06/2010 07:12:43

    É, o futebol não passa de uma grande conspiração. Não sei nem porque você, intelectual que é, ainda perde tempo com isso. Válido mesmo é a vitória do Brasil contra a Espanha em 62, que além do juiz não ter dado penalti, ainda anulou o gol que até hoje ninguém sabe explicar porque. Esse menosprezo ao time da capital e aos hermanos me cheira a complexo de inferioridade.

  3. Stylianos Moyssiadis

    17/06/2010 23:51:16

    Pessoal, os Deuses do Olimpo estao radiantes. Novamente um momento historico para a Grecia ! Viva a Copa ! Viva a diversidade dos povos ! Viva a Grecia !Stylianos MoyssiadisPortal do Bom Retirohttp://www.portaldobomretiro.net

  4. Daniel

    17/06/2010 22:02:47

    Seja contra o uso de verba pública para Estádios de Futebol, Diga não a Corrupção. Não se curve a CBF, Não se curve a FIFA. Eles querem que paguemos a conta, mas a cidade de São Paulo tem outras prioridades. Cidadãos conscientes acessem, assinem e divulguem. Unidos somos mais fortes: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/6353

  5. Joka

    17/06/2010 21:28:40

    A derrota da Nigéria serviu para mostrar que as seleções africanas são displicentes tanto no aspecto disciplinar quanto no aspecto tático.

  6. Fernando

    17/06/2010 18:53:43

    Este futebol africano é realmente o ápice da mediocridade geral desta Copa. Nem do eterno fregues de repescagem Uruguai, nem da ridícula Grécia, de ninguém eles passam. Que fazem lá estes times afinal? Nem na segunda divisão do Brasileiro eles estariam. Já vão tarde.

  7. Evanir

    17/06/2010 18:45:41

    Quem tem um jogador como esse Kaita não precisa nem de adversários. Que mula!

  8. José

    17/06/2010 18:40:31

    Vai aparecer mais zebras até o fim da primeira fase. É só esperar para ver!

  9. Afonso Martins

    17/06/2010 16:36:49

    Excuse-me!Postei no tópico errado.

  10. Afonso Martins

    17/06/2010 16:33:41

    Diego Macias dmacias@ole.com.ar | 17-06-2010Higuaín metió todos los que se perdió con Nigeria y, con tres goles suyos, liquidó a Corea del Sur. Argentina estaba para golear, pero se le complicó el partido. Pero entre el Pipita (Higuaín), Messi y Diego, que metió a un Agüero clave para definir el partido, la Selección quedó a un paso de los octavos.Una goleada para soñar: a la propuesta de roce que ofreció Corea del Sur, la Selección argentina le contrapuso fútbol. Ni más ni menos. Con todo lo que eso implica en un Mundial.Y en este Mundial, en el que son contados los equipos que han mostrado algo diferente.A do norte jogou bem fechadinha contra o Brasil. A do Sul disse que aprendera com a do Norte e ia fazer o mesmo frente a Argentina. Ficou na pretensão. Como esntusiasta do Taekwondo esperava mais comprometimento por parte da galera do Yin Yang - fiquei na esperança.Talvez seja bairrismo: a Argentina ainda não me convenceu.

  11. Afonso Martins

    17/06/2010 15:14:57

    Porque é o técnico que convoca os jogadores e geralmente ele convoca o time dele e não o da emprensa e os cronistas pensam que entendem mais de futebol do que quem estudou Educação Física ou foi jogador. Se bem que, há alguns técnicos e jogadores que adoram um microfone ou as luzes dos holofotes. Assim, há uma nada saudável inversão de valores: jornalistas querendo ser técnicos e técnicos e jogadrores querendo ser estrelas na mídia / comerciasis. Quem perde com isto somos nós que financiamos todo este esquema tanto esportivo quanto jornalístico, pois, como torcedores e consumidores dos produtos anunciados e dos próprios veículos de comunicação, somos obrigados a digerir uma real contenda travada entre eles recheada de sandices e questões / agressões pessoais, resultando em futebol de qualidade duvidosa por perda de foco e informações descartáveis, pois, tendenciosas, fruto da falta de respeito de ambos para com o público que paga o salário deles.

  12. Carlos

    17/06/2010 14:37:26

    Racistas, estão precisando de umas aulinhas para refletirem!

  13. Julio

    17/06/2010 14:36:04

    Huummm... faltou à aula de português! "... a Nigéria acordou após levar o gol de empate e passaram a atacar e quase marcaram no começo do segundo tempo..." Passaram e marcaram concordam com Nigéria, no singular (passou e marcou) Oooopss...

  14. Julio

    17/06/2010 14:08:42

    Eu quero é Títulos!!!!!!!!!Copa????Só se for no sanduba!São Paulo não precisa de Copa...porém...tem um timeco de 5ª categoria que necessita de estádio e uminha Libertadores!!!!uahuahuahuahuahauha

  15. MAURO ALVIM

    17/06/2010 14:07:40

    A fifa poderia adotar, em regime de urgencia, uma nova regra:"Por absoluta carencia de gols, fica decretado que o primeiro critério de desempate é saldo de caneladas na redonda. A seleção com o menor numero de caneladas terá garantida a permanencia na próxima fase".

  16. luiz

    17/06/2010 14:02:56

    Vai ser bom principalmente pro povo paulista que não vai ter que pagar a conta. Já não basta as contas da roubalheira generalizada, da megalomania do governo federal, das tropas no haiti, do perdão a dividas de outros paises e do maior programa de compra de votos do mundo do Coronel. Contas essas que recaem em sua maior parte sobre os ombros de SÕa Paulo.

  17. Joao R

    17/06/2010 14:02:34

    É Juca, parece que pelo que temos visto nem sempre quem joga melhor ganha. Velha história...Só espero que depois desta Copa, ou mesmo durante ela, os dirigentes do meu "SANTOS" busquem urgente este tal de "Enyeama". Dai sim poderemos dizer que o Peixe tem alguma chance de não cair com o desmanche que se aproxima...Espero que vc recupere seu $$$.

  18. Marcelo

    17/06/2010 14:01:14

    Rafael, agora mudou para o e-mail de outro Marcelo (marcelomoraes). Abraço

  19. Jomar Fábio Silva de Carvalho

    17/06/2010 14:00:04

    Como dizia minha avó, a pressa é inimiga da perfeição:"Assim como aconteceu no final da primeira etapa, a Nigéria ACORDOU após levar o gol de empate e PASSARAM a atacar e quase MARCARAM no começo do segundo tempo".

  20. Aparecido Paulo

    17/06/2010 13:59:49

    Sou grande admirador do seu trabalho e principalmente dos seus pontos de vista em relação ao nosso futebol e suas equipes. Mas uma pergunta se faz insistente. Por que a nossa imprensa esportiva e aí incluo o seu trabalha não cobra dos nossos atletas(jogadores) mais objetividade em uma partida de futebol? Pois pelo que conheço de futebol, só ganha o jogo aquele que mais chuta em gol adversário, e a nossa imprensa só cobra do tecnico e nunca dos jogadores? Por que?Aparecido Paulo

  21. Filipe Araujo

    17/06/2010 13:56:33

    só eu achei um jogao??? não tecnicamente, lógico, mas foi mto emocionante, e o que eu amo em copa é q todo jogo é uma final, os jogadores jogam sua vida em campo, mesmo o 0 x 0 xoxo tem aquele toque de dramaticidade. Foi comevente a comemoração dos gols da grecia, tanto o primeiro quanto o segundo, "hellas" joga o futebol mais encantador do mundo? Obviamente que não, mas HOJE eles são heróis em seu país, que esquece a crise econômica para vibrar com seus novos Deuses, Torosidis e cia. Parabens Grecia!

  22. Mário Z.

    17/06/2010 13:55:56

    Enyeama falhou no gol mas eu queria esse goleiro no meu time. É um dos melhores dessa Copa, pena que vai pra casa mais cedo.Kaita decidiu a partida com um chute - e nem foi um chute a gol.Mas legal mesmo foi ver o narrador da Globo chamando o jogador grego Gekas de "Jecas". Hilário.

  23. Davids

    17/06/2010 13:55:49

    Futebol de Copa do Mundo é isso? Tosco... Agora vão falar muito da Argentina, mas apesar do placar, não vi nada de interessante. Vamos ver amanhã, com os Meninos da Vila Berlim, que nem alamães são... Aliás, a Argentina em toda a sua história, parece com um clube da capital paulista, pois só ganhou alguma coisa utilizando-se de subterfúgios, como o gol "com a mão de Deus" e outra tirada de bola do mesmo Maradona que o árbitro não deu pênalti, tudo isso em 1986. Em 1978, armou resultados, comprou peruanos, fez de tudo, inclusive fraudar exames anti-dopings, já que descobriu-se anos depois que os jogadores tomavam anfetaminas. Em 1990 deram água "batizada" para os jogadores brasileiros, e por aí vai. Jogando honestamente, essa Argentina e sua cópia paulistana nunca conseguiram nada.

  24. Edge

    17/06/2010 13:55:15

    Para, vai a Nigeria é ruim de dar dó. Ninguém que tem a minima pretensão de passar para a próxima fase pode perder aquele gol. Horrrrrrrrrrrrrrivel.

  25. MAURO ALVIM

    17/06/2010 13:54:41

    A Jaulani é uma bomba. Queria propor algumas novas estatiscas: Caneladas na redonda. Tiro ao alto. Tiro de meta mais longo.

  26. Rafael Belattini

    17/06/2010 13:54:15

    Não acho que a Nigéria seja favorita ao título. No entanto, conforme falo no texto, a Grécia nunca tinha sequer pontuado em Copas do Mundo. Nem gol tinha feito. A Euro-2004 já tinha sido considerado zebra e, como também disse, pela primeira rodada, a Nigéria parecia superior à Grécia.

  27. Marcelo

    17/06/2010 13:48:48

    Na verdade a Grecia precisa apenas de um empate com a Argentina e torcer para a Nigeria vencer a Coreia..abs

  28. Rafael Belattini

    17/06/2010 13:47:09

    Vem com os dados de outra pessoa que não mandou nada por esse computador? Estranho. Se possível, me encaminhe uma "printscreen" que eu encaminho para a tecnologia do UOL avaliar o que está acontecendo. Explique o problema, ok?Pode mandar no meu e-mail pessoal: rafael.bm@uol.com.br

  29. fabio

    17/06/2010 13:44:47

    esquece

  30. Nádia Costa

    17/06/2010 13:44:23

    Eu apostava que a Grécia iria ser o saco de pancada do grupo, no entanto.., na única falha do Enyeama, expulsão a Grécia foi guerreira como nos velhos tempos. A Nigéria decepcionou-me. Pena, porque gosto de torcer para os times africanos, desde que começaram a participar de copas. Mas, pelo visto, vai ser difícil.

  31. Marcelo

    17/06/2010 13:44:09

    Rafael, estou entrando no campo COMENTE e o mesmo já vem preenchido com os dados do Marcelo. Para mim isso não é normal. Quer que envie atachado em e-mail para vc ver?Obrigado.

  32. fabio

    17/06/2010 13:44:07

    Parece que a arqgentina é a primeira a garantir sua vaga na próxima fase. certo?

  33. lfblog

    17/06/2010 13:42:56

    PIVO DA CONFUSÃO???tu é cego???porque sempre esta porcaria de achar os coitadinhoso cara foi expulso porque deu uma de trogloditae se esta droga de NIGERIA fosse bom mesmo, com dez ganhariamESTE TIMES AFRICANOS SÃO UM ZERO A ESQUERDA

  34. ronald nowatzki

    17/06/2010 13:42:27

    Por acasso, as outras cidades são melhores ? Incrivel como as pessoas são negativas, nada está bom, sempre criticando, São Paulo tinha que lutar para fazer a final aqui.Lembro-me quando a Prefeita Erundina , trouxe a Formula 1 para cá, milhões de críticos, falaram mal, e hoje é a maior atração turistica da cidade, gerando milhões para a ecôniomia da cidade, sem contar outros benefícios, que o autódromo traz para a população.

  35. Renato

    17/06/2010 13:41:43

    não vi nda demais para mim as duas equipes são medianas além do que a grécia foi campeão da eurocopa, onde está a tal zebra? ou esse tal de Rafael belattini acha que a nigéria pode ser comparada a Argentina, Brasil, Alemanha...

  36. Allan

    17/06/2010 13:40:33

    Quero que todos os africanos saiam logo dessa copa não sei porque, mas...Não gosto deles!!!

  37. Allan

    17/06/2010 13:39:02

    Realmente a bola jabulani pareçe uma bola de voley como se referiu o Tevez da argentina, ela é muito leve.Até acho que foi a pior bola de todas as copas, muito Rídicula mesmo...

  38. Diego

    17/06/2010 13:38:41

    Argentina e Alemanha os únicos times desta copa o resto são um bando de defensores agrupados!

  39. Dr. Melão

    17/06/2010 13:38:32

    Ei Juca ... volta logoA farra do dinheiro público vai começar1 Bi por estádio, que tal ???Vai dar pra recuperar o que te roubaram na ÁfricaParabéns

  40. Allan

    17/06/2010 13:35:22

    Marcelo para mim o melhor time mais entrosado da África é a costa do marfim, eles jogam bem armados e nos contra ataque são velozes, todos vocês vão ver isso.

  41. Adriano

    17/06/2010 13:32:56

    O Leônidas jogou, né? Ele faz estrago.

  42. Rafael Belattini

    17/06/2010 13:32:40

    Não entendi a frase. Explique-me para que possa tentar resolver o problema ou passar para o pessoal responsável do UOL.

  43. joao paulo

    17/06/2010 13:30:16

    Vc e do da Radio Tupi.

  44. Marcelo

    17/06/2010 13:29:59

    Marcelo, cuidado que o seu e-mail foi mantido. Pessoal do uol, isso não é legal...

  45. ronald nowatzki

    17/06/2010 13:29:10

    Se a Grécia vencer a Argentina por 3x0, e a Coreía vencer a Nigéria por 3x0 , a Argentina tá fora, impossível ?Futebol tudo é possivel, mas uma coisa, está copa continua mostrando, que o futebol Africano, não mudou nada, continua a mesma ingenuidade.E os Sul-Americanos continuam dominando.

  46. joao paulo

    17/06/2010 13:28:14

    A boa e grande noticia da semana foi tirar SP da copa.Foi bom para o povo de todo Brasil.e para os turista, pois vao se livrar de passar nesta cidade violenta e suja.

  47. Luiz Ribeiro

    17/06/2010 13:26:38

    Fala, Juca, tudo bem? Queria saber porque não ouvimos ainda ninguém dizendo que essa é a copa dos sul-americanos. Argentina ganhou duas, Chile ganhou, Brasil ganhou, Uruguai ganhou uma e empatou com a França, Paraguai empatou com Itália. Nenhum sul-americano perdeu ainda! Enquanto isso, grandes forças europeias decepcionam (exceção à Holanda e, especialmente, Alemanha), os africanos bambeiam, e os asiáticos e oceânicos (é isso?) nem contam...

  48. Eduardo

    17/06/2010 13:25:17

    E aí Juca, foi roubado? Chama a polícia!!!

  49. Victor Hugo

    17/06/2010 13:24:18

    Pow ... mesmo com a derrota não ficou ~tão ruim assim para os nigerianos ... acho q uma vitória simples eles se classificam, basta a Argentina vencer os Gregos ...Ainda acredito na classificação dos Nigerianos nesta copa ... =D

  50. Marcelo A.

    17/06/2010 13:24:01

    É impressionante como os times africanos estão péssimos... achei que uma copa no continente natal faria com que eles jogassem mais, não para serem campeões, mas para chegarem numa quarta-de-final... são bons jogadores em seus clubes, mas como seleções, deixam muito a desejar...

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso