Nababesca CBF
Da coluna "Radar", da Veja, assinada por LAURO JARDIM:
Os números da CBF: do lucro milionário ao valor dos patrocínios passando pelos 47 milhões de reais do jatinho
A CBF fechou o balanço financeiro referente ao ano de 2009 e o publicou num minúsculo jornal que circula no Rio de Janeiro, o Monitor Mercantil.
Nele, se encontram informações relevantes para os torcedores brasileiros.
Estão lá desde o lucro (de 72,3 milhões de reais) até o preço que a CBF pagou pelo seu jatinho (47,5 milhões de reais).
Eis algumas informações que aparecem no balanço:
*O lucro da CBF entre 2008 e 2009 mais do que dobrou: passou de 32 milhões de reais para 72,3 milhões de reais.
*O Citation Sovereign que a CBF comprou no ano passado custou 47,5 milhões de reais.
*O volume de patrocínios que a CBF recebeu em 2009 foi de 164,9 milhões de reais. No ano anterior havia sido 104,7 milhões – um aumento de 60%. Nada como ano de Copa…
*Da Nike a CBF recebeu 59 milhões de reais. O Itaú pagou 33 milhões de reais à entridade. A Vivo, 30,9 milhões de reais. A AmBev investiu 19 milhões de reais na seleção e a TAM 7,2 milhões de reais.Pão de Açúcar, Procter&Gamble e Volkswagen gastaram menos: 3,2 milhões, 3,7 milhões e 2,7 milhões de reais, respectivamente. A Traffic, de J. Hávila, segundo o balanço da CBF, pagou 3,9 milhões de reais.
*A CBF arrecadou 29,5 milhões de reais como pagamento pelos amistosos que a seleção jogou.
*A Globo pagou 11,3 milhões pelos dieitos de exclusividade dos jogos da seleção.
*As despesas da CBF subiram bastante entre 2008 e 2009: passaam de passaram de 66 milhões de reais para 84,8 milhões de reais.
Nota do blog: E a CBF cobra comissão dos clubes da Série B por negociar os direitos de TV…
Sobre o Autor
Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/