Blog do Juca Kfouri

O papel da Copa-2014

Juca Kfouri


Na onda do Mundial no Brasil, aparecem diversas revistas sobre futebol, o estrangeiro, de preferência*


De repente, não mais, como diria o poeta, o país que tinha apenas uma revista de futebol, tem, se a conta não estiver errada e a memória em dia, nada menos do que meia dúzia.


Todas mensais, é verdade, nenhuma semanal, mas seis.


Mais que em países com hábitos de leitura incomparavelmente maiores que os nossos, proporcionais, por sinal, à paixão, também maior, que dedicam ao esporte.


No começo, estamos falando de 1970 para cá, era só a “Placar”, embora títulos como a “Gazeta Esportiva Ilustrada”, “Revista do Esporte”, “Manchete Esportiva” e outras menos votadas tenham precedido a semanal, no lançamento e até 1990, da editora Abril.


A ’’Manchete Esportiva’’, aliás, voltou para tentar concorrer com “Placar”, mas durou pouco.


Eis que, no entanto, a Copa do Mundo no país parece ter encorajado diversas iniciativas.


Exceção feita à revista “Trivela”, projeto de um grupo de bravos jornalistas que já está em seu terceiro ano e que de tão corajosa é contra a Copa no Brasil por ser comandada por quem a comanda, eis que agora temos as revistas “Invicto” (cujo logotipo, por sinal, é quase ilegível); a Four-Four-Two (yes, you are in Brazil!), que se orgulha de não querer mudar o futebol; a Gol F.C., e a Fut Lance!, esta com o respeitável respaldo daquela que já é a maior editora esportiva da América Latina.


Se a sobrevivência é complicada em tempos de paz, como as idas e vindas da “Placar” comprovam em quase 40 anos de turbulência, que dirá nesta guerra da crise mundial, com o dólar indo às alturas e com ele o preço do papel.


Cada um dos investidores deve saber o que está fazendo, mas o curioso é observar os paradoxos da globalização e seus efeitos em nosso futebol e nestas revistas.


Se a Copa do Mundo potencializa tais efeitos a níveis estratosféricos, a aposta da maioria desses novos editores está concentrada no futebol que se pratica fora de nossas fronteiras, a ponto de uma dessas publicações ter seu título em inglês, em vez de usar o familiar Quatro-Quatro-Dois como se faria poucos anos atrás.


E com conformismo explícito, tipo se o estupro é inevitável, relaxe e goze, (sem nenhuma alusão nem ao desastrado ex-prefeito do “estupra mas não mate” nem à espevitada ex-prefeita que é casada e tem três filhos homens).


Porque não se cogita discutir o modelo de gestão do futebol brasileiro, exportador de pé-de-obra, dado como uma realidade que está aí e veio para ficar.


A aposta é de que o Barcelona em breve será tão popular como o Flamengo é por aqui e que as capas podem ser feitas não só com os brasileiros que jogam lá fora como, também, com os estrangeiros, cada vez mais familiares principalmente para quem tem o privilégio da TV por assinatura, afinal, a elite que lê.


Ora, é óbvio que a Copa do Mundo pode até ser uma oportunidade para que se dê uma surfada em sua onda, mas surfistas, no caso, podem virar sinônimo de oportunistas, razão pela qual o afogamento da maioria é inevitável mesmo antes da festa (da farra?) de abertura do Mundial, seja onde for.


Enfim, é revista demais para futebol de menos. Não vai dar certo. 


Coluna escrita para a edição nacional da “Folha de S.Paulo” desta quinta-feira, 20 de novembro.

  1. joao.bjr

    23/11/2008 22:09:03

    o problema é que a mídia esportiva brasileira tem futebol demais. não haverá publico pra outros esportes enquanto não houver outros esportes na mídia. É muita revista? É sim! Assim como há um repórter de cada veículo de comunicação diariamente nos clubes, cobrindo futebol, trazendo mais notícias irrelevantes do que qq outra coisa.

  2. smvbr69

    22/11/2008 14:04:37

    Juca, se realmente se concretizarem as previsões/profecias baseadas no calendário Maia (e de calendários ninguém jamais entendeu tanto) o mundo "acaba" (colapso geral nos meios de comunicação e ainda possibilidade de catástrofes climáticas) em 2012! Então, Copa de 2012 já era! Tinha que acontecer com o Brasil mesmo!!!Mas tudo bem, como a data deve ser 21/12/2012, até lá o Tricolor ainda fatura mais 4 Brasileirões :-)

  3. Rodrigo

    22/11/2008 09:42:02

    Juca, o fenômeno de popularização de clubes de fora forçada pela mídia não é novidade: no nordeste, salvo Recife, os clubes locais perdem em torcida para equipes do eixo RJ-SP. Isso é fruto da exibição constante de jogos na TV, somado à desconsideração com as equipes locais em noticiários, etc.Pior é que quando sair algum tipo de "pacote" de medidas pra proteger os clubes nacionais, só os chamados grandes devem ser beneficiados.

  4. hearns

    22/11/2008 09:31:21

    Realmente, não sei quem disse ai embaixo, mas a imagem "Aguinaldo Timóteo" do "Padre Pelé" no amistoso da Seleção foi chocante ... E correu o mundo. Só faltou o altar para ele comandar a missa. O Pibe Maradona deve ter rolado de rir, e com razão.

  5. gibrail

    21/11/2008 19:55:39

    A MANCHETE ESPORTIVA dos anos 50 era fantástica.A página central trazia fotos espetaculares da rodada do fim de semana.Uma inesquecível foi a de Telê O FIO DE ESPERANÇA.Há arquivo disponível desta época? Alguém sabe?

  6. everton

    21/11/2008 14:52:44

    Prezado [decamposneto] [São José - SC]: eu acho que seu comentário procede, em parte. isso porque muitos jogadores são emprestados tendo seus salários pagos pelo clube de origem, total ou parcialmente. vejam o inter: emprestou wellington monteiro pro flu, com a tal cláusula e outra, que cobra multa de 150 mil caso o atleta jogue neste domingo. pelo que li, estão tentando entrar em acordo... o cleiton xavier, do figueirense, é outro cuja cláusula do contrato impede que enfrente o colorado. mesmo assim o figueira ficou no lucro, porque o cara tem ajudado bastante.

  7. FabioRBS

    21/11/2008 14:15:37

    Esse tipo de iniciativa promove o futebol dos outros e desmonta o futebol brasileiro, que a cada dia só serve como categoria de base para os grandes clubes europeus. No dia em que o Flamengo (exemplo) não for mais amado ou odiado como é hoje no Brasil, sendo substituído pelo Barcelona ou o Real Madrid, acabou de vez o nosso futebol, e ficaremos todos a assistir jogos pela TV dos Marinho, a mesma que paga misérias pelo nosso campeonato nacional e promove a manutenção dos cartolas ruins de nossos clubes.

  8. bollopes

    21/11/2008 11:02:40

    Pô Juca criticar a concorrencia é coisa de gente pequena, voce é um dos maiores cronistas esportivos, deveria abrir os braços e dar boas vindas. Agora criticar as matérias é sim uma boa idéia, mas não a iniciativa de se ter mais opções aos leitores.

  9. bollopes

    21/11/2008 10:55:59

    É Juca o Pelé marcou vários gols de placas, gritou pelas criancinhas do Brasil, mas pisou feio na bola, quando uma criancinha, dessas ai do Brasil, provou ser sua filha e ele a ignorou.

  10. heivax

    21/11/2008 09:47:46

    Quando eu era menino, ninguém na rua, onde jogavamos bola, falava em jogador estrangeiro ou clube estrangeiro. Éramos até nacionalistas demais, ao ponto de descacreditar qualquer um que elogiasse um jogador inglês ou um clube argentino. Hoje um monte de gente desfila com camisas do Barça e até do Boca...acho que, infelizmente, a aposta dessas revistas tem fundamento, Juca.

  11. Luciano, o B

    21/11/2008 09:12:24

    Juca:Sei que seus laços afetivos são fortes mas achei uma sacanagem o jornalzinho da Placar ser de graça. É o uso da estrutura da Abril para canabalizar o Lance, já que o jornal da Placar é praticamente uma cópia. Eu acharia ótimo se "o" Placar fosse concorrente pago do Lance, mas sendo grátis, com a força da editora Abril, contra outro pago, mesmo que seja por menos de 2 reais, é dumping. No final o Lance quebra e ficamos só com o Placar...

  12. radesca

    21/11/2008 05:38:39

    Que nada Juca.No pais com o governo mais corrupto da historia, e com essa CBF ai. essas revistas se tornaram veiculos oficiais, vao ser inundadas de anuncios do governo e CBF.Como aquela "Cartilha Capital" com mais de 70% de anuncios de estatais e que da ate desconto vc sabe para quem.E tudo que o presidente da CBF quer.Abracos

  13. museumskiller

    20/11/2008 23:47:34

    pois é, o questionamento do Juca (oportunismo motivando o "boom" de publicações futebolisticas) é interessante, mas foi mal colocado. da maneira que foi feita a coluna, realmente, parece haver uma séria tendencia para o lado da Placar. a xenofobia tbm foi injustificada, afinal é uma marca consagrada (já lembraram do caso da playboy...). eu particularmente gosto muito da Trivela e adoraria poder comprar nas bancas aquela que na minha opinião é a melhor revista de futebol à disposição, a World Soccer Magazine (que eu costumava ler qd morei no japão). e concordo com a maioria, qt mais opções, melhor. monopolio sim, é uma desgraça. ainda mais monopolio de informação.

  14. Marcio

    20/11/2008 23:42:28

    Competição sempre é bem vinda, ainda mais contra uma revista cujo slogan já foi "Futebol, sexo e rock 'n roll"...Vamos Juca vc ja foi editor chefe mas não precisa ficar com medo por causa da sua revista, se ela for boa ela resiste..senão...

  15. Alexandre

    20/11/2008 23:13:02

    Concorrência sempre eh bom. No ano passado o guia do Brasileirão do Lance estava melhor q o da Placar. Esse ano cheguei tarde às bancas e acabei comprando um "Globo Esporte". Pior impossível. Enfim se as 6 vão quebrar ou não eu não sei mas com certeza as sobreviventes vão estar melhores do que estão hoje.

  16. Alexandre

    20/11/2008 23:12:55

    Concorrência sempre eh bom. No ano passado o guia do Brasileirão do Lance estava melhor q o da Placar. Esse ano cheguei tarde às bancas e acabei comprando um "Globo Esporte". Pior impossível. Enfim se as 6 vão quebrar ou não eu não sei mas com certeza as sobreviventes vão estar melhores do que estão hoje.

  17. decamposneto

    20/11/2008 23:07:24

    Caro Juca, O que você acha desse negócio de um time emprestar o jogador a outro e colocar uma cláusula contratual proibindo esse jogador de atuar contra o time que o emprestou? Eu acho isso uma imoralidade. É uma interferência indevida do poder econômico no resultado do campeonato. Fico imaginando se o Cruzeiro tivesse colocado essa cláusula nos empréstimos à sua filial, o Ipatinga. Seriam 6 pontos certos. Sinceramente, até não espero que a CBF tome alguma atitude, proibindo esse tipo de cláusula, mas esperava que alguém da imprensa chamasse a atenção para esse problema. Nem você Juca, que é um dos defensores da moralidade no futebol brasileiro, jamais tocou nesse assunto. Aliás ninguém jamais tocou nesse assunto. Não sei o que é mais vergonhoso, se a cláusula ou a omissão da nossa imprensa.

  18. brandrulla

    20/11/2008 22:11:50

    A melhor revista de futebol, por enquanto, compro numa banquinha aqui no centro de Curitiba: "El Grafico".Papel de primeira, matérias excelentes, meu time é o Independiente, morou?Para que não pairem dúvidas, sou brasileiro mesmo, natural de Curitiba, coxa desde pequenininho, Independiente já grandinho.

  19. acfcflu

    20/11/2008 22:09:15

    Juca,revista de futebol mensal não têm graça!Perde aquele interese do acompanhamento rodada a rodada e temos os diários esportivos.A revista Lance+ é que não deveria ter mudado pois caminhava no mesmo rumo da Placar.(a preço popular!)

  20. anderson-BH

    20/11/2008 21:30:07

    Olá Juca, parabéns pela entrevista com o Sorín. Não é à toa que ele é um dos maiores ídolos da história do Cruzeiro. Com a raça e vontade de ganhar do 'Pássaro Azul' o nosso time não teria deixado escapar tantas chances de chegar ao topo do Brasileirão 2008. Fica para o ano que vem. A entrevista foi presente para toda a China Azul. Valeu!

  21. guiromano3

    20/11/2008 21:20:13

    1) Mas quem disse que foi a Copa de 2014 que encorajou tais iniciativas ? 2) Mostrou desconhecimento da publicação inglesa que tem o mesmo nome, logo uma franquia, nada demais. 3) Se é pela Copa, essas publicações teriam que permanecer por mais 5 anos no mercado. O "inevitável afogamento antes da farra" é uma afronta a profissionais que desejam trabalhar na área mas não encontram espaço. Espaço ocupado por muitos que nem deviam estar lá. 4) Haja imparcialidade. 5) Quanto mais publicações sobre futebol, melhor; não vejo nada demais. E que o consumidor opte lendo essas publicações e não pela crítica.

  22. gabriel.bernardes

    20/11/2008 19:46:49

    Fala Juca! Four-Four-Two é uma revista de futebol muito famosa no Reino Unido. Eu a lia bastante quando morei lá. Nada de anormal se eles quiserem manter o mesmo nome em outros países. Abraços!

  23. estelavidal

    20/11/2008 19:02:53

    Hoje é o dia da consciência negra. É um bom dia para lembrar que o Vasco foi o primeiro time brasileiro a contribuir para a diminuição do preconceito racial ao incluir jogadores negros em seu plantel.Um abraço!

  24. edijian

    20/11/2008 18:55:02

    nao seria four four two ?????

  25. wagner.rti

    20/11/2008 18:53:11

    O JUCA, quem deu o chute inicial foi o AGNALDO TIMÓTEO?Ainda bem que o Edson resolveu ser o PELÉ um maravilhoso jogador de futebol. E como tal teve uma tremenda conciencia quanto ao trato das crianças. Pena que os nossos Governantes tão MEDIOCRES fazem questão do quanto pior melhor.Agora o Edson como EDSON ARANTES DO NASCIMENTO esse deixou a desejar seja no governo por não fazer um barulho, já que deseja tanto ser musico deveria ter colocado a boca no "TROMBONE" para dar educação as crianças construindo escolas e não presidios para os adultos.Poxa e o Edinho um cara que nasceu em berço de ouro foi educado no exterior, faltou governo ou família?Bem é melhor falar de Futebol.

  26. Daniel Reiner

    20/11/2008 18:06:48

    Mercado saturado,crise financeira,erros de estratégia,"futebol de menos" e o mais importante:nossa era digital.Há de se criar muitos outros concursos de Musas do Brasileirão,do Mineirão,do Paulistão,do Gauchão,Capixabão,da Copa do Mundão prá ganhar uma graninha,viu,meu caro Juca.

  27. Marcos Araujo

    20/11/2008 17:52:14

    São 200 blogs de jornalistas esportivos para cada revistas citada.

  28. janetadeu

    20/11/2008 17:33:27

    Eu como funcº aposentado do BCO NOSSA CAIXA, estou muito triiste pelo ocorrido,estou temoroso por muitos colegas que ficaram,lutamos tanto pra que ela fosse a nossa casa defenitiva,eis que ficaremos como inquilino,esperando a hora de sermos despejados,este governo hipocrita e desumano se beneficia de que a midia o proteje vende a nossa instituição construida por nós funcºs,como aconteceu com o BANESPA,agora mesmo ofereceu as montadoras 4 bilhões, é com esse cash que ele vai beneficiar os empresarios pra que em 2010 estes mesmos banquem a sua candidatura a presidente da Republica,se cubram SABESP,METRÔ,CPTM,EDUCAÇÃO,SAUDE e outros ele vai privatizar vcs tbém,sinto muito por meus colegas.Agora JUCA KFOURI são essas coisas que ñ da pra confiar nos politicos,ainda querem trazer COPA DO MUNDO pro BR,capas deles venderem a AMAZONIA pra pgar o rombo que vai ser esta COPA de 2014,eles mesmos vão sair limpo como RICARDO TEIXEIRA sai em todas.

  29. dmdias11

    20/11/2008 17:08:31

    Juca, você viu o blog do Alberto Helena, onde ele diz que o Dunga poderia não cair só porque o Ricardo Teixeira quer contrariar você e o Renato Maurício Prado?http://colunistas.ig.com.br/albertohelenajr/

  30. jmarocha

    20/11/2008 16:38:49

    Se dependesse somente de mim, essas revistas teriam vida curta no país. Mas como tem muito "paga pau" do futebol europeu por aqui, é bem possível que daqui uns tempos, realmente, o Barcelona seja tão popular quanto o Flamengo em nossas terras. Infelizmente. Nunca usei uma camisa que não fosse dos times para os quais eu torço (Londrina e São Paulo - ambos com a mesma paixão, além do Brasil, claro). Por isso, jamais comprarei e não deixarei meus filhos comprarem uma camisa de clube ou seleção estrangeiros. Revistas estrangeiras também não.

  31. antoniosergio0505

    20/11/2008 16:28:56

    Mino Carta entrevistado por vc no programa da ESPN definiu bem o que é a nossa elite. Essa mesmo elite hoje trabalha para o fim do nossos clubes e do futebol brasileiro. Seremos exportadores de matéria-prima e assistiremos os nossos jogadores nos torneios pelo mundo. Tempos atrás andando pela av. Paulista vi uma banca de jornal estampando aquelas revistas de figurinhas dos campeonatos europeus: Drogba, Cristiano Ronaldo, Lampard... Lembro de um professor que dizia: Vc planta batata, colhe batata. Imagina os craques do mundo jogando no Brasil. Depois da Copa o cara vai acompanhar Bragantino x Rio Claro ?

  32. lpollemos

    20/11/2008 16:10:51

    Olá Juca, em tempos de globalização e avançada tecnologia, penso que qualquer oferta de trabalho e a massificação do assunto, é benéfica a sociedade ou a consumidores, por mais que esta, seja uma oportunidade capitalista. ABRAÇOS!!!

  33. leandrocmarinho

    20/11/2008 16:03:08

    JucaAdoro você e sueus comentários. Esta é a segunda vez que questiono sobre a matéria do Sr. Ricardo Teixeira, aquele do chá de cadeira, porém não vi em nenhum dos seus blogs comentários a respeito. Sei que o assunto dá ansia de vômito porém, você é dos poucos que não compactua com este senhor.Grande abraço,

  34. redacao.estrelando

    20/11/2008 15:44:41

    Ora Juca, duvido que você criticasse o estrangeirismo da Four Four Two se ainda trabalhasse na Playboy... Assim como não falou nada da Men's Health. Ou da Women's Health. Ou da Runners. E mesmo a Fut Lance! só deu capas gringas até agora. Falar mal de amigos é mais difícil, né?

  35. Carlinhos

    20/11/2008 15:04:17

    Faltou um "u" à palavra "Four", Juca. Aliás, faltaram dois "us"... Um em cada palavra. Got it?

  36. guigermoglio

    20/11/2008 14:57:11

    Os jogadores da seleção não terão suas habituais notas, Juca? Queria saber sua opinião individual dos jogadores da seleção contra Portugal. Obrigado e o Grêmio vai sair campeão!! =D

  37. reimar

    20/11/2008 14:49:34

    Juca, uma pergunta simples gerada por uma curiosidade... Por que ali ao lado em " Juca recomenda" não está mais o blog do birner?Obrigado desde já, Grande Abraço a uma das referências em Jornalismo neste país.ps: este registro do uol está no nome de meu pai, se quiser obviamente; não publicar este comentário e me enviar resposta por email ( thiagobarreto@mandic.com.br )não há problema algum!

  38. jusaad

    20/11/2008 14:36:27

    Juca, olha este achado: Joaõzinho, Nelinho e Juquinha Kfourihttp://4.bp.blogspot.com/_YPTRKWZcvn0/SR-tCkQoYXI/AAAAAAAABHs/VtBjY6yxmCw/s1600-h/ATgAAAA5khplIQT2L1NP5mj3HRLWGmbgVdKr0wigXiNansczB9YDyYeDvVZQdFE-8RGTC755eYPOu-HNGtwwKcP3qiYfAJtU9VCEQb3HpcmijkFR_y0vVBg_1jZ4JQ.jpgSó craques

  39. arquiduque61

    20/11/2008 14:18:30

    Por falar em idas e vindas da Revista PLACAR, eu, que era fã e colecionador, simplesmente desisti dessa revista, quando na década de 90 os cretinos que a dirigiam resolveram colocar semanalmente mulher pelada na capa !!! Desde então, eu nunca mais comprei uma edição sequer desta revista, que simplesmente morreu para mim (e, garanto, para milhares de fiéis leitores) !!!

  40. davidoff72

    20/11/2008 14:13:24

    A revista e a marca Four Four Two já existem seguramente há mais de uma década na Inglaterra.

  41. arquiduque61

    20/11/2008 13:56:28

    Juca, eu conheço a revista inglesa FOUR FOUR TWO, mas a tal de "FOR FOR TWO" (sic) que vc mencionou aí, eu nunca tinha ouvido falar na minha vida !!!!

  42. Fernando BH

    20/11/2008 13:42:02

    Juca,sou jornalista da Editora Alto Astral, que publica Gol F.C. Respeito seu ponto de vista, mas, no nosso caso, o projeto não foi motivado pela onda da Copa 2014. Afinal, publicamos revistas esportivas desde 2005, com resultados satisfatórios. Muitas delas, inclusive, de resgate histórico do futebol brazuca. Gol F.C. é mais um passo nessa trajetória editorial que se encaminha para seu quinto ano. E ela não prioriza a onda européia, ao contrário das demais novatas. Obrigado pelo espaço e grande abraço.

  43. PEXE

    20/11/2008 13:32:03

    For - For - Two, isn't 4-4-2. May be Four - Four - Two. O dinheiro é dps investidores e na pior das hipóteses gera emprego e potencialmente oportunidades para novos talentos. Ora bolas, vamos mudar de assunto e falar de futebol? Que belo gol do Elano ontem, heim!

  44. Fabio

    20/11/2008 13:29:21

    Engraçado, não fala do Jornal da Placar. Será que só ela pode publicar material sobre futebol?Achei essa coluna um tanto interesseira.

  45. lvarandas72

    20/11/2008 13:08:52

    Não entendo sua crítica a essas publicações.Preocupado com a concorrência?Porque não ler sobre o futebol europeu se quem está fora do eixo tem que aturar quase em tempo integral o futebol paulista e o carioca?Porque não se cogita discutir o modelo de mídia existente atualmente?Porque não se cogita discutir a exposição justa de clubes fora eixo de forma igualitária, de acordo com sua performance nos campeonatos brasileiros?Que venha o Barcelona!!!

  46. wwcantelli

    20/11/2008 13:04:34

    Juca, você é meu heroi!

  47. Alessandro Piva

    20/11/2008 13:01:26

    "A aposta é de que o Barcelona em breve será tão popular como o Flamengo é por aqui e que as capas podem ser feitas não só com os brasileiros que jogam lá fora como, também, com os estrangeiros, cada vez mais familiares principalmente para quem tem o privilégio da TV por assinatura, afinal, a elite que lê."Uma revista semanal não cola porque o custo é o mesmo de um jornal diário, que é menor que um portal de internet, que é grátis (a elite que lê). Ler o blog do Juca, PVC, Mauro Beting, Mauro Cezar, portais como UOL esportes, MSN, Gazeta Esportiva, o próprio site do clube, ESPN, é muito mais barato e com a notícia mais atualizada do que a revista semanal.

  48. alexdias

    20/11/2008 12:31:04

    Ótima coluna!

  49. FABIO

    20/11/2008 12:29:03

    Juca, essa sua xenofobia linguística é sem sentido. Vc sabe de onde vem a palavra PLACAR? Segue o Houaiss Etimologiafr. placard (1444) 'escrito que se afixa a um painel ou a uma parede, para dar um aviso ao público', der. de plaquer 'aplicar uma coisa plana sobre outra' < hol. placken 'revestir, consertar' suf. -ard; f.hist. 1858 placár

  50. brandrulla

    20/11/2008 12:28:49

    Orra meu!! como exclamaria a tia Rita.Quanto mais revista melhor.Vai urubusar assim , sei lá onde. Tá assim só por que a Seleção do Brasil meteu 6 nos "portuga".Foi só um amistoso, meu caro, mas a "amarelinha" ainda vai decepcionar os críticos do Dunga por mais tempo. Que absurdo, torcer para gorar revistas sobre futebol...pense nos jornalistas e "sociológos" que poderão ficar sem o futuro ganha-pão.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso