Blog do Juca Kfouri

A volta da velha rivalidade sadia

Juca Kfouri

Por SYLVIO MAESTRELLI


O quinto título brasileiro do São Paulo teve pelo menos um grande mérito: reacendeu a velha (e sadia) rivalidade entre paulistas e cariocas. Afinal, a questão de quem foi penta mais cedo e merece a taça em definitivo (e eu como paulista atesto ter sido o Flamengo) envolve a hegemonia no futebol brasileiro. Mexeu com os torcedores – inclusive do Sport!


Questionado por amigos, então, decidi pesquisar quem realmente “dá as cartas” na história do futebol brasileiro. E os fatos não mentem: vamos às estatísticas?


CAMPEONATOS INTERNACIONAIS


Mundiais de Clubes – SP 6 x RJ 1 (não cumputadas as Copas Rio de 51 e 52, vencidas por Palmeiras e Fluminense, a meu ver simples torneios internacionais)


Libertadores da América – SP 6 x RJ 3 (incuído o Sul-americano que o Vasco ganhou em 1948)


Recopa Sul-americana – SP 2 x RJ 0


Supercopa Sul-americana – SP 1 x RJ 0


Conmebol – SP 2 x RJ 1


Mercosul – SP 1 x RJ 2 – a única exceção!


CAMPEONATOS NACIONAIS


Campeonato Nacional Série A – SP 16 x RJ 11 (considerando o Flamengo campeão em 1987 – Copa União)


Campeonato Nacional Série B – SP 6 x RJ 1


Campeonato Nacional Série C – SP 6 x RJ 3


Robertão (o verdadeiro Nacional de 67 a 70) – SP 3 x RJ 1


Taça Brasil (o verdadeiro Nacional de 59 a 67) – SP 7 x RJ 1


Copa do Brasil – SP 5 x RJ 3


Taça São Paulo de Futebol Jr. (Campeonato Brasileiro Juvenil) – SP 22 x RJ 7


CAMPEONATOS REGIONAIS


Torneio Rio-São Paulo – SP 18 x RJ 10


Copa dos Campeões Mundiais – SP 2 x RJ 1


Copa dos Campeões – SP 1 x RJ 1


Pois é… Como se pode constatar, a diferença é grande. O Maracanã é o templo mundial do futebol, a coreografia das torcidas cariocas é um espetáculo magnífico, o fanatismo dos torcedores – mesmo nas derrotas – é comovente, mas…faixa de campeão é com os paulistas! E disparado!

  1. João

    07/02/2012 06:39:39

    Então Fabio.Os titulos do Verdão em 1952 e do Flu de 1953 e até mesmo o do Vasco em París 1957 foram de torneios com equipes convidadas sem critérios de escolha e não são reconhecidos pela Fifa.Já o Sulamericano de 1948 teve Critérios, só foram convidados Campeões nacionais + o Vasco, Campeão do maior estadual do Brasil e base da Seleção Brasileira. Além disso é um titulo posteriormente reconhecido pela Conmembol como o precursor da Libertadores e que deu ao Vasco o direito de disputar a Supercopa dos campeões da Libertadores.abração.

  2. André

    21/12/2011 01:31:09

    porque o Sul-Americano de 1948 foi reconhecido pela Conmebol com sendo o antecessor da Libertadores, tendo o Vasco jogado a Supercopa dos Campeões da Libertadores de 1997 e tendo este reconhecimento sido inclusive destacado na página do Vasco no site da FIFA, "Pioneers of the Sao Januario", tal como a FIFA reconheceu o Intercontinental como sendo o precursor do seu Mundial de Clubes, ao passo que ninguém além dos 2 interessados (Palmeiras e Fluminense) jamais reconheceu a Copa Rio como Mundial de Clubes.

  3. roberto.takata

    19/11/2007 00:12:46

    guilhermeb, o título de 2000 do Corinthians é pré-MSI, que só entrou em 2005.[]s,Roberto Takata

  4. morenocps1

    16/11/2007 23:32:10

    ao Paulo Gomes] [SP/SP] voce conhece a bay area?sabe o que aconteceu la?ja ouviu falar de death angel?vio-lence?exodus?salyer?testament?etcfala serio meu!quanto a ser caipira nao pega o bonde andando,pelo corinthians até o fim!

  5. FabianoFilho

    16/11/2007 12:18:52

    Engraçado censuraram meu post só prque eu disse que seguindo estes critérios a Argentina tem melhor futebol que o Brasil, já que perde para nós em número de Copas do Mundo, mas nos dá um banho em números de Copas Américas, Sulamenrinaos, Libertadores, Mundiais interclubes, Mercosul, Recopa, etc etc etc.

  6. Paulo Gomes

    15/11/2007 21:57:05

    [morenocps1] [campinas] .......Vc se chama Moreno, mora em Campinas, detesta ser chamado de caipira, adora a bay area...mas é corinthiano....tem certeza que não é tricolor?

  7. morenocps1

    15/11/2007 18:45:00

    aos cariocasvamos contar os titulos nacionais apenas a partir de 1971.esta bem assim?um time penta-campeao,dois times tetra-campeoes,outro time bi-campeao,e pra terminar temos o unico time do interior do brasil a se tornar campeao brasileiro.agora vamos ao riotemos um time penta-campeao,outro tetra ,e dois campeoes,sendo que um foi campeao a mais de 20 anos,e o outro a 12 anos.acho que nao precisa falar mais nada,pra quem nao entendeu o texto,só posso lamentar,para aqueles que chamam os paulistas de caipira,se esse estado se tornasse um pais,coitado de voces.ja pararam pra pensar?SP 16x11 RJESSE É O PLACAR!!PRA TERMINAR SÓ TROCO SAO PAULO,PELA BAY AREA,QUE FICA NA CALIFORNIA,BERÇO DO THRASH METAL!!SAUDAÇOES CORINTIANAS!!!

  8. Antonio Ricardo

    15/11/2007 12:17:25

    Concordo com você Juca, não sei por que motivos a CBF não considera como campeões nacionais os vencedores da Taça Brasil e do RGP, únicos torneios nacionais da época.Estou com você, Flamengo campeão de 1987.Saudações Alvirrubras!

  9. Regina Knut

    15/11/2007 00:43:25

    [valterrodrival]........Sinto, mas não aceito beijo de meninos com "aquilo" pequeno...Pode perguntar ao meu marido....hehehehe

  10. Lucas Camargo

    15/11/2007 00:36:19

    [valterrodrival]....Pode até ser que vc (velhote que é) ache que pode chamar as mulheres de "lindinhas"....Eu acho de extremo mau gosto...do século IXX, como já disse. Mas tudo bem, é problema seu. Só um conselho. Hoje em dia, isso não pega bem com mulheres com mais do que 2 neurônios... Está muito claro que vc não iria conseguir nada nem com a Roberta, nem com Regina, certo?...Quem sabe vc se arruma com uma "Maria Chuteira" ???hehehehe.....Quanto a cocotas e cachorras (porque vc usou o *?) acho que o grupo dos primatas ainda usa...Vc vai se unir a eles?........... Finalmente.......Vc tem certeza que esse é mesmo o seu nome...Valter Rodrigo???... Dá pra explicar?

  11. crblazina

    15/11/2007 00:22:16

    Muito comodismo o Flamengo querer a taca agora que foi conquistada pelo Sao Paulo, por que nao contestou antes? E inegavel a diferenca entre o trabalho focado no grupo (Sao Paulo), contra o trabalho focado no individual (Rio de Janeiro), temos que reconhecer o profissionalismo de clubes como Sao Paulo e Santos, e no minimo, os cariocas deveriam diminuir sua arrogancia e copiar seu profissionalismo e estruturas. Saliento que nada tenho contra cariocas, porem e notorio a diferenca entre estrutura e profissionalismo dos clubes do RJ e SP.

  12. Luciano

    15/11/2007 00:15:12

    Juca, gostei de ver vc incluindo o titulo do Vasco de 1948. Titulo que infelizmente tem sua importancia contestada por uma meia duzia de jornalistas cariocas que nao conseguem enxergar alem de seu proprio fanatismo. Ignorar a importancia desse titulo, a primeira conquista internacional do futebol brasileiro, eh um crime contra a historia do clube. O feito do Vasco eh muito maior do que os mais recentes campeoes da Libertadores, incluindo o nosso titulo de 98. Enquanto em 98 vencemos o Barcelona/Equador na final, em 48 entre os nossos adversarios estavam o River Plate de um tal de Di Stafano e o Nacional (base da selecao uruguaia campea do mundo em 50). Saudacoes Vascainas

  13. valterrodrival

    14/11/2007 23:42:54

    ahh não!!! isso aqui está ficando gozado!vamos por partes: [Lucas Camargo] [Rio] então quer dizer que chamar uma mulher de linda e gatinha é pejorativo ?já sei, talvez você ache isso porque ai na sua cidade, costumam chamar as mulheres de cocóta ou cachorr* , né? [Regina Knut] [SP/SP] :regina, não me faça passar vergonha, sendo voce tricolor tambem, por favor!se você interpretou meu comentário de forma machista, então acho que voce ou seu marido, sei lá quem mais, precisa urgentemente fazer exercícios para interpretação de textos, ok?ahh Regina.. mas vai ver foi ciúmes. Então beijos pra voce tambem, tá ? rss.

  14. allanlyra

    14/11/2007 23:10:30

    Levando em consideração que SP tem o quintuplo de área e o triplo de PIB e população do que o RJ tá até bom!!!

  15. Fillipe Trizotto

    14/11/2007 22:28:40

    O problema não foi o justo, curioso, inocente e até certo ponto irrelevante post do Juca. O problema é a quantidade de besteira a que se segue neste espaço de comentários. Santa paciência...

  16. Lucas Camargo

    14/11/2007 21:47:30

    Cara Roberta Campos....Parece que o tal Valter Rodrigo (que nomezinho estranho....) não entendeu que a época em que as mulheres não podiam falar sobre futebol já passou faz tempo. Estamos no século XXI, mas tem gente que ainda vive no século IXX e chama as mulheres de “lindinha”. Não se apoquente cara rubro negra. Esses velhotes estão com os dias contados! SRN

  17. Lucas Camargo

    14/11/2007 21:40:56

    Caros....Esse post está ficando ridículo...Um ataca as favelas do Rio, outro contra ataca com a periferia de SP. Um picha o Tietê, outro a poluição em Ipanema. Um critica o engarrafamento constante de SP, outro a queda de barreiras no Rio. Um fala da beleza das mulheres do Rio, outro da riqueza de SP!!! Será que é sobre isso mesmo que a gente quer conversar e escrever? Parece coisa de menino de escola primária! Juca, a culpa é sua...Vc quis fazer um post polêmico e só conseguiu tirar o pior de todos os leitores (bem... a verdade é que a ruindade já estava em todos nós...O Juca só forneceu a situação que mostrou isso).

  18. Regina Knut

    14/11/2007 21:13:17

    Cara Roberta Campos...Normalmente não entro em blogs, mas hj o meu marido me mostrou a troca de posts entre vc e o tal [valterrodrival], aqui de São Paulo. Estou usando o cadastro do meu marido para enviar este post em solidariedade a vc. Quero dizer que sinto muito o machistazinho abusado ser torcedor do meu querido tricolor. É dose ter gente dessa laia como torcedor do seu time, mas o que fazer?! Ainda bem que vc sabe como a maioria dos torcedores do SPFC age. Se eu fosse vc, nem respondia. Vai ver, a rapazinho tem aquilo pequeno. Por favor, não me entenda mal....”aquilo” quer dizer “mentalidade”! Bj de uma tricolor para uma rubro negra.

  19. eduardo.paiva

    14/11/2007 19:48:28

    Juca,Conforme o Sylvio Maestrelli, no seu blog (12/11/2007), a Taça Brasil seria o verdadeiro Campeonato Nacional de 59 a 67 e o Robertão, o verdadeiro Campeonato Nacional de 67 a 70.Assim, o Santos FC, campeão da Taça Brasil de 1961, 1962, 1963, 1964 e 1965 e do Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1968 seria, junto com os dois Campeonatos Brasileiros da CBF (2002 e 2004) seria octa-campeão brasileiro!?Parabéns por você e pelo seu trabalho, "te" acompanho desde os tempos da Placar (mas sou bem mais novo que vc ou o Herodoto).Um abraço,Eduardo

  20. Paulão

    14/11/2007 19:07:42

    [moreira.teixeira] [Rio], viva o Tietê... hehehe.. concordo... o que posso dizer?? Mas também vamos dar viva à Enseada, Pitangueiras, Maresias, Juqueí e outros belos locais onde temos casas de frente para o mar sem a poluição de Ipanema e Leblon, para passarmos nossos finais de semana após ganharmos o nosso rico dinheirinho... E viva a Rocinha e mais 700 favelas, baixada fluminense, etc...

  21. Beto Karioka

    14/11/2007 18:20:38

    Juca, Já pensou se o Rio fosse do tamanho de São Paulo?

  22. valterrodrival

    14/11/2007 18:04:56

    [Roberta Campos] [Rio] perai gatinha, ops.. pode ser lindinha?, ta bom ?quem disse que chamar o Framengo de Framengo é preconceito? nada a ver né.. não 'viaja' linda.preconceito é achar ou pensar que inteligência e educadação estão ligados a nível social 'bom' ou elevado.Novamente: não viaja lindinha!!mas apesar de ser 'framenguista', eu gostei de voce. Então por isso eu volto a te falar: deixe de sofrer com esse framenguinho, e beijos pra voce! ;)

  23. robson_sergio

    14/11/2007 17:01:09

    Caro Juca, acho que a comparação não deve ser entre Estados, mas entre cidades, Rio de Janeiro contra São Paulo, pois o futebol do Rio sempre foi o da cidade maravilhosa. Neste contexto, a diferença cai bastante, pois não podem ser computados os títulos do Santos e do Guarani. Mas há outro detalhe importante para se levar em conta: Pelé era mineiro, Tostão também. Garrincha, Zico, Romário, Ronaldo, Gerson, Didi, são todos do Rio. Falcão e Ronaldinho Gaucho são do Rio Grande do Sul. No nível desses craques, São Paulo só teve Rivellino e mais ninguém. Por favor não me venha com Sócrates, Raí, Kaká, que, embora bons jogadores, não se comparam aos monstros sagrados citados, maiores de todos os tempos. Por este enfoque, o futebol de São Paulo está lá embaixo.

  24. Loli

    14/11/2007 16:36:30

    AFFFFFFFFF!!! Queridinho [ph.velasco].. acho que vc tá vendo coisas! Peraí, do mesmo jeito que torcidas do "Timão", do Mengão e etc são fanáticas, os torcedores do São Paulo não são diferentes. Até aí tudo bem, isso é coisa de torcedor. Mas chamar os torcedores são-paulinos de elitistas e preconceituosos é sacanagem! Pior, é ofencivo até! Além de ser uma grande mentira! Preconceituoso e elitista é o Sr. que fez esse comentário! Triste viu! afff... vai estudar querido, que vc ganha mais, e assista menos TV!

  25. clauafif

    14/11/2007 16:15:41

    Tire os titulos do São Paulo Futebol Clube e o Ridiculo torneio de verão que o Corinthians chama de MUndial e você verá que Rio e São Paulo estão praticamente empatados. Portanto, quem manda realmente no futebol brasileiro é o glorioso TRICOLOR PAULISTA!!!

  26. paralaxx

    14/11/2007 15:25:16

    Como dito pelo amigo paranaense, pela ordem natural das coisas, o futebol mais forte é da cidade, estado, país, mais forte economicamente. Assim sendo, na Itália os vencedores são os ricos do norte. Ou alguem acredita que o Sampaio Correa poderia ser o clube + forte do Brasil ?? Portanto, os clubes paulistas terem mais grana, formarem times melhores e ganharem mais títulos, é chover no molhado. A grande pergunta é: Como se explica que até 89, os times cariocas, sem grana e sem organização, tinham mais títulos brasileiros que os de SP ????? Porque os cariocas são bons ou os paulistas são incompetentes e só se afirmaram porque tem mesmo mais $$$ ??? Alem disso dou uma sugestão. Já que os times de Sampa estão com muita grana, que tal encomendarem uns hinos mais bonitinhos heim ? São horríveis...ver o SPFC campeão tudo bem, parabens, mas ter que ouvir a toda hora aquele marchinha medonha "Salve o tricolor paulista.." é dose. É aí que o tricolor deveria investir uma graninha....rsrrs

  27. abjunqueira

    14/11/2007 15:20:29

    Tenho pena dos torcedores do Sport Recife. A duras penas ganharam um campeonato nacional, merecidamente e agora querem roubá-lo. É claro que a CBF vai fazer o que o menguinho quer. Sempre fez. Seria melhor o Sport entregar logo o título de 87 pros cariocas. Mas dividir? Não!! A Fla-imprensa é terrível. Deixei de ser torcedor do mengo por causa dela. E da torcida também...

  28. Massimo

    14/11/2007 15:05:26

    Vejo que alguns aqui colocam como defeito a principal virtude de São Paulo, que é receber a todos de braços abertos.É em São Paulo que todos aqueles que desejam trabalhar duro encontram solo fértil para se desenvolverem.Aqui não há distinção de origem. Chegando aqui, cariocas, pernambucanos, paranaenses e gaúchos se tornão paulistas e brasileiros que compõem mais uma engrenagem desta gloriosa locomotiva.Sendo São Paulo a síntese do que há de melhor no Brasil, todos os brasileiros deveriam se orgulhar do sucesso dos times daqui, pois de certa forma refletem a união de esforços e o sucesso da organização.

  29. Roberta Campos

    14/11/2007 14:59:09

    [valterrodrival] [SÃO PAULO] ....Eu sempre achei que os saopaulinos são torcedores inteligentes e educados (afinal, torcem para um grande clube e normalmente veem de uma classe que tem mais possibilidades de estudo e desenvolvimento intelectual). Assim, acho estranho ver o preconceito ("pré-conceito"...algo que só existe quando a capacidade de ganhar e guardar conhecimento é limitada)tanto de classes (chamar o Flamengo de "framengo")quanto de gênero (por favor, meu rapaz....não me chame de "gatinha"....não lhe dei tal liberdade!).............Seja lá como for, espero que você consiga elevar um pouco mais o seu espírito....Boa sorte.

  30. icaroaranha

    14/11/2007 13:27:41

    É impressão minha ou os torcedores do SPFC estão cada vez mais acéfalos?

  31. edufez

    14/11/2007 13:18:19

    Post infeliz... estimula não a rivalidade saudavel mas a xenofobia que ja existe entre os paulistas, que possuem complexo de superioridade como os porteños (Buenos Aires)

  32. ph.velasco

    14/11/2007 13:09:59

    SO me respondam uma coisa: O que seria do Futebol Brasileiro sem o Flamengo e sua TOrcida??? parem e pensem...

  33. ph.velasco

    14/11/2007 13:06:09

    Impressiona a cada dia a arrogancia, prepotencia dos torcedores do spfc, clube elitista e preconceituoso, não se assutem se daqui a alguns poucos anos, tivermos uma torcida com requistes nazi-facistas como temos na italia a torcida da Lazio (elitista como este clube do Morumbi)

  34. ph.velasco

    14/11/2007 13:03:05

    Sou paranaense portanto sou neutro nesse assunto, Mas o acefalo que escreveu esse texto desconsidera a relidade e o desequilibrio economico que impera a séculos no país.O rio sempre foi a capital glamourosa do BRasil, mas o dinheiro rola em São Paulo, vide as campanhas meteoricas de alguns clubes do interior de São Paulo, Guarani, São Caetano,Bragantino, Botafogo-RP,ja andou pela série A, até o União de Araras ja teve na primeira divisão nacional. Coisa que não acontece com Volta Redonda, Amerciano, Friburguense etc.Assim creio que este texto é desrespeitoso, pois as conquistas dos cariocas, não são menos importantes que a dos paulistas, o acumulo de conquistas dos arrogantes se deve a grande fase do Santos de Pelé e as internacionais do São Paulo de Tele Santana, no rio, esquadrão imbativel comparado a estes dois talvez somento o Flamengo de Zico.Portanto para escrevermos algo, primeiros temos que avaliar as e ponderar, pois numeros frios muitas vezes não refletem a realidade

  35. valterrodrival

    14/11/2007 12:59:59

    [lmonaco] [Rio de Janeiro] falou pouco, mas falou tudo!Roberta Campos, para de sofrer gatinha, largue esse timeco do Framenguinho..

  36. valterrodrival

    14/11/2007 12:51:55

    [Roberta Campos] [Rio] e outros 'framenguistas' :porque o Framenguinho quer ir para a Libertadores? só pra dar outro vexame? tenham dó né rapaziada..

  37. anderson.hr

    14/11/2007 12:41:41

    hehehhee....ficar "discutindo" o penta depois de: 36 Anos de Campeonato Brasileiro não é nada....O CARA mesmo é o Inter, que foi TRI (ínvicto) em campeonato brasileiro que tinha apenas 09 anos....hehehehhehe...Saudações Coloradas (do Campeão do Mundo Oficial).Anderson

  38. lmonaco

    14/11/2007 12:10:07

    Nessa dicussão é preciso que nós cariocas coloquemos a mão na consciência. Sou flamenguista e carioca, mas a verdade é que o Estado do Rio foi abandonado pelos seus gavernantes e perdeu muito de sua força, o que fatalmente influencia no futebol, além disso vivemos sob o jugo por quase 02 décadas do Sr. Caixa D´Agua e ainda convivemos com os Euricos da vida, isso tudo reflete na falência do futebol do Estado que tem que se reerguer junto com a política para que possamos voltar a ser um Estado forte. São Paulo realmente passou a perna no Rio em matéria de riqueza e organização nas duas últimas décadas, não há como negar, devemos é usar isso como argumento para reerguermos o nosso lindo e rico Estado.

  39. felixweb

    14/11/2007 11:51:19

    Vai-se quase uma década do século 21 e tolos bairristas da metade do século 20 ainda dão o ar da sua graça. Ô gente longeva!

  40. FABIO

    14/11/2007 11:18:53

    Quanta bobagem. Alguém viu as escalações de Flamengo e Santos: 5 fluminenses, 3 paulistas, 2 mineiros e 1 sergipano VERSUS 4 paulistas, 2 fluminenses, 2 baianos, 1 paranaense, 1 maranhense e 1 chileno. Ou seja, tá tudo misturado...

  41. stsouto

    14/11/2007 11:16:57

    A estatística está errada, esqueceram o título de Campeão dos Campeões de 1982, conquistado pelo América-RJParticipantes:América, Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza,Grêmio, Guarani, Internacional, Náutico, Palmeiras, Portuguesa de Desportos, Santa Cruz, Santos, São Paulo e Vasco da Gama.

  42. zincagem.m

    14/11/2007 08:32:26

    O São Paulo Futebol Clube, maior clube do futebol brasileiro, conquistou 11 títulos internacionais (entre mundiais, Libertadores, Conmebol, Recopas, Supercopas...). Seria covardia comparar os títulos internacionais de qualquer outro clube brasileiro conosco. Então vamos propôr o seguinte: somem todos o títulos internacionais por Estado para tentar equilibrar um pouco. Mas ainda assim o SPFC estaria isolado na liderança. FIM DE PAPO!!!

  43. zincagem.m

    14/11/2007 08:19:04

    Todo mundo tenta - o "framengo" inventa - mas só o tricolor é Penta!!! P.S: Têm um manesão aí embaixo (moreira.teixeira) que esqueceu que a seleção já era tetra em 94, e o "framengo" tornou-se tetra um ano depois. Mas não se desesperem os "framenguistas" - o clube dos 13 pediu a divisão do título de 87. Então vocês serão tetra e 1/2. KKKKKKKKKKK!!!!!

  44. e-mailbr

    14/11/2007 07:51:44

    É incrivel como as pessoas misturam tudo. Não sei qual a intenção, se é levantar uma discussao que não existe ou apenas uma oportunidade de xingar, esbravejar e etc.ESSE POST TEM UNICA E EXCLUSIVA LIGAÇÃO COM FUTEBOL. NADA SE COMENTA SOBRE ORIGEM DOS JOGADORES, QUEM É MELHOR "GENTE" CARIOCA OU PAULISTA E ETC. SE ATENHAM A QUESTAO COLOCADA. O UNICO QUE TENTOU FAZER ISSO DISSE Q A ESTATISTICA DEVERIA PEGAR APENAS AS FINAIS ENTRE OS DOIS. EU DISCORDO. SE OS TIMES DE SP FICAREM 20 ANOS NA SEGUNDA E TIVESSEM FEITO 1 FINAL E GANHO, SERIAM MELHORES?

  45. paulo.silva.net

    14/11/2007 07:26:16

    So pode ser brincadeira !!! Carioca possui um excelente senso de humor !! Parabens !

  46. zeca.lisandro

    13/11/2007 23:56:52

    todos esses mundiais e libertadores nãoi equivalem a um carioca... os paulistas ate tentam, mas futebol de verdde se ve e se torce no rio de janeiro, a capital mundial do futebol...unica cidade do mundo a ter 4 times grandes que rivalizam entre si, a cidade que mais cedeu jogadores pra todas as copas do mundo...

  47. Fábio Ricardo

    13/11/2007 23:51:10

    Contra fatos (e números) não há argumentos... Só não achei justo considerar o título sul-americano do Vasco de 1948 e não considerar as Copas Rio de Palmeiras e Fluminense... Na boa, qual a diferença?

  48. pedroivo7

    13/11/2007 23:27:58

    Sem lógica esse comentário!Se utilizarmos dos argumentos do Juca Kfouri Buenos Aires seria a capital do futebol mundial, em segundo lugar estaria Montevidéo.O blogeiro esquece que a 'supremacia' paulista deve-se tão apenas ao número absoluto de clubes, além de que se levarmos em conta que SP é representado por todo o seu Estado, RJ, RS, MG são representados apenas por suas capitais.E leve em conta ainda que o dinheiro depois da decáda de 90 concentrou-se em SP, afastando investimentos nos outros centros.Digo com sinceridade. Se jogar a seleção paulista x os piores bandidos do mundo ainda torço para este. A imprensa de SP, com raras exceções (JK, VB, Paulinho e outros poucos) me enoja! triste de quem assite o nazista do Milton Fezes!

  49. Fillipe Trizotto

    13/11/2007 23:02:30

    O Juca não está sendo bairrista não, ele já deu mostras suficientes de que não o é, em sua longa trajetória como jornalista, ou mesmo se tomarmos apenas em conta este blog. Números são números, já dizem, e é verdade. O problema é que números precisam ser interpretados. Afinal, o que isso tudo significa? São Paulo tem muito mais títulos, mas isso, necessrariamente, não faz do Estado uma liderança absoluta no cenário nacional. Fosse assim, a valer somente por títulos, chegaremos a conclusões esquisitas sobre muitas coisas no futebol. O Corinthias, por exemplo, seria muito inferior ao São Paulo, quando sabemos que não é de modo algum, equanto camisa de futebol.

  50. moreira.teixeira

    13/11/2007 22:38:07

    [Paulão] [São Paulo - SP] Ô Mané, essa frase "todo mundo tenta, só o Flamengo é Penta" nós já cantamos há 15 anos, numa época em que a própria seleção brasileira não era nem Tetra. E o Flamengo continua a ser o ÚNICO Penta-Campeão brasileiro de FUTEBOL MASCULINO, como disse [Eduardo] [State College - PA (USA)] que caracterizou muito bem os paulistas, que de tão caipiras não pensam duas vezes em importar craques cariocas para suas "bandas" mais carentes.E viva o Tietê , ô meu!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso