Blog do Juca Kfouri

A atitude Bernardinho

Juca Kfouri

O esporte brasileiro jamais teve um treinador como Bernardinho.


Nem o lendário Kanela, do basquete bicampeão mundial, nem o hiper vitorioso Lula, que reinou durante 11 anos no campeoníssimo Santos de Pelé.


Nem mesmo Telê Santana.


Curiosamente, Bernardinho não briga com ninguém.


Ou melhor, briga com todo mundo, a começar por brigar com ele mesmo.


Briga para vencer, briga para ser o melhor, briga pela inalcançável perfeição.


Mas ninguém o vê com picuinhas com este ou aquele atleta.


Bernardinho tem a força dos esportistas excepcionais e a formação intelectual que raros esportistas têm.


O que explica muita coisa. 


 

  1. Luiz Francisco

    31/08/2006 15:51:59

    Bernardinho devia sacar bem mal o "Jornada nas Estrelas", realmente, pois não guardei na memória o fato do mesmo fazer uso deste tipo de saque. Talvez por não dever ser dada importância para os defeitos de um jogador de vôlei do passado. Talvez deva-se louvar o que ele possa ter representado para aquela equipe, tida como "Geração de Prata" e que abriu muitos caminhos para a atual geração. Estou dizendo em termos esportivos, certo? Quanto a unanimidades...os resultados estão aí pra quem quiser ver. Quando a equipe começar a perder, as pedras não devem ser jogadas apenas sobre Bernardinho, se deverem ser jogadas, assim como as vitórias e os seus louros não são apenas dele...Abraços!

  2. mavigo

    30/08/2006 21:43:46

    Sim, o Bernard dava o jornada. Mas o dele funcionava. O Bernardinho, sempre que entrava em quadra, queria dar o dele, e sempre dava errado. A bola batia no teto, caía de volta para ele...Mas tbm não acho isso importante, disse só para ilustrar. O restante do que eu disse é que é importante. Ele realmente é um grande treinador de vôlei. Mas acho meio tola essa mania de ficar endeusando o cara. Deixa ele como ídolo naquilo que ele faz bem. E só. Não acho que ele seja exemplo para tudo, e ele nem tem obrigação de ser isso. Em tempo, ele tem treta sim com o José Roberto Guimarães. E duvido que ele seja unanimidade absoluta entre os/as atletas. Acho que ele é ultra autoritário e o pessoal tem medo de se queimar.

  3. Jotinha

    30/08/2006 17:48:33

    Caro amigo Juca,Seria sonhar, ver um técnico com as qualidades do Bernardinho na selecao brasileira de futebol?Mas quem não sonha não vive, não é mesmo?

  4. Luiz Francisco

    30/08/2006 15:52:33

    Um dos jogadores que sacava o "jornada nas estrelas" e acredito "inventor do mesmo" foi Bernard. Que não é Bernardinho.

  5. mavigo

    30/08/2006 14:00:41

    Juca, eu não gosto nada dessa unanimidade sobre o Bernardinho. Ele, que foi um jogador mediano e que tinha uma mania incompreensível (aceita por seu treinador) de dar aquele bizarro saque jornada nas estrelas, é realmente um grande treinador de vôlei.Mas acho meio tola essa mania de ficar endeusando o cara. Deixa ele como ídolo naquilo que ele faz bem. E só. Não acho que ele seja exemplo para tudo, e ele nem tem obrigação de ser isso.Em tempo, ele tem treta sim com o José Roberto Guimarães. E duvido que ele seja unanimidade absoluta entre os/as atletas. Acho que ele é ultra autoritário e o pessoal tem medo de se queimar.

  6. Cristiano Andrade

    30/08/2006 12:40:22

    Acabo de ler o comentário do Pedro Paulo Senna Madureira e infelizmente não sei d eonde ele tirou algumas informações.A relação do Bernardinho com o time do Rio nada tem de nebulosa. Bernardo é coordenador geral do projeto Rexona Volley (programa da Unilever, que além do time possui um vasto programa de inclusão social através do esporte nos estados de SP, PR e RJ). O time hoje no Rio de Janeiro nasceu no PR e sempre teve coordenação do Bernardinho, após quase 10 anos no Paraná, a Unilever entendeu ser melhor para sua estratégia a mudança do time para o Rio (os programas do projeto Rexona continuam no PR e SP). O papel de Bernardinho no projeto sempre foi de coordenação geral e, em vários momentos, técnico da equipe.Quanto aos problemas no relacionamento dele com José Roberto Guimarães, são notórios e tem fundo no excelente relacionamento que Bernardo construiu com várias atletas (além de Fernanda) que entendiam ser os métodos de Bernardinho melhores, daí os problemas entre eles...

  7. Paulo

    30/08/2006 11:48:53

    "...desestabilizar o trabalho do José Roberto Guimarães, TÃO VITORIOSO QUANTO BERNARD". Pedro Paulo, é pra rir que vc escreveu isso????

  8. Eudes

    30/08/2006 01:33:26

    Juca, daqui a duas semanas sediaremos o mundial de basquete feminino. Apesar de termos Hortensia, Paula e Oscar, entre outros do basquete, que defenderam o Brasil como ninguém, apesar de termos o Bernardinho, grande vencedor que é, quem a CBB convidou p/ dar palestras p/ a seleção feminina? Leão, ele mesmo, o tecnico do Corinthians. O que esperar do basquete brasileiro?

  9. Marcelo

    30/08/2006 01:10:55

    Caro Juca, concordo em tudo que disse sobre o Bernardinho, apenas gostaria de lembrá-lo que tem sim uma "picuinha" com José Roberto Guimarães, os dois já bateram boca mais de uma vez.

  10. Laercio Aparecido da Silva

    29/08/2006 21:46:59

    [José Antonio Domingos] [joseantonio.domingos@gmail.com] Juca, como existem momentos na vida em que as pessoas soam tão contraditórias? Você aplaude a atitude Bernardinho de não brigar com ninguém, nãos e indispor com atletas, não ficar de picuinhas. Bernardinho é mesmo um vencedor e merece todos os louros daqueles que são fenomenais. Porém você também que o Tevez é 10? Já pensou se os jogadores do volley se sentissem ofendidos pelo Bernardinho a cada grito, cada explosão? Ah! Mas o Tevez pode se sentir ofendido e desrespeitado pelo treinador???? Juca, sempre admirei o teu trabalho, mas você está pra lá de contraditório.28/08/2006 13:11 RESPOSTA:''''Talvez porque os gritos do Bernardinho, para fora e para dentro, não humilhem ninguém. Pense nisso.'''Juca,vc está insinuando que alguém ofendeu o Tevez???? Nada justifica a atitude dele,só vc não vê isso.Não se esqueça que:apesar de não ter estádio,o corintians é maior que o Tevez.

  11. Edson F. de Faria

    29/08/2006 21:43:41

    Juca: O meu comentário anterior não foi publicado por censura mesmo? Só por questionar se você conhecia algum jornalista que tivesse a "atitude Bernardinho", ou seja, que não se prendesse a picuínhas pessoais e pusesse a perder o progresso mais amplo da coisa? Não posso crer. Acho que deve ter tido algum problema na transmissão, não na democracia e na pluralidade de opiniões. Com certeza.

  12. Sergio C

    29/08/2006 21:18:12

    Juca,Concordo que o Bernardinho é um grande técnico, que Brasil perdeu a Copa pela falta de comando do Parreira (em 94 o Dunga supria isso), mas convenhamos que o nível de formação dos jogadores de vôlei é outro. Ou vocês conhecem algum Roberto Carlos lá??

  13. Leandro

    29/08/2006 21:17:50

    Ele disse que queria um time sem titulares ou reservas , e conseguiu pois contra a França trocou mais de meio time e conseguiu a reação esperada.Nota dez.

  14. dalmir zanetti

    29/08/2006 18:20:26

    Caro Juca, também tenho essa opinião, Bernardinho tornou-se o grande tecnico brasileiro, e com a grande vantagem de não ser tratado como "professor", como ocorre com tecnicos de futebol, especialmente. Grande motivador, conhecimento pleno de suas funções, com autoridade moral e técnica, não precisando disputar espaços com atleta. Pena que no futebol, nenhum, digo, nenhum de nossos técnicos cheguem próximo de Bernardinho, pois preferem a badalação de alguns programss de futebol, especialmente domingo à noite, onde um circo é montado, e o palhaço, como sempre, o telespectador. Já deletei programas esportivos aos domingos, inclusive o que o Kajuru apresentava no sbt, pois mesmo tendo-o como um profissional correto, estava beirando ao ridículo, querendo ser mais real do que o rei. Aliás, Juca, voce faz falta não só a nós telespectador, mas ao Kajuru, pois sabia controla-lo, dosando sua participação.

  15. João Xavier

    29/08/2006 16:33:28

    Que o Bernardinho é um técnico diferenciado ninguém tem dúvida e vc está fazendo chover no molhado. O que achei estranho é nesta constelação de técnicos você não ter citado o Luiz Felipe Scolari (o Felipão), uma unanimidade mundial.

  16. pedro paulo senna madureira

    29/08/2006 16:08:05

    Nem tanto a terra nem tanto ao marBernardinho tem nebulosas transações com o time de volley feminino que montou no Rio de Janeiro e trabalha com afinco para desestabilizar o trabalho do técnico José Roberto Guimarães, tão vitorioso quanto Bernanrd.A mulher de Bernardinho faz parte desse trabalho para "descontruir" José Roberto Guimarães.O maior merito de Bernardinho foi sua superação em jogar todas as cartas quando tudo quase estava perdido.Vc. mesmo, Juca, como eu, tinha entregado os pontos, tendo como certa a vitória da França.Bernardinho tem muitos meritos, mas não tem a grandeza de caráter que todo mundo insistem no calor da "bajulação da vitória".

  17. Leo

    29/08/2006 16:07:49

    Parabéns Juca concordo plenamente com seus comentários sobre o brilhante Bernardinho. Exemplo de trabalho e perseverança!!!Um abraço

  18. accaui

    29/08/2006 13:42:52

    Juca, o respeito e admiração que tenho por você me exige que te peça para comentar a não transmissão de outros eventos esportivos, que não o futebol, por parte da Globo que detém a exclusividade por eles ,vide voley, basquete,tenis (este com a ESPN).Dizem que não dá audiencia(sic), mas aí caimos no Teorema do Júlio Medalha que diz que "antigamente o rádio tocava o que o povo gostava e agora o povo gosta do que o radio toca".Assim a coisa não muda mesmo.

  19. accaui

    29/08/2006 13:32:09

    Realmente o Bernardinho nunca foi campeão com um time meia-boca.Ele apenas criou uma dinastia a partir dos escombros deixados pelo grande Radamés Latari (quem?)

  20. Terencio Trindade

    29/08/2006 12:17:50

    Juca, Com certeza Bernardinho é diferenciado. Não existe nada igual. Mas que o nível dos joogadores do Volei ajuda, ajuda. O seu comentário abaixo sobre Giba é um exemplo disso. Acho muito difícl que as broncas que o Bernardinho dá nos jogadores de Volei passariam em branco no futebol. A cada dia fico mais desistimulado com o futebol devido as atitudes dos jogadores. São primadonas que se acham a coisa mais importante do mundo.

  21. zeleandro

    29/08/2006 11:59:16

    Rá!!! "Bernardinho evita festa e não descarta MUDAR DE MODALIDADE"http://esporte.uol.com.br/volei/ultimas/2006/08/29/ult64u6529.jhtmTô dizendo. Até ele mesmo já tá pensando nisso. Se acontecer, será espetacular, mas tenho minhas dúvidas se dará certo.

  22. Paulo

    29/08/2006 11:39:23

    Juca, também a penso que o Bernardinho seja um dos maiores técnicos da história do esporte.Mas só para constar, devemos lembrar que existe uma guerra de vaidades entre o Bernardinho e o Zé Roberto Guimarães, outro técnico altamente competente.Aliás, nos confrontos diretos pela Liga feminina, entre o Rexona e o Osasco, o Zé Roberto leva vantagem.

  23. vitor

    29/08/2006 11:35:12

    Tem alguem sim no mesmo nível e capaz de milagres como Bernardinho.Luiz Felipe Scolari.Até por que Bernardinho ainda não fez nenhum time (meia boca) ser campeão, ao contrario de Felipão.

  24. Ze' Fernando

    29/08/2006 11:17:24

    O Bernardinho, numa comparacao imprecisa, e' mais ou menos o equivalente de um hibrido com a competencia e garra do Felipao, so' que com o preparo intelectual e a etica do Paulo Roberto Falcao. Alguem concorda? Juca, voce concorda?

  25. Marcos

    29/08/2006 10:48:33

    Acho que o Bernardinho deve ter lido o livro do Parreira "Como formar equipes vencedoras" para ter tanto sucesso... hehehe

  26. Mário de Lazari

    29/08/2006 10:06:57

    Caro Juca!Concordo plenamente com suas palavras, e espero que que Bernardinho tenha seu valor reconhecido, o que seria pedir demais num país que não costuma valorizar os seus ídolos como eles merecem, ou será preciso Bernardinho se render a Globo e seus comparsas p/ser valorizado como merece?

  27. Ivan Soares

    29/08/2006 09:58:49

    Juca!, acho legal você reconhecer os méritos do Bernardinho que é um vencedor. Muito se falou sobre seu aproveitamento no futebol, mas acho q no volei o nível intelectual dos atletas do volei é bem diferente dos atletas do Futebol. A tranquilidade para trabalhar no Volei também é bem maior, pois a imprensa e a torcida nao cobram tanto quanto no futebol. Por exemplo, perder o Pan de Sao Domingos pra Venezuela foi uma tragédio e bem por isso se ficou cacando bruxas depois. Mas q ele é um Top isso ninguém pode negar.

  28. Caio E. Z. Rocha

    29/08/2006 09:41:14

    Juca, você está enganado quanto ao Bernardinho não se envolver em brigas. Que eu me lembre, ele esteve no meio da briga da esposa dele com o Zé Roberto Guimarães, outro ptofissional fora de série! E também foi às vias de fato outro dia em quadra na liaga nacional. isso não muda o fato de que ele é, sem dúvida, senão o melhor, um dos melhores treinadores do mundo. Acho que disso ninguém discorda.

  29. Thiago Galito

    29/08/2006 09:26:37

    Realmente a seleção de Volei e principalmente o técnico Ricardinho dão exemplo de dignidade, perceverança, competência e provam que um trabalho sério é capaz de dar resultados até além do esperado. O Brasil todo deveria estar sempre atento e ligado nos jogos deste time único comandado por essa pessoa que deveria ser presidente do nosso país. Mas a ridícula e egoísta rede Globo não quis mostrar o jogo pra gente sabe-se lá por que. Deve ser porque A Turma do Didi é mais interessante pra ela deixar a gente mais burro e não ver quem realmente presta no esporte brasileiro já que ela é paga pau da CBF e demais quadrilhas do Brasil

  30. Beto Flu

    29/08/2006 09:19:08

    Juca, concordo com quase tudo que disse, menos o fato de ele nao brigar/ficar de picuinha com ninguem, vc deve lembrar as brigas dele com o Ze roberto defendendo sua esposa fernanda.

  31. Sebastian

    29/08/2006 09:08:07

    Juca,Tudo bem que o Bernardo Rezende é o técnico do Volley, mas será que ele não poderia ao menos dar umas dicas ou palestras sobre garra e superação ao nosso combalido Basquete? Ou talvez a administração da Confederação Brasileira de Volei promover uma aproximação com a CBB?Ah...No mínimo evitaríamos alguns recentes vexames do Basquete masculino brasileiro.

  32. Humberto Cabral

    29/08/2006 08:56:28

    Primeiro de tudo PARABÉNS AOS NOSSOS MENINOS DO VÔLEI pelo Hexa Campeonato e as meninas também estão fazendo bonito, e logo logo, seremos campeões da granprix feminino, segundo to vendo aqui varios comentarios, e vejo que todos eles citam o Futebol, afinal estamos falando de Futebol ou Vôlei?, pelo que sei Bernadinho é tecnico de Vôlei, então vamos falar de Vôlei, esqueci o Futebol que hoje está totalmente falido, pelo menos aqui no Brasil, O vôlei não, isso sim atualmente trás alegria ao povo, é lindo ver os ginasios do Brasil lotados quando a seleção joga aqui, quando o Hino nacional é cantado com aquele CORO gigante, pessoas se emocionando, jogadores etc, o Vôlei é o segundo esporte mais praticado no Brasil, segundo pesquisas o segundo esporte de preferência de todo brasileiro, e é UMA TREMENDA VERGONHA que uma FINAL de SUPER LIGA, onde o Brasil Conquisto o HEXA, não foi transmitido, É IMPERDOAVEL, fica aqui minha indiginação, HOJE O BRASIL É O PAIS DO VÔLEI, E VIVA O VÔLEI!!!!!!!!

  33. Diogo

    29/08/2006 08:55:52

    Juca, vc fala que não se houve falar em picuinha em relação ao Bernardinho!!!Mas e o que ocorreu entre ele e o José Roberto Guimarães, que na minha opinião é melhor treinador que o Bernardo!!Comparados ao futebol o Zé Roberto é o Luxemburgo, pensa mais e o Brnardinho é o Felipão!!O que vc acha Juca?

  34. Cláudia Baroni

    29/08/2006 08:30:22

    Bom dia JK, a verdade é uma só, o Bernardinho é o maior e o melhor e sendo assim me faz ter prazer em torcer pelo Brasil, feito que perdi com a nossa magnífica e sem vontade Seleção Brasileira de Futebol. Parabéns a Seleção Masculina de Vôlei e principalmente ao glorioso e vibrante Bernardinho. Se nós tivéssemos tido um técnico com atitude e determinação na Copa, que maravilha teria sido não, um beijão para você, Cláudia Baroni.

  35. JGuimar

    29/08/2006 08:13:52

    Foi lamentável a Globo tratar a final da Liga Mundial como mais um "subproduto" e não deixá-lo encaixar na grade de programação. Acho que muitas crianças de hoje e atletas do amanhã deixaram de ter a oportunidade de visualizar tamanha superação - afinal perdia-se por 2 a 0 - para se motivarem com isso na vida.

  36. Fabrício

    29/08/2006 07:59:10

    Perfeita colocação Juca. E esse é um dos motivos que o colocam em uma posição hiper favorável não apenas no cenário nacional como também em todo o mundo. Não há hj uma só pessoa que em são consciência não o admire. Já é um garoto propaganda dos mais bem pagos do país exatamente por seu perfil de vitorioso, honesto e um eterno guerreiro. Valeu MESTRE!!!

  37. Baccaro

    29/08/2006 07:52:19

    Caro Juka,Gostaria de aproveitar esse seu espaço para não só enaltecer o trabalho desse grande profissional Bernardinho, como também para protestar contra a poderosa Rede Globo. É inadmissível, imperdoavel, e até mesquinho, que uma emissora compre todos os direitos de todas as competições esportivas,e, quando o Brasil enfrenta a "engasgada" França numa Final de Liga Mundial, a mesma nos prive de assistir nossa seleção, obrigando-nos a assinar a TV fechada!!! É realmente um absurdo, principalmente com o povo em geral, já que a grande maioria dos brasileiros não tem condições de acesso a esse tipo de assinatura. E, o pior, se é que dá para piorar, é ter que aguentar "A turma do DIDI", enquanto o Brasil disputava uma final emocionante como fora essa..... É lamentável.....coisas de Brasil!

  38. Aloisio

    29/08/2006 06:25:26

    Essa geração do voley brasileiro se junta à seleção brasileira de futebol de 70 e o time de basquete americano de 92 como os maiores times da história do esporte

  39. JULIANO

    29/08/2006 03:06:12

    Se todos nossos governantes fossem como o bernardinho, dedicado ao que faz, líder nato, memorável, trabalho em equipe, parabéns bernardinho, que vc nos traga muitos títulos ainda. O Brasil devia seguir o teu exemplo, como pessoa e profissional que é.

  40. Ricardo

    29/08/2006 01:53:36

    É uma pena que a mídia não dê a atenção e o destaque que um esporte como o vôlei merece. Claro que o futebol sempre foi e provavelmente será por muitos e muitos anos o esporte nacional. Mas é necessário uma ajuda das tvs para divulgar melhor e incentivar as pessoas a assistir e apreciar esse esporte. Uma seleção de ATLETAS, BRASILEIROS e APAIXONADOS pelo que fazem com um técnico que é simplesmente GÊNIO, igualmente apaixonado e dedicado como os atletas. Um exemplo para o futebol, basquete, natação, tênis, etc. Essa seleção sim, engrandece o nome do Brasil aonde quer que vá, colocando o amor ao esporte acima de qualquer vaidade, dinheiro ou interesse pessoal. PARABÉS ao Bernardinho e aos jogadores.

  41. Fabio Ollita

    29/08/2006 00:38:59

    Não há muito o que falar. O Bernardinho é realmente incrível! Depois que ele chegou à seleção de vôlei masculino, em 2001, o Brasil chegou em todas as finais da Liga Mundial, ganhando 5 e perdendo apenas 1. De quebra, ainda ganhou as Olimpíadas, o Campeonato Mundial e a Copa do Mundo. Falar mais o quê de um cara desses?

  42. Flávio Ferreira

    29/08/2006 00:13:22

    Pessoal, vamos parar de falar de Bernardinho no futebol. Deixemos nosso volei continuar a brilhar pois lá temos atletas de nível profissional e principalmente intelectual que sabem aceitar as explosões desse ótimo (e concordo com o Juca quando diz que é o melhor de todos) técnico. Já imaginou ele gritando daquele jeito com os jogadores de futebol? Ia sair briga, jogador abandonando clube e por aí. Poucos o ateletas tem a boa cabeça pra assimilar aquilo como construtivo e passar pra dentro da quadra.

  43. Fernando

    29/08/2006 00:11:14

    Juca, so mesmo a selecao de volei para vingar a de futebol em embates contra a Franca, nao eh mesmo?

  44. marcio

    28/08/2006 23:40:01

    LANCEPRESS 28/08/06"Nesta segunda-feira, um integrante da facção Torcida Jovem do Flamengo esteve na Gávea e pediu o fim da 'república do pão-de-queijo', numa alusão a comissão técnica de Ney Franco e aos atletas contratados ao Ipatinga (MG).O torcedor chegou a conversar com o treinador e a pedir a sua saída do clube. Um dos motivos foi uma declaração de Ney Franco, que na semana passada, disse que o título brasileiro era uma utopia para o Flamengo."Gostaria de saber se só eu acho isso um absurdo? Quem é essa pessoa e quem lhe deu autoridade para falar em nome da torcida do Flamemgo? Gostaria de saber se, caso eu for lá na Gávea amanhâ, alguém vai me deixar falar com o Ney Franco também. Ou será que tenho que virar marginal para ter alguma influência no clube que eu torço?NADA ME IRRITA MAIS QUE TORCIDA ORGANIZADA !!!

  45. Oscar

    28/08/2006 23:16:27

    Caro Juca, sinto desmentir a sua opinião. Objetivamente, Bernardinho briga e se envolve som em picuinha. Ou o que seria a briga dele com o técnico da seleção feminina de vôlei, por causa dos fatos que ocorreram nas últimas olípiadas?Jornalismo, na minha modesta opinião é informação e reflexão sobre a informação. O problema do jornalismo esportivo, e vc é um ´dos sérios representantes deste segmento, é ôba ôba quando se ganha. procura-se a causa do time vencedor, mas não se vê as falhas que, naturalmente, qualquer ser humano comete. Bernardinho é duper competente na função que exrce, mas não é um ser humano impecável, assim como todos os ooutros seres humanos. Pode ser melhor que um monte de pseudo-técnicos que existem por aí, mas dái a quase fazê-lo perfeito dos outros pontos de vista considero um erro de análise.

  46. Filipe Penna de Carvalho

    28/08/2006 23:05:23

    Ao contrário do que muito se diz por aí, não acredito que o Bernardinho seria um arraso no futebol. Muito mais que a motivação que ele transmite à equipe, há o trabalho tático e técnico exercido com maestria - vistos no entrosamento quase perfeito entre os jogadores - de um conhecedor do esporte. Me pergunto, será que ele conhece futebol em um nível tão incomum?

  47. João Pedro

    28/08/2006 22:58:52

    Grande Juca, possivelmente você não viu (pois estava para começar o linha de passe) mas no jogo Joinville x Jaraguá pela semifinal da Liga de Futsal, após a virada sensacional do Jaraguá (liderada pelo craque Falcão, que perdia por 2 x 0), o Falcão foi COVARDEMENTE AGREDIDO por três jogadores do Joinville! Pior ainda foi ouvir a torcida do Joinville gritar o nome do goleiro Rogério, que deu uma voadora nas costas do Falcão. Incrivelmente, FALCÃO foi expulso(!) juntamente com apenas 2 dos agressores e desfalca o Jaraguá no primeiro jogo da final da Liga. Fala-se tanto em "proteger o craque" em todos os discursos em qualquer esporte e acontece isso? Aproveitando os títulos dos posts anteriores... FALCÃO É DEZ!!! e quem viu ele NÃO revidando as agressões viu o que é uma ATITUDE FALCÃO!!!

  48. João Paulo

    28/08/2006 22:55:26

    Klein e Tevez, do início dos comentários, não devem o mínimo conhecimento de volei. Coisa absurda que escreveram!! Sobre outro que sugeriu o Bernardinho ensinar o Parreira, se Deus quiser isso não será mais necessário, pois ele nunca mais dirige a seleção... e uma coisa que me lembro bem de alguns caras que foram bons no que faziam: Pelé, Senna e Telê, quando perguntados sobre o sucesso, apenas diziam que era fruto de treinamento. Alguém dúvida? Bernardinho acho que pensa o mesmo!!

  49. Miguel Lucas R. Garcia

    28/08/2006 22:20:10

    É Juca realmente tecnico como não bernardinho nao existe no Brasil...Mas oque mais doi é ver o futebol brasileiro se acabando,acabou o amor pela camisa hoje apesar de jovem(23 anos)lembro com saudade do futebol brasileiro a uns 13 anos atraz..poxa o Paulistao era d++..o brasileirao ate a ultima rodada era emocionante com os 8 primeiros se classificando para um mata-mata...O pior é boa parte da imprensa colocar jogadores que mal mostraram futebol como estrelas.Um exemplo disso foi no ultimo amistoso da seleçao quando durante o jogo Galvão Bueno soltou uma daquelas frases dele"Agora as grandes estrelas do futebol brasileiro se concentram no Leste Europeu"poxa Juca o Daniel Carvalho,o Dudu Cearense bem mas podem ser chamados de estrelas?E O Wagner Love?Fez gol so na segunda Divisao aqui no brasil e agora é estrela do ataque da Seleçao?O futebol brasileiro nao é mais o mesmo.....Abraço Juca....Miguel Lucas Cornelio Procopio-Pr

  50. Eduardo

    28/08/2006 22:15:59

    Seria uma atitude correta ligar pra mulher jogadora e orienta-la a mudar a orientação dela jogar passando por cima de um outro técnico, de um compatriota e companheiro de profissão ? Isso realemnte teria acontecido em 2004 ??

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso