Blog do Juca Kfouri

A batalha de Nuremberg

Juca Kfouri

Portugal e Holanda fizeram o primeiro tempo que se esperava.


Disputado palmo a palmo e até com violência.


Violência, e aí surpreendeu, iniciada pela Holanda com uma entrada criminosa de Boulahrouz sobre Cristiano Ronaldo.


A não expulsão do holandês foi o primeiro erro grave do juiz que, no fim da etapa inicial, deveria também ter expulsado o zagueiro luso Nuno Valente, que deu um golpe de Kung-Fu em Kuyt.


Mas Portugal foi mais perigoso e o belo gol de Maniche fez justiça aos primeiros 45 minutos.


Só que Costinha saiu expulso por meter a mão na bola depois de já ter recebido um cartão amarelo.


O segundo começou com a Holanda criando mais.


A bola de Cocu no travessão, aos 48, foi um pecado.


Em seguida começou uma disputa inusitada: saber qual dos goleiros pegava a bola mais difícil.


Ricardo venceu Van der Sar, por mais exigido e não vazado.


A Holanda chutou o dobro de bolas a gol, 20 a 10.


E a truculência dos dois lados continuava, a ponto de o experiente Figo perder a cabeça e só achá-la na testa de um holandês.


Levou só o amarelo porque contaram para o árbitro, pois ele não viu.



No lance seguinte, Boulahrouz foi à forra e deixou o cotovelo no rosto de Figo.


Também só tomou o amarelo, só que era o segundo. Caiu fora.


Tudo igual de novo: 10 contra 10.


E era o décimo jogo entre Portugal e Holanda, com apenas uma vitória laranja.


Jogo que a Holanda dominava, 63% de posse de bola, e via Portugal tentar o contra-ataque, sempre com perigo.


Aos 72, Deco pegou Heitinga, levou amarelo e, na confusão, Sneidjer empurrou um português, em cena típica do futebol…sul-americano.


Aos 77, por cera, Deco foi expulso.


Um festival de cartões em Nuremberg.


Só no segundo tempo, 10 amarelos e três vermelhos.


As quatro expulsões, por sinal, são um recorde em Copas do Mundo.


Mesmo com um a menos, Portugal resistiu.


Se bem que, aos 96, Bronckhorst também foi expulso.


E, sem Deco, que fará muita falta, pegará a Inglaterra nas quartas-de-final.


Inglaterra que Felipão foi convidado para dirigir e recusou, além de já ter vencido duas vezes, na Copa do Mundo de 2002, pelo Brasil, e na Eurocopa, em 2004, por Portugal.


Portugal e Holanda fizeram o jogo mais dramático, e desleal, desta Copa do Mundo.

  1. Diego Carvalho

    27/06/2006 23:29:56

    eu acho isso muito engraçado, como e que o povo Brasileiro e Muito Idiota, burros e fracasados, quando estora uma bomba no governpo brasileiro são criticas e mais criticas, corupção e tudo mais, nos brasileiros escolhemos um presidente analfabeto cujo o nome se chama LULA: LUIZ Inacio Lula da Silva, que mal tem o segundo grau e não sabe escrever, colocamos um presidente burro para governar o pais, esta merda deste pais ja esta no fundo do poço, cabe a voce puliticos e alturidades superioris a saber quem são os bandidos, nao e esse que ficam nos morros do Rio de Janeiro e nem traficantes que vendes drogas ao play Boy (filinho de Papai). na verdade quem sao os bandidos sao voces politicos coruptos e insolentes, eu tenho vergonha de ser brasileiro, mais eu tenho orgulho de ser argentino, eu quero que o brasil va se fuder e que todos os deputados e principalmente o Lula va tomar no cú presidente filho da puta e burro e que o brasil nao viva de futebol mais sim um povo heroico e vitorioso..

  2. eduardo Igrejas

    27/06/2006 20:28:08

    Enquanto espetáculo está Copa está sendo um sucesso com diversas seleções européias de países com fortes campeonatos nacionais presentes nas quartas de final, excetuando-se a Espanha e a presença dos fortíssimos sul-americanos Argentina e Brasil. Antonio Ubaldo Rattin disse que a Argentina foi prejudicada pela arbitragem em 1966 contra a Inglaterra, sendo ele o capitão expulso neste jogo, pois o time da casa, devido a falta de televisionamento via satélite à época, precisava chegar à final para que a Copa tivesse sucesso comercial. Bem, será que teremos casa cheia em Berlim se a Alemanha não for finalista? O que cosagraria uma Copa mais do que uma final entre Alemanha, a anfitriã, e o Brasil, o maior de todos os campeões? Qual a maior chance de glória para a UEFA do que uma seleção européia vencer os campeões sul-americanos em casa? Em 1998 foi assim. Ainda acredito que o futebol nivela homens e nações, sendo preciso jogar e vencer. Cabe a nossa seleção, brasileira, jogar e vencer.

  3. Mari

    27/06/2006 19:58:49

    A partida estava linda até a Holanda, de uma forma ridícula, mostrar que não tem espírito esportivo nenhum e começar a dar porrada em qualquer um que aparecia. A cara do técnico era patética, mostrando que ele concordava totalmente com o absurdo apresentado em uma Copa do Mundo. A impressão que tive é que esse jogo estava marcado para favorecer a Holanda e o time de felipão, por absoluta competência do técnico, fez com que os objetivos do juiz (e sabe-se lá de quem mais) não virassem realidade. O jogo foi muito bom, tenso, disputado, e ouvir o apito do juiz terminando a partida foi como música para os ouvidos, só podendo ser comparado ao da partida Itália X EUA, q tb foi um jogão até os americanos partirem pra ignorância (exceto pela porrada do De Rossi).Portugal MERECEU a vitória pq jogou bonito, até o fim, partindo p violência como defesa das porradas ignorantes holandesas.

  4. Conrado

    27/06/2006 15:55:23

    Eu simpatizo com a seleção portuguesa, e estava torcendo p/ eles, mas depois deste jogo vergonhoso, quero mais que eles caiam fora. Torço sempre a favor do futebol, e sempre contra time que ganha na pancadaria.

  5. gilberto

    27/06/2006 10:30:18

    para os amantes da pancadaria!!!poderiamos criar um adendo no regulamento de copas que seria o seguinte.se duas equipes de paises que tem ou ja tiveram conflito de guerra se enfrentassem o rugbi passaria a ser o jogo da vez e nao o futebol.argentina x inglaterrabrasil x paraguaifrança x inglaterraE por aí vaiEUA X SELECAO DO RESTO DO MUNDO HEHEHEHEHEHEHEHEbrincaderia viu gente

  6. Luis

    27/06/2006 08:54:43

    Caro Diogo; eu percebi e entendi perfeitamente. E você tem razão na questão dos castigos. Agora é Rezar para o Cristiano Ronaldo jogar. E Deus queira que Deco jogue neste mundial. Um abraço

  7. diogo scopel

    27/06/2006 04:03:11

    Luis. Deixe-me explicar: de forma alguma usaria "bigode" para ofender seu povo. É que para nós, brasileiros, o bigode farto é uma marca, um registro de seu povo que, verdadeiro ou não, faz parte de nosso imaginário ( assim como ninguém aqui sai nas ruas com a salada de frutas da Carmem Miranda na cabeça e nem todo brasileiro sabe sambar ou até mesmo gosta de samba. Mas estas características são marcas estereotipadas dos brasileiros e também devem fazer parte do imaginário português em relação a nós.) Mas não se preocupe. Tenho colegas de Portugal e eles sabem que isso é uma brincadeira nada maldosa. Quando escrevi "amáveis colonizadores" queria apenas, além de contundente, criar um disparate entre vocês e Felipe S. Nem uma mágoa como vocês ( a não ser pelo o fato de gostarem deste trolha!Brincadeira) e "portugueses em decomposição" é pelos que sairam "mortos" da batalha de Domingo. Agora creio que estas oitavas enfraqueceram o time para às quartas. Desculpe-me qualquer coisa. um abraço

  8. Rubens

    27/06/2006 01:56:27

    Juca, como sempre os seus comentários foram precisos. A palavra DESLEL cabe perfeitamente para definir esse joga. Horrível. Portugal pode estar jogando melhor do que a Inglaterra que, por sua vez, não jogou nada nesta Copa. Aliás, como TODOS os times, pois NENHUM me impressionou. Nem a Argentina e a Espanha. Esse Copa está com um péssimo nível técnico. Sei lá se é por causa do calor ou os jogadores não estão nem aí para com as suas seleções, prefirindo jogar mais por seus clubes. Bom, só queria dizer que vou torcer para o English Team, pois não é tão violento quanto Portugal. Abraços...

  9. João Pedro

    26/06/2006 22:26:11

    A TODOS QUE ACHARAM O JOGO VIOLENTO, UM ABSURDO, BLÁ BLÁ BLÁ: Foi SEM DÚVIDA o MELHOR jogo da Copa! Portugal só ganhou do bom time holandês porque jogou com ALMA, coisa que só o Felipão consegue tirar de um time! Quem não gostou desse jogo, por acaso conseguiu desgrudar os olhos um segundo da TV? Me responda aqui quem disser que sim! Duvido!!!!! Se sim, vai assistir golfe feminino que você está no esporte errado!!!

  10. myrna

    26/06/2006 21:21:56

    Aguenta os baba ovo com peninha dos holandeses... ta com dé? leva para sua casa!

  11. gust

    26/06/2006 21:19:55

    O FELIPÃO É QUEM MANDA BATER!!!!!!!!!!

  12. myrna

    26/06/2006 21:18:04

    E mais, copa é mata-mata! Enquanto Portugal e Felipão estão na boa comemorando a ida para a próxima fase, Holanda e seus capangas do jogo sujo estão chorando na cama que lá é lugar quente! E TENHO DITO!

  13. myrna

    26/06/2006 21:15:05

    Outra, quem começou com a baixaria foi Holanda. Tiveram o que mereciam.

  14. myrna

    26/06/2006 21:13:32

    E ainda tem gente malhando o Felipão... como o brasileiro é ingrato mesmo! Não se esqueçam que ele foi penta com uma seleção totalmente desacreditada! E conseguiu grandes resultados com Portugal! Deixem de besteira! Só sabem criticar! Queria ver cada um dos genios que esculacham o Felipão aqui, conseguindo 1/100 das conquistas que ele teve na carreira! Bando de invejosos!

  15. myrna

    26/06/2006 21:08:02

    Não acredito que tem gente politizando o jogo... affff

  16. Derrick

    26/06/2006 20:20:20

    Ô Glausilev, concordo com você que o Galvão deveria parar de torcer. Aliás, acho que ele deveria parar de narrar e nos encher o saco. Mas, convenhamos: o Casagrande torceu contra Portugal na partida de estréia (1-0 em Angola). O ex-corintiano chegou a dizer que os portugueses têm conflitos de ego, que os jogadores não têm espírito de equipe e que Portugal tem complexo de inferioridade no futebol. Pior que o Galvão. Agora, o Casão - que anda cada dia pior nos comentários - deve estar caçando explicações pra Portugal ter chegado às quartas-de-final. Afinal, se o time luso tem esses defeitos apontados, o que dizer de Inglaterra e Holanda?!

  17. Eduardo

    26/06/2006 20:15:46

    Comentários bizarros após o jogaço de ontem. Merchan Neves: "Ah, mas a Holanda não tem negro no time, sô! Assim num dá pra ganhar. Não é à tôa que a Laranja Mecânica do Cruyff perdeu a Copa, uai". Só pra lembrar ao jabazeiro: cor de pele não ganha jogo e, se ganhasse, Van Basten não poderia pintar seus jogadores com outra cor se só tivesse caucasianos no elenco. Além do mais, a Holanda já teve vários (e ótimos) jogadores negros e eles não ganharam as Copas "perdidas" por Cruyff e cia. Ou seja: qual a lógica em citar isso?! Nenhuma, claro. Branco, negro, mestiço...qual a diferença? O outro comentário surreal, esse do simpático Assaf, do SporTV: "Portugal fez o que todo time do Felipe faz: bateu. Ele manda seus jogadores atuarem desse jeito. Isso não é bom futebol. Não sou fã do Felipe". Acho que ele não levou em conta que quem começou a pancadaria foi a Holanda, que o Brasil de 2002 não deu pontapé e muito menos o Palmeiras que ganhou a Libertadores. Quanta sandice em tempos de Copa...

  18. Marcelo

    26/06/2006 19:38:33

    Foi o PIOR JOGO DA COPA. Depois do jogo tive que explicar pras criancas que nao e' assim que se joga futebol. E pra quem ficou achando o maximo, tenho duas coisas pra falar:1 - Violencia e' TOTALMENTE DIFERENTE de Raca2 - Voces estao assitindo o esporte errado. Vao torcer pro Royce Gracie!

  19. glausiiev

    26/06/2006 19:25:45

    É LAMENTÁVEL A FALTA DE IMPARCIALIDADE DO GALVÃO BUENO NA TRANSMISSÃO DO JOGO PORTUGALxHOLANDA. QUE A SELEÇÃO HOLANDESA FOI DESLEAL NÃO RESTA DÚVIDAS, MAS DAÍ A FICAR TORCENDO ABERTAMENTE POR PORTUGAL E ACHAR QUE OS PORTUGUESES SÃO UNS SANTOS É UM ABSURDO. O GALVÃO, QUE PARA MIM É O MELHOR NARRADOR ESPORTIVO DO PAÍS, DEVERIA SE PREOCUPAR MAIS EM NARRAR AS PARTIDAS DO QUE EM TORCER. A TORCIDA FICA COM A GENTE.

  20. Luis

    26/06/2006 18:52:24

    Caro "DIOGO SCOPEL" dizia eu,(Possa o Felipão trazer a fama que traga do futebol gaucho e brasileiro em geral) em 2 anos de muitas partidas, posso lhe assegurar, o Portugal sob o comando do Felipão, nunca jogou sujo (Perdeu uma Final - a 1ª da sua hitória, em futebol senior) como se fosse o Brasil do Maracanã de 1950, em pleno estádio da Luz, em plena Lisboa; da foram mais incrível, e aceitando com todo o "fair play". Em 2 anos de imenas partidas e jogos dramáticos, o dia de ontem foi o único que saíu da linha. Isso é um fato inquestionável (e foi a Holanda que começou, com culpas de parte a parte - mas não fomos nós que começámos). Portanto meu amigo; isso é um facto. Outra coisa, amigo, aqui já quase ninguém usa bigode (risos)!! mas não levo a mal, eh,eh. Aqui, em Lisboa e em toda a Lusitãnia (neste Cosmopolita Portugal), toda a gente admira o imenso BRASIL - a Potência mundial do futuro, não tenha dúvida(e não é só no plano do futebol). Um Abraço e rumo ao título, se DEUS quiser.

  21. Luis

    26/06/2006 18:35:34

    Meu Caro "DIOGO SCOPEL" agradeço o seu amável comentário. Compreendo o que diz(e o que o JUCA escreveu, assim como TORERO) Justamente por causa de algum "estilo" de línguagem de Scolari; de outras questões ligadas às escolhas na convocação do Felipão para esta Copa; assim como declarações de Scolari sobre os intelectuais portugueses que o criticam (justamente pelas mesmas razões dos críticos brasileiros); rivalidades clubísticas internas portuguesas (Benfica e Sporting, FC Porto - opinando uns clubes num muito maior apoio a Scolari que outros que o criticam) etc etc. - Posso-lhe assegurar que as rivalidades clubísticas da faixa Ocidental da Península Ibérica(de norte a sul)são tão ferozes como as vossas (ainda que o territorio seja maior - ex: gaúchos x paulistas x cariocas etc) Seja como for; independentemente da tradição que o Felipão possa trazer do Brasil, o fato é que a Selecção Lusitana sob o comando do Felipão têm sido de um "fair play" exemplar durante estes ultimos 2 anos.

  22. Karla

    26/06/2006 18:22:23

    Acho que Portugal mereceu vencer,pois soube superar as dificuldades(jogou mais tempo com um jogador a menos).E poderia ter saído menos prejudicado se não tivesse entrado no "desespero" dos holandeses.Se estavam ganhando,a pressão estava do outro lado...Como luso-descendente sofri bastante junto aos meus familiares aqui no Recife.Apesar de algumas opiniões idiotas quanto ao desempenho português(como se o nosso Brasil estivesse grande coisa...) a maioria dos brasileiros torce por vocês.Parabéns à seleção portuguesa pela raça e determinação,e que mantenham um espírito vencedor(acho que foi o que faltou na final da Eurocopa).FORÇA PORTUGAL!!!!!

  23. anideM

    26/06/2006 17:54:29

    Talvez meu comentário seja um tanto precipitado, mas algo me diz (o "além"... quem sabe???...risos), que Portugal pôs o dedinho na taça!!!

  24. marcio

    26/06/2006 16:59:41

    Prezado Juca;Achei muito bom seu comentário à respeito de Portugal X Holanda. Só gostaria de fazer um questionamento, concordando com a posição de alguém (não me lembro quem)do "Linha de Passe". Pra mim se o juiz expulsa o holandez na entrada no C. Ronaldo, não teria acontecido nem metade de todo o resto da pancadaria. Uma vez que ele errou, dali pra frente acertou em todos os outros casos, podendo ser até que devesse ter dado o vermelho direto em alguns casos, mas ele NÂO deixou de dar cartão a quem mereceu, portanto seu erro mesmo foi só no primeiro. e além do mais, prefiro mil vezes um juiz que de "trocentos" cartões, a um Ministro da Justiça e um Presidente que fazem vistas grossas a tudo!!!E Viva o Felipão!!! Num precisa nem de leitura labial pra saber o que ele fala: da pra escutar aqui!!!

  25. mauricio

    26/06/2006 16:48:19

    Ae juca, curto muito o blog, ta de parabens.Esse jogo foi muito bom... pena a falta de desportividade da seleção da Holanda... não saber perder é muito feio :PO galvão bueno devia trocar de óculos ou melhor, de profissão.

  26. diogo scopel

    26/06/2006 16:33:36

    Parabéns pra um português chamado LUIS (sousa-pedro@hotmail.com). Seu cometário foi extremamente feliz. Acredito que este tipo de relação uni dois povos. Foi elegante e distinto, como deve ser a maioria de seus compatriotas, diminuindo assim nossas comarcas. Contudo, Luis, há um patrício teu que não zela pela nossa amizade: o Nuno (ler o seu agourento e preconceituoso recado). Você não parece ser desta laia. E também repudiarei quaisquer comentários insultuosos a sua nação feita por nossa parte.Mas agora: o Sr.Felipe S. não é um bom técnico. Como pode o ser se simplesmente não obteve algum controle sobre si e seus comandados, deixando-os pendentes em cartões ou suspensos? Bom seria uma vitória repleta de glórias e superação, concorda? Que êxito estúpido é este, ou para obte-lo devemos nos rebaixar? Acho que podemos fazer parcerias muitíssimo melhores. Esta não ufaniza a nós e muito menos a vós, que carregam a insígnia. É isso. Um abraço e dê uns retoques no menino Nuno.

  27. Paulo "TARANTINESCO"

    26/06/2006 16:27:02

    É DE UMA MONUMENTAL FRESCURA ESSES CARAS QUE SE "ESCANDALIZAM" COM A TRUCULÊNCIA DE FELIPÃO.FUTEBOL TB É ISSO,PQP!!QUEREM LEVEZA E ELEGÃNCIA?VÃO ASSISTIR NADO SINCRONIZADO, SEUS FRESCOS!!TEVE UM BABACA AÍ, QUE DISSE QUE "NUNCA CONSIDEROU FELIPÃO UM GRANDE TÉCNICO.."AH, POR FAVOR, O SCOLARI DEVE TER IDO DORMIR MUITO CHATEADO DEPOIS DE TER LIDO ISSO...CASO TENHA LIDO, CLARO.CADA UM!!

  28. look

    26/06/2006 16:17:33

    No futebol moderno o que mais importante existe são as vitórias, para a história fica apenas o resultado, nós portugueses estamos fartos de vitórias morais , se o time de portugal joga mal ou bem, se tem sorte ou não pouco interessa, a essencia do futebol é a vitória...estes sao jogos do mata-mata e o que é fundamental é eliminar o adversario, os clubes e as selecçoes vivem actualmente de resultados, nao existe nenhum seleccao nem nenhum clube do mundo que se contente com as chamadas vitorias morais...Felipao continua assim, esperemos que renoves pela seleccao portuguesas pois todos em portugal te adoramos e temos a certeza que Portugal contigo será muito grande...dá gosto de ver estes jogadores a suarem a camisola de portugal com amor à patria, com o cristiano ronaldo a chorar qd teve que sair por nao poder estar lá dentro ajudar os colegas, com este espirito de luta, entre-a-ajuda e solidariedade entre atletas creio que vamos longe...

  29. napoleao idelfonso

    26/06/2006 15:57:51

    Por falar nisto quando é que vai ter o jogo Portugal x Holanda??? Ou aquilo que passou ontem pode ser chamado de futebol???

  30. diogoscopel

    26/06/2006 15:35:23

    NOTA: Que brilhante este Felipe Scolari, né? Olhem como ele classificou bem o nossos amados colonizadores, né?Prestem atenção, ceguetas: os bigodes de Portugal estão em frangalhos. Entre amarelados, avermelhados (digo suspensos, ahá!) e maltrapilhos está um nauseabundo fartum engulhento de português em decomposição! Vamos scolari, vamos adiante...você é demais!Você merece muito mais: eu diria, pelo menos, mais uns 15 amarelos e 8 vermelinhos( ou 9, claro, um para você meigo, afável e delicado cavaleIro {na verdade ele é o cavalo}).Ser "viril" é do jogo, ser "Felipão" é ser fraco! Quer demosntração maoior de fraqueza do que bater. Forte é quem vê seu adversário apelar e se comportar com categoria, elegância. É tomar uma aqui e depois ajudar o seu agressor a se recompor lá, extendendo lhe a mão! Quer porrada na cara melhor que esta?! E sua imagem, meus camaradinhas, bonita na foto!Existe um nome pra isto: inteligência. E avisem pra este tal português cuidar de seu próprio país.

  31. Affonso

    26/06/2006 15:19:52

    Essa vitória de ontem de Portugal emocionou mais do que a primeira fase inteira da seleção brasileira. O Felipão mostrou mais uma vez seu lado copeiro, raçudo e de muita alma.Não tem como não torcer para esa seleção, não tem.Detalhe: o próximo jogo pegará fogo. Pode ser a revanche Ericsson x Felipão. Tomara que dê Felipão.

  32. elcio

    26/06/2006 15:09:48

    É por estas e outras que este país não evolui. Enaltecer este sr. Scolari e sua filosofia só pode mesmo dar nisto. Vencer a qualquer custo, utilizando-se das atitudes mais rasteiras.Viva o mensalão, o dinheiro na cueca, a pizza nas CPI's, o Sveiter, o árbrito Edilson, a cartolagem do futebol brasileiro, as torcidas organizadas, etc ...Como já disse o Renato Russo "Que País é Este" !!!

  33. Francinei

    26/06/2006 15:05:17

    Jogaço! Isso sim que é vontade de vencer... realmente, Copa do Mundo tem que ser raça e vontade acima de tudo, se o jogador não tiver coragem, tirar o pé em dividida e ficar com medo de ir para frente, volta pra casa mais cedo e pode se contentar em assistir o resto da Copa na TV. O Felipão mostrou o que é vontade de vencer em uma Copa do Mundo, não é como a Inglaterra e seu joguinho morno, que aliás vão embora se não incorporarem a verdadeira raça que precisa haver em um campeonato desses. E tem que ser assim mesmo, os holandeses pediram o jogo desse jeito, afinal aquela entrada criminosa em cima do Cristiano Ronaldo foi para tirar o cara de campo. Em Libertadores e Copa do Mundo, se você não tiver os melhores jogadores, só vence na raça e na vontade!

  34. 26/06/2006 15:04:27

    Vcs acham que esse jogo foi mais violento que italia e chile em 62?

  35. henricão

    26/06/2006 14:58:38

    Alfredo Santos,Selvagem e imbecil é quem não reconhece a competência e os méritos deste grande profissional que é Luiz Felipe. Se ele estivese no comando da seleção brasileira, certamente o caminho para o hexa seria muito mais tranquilo.

  36. Adamastor

    26/06/2006 14:46:07

    Portugal vai ter problemas contra a Inglaterra no próximo jogo, jogadores suspensos com amarelos, vermelhos e metade do time no departamento médico, senão no hospital. Evento parecido a este assisto sempre pela internet, chama-se Vale-Tudo. Por outro lado se tiverem os portugueses outro confronto desse estilo com a Inglaterra, melhor pro Brasil.

  37. Lamartine

    26/06/2006 14:10:32

    Não sei o motivo dessa comparação com futebol sul-americano e Libertadores.Não me lembro de ter visto,por exemplo,o São Paulo ganhar alguma Libertadores dessa maneira.Quanto ao comentário do Diovan,abaixo,se este acompanhasse futebol não só na Copa do Mundo,saberia do histórico do Felipão,que já fora flagrado por emissoras de rádio,mandando por exemplo,"quebrar" o Sávio.Foi a isso que me referi.Até porque seria difícil que eu pudesse "ver" daqui de casa o Felipão dizer alguma coisa(não sou especialista em leitura labial).Mas ainda bem que o blog me dá a oportunidade de dizer o que penso.Cada um com suas opiniões.Abraço.

  38. Luis

    26/06/2006 13:59:07

    Ao caro amigo MILENA: Como português em Portugal; aqui em Lisboa, do outro lado do Oceano; posso lhe assegurar que essa tal opinião algo insultuosa, é absolutamente dissonante e contrária ao ponto de vista da maioria dos portugueses actualmente. Acho que as opiniões por aqui(neste blog); na sua maioria, são muito razoáveis.A ideia que os PORTUGUESES fazem do BRASIL(transcendendo agora o futebol para tudo em geral) é ESTA: É uma NAÇÃO UNIVERSAL, CONTINENTAL, PLURI-RACIAL, PLURI-CULTURAL;e não obstante os naturais problemas sociais de desiquilíbrio na distribuição riqueza e no acesso à cultura, que tem que melhorar, como nós; - É UM FUTURO COLOSSO E UMA FUTURA POTÊNCIA MUNDIAL(JÁ O É) Aliás, nós portugueses esperamos humildemente uma mão(uma ajuda) da vossa parte - quando FINALMENTE O BRASIL ASSUMIR A SUA CONDIÇÃO DE NAÇÃO DE PRIMEIRA GRANDEZA NO MUNDO - A QUE TEM DIREITO. Como se vê, no futebol já nos está a dar uma mão - rumo ao título, se DEUS quiser.Um Abraço ao Juca e a todos.

  39. bruce

    26/06/2006 13:22:19

    Juca acho que muito aqui esqueceram esse Sr. que chamamos de Felipão , nos deu Penta Campeonato. Pegou um seleção desacreditada e um jogador ( Ronaldo ) que as criticas não tinha fé . Fomos Penta . Ganhamos todos os jogos ,não foi preciso nenhum craque budista lesionado errar pelnati.. Ganhamos ao natural na final pela qualidade do time ."Esse selvagem e imbecil " nos deu a quinta estrela e tbem titulos a todos os clubes que ele esteve isso é sorte ? . Criticar o Felipão , e não reconhecer seu talento é asneira . E inveja , com certeza ele deve ter deixado time desses torcedores comendo poeira . Há tecnicos que falam bonitinho na frente das cameras, são todos santinhos, mas ganham titulos????O Kiko ( Parreira ) tem tudo para ser Hexa . Mas espero que não tenhamos saudades do Felipão. Sorte e Feliciadade!

  40. Manoel

    26/06/2006 13:10:20

    O jogo mais emocionante da Copa até agora ! Toda a vontade que faltou em vários jogos, como Inglaterra e Equador, sobrou para o time o luso. Mesmo com um a menos. E pra quem critica o Felipão, se Portugal não estivesse bem montado e não tivesse bons jogadores não teria ganho. Porrada não ganha jogo, senão o time do açougue era campeão do mundo. Se o nosso Brasil não chegar lá, esperemos que Portugal chegue !

  41. Fernando

    26/06/2006 13:04:00

    Cena 01 - Deco expulso conversando com os outros dois expulsos da Holanda.Cena 02 - O estádio inteiro vaiando toda vez que a Holanda pegava na bola.Cena 03 - O Felipão dando a maior bronca no técnico adversário.Cena 04 - A comemoração dos heróis de Portugal.Enfim....O MELHOR jogo para se assistir em uma copa.

  42. Samuel

    26/06/2006 12:57:15

    Ei Juca, reparou que o Van Persie é a cara do André Kfouri?

  43. thiagoo

    26/06/2006 12:54:12

    e o mais emocionante... primero jogo até agora que os jogadores de alguma seleção demonstraram vontade de ganhar a copa do mundo.

  44. Claudenir

    26/06/2006 12:53:49

    Sr. juca Kfouri, desde a época do saudosa "Cartão Verde" na TV Cultura que assisto seus programas e gosto de seus cometários. Mas utimamente você me parece um tanto ranzinza e preconceituoso. Por exemplo: O seu comentário sobre a violência do jogo Portugal X Portugal, tanto na Folha "...como se fossem meros sul-americanos." e no blog "..em cena típica do futebol...sul americano" não foi legal, até porque não me lembro de confronto recente entre selecionados sul-americano com tal violência explícita e aceita pelo juiz e também poque entre os cincos jogadores mais faltosos desta copa, não existente um sul-americano. Portanto Juca acredito que você como profissional da impressa esportiva de sempre nos brindar com os seus comentários que é o que queremos, mas poupe os seus fãs de comentários preconceitos ou providos de perda da controle sobre suas emoções.

  45. Cesar Gaston

    26/06/2006 12:48:45

    E então, qualquer semelhança com a Libertadores da América, não é mera coincidência. E Felipão, o "monstro", agora tem um time capaz de levar a Copa para casa. Definitivamente, o tem. E com a "tecnologia Libertadores", que ele conhece como ninguém. Estou ancioso para vê-lo enfretar o time titular do Parreira. Incrível...

  46. Alvaro Schnell

    26/06/2006 12:48:07

    FICO IMPRESSIONADO COM A FALTA DE PERSONALIDADE CRÍTICA DO DONO DESTE BLOG. A FEROCIDADE COM QUE ELE CRITICA OS JOGADORES BRASILEIROS SE PERDE NA HORA DE FALAR DOS EUROPEUS. O JOGO DE PORTUGAL E HOLANDA FOI ALGO HEDIONDO E DEVERIA IMPLICAR NUMA PUNIÇÃO SUMÁRIA PELA FIFA. MAS O NOSSO JORNALISTA NÃO TEM PALAVRAS NEM ARTICULAÇÃO MENTAL PARA ESBOÇAR UMA IDÉIA SEQUER SOBRE O QUE ACONTECEU. AO INVÉS DISSO, VEM FALAR EM JOGO DRAMÁTICO. O QUE EXPLICA ISSO? RACISMO. FÁCIL É MALHAR OS JOGADORES NEGROS BRASILEIROS, SEMPRE VISTOS COM MOLEQUES E INCAPAZES; IMPOSSÍVEL CRITICAR OS JOGADORES EUROPEUS, QUE PARA O NOSSO JORNALISTAS SÃO SEMI-DEUSES. LAMENTÁVEL.

  47. Marcos

    26/06/2006 12:47:41

    JUCA BOA TARDE"O PIOR JOGO DA COPA" FOI ONTEM AS 16:00 H ENTRE DUAS EQUIPES DO "MUNDO CIVILIZADO" ASSISTIDA POR 5 BILHÕES DE ESPCTADORES.GOSTARIA DE SABER QUAL A POSTURA DA FIFA COM RELAÇÃO AO OCORRIDO PRINCIPALMENTE POR SEREM TIMES EUROPEUS?O QUE PASSA PELA CABEÇA DE DIRIGENTES E TREINADORES OBSERVANDO SEUS ATLETAS "SE MATANDO" EM CAMPO?E DIZIAM QUE O TIME DE GANA E UM TIME "VIOLENTO".QUANDO LATINOS AMERICANOS E AFRICANOS TROCAM EMPURRÕES SÃO CLASSIFICADOS PELOS EUROPEUS DE "ANIMAIS" E OS "CIVILIZADOS" EUROPEUS APLICANDO GOLPES DE KUNG FU EM UM JOGO DE FUTEBOL.SÃO O QUE?GOSTARIA DE VER A POSTURA DA FIFA.

  48. dino cão

    26/06/2006 12:30:59

    Se querem fair play vão jogar Playstation...isso foi futebol e decisão de uma vaga para quartas de final...raça...pancadaria os cambau...fair play de verdade é querer vencer...e a tradução do jogo é : Vitoria de Portugal..mas uma Vitorria de Pirro !

  49. Ivo La Puma

    26/06/2006 12:26:34

    Aos críticos do Felipão: há algum que não seja colorado ou corintiano?A Seleção de 2002 só batia e não jogava bonito? Um time que é campeão do mundo com 7 vitórias não serve como prova da competência do técnico?Bah! Eu, se fosse português, estaria sentido orgulho da minha Seleção! E a esses que o criticam é porque não tiveram ele treinando o seu time!O Felipão já está na história, com recordes registrados em Copas do Mundo. Nada dessa crítica acrítica vai diminuir a sua importância na história do futebol brasileiro!

  50. fernando ribeiro

    26/06/2006 12:11:50

    em primeiro lugar quero fazer uma observacao: ai q saudade do felipao.em segungo :ja ouvi falar da medalhinha pra cima,nunca ouvi da medalhinha pra dentro !um abraco.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso