Por que a Fifa recuou
Time de massa é fogo.
Os corintianos tomaram duas providências:
1. Anunciaram que processariam a Fifa por perdas e danos — porque gastaram para ver o primeiro Mundial de Clubes e cinco anos depois foram informados que era só brincadeirinha.
2. Ameaçaram fazer uma campanha contra a Toyota — para que nunca mais um corintiano comprasse carros dela.
Pois nem bem a Fifa abriu o expediente nesta sexta feira e estava lá a correção, com o Corinthians devidamente reconhecido.
E agora falando sério, a Fifa tinha errado mesmo e se corrigiu. Palmas para ela.
Porque com todas as falhas inegáveis que houve no primeiro Mundial, o campeonato aconteceu, foi organizado pela Fifa e o Corinthians venceu.
Falhas e convites houve também nas Copas do Mundo de 1930, 1934, 1938, 1950, até que, em 1954, começasse a ter uma fórmula mais fixa, eliminatórias etc. E ninguém contesta o bi uruguaio e italiano.
Querer rever a história não dá certo, que o digam os ex-soviéticos.
E comparar a aceitação da Fifa ao título corintiano de 2000 (www.fifa.com) com o do Sport em 1987 é desconhecer a história.
A CBF abriu mão de organizar o campeonato brasileiro daquele ano, só resolvendo fazê-lo depois que percebeu o suceso da Copa União, organizado pelo nascente Clube dos 13.
Também ali houve erros e injustiças, como, por exemplo, o alijamento do América do Rio e do Guarani, que tinham terminado o campeonato de 1986 nas quatro primeiras colocações.
Mas o país inteiro festejou e reconheceu o Flamengo como campeão brasileiro.
Se a CBF não reconhece, azar da CBF.
Sobre o Autor
Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/