Blog do Juca Kfouri

O BRASILEIRÃO DE 1987

Juca Kfouri

 


Em primeiro lugar, o país inteiro não comemorou aquela farsa do Flamengo. Você se esquece que a torcida do Sport comemorou sim o campeonato do leão. Está nos anais da CBF e da FIFA! Aquele engodo que você diz ter sido organizado pelo clube dos treze, foi na verdade organizado pela Rede Globo, que tinha na época você, Juca Kfouri, como comentarista e um dos integrantes da editoria de esportes. Assinaram o documento, todos os representantes das equipes que participaram da competição, e depois não cumpriram o que acordaram: O cruzamento com o módulo amarelo. A verdade é uma só: Tanto Flamengo quanto Inter, amarelaram, tremeram, e temeram perder posição para Guarani e Sport, ou o senhor não se lembra dos dois jogos finais entre Inter e Flamengo? Duas partidas fraquíssimas técnicamente, com dois times no bagaço.
Cesar Rosatti | carc2005@bol.com.br | http://alotorcida.zip.net |  02/12/2005 11:04


EM RESPOSTA AO BLOGUEIRO CÉSAR ROSSATI SOBRE O TÍTULO BRASILEIRO DE 1987:


 


VOCÊ ERRA, NO MÍNIMO, 10 VEZES;


1. QUEM ORGANIZOU A COPA UNIÃO FOI O CLUBE DOS 13, COM APOIO DA GLOBO;



2. EU SÓ FUI PRA GLOBO EM 1988 E A COPA UNIÃO FOI EM 1987;



3. O CLUBE DOS 13 REJEITOU O CRUZAMENTO ASSIM QUE A CBF O ANUNCIOU, DEPOIS QUE O REGULAMENTO DA COPA UNIÃO JÁ ESTAVA PRONTO E ANUNCIADO;



4. O INTER NADA TERIA A PERDER EM DISPUTAR O CRUZAMENTO, JÁ QUE TINHA FICADO EM SEGUNDO LUGAR;



5. O PAÍS INTEIRO ACOMPANHOU A DECISÃO FLA X INTER, QUE FOI EM DEZEMBRO DE 1987, ENQUANTO A “DECISÃO” ENTRE SPORT E GUARANI SÓ ACONTECEU EM 1988;



6. A DECISÃO DO “MÓDULO AMARELO”, ESSA EM 1987, FOI “REPARTIDA” ENTRE SPORT E GUARANI QUANDO AMBOS EMPATAVAM 11 A 11 NOS PÊNALTIS E “RESOLVERAM” PARAR DE BATÊ-LOS (!!!!!!!);



7. ERAM DA SELEÇÃO BRASILEIRA EM 1987 OS SEGUINTES JOGADORES DE FLA E INTER: JORGINHO, LEANDRO, EDINHO, LEONARDO, ANDRADE, ZICO, REANTO GAÚCHO E BEBETO, PELO FLAMENGO E TAFFAREL, LUIS CARLOS WINCK E PAULO ROBERTO, PELO INTER;


8. SABE QUANTOS DO SPORT?



N E N H U M!!!!!!!!!!!


9. FINALMENTE, EM 1988, O CONSELHO NACIONAL DOS DESPORTOS RECONHCEU COMO LEGÍTIMA A CONQUISTA CARIOCA, ALGO QUE A CBF DE OTÁVIO PINTO GUIMARÃES E NABI ABI CHEDID NÃO ACATOU, TANTO QUE SPORT E GUARANI REPRESENTARAM O BRASIL NA LIBERTADORES.


10. EM RESUMO, O CAMPEÃO LEGÍTIMO É MESMO O FLAMENGO. O LEGAL ACABOU SENDO O SPORT.


EM TEMPO: E NÃO ME VENHAM COM ESSA BOBAGEM QUE O TÍTULO DO SPORT NÃO É RESPEITADO PORQUE TRATA-SE DE UM TIME DO NORDESTE. PORQUE NINGUÉM CONTESTA A CONQUISTA DO BAHIA EM 1988.

  1. emmcri

    05/07/2008 19:31:20

    Só você caro juca e a torcida do Flamengo é que consideram o Flamengo campeão de 1987.Quem decide que é a CBF já decidiu que o campeão é o Sport.Lembro que o Flamengo recorreu e perdeu em todas as instâncias e todos os seus recursos.Simples assim.

  2. James Moura do Ó

    30/07/2006 10:17:54

    Só um comentário: Parabéns!Você já disse tudo!

  3. Leonardo

    03/03/2006 16:53:05

    Grande Juca! Vou fazer apenas um comentário: A Copa União de 87 foi o campeonato com a melhor média de público de todos os tempos, e eu me lembro que li na Placar que a média da torcida do Flamengo foi naquele ano a maior do MUNDO!!! Querer tirar o mérito de um time com a seguinte escalaçao: Zé Carlos, Jorginho,Edinho, Leandro e Leonardo, Zico, Andrade,Bebeto, Renato Gaucho e Zinho é brincadeira! Agora, lembremos de algum perna-de-pau do Sportinho... Convido a todos os Rubro-Negros entrarem nas comunidades "Só o Flamengo é Penta" e "Flamengo- O Campeão de 87" Saudaçoes Rubro-Negras Juca

  4. Marcos Brandão

    23/01/2006 11:20:01

    O ULTIMO SUSPIRO DOS CORRE CAMPO Numa ultima e desesperada tentativa de impedir a homologação do titulo Rubro-Negro, Manoel Tubino, a mando de Marcio Braga, alega que as partidas finais daquele campeonato de 1987 deveriam ser anuladas, pois haviam ocorrido no ano de 1988 e tal precedente só poderia ser aberto mediante a uma solicitação documental à C.N.D. Porém, o blefe só serviu para desmoralizá-lo, pois Abi Chedid apresentou copia do fax em que Tubino autorizava a realização de partidas do campeonato no ano de 88. Assim, todos os recursos na justiça desportiva se esgotaram. O Flamengo tentou por diversas vezes recorrer a justiça comum obtendo fracassos estrondosos. Até que desistiu sob ameaça de ser punido pela FIFA. Assim sendo o Sport Club do Recife é o único campeão Brasileiro com o titulo atestado pela justiça desportiva e comum. E essa luta Titânica revelou a toda a Nação como nosso amado Sport Club do Recife é forte e grande.

  5. Marcos Brandão

    23/01/2006 11:19:13

    Betão bate escanteio com precisão impar na cabeça de Marco Antonio, que mete a bola para o fundo das redes fazendo a Ilha explodir de emoção. E esse gol foi o suficiente para sermos campeões Nacionais de 1987. Conseguimos suportar a pressão desordenada do Guarani que o juiz deu a partida por encerrada. Foi simplesmente fantástica a festa. Toda torcida queria estar junto de seus heróis. O troféu estava lá. Foi erguido por Estevam num momento histórico para o Leão da praça da Bandeira. E a partir daquela data todo torcedor do Sport pôde encher a boca e o peito de orgulho para dizer: EU SOU CAMPEÃO BRASILEIRO DE FUTEBOL!

  6. Marcos Brandão

    23/01/2006 11:18:24

    SPORT CAMPEÃO BRASILEIRO DE FATO E DE DIREITOEm 27/01/88 vencemos o Flamengo por WO assim como o Guarani vencia o Internacional, também por WO. Marcaram-se então as duas partidas finais para 31/01 em Campinas e 07/02 aqui na Ilha. O primeiro jogo acabou em um empate de 1x1, tendo Betão de pênalti marcado a nosso favor. A grande final foi marcada na Ilha dia 07/02/88 e como de costume, ela estava lotada. O jogo foi transmitido ao vivo para todo Brasil pelo SBT. Uma verdadeira festa que assombrou a todos aqueles que nunca acreditaram naquilo. Girândolas, fumaça colorida, leonetes, tudo que se tinha direito para a ocasião. O jogo se inicia com o Sport para cima e o Bugre um pouco inibido, talvez pelo nervosismo. Ao passar do tempo o Sport continua melhor embora o Guarani comece a se aprumar na partida. Estevam, nosso capitão, desperdiça uma cabeçada com a barra aberta. No segundo tempo é que tudo acontece. A partida continua no mesmo ritmo até que aos 20 minutos, Betão bate escanteio

  7. Marcos Brandão

    23/01/2006 11:17:08

    Numa primeira tentativa, vergonhosamente Aidar tenta aliciar Homero, oferecendo-o uma vaga no clube dos 13 em troca do cruzamento. Este foi veementemente negado. Então começaram as ameaças de aleijamento no campeonato seguinte. Em outra tentativa, utilizou-se de Manoel Tubino, presidente do C.N.D., desta vez para alterar o regulamento de uma competição já quase concluída, retirando o cruzamento do mesmo. Então Tubino convocou um conselho arbitral para votar tal questão em 16/01/88. A decisão de 383 votos por 96 pelo cancelamento do cruzamento de nada valia, pois esse tipo de alteração deve ser aprovado apenas em caso de unanimidade. E é importante observar que a diferença não é tão expressiva quanto parece visto que o peso dos votos depende da posição no ranking. Nova derrota para eles. Assim, como não conseguiram nenhum meio legal para impedir o prosseguimento do campeonato as datas dos cruzamentos finalmente foram marcadas.

  8. Marcos Brandão

    23/01/2006 11:15:54

    Como se sabe, a Coca Cola havia fechado um patrocínio gordo com o clube dos 13 para que sua marca fosse exibida de todas as maneiras possíveis durante os jogos. Foi sugerido inclusive que se colocasse no circulo central de campo a logomarca do refrigerante. Tal procedimento fere as leis da FIFA e por isso seria impossível sua concretização. Portanto o acordo firmado entre a fabrica de refrigerante e o Clube dos 13 seria o uso da logomarca no uniforme de todos os clubes que participasse da competição sob pena de não receber os 50% da verba restante ao final do campeonato. O Sport e o Guarani estavam rompidos com a Coca Cola e por isso seria impossível cumprir tal exigência, pois alem disso não viram as cores do dinheiro. Então Marcio Braga, presidente do Flamengo, junto com Aidar, presidente do Clube dos 13, temendo perder a verba da Coca e o titulo nacional de 1987 tentaram de todos os artifícios possíveis para acabar com o cruzamento entre os módulos.

  9. Marcos Brandão

    23/01/2006 11:14:00

    SPORT CAMPEÃO DO MÓDULO AMARELOContinuando a luta pelo título maior, Sport e Guarani se enfrentam em 2 partidas de ida e volta pelo título do Módulo Amarelo. As partidas ocorreram em dezembro de 1987. No jogo de ida fomos derrotados por 2x0. No jogo de volta vencemos por 3x0 e como o regulamento não previa critérios de desempate para este caso houve decisão por cobrança de pênaltis. Quando o placar marcava 11 x 11 o Guarani desistiu da disputa dando assim o título do para o Leão.FUGA DO CRUZAMENTO: INTERESSES FINANCEIROS E TEMOR DA DERROTADeterminado os campeões e vices dos dois módulos, segundo o regulamento, deveria haver um quadrangular decisivo entre eles de modo que o clube que obtivesse o melhor índice técnico seria declarado Campeão Brasileiro de 1987.Como se sabe, a Coca Cola havia fechado um patrocínio gordo com o clube dos 13 para que sua marca fosse exibida de todas as maneiras possíveis durante os jogos. Foi sugerido inclusive que se colocasse no circulo central

  10. Marcos Brandão

    23/01/2006 11:11:56

    SPORT X BANGU - VITÓRIA NO CAMPO DE JOGO E NOS TRIBUNAIS A final da chave A foi disputada entre Sport e Bangu, time dirigido pelo bicheiro carioca Castor de Andrade. Foi uma verdadeira guerra. Na partida de ida fomos hostilizados de todas as maneiras possíveis e imagináveis. Nossos atletas e dirigentes foram apedrejados e coagidos. Com todo esse clima não conseguimos a vitória. Fomos derrotados por 3x2 e Macaé declarou nos microfones das rádios que se perdêssemos daquele timeco aqui na Ilha ele mudaria de nome. A partida de volta foi realizada no dia 29/11/87 e o Bangu recebeu o troco com juros e correções. Não só levou uma surra de 3x1 como também foram severamente hostilizados por nossa torcida, tendo o seu presidente Castor de Andrade sido atingido por uma pedra no rosto. Nesta partida muitos torcedores passaram mal pela emoção envolvida e infelizmente alguns vieram a falecer. SPORT: Flávio, Betão, Estevam, Marco Antonio, Macaé; Rogério, Ribamar e Zico; Robertinho, Nando e N

  11. Marcos Brandão

    23/01/2006 11:11:04

    15/09/87 - O INICIO DA GUERRADepois de tantos desmandos finalmente no dia 15/09/87 é aprovada uma tabela e um regulamento para a competição possibilitando assim o seu inicio. A idéia inicial de Nabi Abi Chedid foi mantida e a 1ª divisão passou a ser constituída pelo módulo verde formado por Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio, Internacional, Bahia, Coritiba, Goiás e Santa Cruz, e o módulo amarelo formado por: Sport, Guarani, Bangu, Inter de Limeira, Náutico, América-RJ, Vitória, Atlético-PR, Criciúma, Joinville, Rio Branco, Atlético de Goiás, Portuguesa, Ceará, CSA e Treze. O módulo amarelo seria dividido em duas chaves, A e B, da qual sairia um representante de cada uma para disputar o titulo do modulo amarelo e, por conseguinte, o titulo nacional contra os vencedores do módulo verde.Já no dia 16/09 o Sport faz sua estréia, na Ilha, empatando contra o Atlético PR em 1x1. Começou o campeonato e prossegui

  12. Marcos Brandão

    23/01/2006 11:07:42

    Santa Cruz, graças a Marco Maciel, Coritiba e Goiás, foi totalmente moldado segundo os interesses financeiros de seus componentes, pois concentraram em suas mãos toda transmissão de TV e um polpudo patrocínio da Coca Cola, não restando absolutamente nada para os integrantes do módulo amarelo. 15/09/87 - O INICIO DA GUERRA Depois de tantos desmandos finalmente no dia 15/09/87 é aprovada uma tabela e um regulamento para a competição possibilitando assim o seu inicio. A idéia inicial de Nabi Abi Chedid foi mantida e a 1ª divisão passou a ser constituída pelo módulo verde formado por Flamengo, Vasco, Fluminense, Botafogo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Cruzeiro, Atlético-MG, Grêmio, Internacional, Bahia, Coritiba, Goiás e Santa Cruz, e o módulo amarelo formado por: Sport, Guarani, Bangu, Inter de Limeira, Náutico, América-RJ, Vitória, Atlético-PR, Criciúma, Joinville, Rio Branco, Atlético de Goiás, Portuguesa, Ceará, CSA e Treze.O módulo amarelo seria dividido em duas

  13. Marcos Brandão

    23/01/2006 11:04:27

    por outros clubes, como Bangu, Guarani, América-RJ, Criciúma, que havia feito extraordinária campanha no ano anterior e seriam excluídos da 1ª divisão sem razão plausível. O próprio Sport havia obtido índice técnico suficiente para permanecer no grupo de elite e mesmo assim ficaria de fora. Isso provocou a movimentação dos presidentes de federação e clubes que se sentiam prejudicados pelos desmandos que se anunciavam ocorrer. CHEDID COLOCA PANOS QUENTES NA QUESTÃO... Numa tentativa de agradar a gregos e a troianos, Nabi Abi Chedid confeccionou uma tabela que dividia os clubes da primeira e segunda divisão em 4 módulos : verde, amarelo, azul e branco, onde os 2 primeiros seriam considerados 1ª divisão e os dois últimos, 2ª divisão. Ao final, o grupo verde e o grupo amarelo teriam seus respectivos campeões e vice que se enfrentariam num quadrangular, decidindo assim, quem seria o campeão do ano. O módulo verde, do qual pertencia os membros do clube dos 13 mais Santa Cruz,

  14. Marcos Brandão

    23/01/2006 11:01:35

    E FOI ASSIM QUE COMEÇOU...Ano 1987. NASCE O CLUBE DOS 13Os principais clubes do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e o Bahia decidem se reunir e criar uma associação denominada Clube dos 13, presidida pelo então presidente do São Paulo Michel Aidar, que serviria exclusivamente para a formação de uma liga constituída somente por eles próprios e alguns outros poucos convidados, tentado assim, monopolizar toda mídia nacional e toda receita de patrocinadores a seu redor. Assim, Otavio Pinto Guimarães e Nabi Abi Chedid, respectivamente presidente e vice-presidente da CBF na época, começaram a ser pressionados de todos os lados pelo Clube dos 13, que contava com o apoio de Manoel Tubino, presidente do C.N.D., para que o campeonato Brasileiro daquele ano fosse disputado a seus moldes. Queriam escolher os participantes e toda renda publicitária mesmo que tudo isso ferisse os regimentos da confederação brasileira de futebol e o e os direitos adquiridos por outros

  15. Carlinhos

    22/12/2005 10:54:25

    Juca vc foi muito FELIZ em sua análise, no futebol brasileiro acontece alguns absurdos como por ex: Pra vc ter uma idéia a própria torcida desse clube, nas converssas de bata-boca tem vergonha de citar esse "título" como uma glória do seu clube.Contra fatos não há argumentos.

  16. Henrique

    10/12/2005 07:13:03

    Engraçado ver esse grande jurista falar do campeonato de 1987...O escroque, travestido de homem sério, tem a aldácia de falar em legitimidade, de falar em um tal de CND!!!!, mas se esquece que, acima do CND (que m...é essa???), existe a Justiça Federal...Acima do CND (What porry's this???), está a FIFA...Quando um sujeio vem elogiar o tal do Manuel Tubino, passo a não mais desconfiar, mas ter certeza que o Sr. Juca tem outros interesses que nossa vã filosofia desconhece...O regulamento previa, é lógico, o cruzamento, o desgraçado do Juca, na maior cara de pau, não respeita algo que, qualquer constituição assegura, o direito adquirido!!O Sport, o Guarani, o América, Atlético Paranaense...tinham conquistado, no campo, o direito de participar da primeira divisão, do mesmo jeito que os "arianos" e escolhidos pela máfia do sul!Não reconhecer isso é um absurdo!

  17. Cesar Rosatti

    07/12/2005 09:01:30

    Realmente, Juca, atrás de você eu sou um jumento!

  18. Cesar Rosatti

    06/12/2005 09:10:55

    Continuando minhas respostas para o professor de Deus,Olha, seu Juca, coragem é uma coisa que não me falta mesmo! eu critico os cartolas locais quando eles dão motivos para tal, ao contrário do professor de Deus que não sabe fazer outra coisa. Muitas vezes eu até vibro, mas cá entre nós, dá um tempo Kfouri, já cansou, inventa outra coisa!// Mais outra: O fato de ter considerado os jogos entre fla e inter ruins, não significa que considero isso uma regra geral: Lá vem voCÊ MAIS UMA VEZ ESCREVER BESTEIRA: o QUE TEM A VER O c.. COM AS CALÇAS PARA VOCÊ CITAR A FINAL DE 94? Mesmo jogando feio o Brasil mereceu ser campeão! E aí? Quanto ao bairrismo, apenas um detalhe: nÃO QUEIRA DAR UMA DE INOCENTE, SEU Kfouri: Eu nasci em São Paulo, mas moro há muitos anos no Recife, Conheço vocês, portanto, não venha querer inverter as coisas. Não te acusei de bairrista embora aqui em Recife todos te acusem disso, mas parece que a carapuça te serviu, não foi professor de Deus? Fica bem no seu rosto feio!

  19. Cesar Rosatti

    06/12/2005 08:45:13

    É lamentável Sr. Juca Kfouri, mas o senhor não aguenta mesmo umas verdades. Se acha o professor de Deus! Quanta arrogância! Não faz outra coisa a não ser querer confundir seus leitores. Em que momento eu afirmei que ser editor da Placar não seria conciliável com alguma função na Tv Globo? Tenha dignidade seu falastrão! Escreva a verdade, não queira confundir. Chamei e chamo os corintianos de gambá por pura gozação, e até parece que nenhum radialista ou jornalista aí de São Paulo não faz o mesmo? Os palmeirenses não são chamados de porcos? Outra coisa: Estou na imprensa de Pernambuco, onde sou jornalista, e também radialista, com muito orgulho, ou pensa que não percebi seu veneno! Aqui, respeito todas as torcidas, onde sou isento, mas aí em São Paulo, não tenho compromisso nenhum com ninguém, mesmo assim, repito, faço apenas por gozação. Tenho grandes amigos corintianos, e não me interssa atacar base Kfouriana nenhuma. Entendo sim dos bastidores de 87, mas dos verdadeiros bastidores!

  20. Tarcísio

    05/12/2005 14:31:10

    Já que o número de jogadores na seleção brasileira é critério para se definir o campeão brasileiro, vamos tirar a taça do Corinthians (o campeão legal deste ano) ou do Inter (o campeão legítimo) e mandar para o Real Madrid, porque afinal Ronaldo, Robinho, Roberto Carlos e Júlio Baptista jogam lá.

  21. Cesar Rosatti

    05/12/2005 13:52:00

    Continuando: Porque o Inter não teria nada a perder? E se ele terminasse o quadrangular, ou cruzamento, como queira, em último lugar, ou em terceiro? Não seria pior do que o vice-campeonato da Copa União? Juca, Luís Carlos Wink? Paulo Roberto? Aliás, que Paulo Roberto é esse? Você, kfouri, nesse episódio, só convenceu mesmo os seus puxas-sacos, que por sinal são muitos, todos educados na Suíça, finíssimos!Pra encerrar, quero deixar claro que admiro o jornalista Juca Kfouri, mas não nesse caso de 1987, mas o Kfouri que peita os cartolas nojentos desse país, os Euricos, Teixeiras, Maracajás; Assim como admiro o Renato Maurício Prado, apesar de ter mandado Recife e o Sport para aquele lugar, dia desses. Tem nada não, quanto menos neurótico aparecer por aqui, melhor para a Veneza brasileira!Em tempo: Aqui no Recife, você é sempre bem tratado, por uma questão de educação do nosso povo, dos nossos torcedores, que não vão às ruas atirar uns nos outros como acontece aí, pelo sudeste.

  22. Cesar Rosatti

    05/12/2005 13:33:25

    Em resposta à sua resposta, em primeiro lugar, calma Juca Kffouri(Se você tirar um S do Rossatti eu tiro um F do Kffouri), afinal, como gambá, que és, você teria que estar feliz com o título, mesmo tomando uma carimbada na faixa, nos 3x2 de ontem, mas, na gambalândia tudo deveria estar alegre. Bem, vamos lá:você me aponta dez equívocos e eu só admito ter me equivocado no que diz respeito à sua participação como comentarista da Globo. Verdade, Juca, naquela época você era editor da revista Placar, que também comprou a briga contra a CBF e Sport, e não era pra menos, afinal o Flamengo tem a maior torcida do Brasil e uma briga contra o mengão seria suicídio jornalístico. No mais, não retiro uma virgula sequer. Os dois jogos finais foram fracos. Grande parte daqueles jogadores estiveram nos fracassos de 86 e 90. Um com o grande Telê e o outro com o medíocre Lazaronni. Futebol é entrosamento, conjunto, e isso o Sport tinha de sobra, como o Santos de 2002 e 2004 e o Cruzeiro de 2003. con

  23. Rodrigo Leite Cavalcanti

    05/12/2005 01:53:54

    Caríssimo Juca, sabendo que em 1987, Flamengo e Internacional competiram com os "melhores" clubes do país em um campeonato pirata, que tinha o aval da Rede Globo e da Coca-cola, e que Sport e Guarani competiram com os "piores" em um campeonato legal. Podemos concluir o seguinte dessa celeuma toda: A FIFA e a COMEMBOL deveriam ter punido a CBF por tamanha imcompetência e ingerência do futebol brasileiro. A bagunça vem de cima. Não torço nem pelo Flamengo e nem pelo Sport, mas certamente os torcedores dessas duas torcidas no fundo não se orgulham desse título. Rubro negro algum foi campeão de fato.Não há como defender argumentos em nenhuma das duas causas. 1987: o ano sem campeão.

  24. NegoXonga

    04/12/2005 11:04:29

    Como colorado, vou dizer o seguinte.. Com todo respeito ao Sport e ao Guarani, o flamengo eh o campeao de 87 e Inter o vice....Que o Sport e o Bahia sao os maiores times do Nordeste todo mundo sabe...mas o mengao e o colorado nao podem pagar por uma presepada da CBF..que mudou o regulamento no final do campeonato...resumindo? mengao campeao de 97 , colorado vice ..sem canetaco.....

  25. Rodrigo

    04/12/2005 09:09:33

    Duro é ver o Corinthians buscando reconhecimento oficial do seu legítimo e único título realmente mundial e não reconhecer que o legítimo campeão de 1987 é o Sport Club do Recife. Acessem http://www.pelosporttudo.com.br e vejam a história real contada da maneira correta.

  26. eduardo david

    04/12/2005 07:43:53

    assim como o corinthians não é campeão mundial o sport também não é campeão de 1987 !!! e o meu inimigo BAGAY tem apenas o titulo meia-boca de 88,pois 59 não consta,acertadamente como campeonato brasileiro.BAMBIS DO NORDESTE,AÍ VAI O AVISO !!! MEU VITORIAÇO VAI SER PENTA E VOCÊS VÃO FICAR MAIS UM ANO SEM SE QUER VENCER UM CLÁSSICO !!! SAUDAÇÕES DE OS IMBATÍVEIS,OS DONOS DE SALVADOR !!! U.B.C.,FAZENDO ALEMÃO CORRER !!!

  27. Roberto

    04/12/2005 07:33:41

    Parabéns, Feliz comentário. Acho engraçado com as contestações do pessoal por que é o Glorioso Flamengo, claro dos bons tempos. Com certeza se fosse um time com pequeno respaldo na mídia todos concordariam que o legítimo campeão de 87 seria o do modulo verde, mas como é o Mengão vira polêmica dos invejosos.Saudações Rubro Negra o único Penta Campeão Brasileiro Legítimo. Já pensou se o Campeão de hoje tivesse que jogar ainda com o Grêmio. Caso a CBF resolvesse mudar de última hora para ganhar mais um dinheirinho. Brincadeira.

  28. Marcus Vinícius

    04/12/2005 05:55:41

    Prezado Juca: vc foi brilhante na sua análise.O Sport "foi" o campeão brasileiro de 87 tanto quanto o Corinthians "foi" Campeão Mundial de clubes...Para a grande massa de torcedores de todo o Brasil,não a dos clubes diretamente envolvidos nesta celeuma,o verdadeiro campeonato de 87 logicamente foi disputado pelos melhores times,e que tinham a totalidade dos jogadores do escrete nacional que estavam no país na época.D a mesma forma,é fato que para todo o Brasil a final de clubes que realmente vale é a que é disputada em Tóquio.O resto é "jus sperneandus",ou seja,o direito que todo perdedor(neste caso interessante,vencedor ´legal mas não real)tem para se "contorcer" a vontade em defesa de sua tese,mesmo que esta seja rísivel,inconsistente e falaciosa,como a dos torcedores do Sport e Corinthians(sem querer menosprezar seu querido clube,que vai novamente hoje comemorar um título altamente discutível)

  29. Eduardo

    04/12/2005 02:30:35

    Na sua opinião uma ruptura justifica o time que havia caído no ano anterior não disputar a segunda divisão? Isso porque o nome do torneio é outro?No caso de 86, quando cairam Botafogo e Coritiba, eles disputaram a Copa União por causa da ruptura. Em 1988, como a ruptura foi desfeita, os dois times não deveriam ter disputado a segunda divisão? Passaria a valer o que aconteceu em 1986 como critério para definir o torneio de 1988?

  30. Fernando Luiz Costa

    04/12/2005 00:18:06

    Juca,Vi que alguém falou aqui que a taça de 87 continua em Recife. O engraçado é que ela continua na Gávea também. Aliás, a Sala de Troféus do Flamengo fica de frente pra Lagoa Rodrigo de Freitas. Qualquer um que passa ali, vê as conquistas do Mengão.Agora, só quero que me respondam 1 coisa. Por que em 1993, a CBF trocou o troféu de Campeão Brasileiro? O troféu antigo era um cheio de bolinhas e que parou de ser entregue justamente após ao 5 título do Flamengo em 92 e que seria entregue em definitivo ao clube que o vencesse por 5 vezes?

  31. Armando, 27

    04/12/2005 00:04:09

    Duro tb é saber de onde vc tirou esse Paulo Roberto do Inter. O outro selecionável do time colorado era o zagueiro Aloísio.Abaixo o tretacampeonato da MSI!

  32. gabriel

    03/12/2005 22:38:12

    Juca ,Vc é um ótimo torcedor mas péssimo jornalista!!!Vai dormir que o teu mal é sono.Mediocre!!!

  33. MARCELO DE FIGUEIREDO

    03/12/2005 19:37:30

    É EVIDENTE QUE O FLA FOI O CAMPEÃO LEGÍTIMO DE 1987.....E DIZER QUE ESSE CAMPEONATO FOI FRACO É BRINCADEIRA NÉ.....OU CHORADEIRA....PRINCIPALMENTE DOS "VICE"-VASCAÍNOS....CHORA ...CHORA...E SÓ O MENGÃO É PENTA!!!

  34. Thiago

    03/12/2005 19:28:56

    Ohh titulo é do mengo !!!! isso é coisa dus corinthiano pra igualar o feito...O MENGÃO É PENTA....O UNICO PENTA

  35. sidirlei s. walter

    03/12/2005 19:07:06

    Juca,Aquela seleção brasileiro de 88 era uma desgraça. Dizer que os times da Copa União eram sua base, não é orgulho nenhum. Além do mais, é nítido que jogadores do eixo Rio-SP levam vantagem na hora da convocação. Tanto é que jogadores de outros estados só chegam à seleção depois que vão jogar num desses dois estados. Tá cheio de exemplos por aí...

  36. Sidirlei S. Walter

    03/12/2005 19:04:08

    Juca,Não se discute que o Flamengo era o melhor time de 87, mas defender a Copa União não dá. Aquilo foi uma vergonha. Por que você não fala que o nosso Timão ficou em último lugar e não foi rebaixado? Não tinha rebaixamente, que é a fórmula dos sonhos do Clube dos 13. E cá pra nós: se o Guarani era vice-campeão brasileiro de 86 (e só perdeu nos pênaltis) e foi colocado no Módulo Amarelo, nada mais justo que houvesse o cruzamento. O Ameriquinha, que eliminou o nosso Timão em 86 e acabou em terceiro lugar, também merecia esse cruzamento.

  37. Cassio Zirpoli

    03/12/2005 16:53:38

    Juca... Faz tempo que o campeonato brasileiro de 1987 acabou, e a taça do Sport continua na sede do clube. Aliás, você conhece a estrutura do Sport Club do Recife? Em 20 min minutos de caminhada lá você diria quem é maior clube do Norte/Nordeste. Quatro (4) ginásios (hóquei, basquete, volêi e poliesportivo)... Ilha do Retiro (que está sendo novamente ampliada), parque aquático com sete (7) piscinas, etc... Quantos clubes no país tem isso tudo? Cinco? Discutir a grandeza do Leão é perda de tempo (é só ver a torcida, enorme em quantidade e em presença no campo). Esse ano foi o nosso centenário, e infelizmente não foi o melhor ano da história do clube. Mas só sendo um gigante para dar a volta por cima no ano seguinte, e é isso o que vai acontecer com o Sport. Leão: campeão brasileiro de 1987 (1a divisão) e 1990 (2a divisão), bicampeão da Copa do Nordeste (1994 e 2000), campeão do Torneio Norte-Nordeste (1968), 34 C. Pernambucanos. Vice da Copa do Brasil (1989) e dos Campeões (2000)!

  38. du

    03/12/2005 15:40:19

    parabéns pela explicação!!o inter naquela época já foi "garfeado" , não indo para a libertadores....

  39. leonardo alves leite brito

    03/12/2005 15:14:03

    Juca,parabens!!!como sempre agindo com competencia e inparcialidade.E viva o legítimo campeão brasileiro de 87, viva o mengão!!!!!

  40. Conrado Giacomini

    03/12/2005 11:33:06

    O campeão brasileiro de 1987 chama-se Clube de Regatas do Flamengo. O resto é choradeira de recalcados. Em tempo: sou são-paulino.

  41. Luiz

    03/12/2005 11:12:54

    Claro que estava no regulamento!! Será tão dificil entender?? Como o Sport ganharia na justiça se não estivesse no regulamento??Seja menos arrogante e admita seus erros de julgamento...E mais: usar como argumento, que não tinha jogador na seleção, foi um pouco demais...Reveja seus conceitos, é um exercício muito interessante...

  42. marcelo

    03/12/2005 11:08:29

    Juca: Reconheço em vc um profissional idealista, sério e não mercantilista e oportunista. No entanto, por vezes, discordo (quando o Vasco é perseguido por culpa do rotundo ex-deputado, p.ex.). Agora me corrija se estiver errado. O CND, ao reconhecer o (pseudo) título do Fla, não era presidido por um cidadão que era "unha e carne" do Márcio Braga? O referido indivíduo não foi mais mencionado na mídia esportiva brasileira após este favor ao propalado "mais querido"? Gostaria de resposta sobre tal indagação. Grato. Saudações respeitosas.

  43. isnard

    03/12/2005 10:31:35

    É verdade Juca, a criação da Copa União surgiu após uma "conciliação" entre a CBF e o Clube dos 13. Todos sabem que essa "conciliação" não passou de uma grande farsa. se o clube dos 13 simplesmente passasse por cima da CBF iria provocar reações da Fifa. Foi o Clube dos 13 quem criou todo o regulamento inicial dessa copa união, regulamento esse que eu repito não ter legitimidade nenhuma para dizer que aquilo era campeonato brasileiro, quando a CBF caiu em si e viu que esse regulamento era pura escrotisse (com o perdão da má palavra) tentou salva-lo, corrigir as tremendas injustiças, e assim o fez contra a vontade do famigerado clube dos 13 . Mais uma de suas afirmações caro Juca: "O Clube dos 13 era uma liga e você bota na sua liga quem você quiser." Só um anarquista convicto considera isso legítimo.

  44. Marcelo

    03/12/2005 09:59:38

    Torcedor do Sport que sabe de tudo isso e ainda vem falar que é campeão é um hipócrita.

  45. Renato

    03/12/2005 04:48:54

    Espero que um dia a CBF corrija seu erro e reconheça o Flamengo como campeão brasileiro de 1987.

  46. Gilberto Mucio

    03/12/2005 01:15:02

    Cara Juca! Quando o assunto nao eh Corinthinans voce eh bom,competente e inparcial. Parabens pelo artigo!

  47. luis felipe

    03/12/2005 00:38:32

    Sou botafoguense,mas tenho que admitir que flamengo é o legítimo campeao brasileiro de 87.Aliás,talvez este tenha sido o melhor brasileiro de todos os tempos,o flamengo tinha um timaço,mas os favoritos na semi eram cruzeiro e atletico mineiro,no entanto flamengo e inter surpreenderam e chegaram na final.Flamengo e atletico, pelo segundo jogo da semi ,foi um jogo inesquecível.Este sim foi um grande campeonato.

  48. isnard

    03/12/2005 00:35:14

    (CONTINUAÇAO)do Clube dos 13, Flamengo e Inter se recusaram a disputar. só entao é que em maio de 1988, a CBF anunciou o Sport e Guarani como campeão e vice de 87.ORA SENHORES, PERCEBO CLARAMENTE QUE O DISCUSSÃO DESSE TÍTULO SE DEVE JUSTAMENTE A UMA COISA CHAMADA LEGÍTIMIDADE, mais precisamente a legitimidade de 2 entidades para dizer o que é e o que não é dentro do futebol brasileiro. ai eu pergunto aos senhores quem é que tem a legitimidade? um clube famigerado que com sua arrogancia e desmandos, visa apenas o interesse de seus membros?? ou a confederaçao brasileira de futebol?? palavras do senhor Juca: " Em situações de ruptura, sempre há injustiças" errado ilustre senhor Juca. Em situações de DESMANDO, DE ARROGANCIA, DE ARBITRARIEDADE, DE TAPETÃO, sempre há injustiças.

  49. isnard

    03/12/2005 00:16:40

    se falou muito, em legitimidade, então vamos lá.o q o Juca chama de "RUPTURA" eu chamo de tapetão, canetaço, desmando, arbitrariedade do recém criado clube dos 13, um clube que como qualquer outro VISA APENAS E TÃO SOMENTE o benefício e a autopreservação de seas membros. foi ele quem decidiu quem era do modulo verde e quem nao era, nas palavras do proprio juca "o critério foi um ranking e o número de torcedores", ou seja, o futebol dentro de campo passou lonje de ser um dos critérios, MUITO LGÍTIMO ESSE MODULO VERDE HEIM SEU JUCA???. tiveram até a petulancia de acrescentar ao regulamento que nenhum time do modulo verde caíria para a divisão inferior. o fato é que a CBF para tentar dar um mínimo de DIGNIDADE e LEGÍTIMIDADE a essa copa união criou um quadrangular final entre o campeão e vice dos módulos verde e amarelo, de onde sairia o campeão brasileiro de 1987, foi aí que, (percebam os senhores a arrogancia) Alegando que o regulamento foi alterado à revelia (CONTINUA...)

  50. Flavio

    02/12/2005 23:45:32

    O São Caetano quase foi campeão em 2000....Disputava série B....Não fosse o ocorrido em São Januário com certeza venceria.....Seria Justo?....Muitas pessoas torciam para o São Caetano ganhar..........que injustiça

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso