Blog do Juca Kfouri

Diego Lugano, una cabeza

Juca Kfouri

Na gravação do programa “Bola da Vez”, que irá ao ar neste sábado na ESPN-Brasil, o zagueiro uruguaio do São Paulo mostrou outra vez que não é inteligente e diferenciado apenas dentro de campo.


Ao responder se quando era criança brincava de ser Obdulio Varela, o grande capitão da Celeste que derrotou a Seleção Brasileira na Copa de 1950, no Maracanã, Lugano respondeu emocionado:


“Não se brinca com Deus”.


E deixou os cinco entrevistadores em silêncio e arrepiados.

  1. róger

    07/11/2005 03:52:59

    O MARCELO (marcelow2112), PRIMEIRAMENTE, EU NÃO ESTOU FALANDO DE TIMES, QUEM DISSE QUE EU CONCORDO COM AS ATITUDES, NÃO SÓ DO MARCELINHO, MAS DE MUITOS ATLETAS POR AÍ. NÃO CONCORDO. MAS, NA MINHA OPINIÃO É UM ABSURDO COMPARAR DEUS COM HOMENS, TANTO QUE NÃO FOI FEITO NEM POR PELÉ. ESTA É A MINHA OPINIÃO, SE VOCÊ DISCORDA É PROBLEMA SEU, MAS COLOCAR UM COMENTÁRIO IMBECIL DESTES, NÃO DÁ. O QUE VOCÊ QUIS DIZER? OUTRA COISA, A TORCIDA DO TIMÃO É FIEL AO TIMÃO. SER FIEL, O TAN-TAN! NÃO QUER DIZER SOMENTE A DEUS, MAS EU POSSO SER FIEL AS MINHAS TRADIÇÕES, MINHA ESPOSA, MINHA FAMÍLIA. FIEL VEM DE FIDELIDADE E NÃO DIVINDADE.

  2. Fabio Fonseca

    06/11/2005 10:13:00

    Fico chateado em ver as pessoas misturando religião e futebol. Comparar alguém a Deus pode ofender algumas pessoas, todos sabemos disso. E se alguem se sentiu ofendido, o que não podemos fazer é a chacota de sua fé, como eu vi aqui. O Sr Juca Kfouri deveria ter excluido esses comentários antecipadamente, como é seu "direito", mas ele não exerce.

  3. Diego lobatto

    04/11/2005 20:36:53

    Não existe dúvida, está escrito e gravado no IBOPE. A maior torcida do Brasil é do FLAMENGO.Gostem ou não, é isso aí.Hoje o Corintians é o melhor time do Brasil, não se discute.O Fluminense é o melhor time do Rio.O Cruzeiro o melhor de Minas, o Inter o melhor do Sul do país. Pronto.Não se discute.O Blog do Juca é o melhor.O campeonato de 2005 é o pior, em organização.O Brasil é o melhor do mundo no futebol.O Brasil é o melhor do mundo no volei.Viram ????Há coisas que não se contestamFLAMENGO , HOJE UM DOS PIORES TIMES DA HISTÓRIA. FLAMENGO A MAIOR TORCIDA DO BRASIL. pONTO FINAL.

  4. Rodrigo Saturnino

    04/11/2005 19:03:16

    E o Lugano não viu Obdulio jogar - nem o Juca com seus 55 anos viu. Esta é a atitude que deveríamos ter com nossos grandes nomes como Pelé, Garrincha e outros.

  5. Jacinto

    04/11/2005 16:01:24

    Está na hora dos leitores também começarem a ler com imparcialidade, e não apenas exigí-la dos cronistas. É óbvio que nessa matéria o Juca ELOGIA O grande Lugano. Prestem atenção no que lêem.

  6. Marcelo

    04/11/2005 15:46:26

    Ao Róger.Você reclama que o Lugano colocou Deus no assunto futebol. O que dizer do maior ídolo corinthiano dos últimos anos?? O Marcelinho Carioca não fala duas frases seguidas sem mencionar o filho Dele. É Jesus pra cá, Jesus pra lá. Isso fora de campo, é claro. Porque, dentro das 4 linhas, ele é simplesmente o jogador mais odiado por seus companheiros (até já saiu pesquisa a esse respeito). Um tremendo cafajeste que xinga, cospe e agride adversários. Será que ele faz essas coisas em nome de Deus? Vamos combinar o seguinte: vamos falar de Deus apenas dentro das Igrejas, Mesquitas e Sinagogas!! Aproveita para pedir para os Gaviões deixarem de ser fiéis, ok?

  7. Firmino

    04/11/2005 13:59:01

    Oi Roger, você queria que o grande ídolo do Carlitos fosse o Pelé?. Acorda Roger, deixe de olhar um pouco só pro seu umbigo. O cara é argentino e toda a geração mundial de 80 prá cá (excluindo-se os brasileiros),acha que Maradona foi melhor que Pelé, não só os argentinos , porque viram Maradona jogar. Pergunte na Itália para alguém que não viu Pelé jogar, quem foi melhor. E mesmo no Brasil tem muita gente que diz que Garrincha foi melhor. Opiniões meu caro.

  8. JP

    04/11/2005 10:55:45

    Aff, Roger, deixa de ser gambá! Vc fala de Zico, Ronaldos, Pelé, Rivellino... parece ignorar o futebol antes de 70! Alias, alguns dizem que Zizinho jogava mais que Pelé. É impossível comparar, mas é no mínimo injusto que pouco se fale do Ziza hj em dia.O cara é uruguaio, vc quer q ele diga o q? Ou vc quer que ele seja hipócrita e fale "o brasil é o paraíso! Futebol, Pelé, Ronaldo, mulheres bonitas e carnaval!" POrra, o cara tá certo tem que dar valor aos próprios ídolos. E se o Tevez dissesse que Maradona é O cara, ninguem pode reclamar, o cara é argentino! Seria, no minimo, um tremendo desrespeito com o seu próprio país se dissesse algo diferente!Quer dizer que agora o Ronaldinho, só porque joga na Espanha, tem que dizer que o melhor jogador da história é o Raúl (nao sei de nennhum espanhol melhor), só pq ele é espanhol??

  9. Elcia

    04/11/2005 10:09:54

    Juca, ontem ví a chamada do Bola da Vez, lendo o texto da a impressão de arrogancia, mas vendo as imagens, do modo que ele falou, é logico que não, o cara é mó gente boa, a comparação foi, ao meu ver, à um idolo

  10. RÓGER

    04/11/2005 08:54:45

    ALGUMAS PESSOAS DISCORDARAM DA MINHA OPINIÃO SOBRE A DECLARAÇÃO DO LUGANO, QUE EU NÃO SABIA RESPEITAR SUA OPINIÃO! MAS EU QUERIA VER SE, POR EXEMPLO, O TEVEZ DESSE UMA DECLARAÇÃO, EM UM PROGRAMA AQUI NO BRASIL, DE QUE O MARADONA ERA O DEUS DO FUTEBOL PARA ELE. O QUE VOCÊS IAM FALAR

  11. Paula

    04/11/2005 08:12:45

    Lugano pode não ser o melhor do mundo mas é acima da média dos outros no Brasil. Amadureceu como zageiro com a chegada de Rodrigo.

  12. Fátima

    04/11/2005 07:53:39

    Lugano melhor zagueiro do Brasil!

  13. Leonardo

    04/11/2005 07:43:50

    Lugano, grosso!Vou citar alguns excelentes: Mozer, Julio Cesar, Baresi, Gamarra, Beckembauer, Antonio Carlos, Alex (PSV), Edinho, Oscar, Ricardo Rocha, e Julio Santos!Quanto a insinuar que o tal capitão era Deus, ..., claro ... para ganhar da seleção de 50, só se Deus ajudasse - e naquela final Deus quiz que desse Uruguai. =D

  14. RÓGER

    04/11/2005 01:09:18

    PUTS! O EMERSON (emergon@terra.com.br), VOCÊ TÁ DE BRINCADEIRA, SÓ FALTA VOCÊ FALAR QUE A DECLARAÇÃO DO LUGANO REPRESENTA A LUTA DAS MAIORIAS POBRES CONTRA A ARISTOCRACIA URUGUAIA E COISA E TAL. E SE VOCÊ ENTENDE DE FUTEBOL COMO DIZ, DEVE SABER O RESPEITO QUE ELES TEM CONOSCO QUANDO NÓS VAMOS JOGAR LÁ, PERALÁ NÉ FIO!

  15. RÉGIA COSTA

    03/11/2005 23:38:34

    O QUE ALGUNS TÊM DEMAIS, FALTA EM OUTRAS PESSOAS. QUEM TEVE SENSIBILIDADE PRA ENTENDER A REVERÊNCIA QUE FEZ O LUGANO AO GRANDE HERÓI DA PÁTRIA DE CHUTEIRAS URUGUAIA SABE QUE ELE NÃO QUIS OFENDER NINGUÉM, NEM DE LONGE E NEM MENOSPREZAR A DEUS(NO QUAL ELE DEVE ACREDITAR). O QUE ELE QUIS FOI VALORIZAR A GRANDEZA DO FEITO URUGUAIO, VENCENDO O "MAIOR DE TODOS" BRASIL, EM PLENO MARACANÃ, NUMA VITÓRIA ATÉ HOJE INIGUALÁVEL EM COPAS DO MUNDO. RESPEITO, FOI ISSO QUE ELE QUIS DEMONSTRAR. AOS INSENSÍVEIS, UM LAMENTO. O JOGADOR DE FUTEBOL LUGANO ESTÁ A ANOS-LUZ DE VCS EM TERMOS DE INTELIGÊNCIA. BOA LUGANO, VC É O CARA!!!

  16. Gustavo Dainezi

    03/11/2005 22:45:05

    nós, torcedores são paulinos, não cansamos de repetir: LUGANO É O CARA!!!

  17. Emerson Gonçalves

    03/11/2005 22:41:41

    Belo post, Juca. E parabéns a alguns blogueiros que entenderam como você todo o sentido e o sentimento que Lugano expressou.Sr. Roger, o Sr. aparenta nada saber de história, tampouco de futebol. A homenagem de Lugano ao Carrasco do Maracanã só engrandece a memória de nossos próprios ídolos - esquecidos - do passado. O feito uruguaio em 50, talvez mais que em 30, fica mais claro para quem conhece esse pequeno, simpático e bravo país, cuja população, hoje, é mais ou menos a mesma de Santo Amaro. Dá pra imaginar Santo Amaro bi-campeão mundial? Portanto, respeito com o Uruguai, com Obdullo Varella e com Barbosa e todos os outros craques de 50.

  18. Fernando Aurelio

    03/11/2005 18:45:24

    edimilson alves - O ultimo que falou tal bobagem foi o presidente do Fluminense em 1976. Levamos 75.000 torcedores para o Maracanã e não colocamos mais por que ele não colocou mais ingresso a venda. Nem o Vasco coloca isso no Maracanã. Abraços.Ps: O dia que outra torcida montar uma caravana para 75.000 a mais de 400 km vem falar de torcida conosco.

  19. RÓGER

    03/11/2005 18:42:47

    AOS PREZADOS SENHORES KIM(kim.mariano) E ANDRÉ (andre@habilisbr), O QUE EU PUS EM JOGO AQUI, NÃO FOI SOMENTE ESTE LUGANO (QUE É UM ZAGUEIRO MÉDIO), DIZER NUM PAÍS QUE TEM PELÉ, GARRINCHA, ROMÁRIO, ZICOS E ETC, QUE O DEUS DO FUTEBOL DELE É UM ZAGUEIRO QUE FOI CAMPEÃO HÁ 200 ANOS ATRÁS (UM INSULTO NA MINHA OPINIÃO AOS BRAZUCAS), MAS PRINCIPALMENTE POR COLOCAR A EXPRESSÃO "DEUS". ORA, NEM PELÉ FOI CHAMADO DE "DEUS", QUANTO MAIS UM ZAGUEIRO DO URUGUAI. DEUS SÓ HÁ UM, AQUELE QUE NOS CRIOU E DE QUEM EU SOU SERVO, REI DO FUTEBOL SÓ HÁ UM PELÉ. PARA ESTE ZAGUEIRO DIZER "OI" PARA O PELÉ ELE TEM QUE PEDIR LICENÇA PARA ZICO, SÓCRATES, ROMÁRIO, RONALDO'S ETC. AGORA, Ô KIM-IMBECIL, O OBDULO FOI UM BOM JOGADOR SIM, MAS SÓ, NEM DE LONGE CHEGA PERTO DOS JOGADORES DO BRASIL NA COPA DE 58 OU 62, OU AINDA, 70. EU RESPEITO A OPINIÃO DO "ALUGANDO" SIM, SÓ QUE VIR EM UM PROGRAMA DO BRASIL E DIZER QUE UM "BOM" JOGADOR É DEUS, PERALÁ, É BRINCADEIRA!!!

  20. Luciano

    03/11/2005 18:17:24

    Que papo é esse de vascaíno em Sta. Catarina? Conheço uma meia dúzia de gatos pingados vascainos aqui em Floripa. Entre as crianças dá Timão disparado em 1o.lugar, tanto é que prá cá são transmitidos jogos de times paulistas, de preferência do Timão, claro, faz muito tempo que a Globo não transmite um jogo do Vasco, eles sabem que ninguém vai querer ver. Futebol carioca é só lá na Paraíba, Espírito Santo, Piauí, Sergipe, enfim, falar do Vasco como torcida maior que a do Corinthians aqui em Santa Catarina é ridículo..

  21. Laura

    03/11/2005 18:07:34

    Um tal Edmilson Alves falou bobagem. Sou de Floripa e aqui Corinthians, Gremio e Inter tem mais torcida até que o ridículo Avaí do Guga. Vascaíno aqui só uns manézinhos já velhinhos da época em que se ouvia futebol só pelo rádio. Jogo do timão em Floripa só não dividimos o estádio com a torcida do Figueira porque limitam-nos os ingressos. Respeite o timão. Não fale bobagem.

  22. Kauê

    03/11/2005 17:55:23

    Ô Bárbara Oliveira, o blog da Universal do reino de Deus é noutrolugar, mais precisamente naquele que você está pensando.Aquele lá mesmo. E vá juntinho você e sua igreja prá aquele lugar. O assunto aqui é futebol e o respeito de um craque por seu ídolo. Ídolo daqui mesmo, da Terra. Vá dormir sua anta..!!!!

  23. luciana

    03/11/2005 16:39:24

    Não concordo com muitas coisas que Juca escreve por aqui, mas ele não precisou de muitas palavras para elogiar o grande Lugano, melhor zagueiro atuando no Brasil.Muita gente na imprensa fez questão de dizer q ele era violento e ruim, antes mesmo de conhecer seu futebol. Hoje, alguns fazem um mea culpa e reconhecem o grande jogador q ele é.E não precisa ser são paulino para saber q ele é um grande jogador. quem conhece futebol sabe disso. para os q acham q só tem jogador bom em seus times, eu só lamento...

  24. Firmino

    03/11/2005 16:38:16

    É inacreditável a idiotice das pessoas. O Juca fez um elogio ao Lugano pelo fato de ser um jogador diferenciado ( duvido que chame técnico de professor) e os imbecis o chamam de corintiano que critica o Lugano e outros absurdos mais. Também sou corintiano e mil vezes Lugano que Fabrício, Wendel, Hugo, Betão, Marinho. No Corinthians tirou o sensacional Carlitos, Roger, Rosinei e Nilmar, o resto é japonês. Torcer é uma coisa, ser idiota é outra muito diferente.

  25. paulo borgia

    03/11/2005 16:15:02

    por isso que eu digo: lugano na seleção brasileira, já!

  26. barbara oliveira

    03/11/2005 16:00:41

    Se o Lugano fosse tão inteligente não usaria o nome de DEUS em vão.Deus não é homem, muito menos jogador.Esse jogador(zinho) deveria usar o deus minúsculo.Outra coisa, os cinco entrevistadores ficaram em silêncio e arrepiados, porque são IGNORANTES em relação a Bíblia. Deveriam ter avisado ao lugano,que não se brinca com o nome de DEUS.

  27. edimilson alves

    03/11/2005 15:54:45

    A Torcida do Corinthians é de 25 milhões ?Legal ! A do Flamengo, segundo o IBOPE é de 35 milhões.A torcida do VAsco é maior que a do corinthians.O tal Corinthians, só tem torcida em São Paulo, e uns gatos pingados no nordeste.Em Santa Catarina a torcida do Vasco representa mais que 25% de todos os torcedores.

  28. Beto

    03/11/2005 15:48:18

    Parece que esse tipo de comportamento é relativamente comum no exterior. Há meses acompanhava uma entrevista do Pauleta, centroavante da seleção portuguesa, quando foi perguntado sobre a sensação de estar a apenas dois gols do gênio Eusébio. Ele foi simples: não há comparação, Eusébio é um mito, eu sou um centroavante.

  29. ANDRE SILVEIRA

    03/11/2005 15:37:48

    O PAULISTA - CORINTIANO TROUXA, NÃO ADIANTA NOS SECAR, POIS VAMOS PASSAR POR CIMA DE TUDO E TODOS, NEM PERDE TEU TEMPO NOS SECANDO, OU TÚ COMO JORNALISTA NÃO SABE QUE NÓS GAUCHOS NÃO NOS ENTREGAMOS NUNCA DA-LHE COLORADO

  30. Edson

    03/11/2005 15:30:37

    É.. o seu amigo Deus merece respeito mesmo, pois silenciou o Maracanã em 1950... isso é uma raridade na história.

  31. Zenóbio Saraiva

    03/11/2005 15:02:14

    Ah! Juca, mais uma vêz esse "post" veio em boa hora.Parte desse título do Uruguai, se deve à "inteligência" da crônica esportiva brasileira, pois foi ela que estampou em manchetes com letras garrafais no dia D: "Brasil Campeão do Mundo". Lembra? e o deus Obdúlio Varela se aproveitou disso e o resto da história todos sabemos e lamentamos, mas a "inteligente" crônica esportiva brasileira, não satisfeita, trataria de tirar sua responsabilidade fora e "eleger" um culpado: isso mesmo, o saudoso Barbosa.Que ele (Barbosa) nos perdoe, nós não sabemos o que fazemos.Um abraço.Saraiva

  32. 03/11/2005 15:00:33

    Q absurdo... Obdúlio Varela foi campeão da Copa do Mundo... Será que o Lugano vai ser um dia??? Axo que não...Aprenda primeiro depois comente.

  33. Marcelo

    03/11/2005 14:36:38

    Aos que criticaram o post do Juca sobre o Lugano:Eu achei que o Juca elogiou o Lugano. Vejam a última frase: "E deixou os cinco entrevistadores em silêncio e arrepiados." Se ele tivesse dito: e deixou os entrevistadores revoltados etc, tudo bem. O Lugano é um cara esclarecido e que sabe se expressar (apesar de ainda não dominar plenamente o português), ao contrário de vários jogadores que não tiveram oportunidade de receber uma educação decente (em casa e na escola). Quem sabe um dia esse tipo de jogador (posso citar o Raí, Rogério Ceni, Sócrates, Leonardo) venha a ser a regra no nosso futebol. Com certeza o Brasil será um país melhor...

  34. Thadeu

    03/11/2005 14:34:39

    Lugano é o cara, o melhor zagueiro em atividade do Brasil, disparado

  35. Daniel

    03/11/2005 14:31:31

    Amigos corintianos podem morrer de dor de cotovelo pois o Lugano é NOSSO!!!!! vcs podem se contentar com o fabricio hauhahauhau.Lugano melhor zagueiro do Brasil!!! Nunca vi um zagueiro tão completo, domina a zaga não tem pra ninguem.

  36. Torcedor desapontado

    03/11/2005 14:27:25

    Estou desapontado com o jornalista Juca Kfouri, que sempre foi um dos ícones para o futebol nacional. Este blog virou um "blogambá", onde Juca faz o possivel e impossivel para conseguir ibope travando uma guerra entre os maiores rivais do futebol brasileiro hoje: são paulo e corinthians, sendo este último o beneficiado sempre. É hora Sr. Juca, de reconhecer que sua alma está vendida ao diabo. É bom saber que outras equipes tem chances de ganhar o Sveitão (campeonato Brasileiro). Lamentável ver que vc quer sobressair seu time de coração ao subestimar atletas competentes de times adversários. Todos nós sabemos que o dono do ano de 2005 é o São Paulo Futebol Clube que está rumo ao seu tricampeonato mundial após vencer o paulistão e a libertadores da américa. Uma pena pois confiava em vc, na sua ética profissional. Desisto de ler este blog, pois esse blog é para corinthianos, e vcs torcedores brasileiros: são coadjuvantes aqui nesta brincadeira. Lamentável.

  37. Marcelo

    03/11/2005 14:26:57

    Lugano é o cara. Conquistou a condição de ídolo são-paulino, mesmo com a presença da lenda Rogério Ceni (artilheiro tricolor na temporada!).Os primeiros jogos dele foram prejudicados por causa do fraquíssimo Oswaldo de Oliveira, que o escalava como lateral-direito!?!?Aos poucos mostrou-se um jogador com boa técnica, sabedor de seus limites, e, principalmente, com alma de guerreiro!!Lugano, legítimo herdeiro de Dario Pereira!

  38. Rodrigo

    03/11/2005 14:24:51

    Quem é Obdulio Varela ao lado de Lugano Tri Campeão da Libertadores e nunca foi expulso na carreira

  39. Lucas Pícoli

    03/11/2005 13:52:11

    Você é um belo de um Corinthiano!!!

  40. Rodrigo Herrero

    03/11/2005 13:38:58

    Fabuloso! Por isso que o Lugano é ídolo da torcida! Uma pena que Lugano não levará o time ao tri, pois do jeito que o tricolor tá jogando, vai dar vexame lá...

  41. diego malaquias

    03/11/2005 13:27:13

    gambá time de amarelão ha ha inter campeão e são paulo tri mundial gambás vcs continuam sem passaporte Lugano sempre pega o tevez pobre carlitos não pega na bola hehe

  42. SAULO

    03/11/2005 13:19:10

    Lugano rumo ao tri mundial zagueiro campeão da libertadores pode falar o que quiser do seu ídolo.Salve o tricolor!!

  43. maria

    03/11/2005 13:14:01

    Não é porque sou são-paulina, mas o Lugano sempre foi um baita jogador, com a cabeça e o coração nos lugares certos. O cara fez um história mto bonita no tricolor, onde mesmo qdo a imprensa o achincalhava já era ídolo, e terá uma carreira brilhante e digna, com certeza.

  44. Caio

    03/11/2005 13:11:41

    O Lugano é melhor que todos os zagueiros do Corinthians juntos. Então, Juca para de invejar o São Paulo, que foi justamente para o Mundial, e não convidado pelo patrocinador. Hoje eu sou Inter e espero que a arbitragem não ajude o Corinthians mais um pouco.

  45. Fernando

    03/11/2005 13:10:28

    Grande Lugano ! Mestre da zaga !

  46. BRUNO

    03/11/2005 13:06:52

    O Juca não consegue ser imparcial, ou vocês não perceberam? Ele fala mal do Lugano...fala que o inter vai perder...aprova os 4 pontos irregulares que o time dele ganhou, pois se não fosse isso...Juca, controle-se!!!

  47. pedro virgilio rocha

    03/11/2005 13:05:12

    dieguito es un monstro, yo conozco su futbol desde que era chico. rimos mucho cuando el arrasa un tal de tevez. pobre chico argentino, lugano siempre arrasa el, no juega nada. en el ultimo partido, por la seleccion, tevez quase lloro em la cancha! diego le dio patadas, si, pero fue una muralla celeste! saludos juca

  48. antonio lopes

    03/11/2005 12:58:35

    Fica bem claro que se o flamengo vencer novamente hoje , estará provado o esquema pra "salvar" o flamengo do rebaixamento! porque será que a rede globo não aceita o flamengo na segundona? pois o estado do rio e´bem menor que o estado de são paulo e , outrossim, a torcida corinthiana por estar no interior paulista[rico , em relação ao rj] tem bem mais poder de compra e influencia em nivel nacional! porque que a rede globo insiste com aquele timinho do flamengo , sendo que os corinthainos são 25 milhões , ao passo que os torcedores do nordeste do flamengo nem são flamenguistas autenticos , mas sim tem nele o seu segundo time! ass: roberto colorado,pelotas[são paulino!]

  49. luis carlos

    03/11/2005 12:58:04

    Lugano é amor a camisa do tricolor, Juca não tente ofuscar o seu brilho de melhor zagueiro do Brasil. É garra que não viamos desde os tempos de Pedro Rocha, Lugano é alma tricolor e ninguem vai tirar isso da gente. Lugano melhor zagueiro do Brasil - RUMO ao TRI MUNDIAL

  50. Felipe

    03/11/2005 12:56:15

    pra vcs verem como o lugano eh tão bom eh soh olhar a posição que a bambizada ta...

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso