Blog do Juca Kfouri http://blogdojuca.uol.com.br Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Desde 2005, é colunista da Folha de S.Paulo e do UOL. Sat, 01 Nov 2014 01:32:36 +0000 pt-BR hourly 1 http://wordpress.org/?v=3.9.2 Trio Esperança http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/trio-esperanca/ http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/trio-esperanca/#comments Sat, 01 Nov 2014 01:30:31 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=63907 Os três times que ocupam a quinta, sexta e sétimas colocações jogam neste sábado.

Um paulista, um carioca e um gaúcho.

Todos ainda com esperança de obter uma vaga na Libertadores para salvar a temporada medíocre que estão vivendo.

O Grêmio, em casa, às 19h30, recebe o Vitória e o desespero baiano para não voltar à ZR.

O Fluminense, fora, também às 19h30, no Serra Dourada, estádio neutro porque invariavelmente vazio quando o visitante não tem grande torcida no Brasil Central, mas num gramado com a maior dimensão no país, pesadelo para os forasteiros que o Goiás tem se aproveitado bem.

E o Corinthians, em seu estádio, às 21h, contra o desespero do Coritiba para sair da ZR.

Os Mosqueteiros dos Pampas e da Pauliceia são favoritos destacados e têm a obrigação de vencer.

O Grêmio mesmo sem Zé Roberto, Riveros, Alan Ruiz (suspensos) e Rhodolfo, machucado.

O Corinthians mesmo sem os suspensos Guerrero e Fábio Santos.

Os Tricolores têm uma missão indigesta, sem Cícero, machucado, mas com Walter, que não se assusta com o tamanho do gramado que conhece bem, ao lado de Fred.

]]>
0
Plantão extraordinário informa: http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/plantao-extraordinario-informa/ http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/plantao-extraordinario-informa/#comments Fri, 31 Oct 2014 16:57:25 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=63899 HUMOR!!!!

IMG_2570.PNG

DA NE TV

Os institutos NonSensus e o Mentirás estão realizando pesquisa eleitoral sobre o resultado da recontagem de votos pedida pelo PSDB ao TSE.

Primeiras prévias dão boa dianteira para Aécio.

Aguarda-se para hoje ou amanhã edição extra da revista Zóia.

Matéria especial com pesquisadores e analistas demonstra que, considerando-se a margem de erro de 2 pontos percentuais, o resultado da eleição (51,6% x 48,3%) configura empate técnico, podendo, num dos cenários, Aécio ter ficado à frente de Dilma.

A campanha na fase da recontagem agita a avenida Faria Lima, na capital paulista.

Analistas financeiros montaram enorme painel eletrônico com programa Excel fazendo projeções estatísticas on line: segundo essas projeções, Aécio já tem duas voltas de vantagem sobre Dilma.

Teve início há pouco evento que reúne em Higienópolis, em São Paulo, colunistas políticos, militares reformados, membros da TFP e senhoras paulistanas.

Todos rezam de mãos dadas diante de um enorme retrato de FHC, que, modestamente, preferiu não comparecer e acompanhar a recontagem num estúdio de TV montado na rampa do Palácio do Planalto.

Em tempo: Lionel Messi acaba de assinar contrato por dois anos.

No primeiro ano defenderá o Corinthians e, no outro, o Flamengo.

Voltaremos a qualquer momento.

É com você, Homer.

]]>
88
Neste domingo, um novo capítulo da perseguição do São Paulo ao Cruzeiro http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/neste-domingo-um-novo-capitulo-da-perseguicao-do-sao-paulo-ao-cruzeiro/ http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/neste-domingo-um-novo-capitulo-da-perseguicao-do-sao-paulo-ao-cruzeiro/#comments Fri, 31 Oct 2014 08:55:04 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=63894 Atenção!

A CBF descobriu que parte do Brasil está em pleno horário de verão e marcou quatro jogos do Brasileirão para às cinco horas da tarde.

Dois deles com os times que estão mais perto do título: o do Cruzeiro, cinco pontos na frente do São Paulo e o do próprio Tricolor.

O time mineiro em casa contra o tão complicado como heroico Botafogo.

O São Paulo fora, contra o lanterna Criciúma.

Vai que o Botafogo surpreende o Cruzeiro e o São Paulo ganha.

A diferença cairá para dois pontos e o Brasileirão ficará como o diabo gosta.

É possível?

Possível é, mas é, também, improvável.

Comentário para o Jornal da CBN desta sexta-feira, 31 de outubro de 2014, que você ouve aqui.

]]>
16
São Paulo apaga, mas vence http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/sao-paulo-apaga-mas-vence/ http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/sao-paulo-apaga-mas-vence/#comments Fri, 31 Oct 2014 00:08:13 +0000 http://blogdojuca.uol.com.br/?p=63890 michel-bastos-comemora-gol-do-sao-paulo-contra-o-emelec-pela-sul-americana-1414709507151_956x500

Por RAFAEL BELATTINI

O Emelec jamais venceu em solo brasileiro e o São Paulo jamais perdeu para um equatoriano no Morumbi.

Então era quase certo que os 22.705 tricolores no Morumbi não deveriam passar sustos.

O São Paulo abriu o placar logo aos 11 minutos, após boa jogada que teve troca de passes entre Maicon e Kaká pelo lado esquerdo que terminou com a finalização de Michel Bastos.

Tentar “perder de pouco” já parecia uma boa opção para o Emelec.

Rogério Ceni só fez uma defesa no primeiro tempo, e a coisa só complicava para o time de Guayaquil.

Aos 35, após bela enfiada de bola de Ganso, Kaká chegou a se atrapalhar com a bola, mas Hudson não desperdiçou o toque do camisa 10 e fez 2 a 0.

E cabia mais antes do fim da primeira etapa.

Aos 44, uma aula de contra-ataque que teve boa participação de Souza, uma bela invertida de bola de Ganso, que encontrou Kaká, que tocou para Alan Kardec driblar o zagueiro e fazer o terceiro.

Na volta para o segundo tempo, Muricy tirou Maicon, colocou Antonio Carlos e mudou o setor defensivo do time.

Mas alguém deve ter faltado no ensaio.

Por que em duas bobeiras da zaga, aos 2 e aos 9, o Emelec diminuiu o placar para 3 a 2 com Bolaños e Ángel Mena, sendo que o primeiro gol contou com grande ajuda de Rogério Ceni.

Era possível imaginar que o São Paulo pensasse que jogo da Sulamericana no Morumbi só tinha 45 minutos.

Então Antônio Carlos resolveu se redimir e fez o que sabe fazer de melhor: gol.

Hudson alçou a bola na área aos 24 minutos e o zagueiro subiu de cabeça para desviar e fazer 4 a 2.

E olha que o Emelec teve a chance do terceiro com Bolaños, mas Rogério Ceni apareceu muito bem para impedir.

O placar está longe de ser ruim para o São Paulo, mas poderia ser bem melhor não fosse o apagão no começo do segundo tempo.

No dia 5, em Guayaquil, o São Paulo pode até perder por um gol de diferença para avançar às semi.

]]>
13
STF rejeita queixa de Marin e Nero contra Romário http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/stf-rejeita-queixa-de-marin-e-nero-contra-romario/ http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/stf-rejeita-queixa-de-marin-e-nero-contra-romario/#comments Thu, 30 Oct 2014 20:26:15 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=63886 IMG_2563.JPG

O STF, por unanimidade, rejeitou denúncia de queixa-crime por injúria contra o senador eleito Romário.

A ação foi apresentada por José Maria Marin e Marco Polo Del Nero, presidente e vice-presidente da CBF.

Os dois dirigentes foram chamados pelo ex-jogador e atualmente parlamentar de “ladrões” e integrantes de “um bando de vagabundos”.

]]>
12
Mudar de fato http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/mudar-de-fato/ http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/mudar-de-fato/#comments Thu, 30 Oct 2014 19:02:57 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=63884 Excepcionalmente, publico aqui minha coluna de hoje na “Folha de S.Paulo”:

Mudar de fato

Mudar mais, no esporte, será pouco porque quase nada mudou na área nos 12 anos de governo do PT

QUE O BRASIL mudou nos últimos 20 anos é inegável.

Que FHC entregou a Lula um país melhor do que recebera oito anos antes, nem o mais radical dos petistas recusará.

Como nem o mais empedernido dos tucanos negará que Dilma recebeu de Lula um Brasil ainda melhor.

Já sobre o governo dela há controvérsias, com avanços em algumas áreas, as mais necessitadas, e recuos em outras.

Entre o antigo mito robinhoodiano e uma nova história collorida, as urnas decidiram.

Os vencedores terão muito a fazer para cumprir com o que acenaram. Aos que perderam caberá o saudável papel de oposição.

À imprensa, nada de novo: fiscalizar sempre, criticar o criticável, elogiar o elogiável.

Negar que jornalistas têm lado é como negar a luz do sol.

Exigir que tenham equilíbrio cabe aos leitores, telespectadores e ouvintes.

Civilizadamente.

Para tanto, basta deixar de ler, ver ou ouvir os desequilibrados.

Sem agressões — que atrapalham os que os agressores imaginam ajudar.

No esporte, motivo da longa introdução, o Brasil pouco caminhou nas últimas décadas.

A legislação avançou mais nos primeiros oito anos que nos últimos 12, mas tanto tucanos quanto petistas foram incapazes de formular uma Política Esportiva com letras maiúsculas para o país.

Em seu programa de governo, Dilma Rousseff acena com mudanças concretas, como a fundamental democratização da superestrutura do esporte nacional e do acesso à prática de esportes.

O Brasil recebeu a Copa do Mundo e receberá a Olimpíada.

Da Copa, o mundo gostou, e nós, brasileiros, sabemos a que custo.

É possível que se repita o sucesso internacional na Rio-16, apenas como megaevento, não como educação esportiva nem muito menos como fator de saúde pública.

É disso que se trata aqui, sem meias palavras.

Para mudar de fato, mas de fato mesmo, a presidenta reeleita terá de fazer rupturas, sem conciliar ou fechar os olhos ao atraso estarrecedor da cartolagem predatória, corrupta e corruptora que nos assola desde o século passado.

A começar pelo desaparelhamento do ministério do Esporte que pouco avançou nos últimos 12 anos, embora pudesse ter avançado muito mais.

Entidades jovens que reúnem o que há de melhor no esporte brasileiro, como os Atletas pelo Brasil e o Bom Senso FC, precisam ser atendidas em suas reivindicações para, enfim, introduzir o Brasil no mundo esportivo moderno, sem o que marcaremos passo mais quatro anos.

Muita energia já foi gasta na defesa do óbvio, porque na área do esporte o que precisa ser feito é de uma obviedade do tamanho de mais de 54 milhões de votos, além do contidos nos 51 milhões também insatisfeitos com a situação do COB, CBF, clubes e federações, estes dois últimos, os maiores responsáveis pelo atraso.

O primeiro passo pode ser dado já, ainda no fim da primeira gestão dilmista: não aprovar a Lei da Responsabilidade do Esporte com contrabandos ou concessões espúrias.

Vai, presidenta!

]]>
35
Injustiça no Mineirão, justiça no Maracanã http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/injustica-no-mineirao-justica-no-maracana/ http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/injustica-no-mineirao-justica-no-maracana/#comments Thu, 30 Oct 2014 02:57:21 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=63876 IMG_2562.JPG

O Cruzeiro ganhou do Santos diante de 25 mil pagantes apenas por 1 a 0, gol de William, aos 10 minutos do primeiro tempo, quando foi melhor.

No segundo tempo o Santos melhorou e teve duas claras chances de gol, mas foi o Cruzeiro quem fez mais um, miseravelmente anulado pelo bandeirinha que deve ter problemas de visão.

Assim, o que deveria ser 2 a 0 para os mineiros foi apenas 1 a 0 e a vida vai ser dura na volta, na Vila Belmiro, na quarta-feira que vem.

Já no Maracanã o 2 a 0 para o Flamengo contra o Galo foi o espelho do jogo, com gols de Cáceres e Chicão,os dois no segundo tempo, o segundo de pênalti cometido por Josué em Gabriel depois de uma arrancada sensacional do rubro-negro, diante de 40 mil pagantes.

Dátolo perdeu o gol que aliviaria a vida atleticana para o segundo jogo, no Mineirão, mas não seria justo.

A Copa do Brasil está aberta, mas Cruzeiro e Flamengo fizeram bem as suas lições de casa.

IMG_2561.JPG
Comentário para o Jornal da CBN desta quinta-feira, 30 de outubro de 2014, que você ouve aqui.

]]>
76
Lamento http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/lamento-2/ http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/lamento-2/#comments Wed, 29 Oct 2014 19:07:26 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=63866 IMG_2557.JPG

Por motivo mais que nobre, apresentar o 36o. Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, no TUCA, o teatro da PUC, em São Paulo, não verei os dois sensacionais jogos pela Copa do Brasil desta noite.

Gostaria demais de vê-los, mas uma causa superior se impõe.

Prometo, ao voltar, ver o que for possível e escrever a respeito.

IMG_3091.JPG

IMG_2560.JPG

]]>
10
“O Globo” diz que PF investiga vazamento de depoimento de Youssef http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/jornal-diz-que-pf-investiga-vazamento-de-depoimento-de-youssef/ http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/jornal-diz-que-pf-investiga-vazamento-de-depoimento-de-youssef/#comments Wed, 29 Oct 2014 17:51:30 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=63861 Em “O GLOBO” de hoje:

PF investiga vazamento de depoimento de Youssef

Objetivo é saber se houve intenção de influenciar resultado das eleições

BRASÍLIA E CURITIBA — A Polícia Federal abriu inquérito para investigar as circunstâncias do vazamento de trechos de um depoimento em que o doleiro Alberto Youssef cita a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula.

Investigadores da Operação Lava-Jato suspeitam que Youssef foi estimulado a fazer declarações sobre Dilma e Lula, numa manobra que teria, como objetivo, influenciar o resultado das eleições presidenciais.

Trechos do depoimento foram divulgados pela revista “Veja”, quinta-feira passada.

Dois dia antes, Youssef prestara um depoimento, como vinha fazendo desde o início da delação premiada.

No dia seguinte, um de seus advogados pediu para fazer uma retificação no depoimento anterior.

No interrogatório, perguntou quem mais, além das pessoas já citadas pelo doleiro, sabia das fraude na Petrobras.

Youssef disse, então, acreditar que, pela dimensão do caso, não teria como Lula e Dilma não saberem.

A partir daí, concluiu-se a “retificação” do depoimento.

No dia seguinte, trechos do depoimento foram publicados pela revista, com a informação de que o doleiro teria dito que Dilma e Lula sabiam das fraudes na Petrobras.

Nota: os negritos são do blog, assim como o itálico em “teria”.

]]>
58
Impasse na Lei da Responsabilidade Fiscal do Esporte http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/impasse-na-lei-da-responsabilidade-fiscal-do-esporte/ http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/impasse-na-lei-da-responsabilidade-fiscal-do-esporte/#comments Wed, 29 Oct 2014 15:20:16 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=63859 Como previsto, não se progrediu na reunião sobre a LRFE no ministério do Esporte.

Os clubes não foram, confiando na força que têm na bancada da bola para aprovar a lei repleta de contrabandos ainda neste ano.

Como se sabe, os cartolas não aceitam o teto de gastos e querem prazo de cinco anos para a entrada em vigor da legislação, mas querem todos os benefícios imediatamente.

Ao pessoal do Bom Senso FC, frustrado por mais uma jogada, e desconfiado da disposição do ministro Aldo Rebelo para enfrentar cartolagem, resta trabalhar para impedir que a lei seja aprovada como querem os cartolas.

]]>
6