Blog do Juca Kfouri http://blogdojuca.uol.com.br Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Desde 2005, é colunista da Folha de S.Paulo e do UOL. Sun, 26 Jun 2016 21:28:06 +0000 pt-BR hourly 1 http://wordpress.org/?v=4.2.5 Santos pega o São Paulo, dobra e enfia três gols http://blogdojuca.uol.com.br/2016/06/santos-pega-o-sao-paulo-dobra-e-enfia-tres-gols/ http://blogdojuca.uol.com.br/2016/06/santos-pega-o-sao-paulo-dobra-e-enfia-tres-gols/#comments Sun, 26 Jun 2016 21:24:34 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=79116 Diante de 25 mil torcedores santistas, o Santos deu um baile no São Paulo.

Contou com a colaboração de Denis no primeiro gol, de Vitor Bueno, nem bem o jogo começara, e de Diego Lugano, no de Rodrigão, logo depois.


Mas pintou e bordou contra um São Paulo que resolveu poupar Paulo Henrique Ganso.

Verdade que o Tricolor ainda fez Vanderlei trabalhar duas vezes no segundo tempo, mas os 45 minutos finais valeram mesmo por um chapéu espetacular de Lucas Lima que assinou sua ótima atuação com um gol de falta no fim: 3 a 0.

A rodada acabou caindo no colo de Santos, agora em terceiro lugar, e de Corinthians, em quarto.

Porque além da derrota do ainda líder Palmeiras, ontem, hoje o Inter passou por um vexame, ao ser derrotado por 3 a 2 pelo Botafogo, no Beira-Rio.


O Glorioso fez 2 a 0, viu o Colorado ficar com 10 porque Fabinho deu uma entrada ao estilo Argel Fucks num adversário, tomou um gol, fez 3 a 1, tomou outro, perdeu dois na cara do gol e voltou ao Rio com a vitória e fora da ZR.

Já o Inter perdeu a chance de assumir a liderança e perdeu pela primeira vez em casa no Brasileirão, permanecendo na vice-liderança.


No Fla-Flu em Natal, Guerrero fez gol, mas foi pouco, porque o Flamengo fez questão de entregar o jogo ao Fluminense que, com gols de Willian Arão, contra, e outro de Richarlison, depois de um presentaço de Rafael Vaz, ganhou por 2 a 1, com o que o rubro-negro caiu fora do G4.

Na Arena da Baixada, outro candidato foi derrotado, o Grêmio, pelo Atlético Paranaense, por 2 a 0.

Os Atléticos sobem.

]]>
4
CBF se vinga de ex-patrocinadores http://blogdojuca.uol.com.br/2016/06/cbf-se-vinga-de-ex-patrocinadores/ http://blogdojuca.uol.com.br/2016/06/cbf-se-vinga-de-ex-patrocinadores/#comments Sun, 26 Jun 2016 19:33:24 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=79106 Não satisfeita com o êxodo de patrocinadores que a atingiu nos últimos tempos por causas dos escândalos que a envolvem, a CBF partiu para acioná-los na Justiça sob os mais diversos pretextos.

Já abandonaram a entidade marcas como Sadia, Gilette, Seara, Seguros Unimed e Michelin e o balanço de 2015 mostrou uma queda de 20 milhões de reais no faturamento da CBF, de 360 milhões em 2014 para 340 em 2015, quando a expectativa era de 400 milhões.

Foi a primeira vez, em uma década, que houve diminuição de receita.

Não satisfeita, a CBF partiu para retaliar ex-patrocinadores e aciona na Justiça tanto a Sadia, quanto a Gillete, como a Seara.

Os motivos variam.


A Sadia, por exemplo, do Grupo BRF, patrocina a Olimpíada e em sua campanha “Meu Mascote da Sorte” mostra uma camisa verde a amarela do futebol brasileiro, coisa que a CBF quer proibir.

Ocorre que, na Olimpíada, a Seleção não usa o escudo da CBF, mas a bandeira do Brasil, como se vê na foto dos uniformes da Olimpíada de 2012.


O que decidirá a Justiça?

Camisa verde e amarela de futebol é exclusivo da CBF?

E o que dirão os atuais e eventuais futuros patrocinadores da CBF?

Deixar de patrocinar é provocar ações judiciais?

]]>
6
Em espanhol: para entender Chile 7, México 0 e Alemanha 7, Brasil 1 http://blogdojuca.uol.com.br/2016/06/em-espanhol-para-entender-chile-7-mexico-0-e-alemanha-7-brasil-1/ http://blogdojuca.uol.com.br/2016/06/em-espanhol-para-entender-chile-7-mexico-0-e-alemanha-7-brasil-1/#comments Sun, 26 Jun 2016 18:31:08 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=79097 Reproduzo AQUI um excelente artigo do escritor e analista político, Emilio Lezama, sobre as duas goleadas que abalaram o mundo do futebol.


http://www.eluniversal.com.mx/entrada-de-opinion/articulo/emilio-lezama/nacion/2016/06/26/como-sobrevivir-un-7-0

]]>
3
Ah, lemanha… http://blogdojuca.uol.com.br/2016/06/ah-lemanha/ http://blogdojuca.uol.com.br/2016/06/ah-lemanha/#comments Sun, 26 Jun 2016 17:54:25 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=79091 Ganhar de 3 a 0 da Eslováquia estava no programa da Alemanha.
Nada demais.
O que impressiona é que, de repente, jogo ganho, no segundo tempo, quem sai do banco para entrar no lugar deste excepcional Draxler?

Ninguém menos que Podolsky…

Sai também o ótimo Khedira. 

Quem ocupa sua vaga?

Só Bastian Schweinsteiger…


Nas quartas de final da Euro, Alemanha x Espanha ou Alemanha x Itália. 

Quer mais ou está bom?

]]>
2
Timão sofre para vencer o Santinha http://blogdojuca.uol.com.br/2016/06/timao-sofre-para-vencer-o-santinha/ http://blogdojuca.uol.com.br/2016/06/timao-sofre-para-vencer-o-santinha/#comments Sun, 26 Jun 2016 01:50:12 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=79075 Nos primeiros 15 minutos o Corinthians criou e desperdiçou três chances de gol contra o Santa Cruz.

Você pode saudar a capacidade de criar do time ou lamentar a incapacidade de aproveitar oportunidades.

Fato é que esta tem sido a tônica alvinegra neste Brasileirão: chega na cara do gol e se assusta com ela.

Só aos 26, em passe perfeito de Uendel, a dupla de zaga pernambucana bateu cabeça e Luciano, enfim, depois de longo e tenobroso inverno, fez 1 a 0 — e nem comemorou de tanto que chorou.


Curiosamente o lance aconteceu praticamente em seguida a Pedro Henrique, o que chorou no meio da semana por ter errado em gol do Galo, ter impedido que o Santa Cruz abrisse o placar no primeiro contra-ataque tricolor.

O que já estava fácil, ficou facílimo.

Doze minutos depois, Luciano fez boa jogada e deu para Romero entrar quase com bola e tudo para dentro do gol: 2 a 0.


Para não deixar corintiano perder gols sozinho, Grafite, no derradeiro minuto do primeiro tempo, deu sua contribuição, ele que parece gostar do Alvinegro desde que evitou sua queda no Paulistinha de 2004, também perdeu o dele.

Mas aos 7 do segundo tempo, Cássio fez uma enorme lambança na frente dele e o artilheiro do Brasileirão, agora com oito gols, não perdoou: 2 a 1.

Quando começou o segundo tempo parecia certo de que o Corinthians completaria sua 29ª partida sem perder em casa, com a 24ª vitória. Já não parecia tanto…

Assim, parece mais certo ainda que Walter, de contrato renovado por mais dois anos, assim que se recuperar de lesão, reassumirá a titularidade.

Satisfeito com o presente do goleiro, último remanescente do título mundial de 2012 entre o titulares corintianos, o Santa cresceu e esquentou a noite na Arena Corinthians.

Aos 24, Cristovão Borges lançou mão de Lucca no lugar de Giovanni Augusto.

25.760 torcedores sofriam numa noite que começou tranquila.

Aos 32, Wallyson perdeu um gol na cara de Cássio e jogou fora o empate.

Guilherme, aos 37, substituiu Romero.

Era a tentativa de dar ao Corinthians mais posse de bola, por incrível que possa parecer.

Aos 41, por muito pouco, Keno deixou de empatar, em chute venenoso.

Rodriguinho saiu para a entrada de Williams, a0s 42. Hora de fechar.

Tecnicamente o jogo era uma sucessão de erros, embora sobrasse luta dos dois lados, para liquidar o jogo e para empatar.

O que tinha sua graça.

O Corinthians acabou por prevalecer, sem convencer.

]]>
28
Cruzeiro derrota um decepcionante Palmeiras http://blogdojuca.uol.com.br/2016/06/cruzeiro-derrota-um-decepcionante-palmeiras/ http://blogdojuca.uol.com.br/2016/06/cruzeiro-derrota-um-decepcionante-palmeiras/#comments Sat, 25 Jun 2016 23:52:16 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=79067 Quando a fase é boa, tudo dá certo.

O Palmeiras praticamente não havia passado da intermediária do Cruzeiro quando, no primeiro chute ao gol, aos 10, Gabriel Jesus abriu o placar no Mineirão (18.082 pagantes), ao receber de Dudu depois de uma bobeada monstruosa de Bruno Rodrigo.

Mas mesmo quando a fase é boa é preciso ajudar a fase.


O Palmeiras, com dois laterais ex-cruzeirenses na defesa, Fabiano e Egídio, não conseguiu jogar e foi inteiramente dominado pelo Cruzeiro, que virou com dois gols do ex-corintiano Willian, o primeiro logo depois do gol alviverde, aos 14, e mais um no começo do segundo tempo, aos 3 minutos.

Virada concretizada, o Cruzeiro partiu para cima e teve três ótimas oportunidades para ampliar, enquanto o Palmeiras pouco incomodava, numa noite apagada de Roger Guedes e em que a bola não chegava a Gabriel Jesus.

Cuca foi trocando.

Egídio por Thiago Santos, no intervalo, Cleiton Xavier, desaparecido, por Luan, aos 6, e  Roger Guedes pelo amuleto Cristaldo, aos 23.

Nem bem Cristaldo entrou e Willian perdeu o triplete, na melhor chance da noite, a quarta chance mineira de fazer o terceiro gol.

Quem não faz toma e, como já dito, quando a fase é boa…

Mas nem assim o Palmeiras ajudou a fase.

Era a primeira vitória cruzeirense como mandante e um presente mineiro ao Inter que, em vencendo o Botafogo amanhã como se espera, no Beira-Rio, reassumirá a liderança.

O Palestra de BH reage mesmo sem os reforços que estão chegando e o de SP foi uma decepção, menos pela derrota, normal em se tratando de um clássico, mas pelo paupérrimo futebol mostrado.

O Cruzeiro só mexeu no fim, perto dos 40, com as entradas de Riascos e Allano, nos lugares de Willlian e Alisson, dois dos melhores em campo, mas esgotados.

Fabrício Bruno ainda entrou aos 45,  no lugar de Bruno Ramirez, para compor um trio de zagueiros, com os outros dois Brunos, Rodrigo e Viana.

Sem trocadilhos, mas com, o Cruzeiro, mesmo que ainda sem ele,  Sóbis.

2 a 1 foi pouco, mas, aos 48, Edu Dracena foi empurrado na área e o assoprador não deu o pênalti.

]]>
34
Palestras em combate http://blogdojuca.uol.com.br/2016/06/palestras-em-combate/ http://blogdojuca.uol.com.br/2016/06/palestras-em-combate/#comments Sat, 25 Jun 2016 04:29:29 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=79062 Hoje, às 19h, os dois times de dois clubes fundados pelas colônias italianas de Minas e de São Paulo, e que se agigantaram como duas das mais gloriosas agremiações brasileiras, se encontram num embate pra lá de interessante.


Porque o Cruzeiro tem tudo para mostrar que a goleada imposta à Ponte Preta não foi por acaso e o Palmeiras não tem menos para provar que é canditatíssimo ao título.

É de se imaginar que o Mineirão receberá um bom público e que tenhamos um grande clássico entre dois times que, tradicionalmente, fazem do bom trato à bola suas marcas registradas.

O Cruzeiro, tardiamente, ainda em formação, à espera de ver em campo suas novas, e boas, aquisições.

O Palmeiras formado, com atrações conhecidas e uma estrela que desponta, chamada Roger Guedes.

Quem gosta de futebol não pode perder.

]]>
11
Filho de Lula bota CBF em saia justa http://blogdojuca.uol.com.br/2016/06/filho-de-lula-bota-cbf-em-saia-justa/ http://blogdojuca.uol.com.br/2016/06/filho-de-lula-bota-cbf-em-saia-justa/#comments Fri, 24 Jun 2016 18:19:57 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=79055 Luís Cláudio Lula da Silva, o caçula do ex-presidente Lula, formado em Educação Física pela FMU, que já trabalhou para os quatros grandes de São Paulo como auxiliar de preparação física, e é investigado pela Operação Zelotes, se inscreveu para fazer o curso de técnico na CBF.


A entidade não sabe como tratar a questão.

]]>
90
Balanço rápido da 10ª rodada http://blogdojuca.uol.com.br/2016/06/balanco-rapido-da-10a-rodada/ http://blogdojuca.uol.com.br/2016/06/balanco-rapido-da-10a-rodada/#comments Fri, 24 Jun 2016 15:35:44 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=79052 Em 10 jogos, só 21 gols.

Também, pudera: nada menos de três 0 a 0.

E olhe que tivemos um jogo de seis gols entre Santos e Fluminense e outro em que o Cruzeiro enfiou 4 a 0 na Ponte Preta.

Públicos bons só no Mineirão para Galo x Corinthians, mais de 34 mil, e para Palmeiras x América, com mais de 27 mil.

Resultado: média de 12 mil pagantes por jogo.

]]>
1
Mas precisava ser no Mineirão? http://blogdojuca.uol.com.br/2016/06/mas-precisava-ser-no-mineirao/ http://blogdojuca.uol.com.br/2016/06/mas-precisava-ser-no-mineirao/#comments Fri, 24 Jun 2016 14:45:31 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=79046 A CBF é de uma burrice sem limites.

Tinha de marcar o jogo contra a Argentina pelas Eliminatórias exatamente no Mineirão do 7 a 1?

É claro que um dia a Seleção Brasileira teria de jogar lá e que o estádio não pode ficar estigmatizado.

Só que o reencontro poderia ser marcado para um jogo menos complicado.


Logo contra a Argentina, favorita?

Por que não levá-la ao Maracanã, de más lembranças para Messi&cia?

]]>
32