Blog do Juca Kfouri https://blogdojuca.uol.com.br Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Desde 2005, é colunista da Folha de S.Paulo e do UOL. Wed, 17 Jul 2019 10:00:04 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Hoje a noite o bicho vai pegar https://blogdojuca.uol.com.br/2019/07/113669/ https://blogdojuca.uol.com.br/2019/07/113669/#respond Wed, 17 Jul 2019 10:00:04 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=113669 Hoje vamos ter aquela noite em que o bicho vai pegar.

Quatro grandes torcidas vão dormir exultantes e outras quatro terão dificuldades para conciliar o sono.

Nesta noite quatro semifinalistas da Copa do Brasil serão conhecidos.

Em Salvador e em Belo Horizonte a partir das 19h15.

Em Porto Alegre e no Rio a partir das 21h30.

Na Fonte Nova, o Bahia recebe o Grêmio, com 1 a 1 no placar do jogo de ida.

No Horto, o Galo recebe o Cruzeiro com a desvantagem de ter levado uma sapecado de 3 a 0 no Mineirão.

Depois, no Beira-Rio, o Inter pega o Palmeiras que o venceu por 1 a 0 em São Paulo e, no Maracanã, o Flamengo pega o Athletico Paranaense depois do 1 a 1 em Curitiba.

Hoje é dia do comentarista expor a cara à tapa e fazer previsões.

As minhas indicam as classificações do Bahia, do Cruzeiro, do Inter e do Flamengo.

Mas sem desdenhar das possibilidades de Grêmio e Palmeiras.

Amanhã, depois da cara à tapa, , quem sabe?, a mão à palmatória…

Ou não.

Comentário para o Jornal da CBN desta quarta-feira, 17 de julho de 2019.

]]>
0
Andrés “Fake News” Sanchez https://blogdojuca.uol.com.br/2019/07/andres-fake-news-sanchez/ https://blogdojuca.uol.com.br/2019/07/andres-fake-news-sanchez/#respond Tue, 16 Jul 2019 22:25:13 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=113661 Só faltava entre tantos rolos na Justiça que tem de responder, que o presidente do Corinthians atacasse Raí com notícia falsa, a de que ele procurou a CBF para substituir Edu Gaspar como diretor de seleções.

Ora, Raí não apenas assinou o manifesto que exigia a renúncia de Marco Polo Del Nero como liderou o movimento e comandou a manifestação na frente da CBF.

Aderir agora seria sua desmoralização completa, porque ele sabe que Rogério Caboclo é mera continuidade de Del Nero.

Você dirá: “Tite assinou o manifesto e aceitou ser técnico ainda com Del Nero lá”.

Responderei: “De fato, mas além de pagar o preço, são coisas diferentes. Ele se limitou a assinar, não participou, não articulou, como, por exemplo, fez Paulo Autuori”.

]]>
0
Cadê o Nuzman? E o Teixeira? O Del Nero? O Queiroz?! https://blogdojuca.uol.com.br/2019/07/cade-o-nuzman-e-o-teixeira-o-del-nero-o-queiroz/ https://blogdojuca.uol.com.br/2019/07/cade-o-nuzman-e-o-teixeira-o-del-nero-o-queiroz/#respond Tue, 16 Jul 2019 22:00:53 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=113658 Cadê Carlos Arthur Nuzman?

Dizem que ele costuma ir à uma livraria perto de sua casa no Rio e fica lá horas, sem ser notado.

E Ricardo Teixeira, cadê?

Consta que vira e mexe é visto de lancha pelos lados de Angra dos Reis.

E o Marco Polo que não viaja, por onde anda?

Este é visto em restaurantes na Barra da Tijuca e seu apartamento é muito frequentado pela cartolagem da CBF.

Já o Queiroz, não se sabe.

Parece que, como outros, a Justiça não quer nem saber.

]]>
0
O retrato de duas grandes personagens do nosso futebol https://blogdojuca.uol.com.br/2019/07/o-retrato-de-duas-grandes-personagens-do-nosso-futebol/ https://blogdojuca.uol.com.br/2019/07/o-retrato-de-duas-grandes-personagens-do-nosso-futebol/#respond Tue, 16 Jul 2019 18:54:05 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=113653 Leia AQUI como se comportam personagens famosos do futebol brasileiro, mesmo diante de sentenças judiciais transitadas em julgado, significa dizer, nas quais já não cabem recursos.

Você poderá dizer que os dois se merecem, mas, convenhamos, as situações de ambos vão além disso.

Revelam um submundo de absoluto descaso de figuras que ainda ocupam espaço no dia a dia do país.

É desanimador.

]]>
0
O engenheiro que virou goleiro https://blogdojuca.uol.com.br/2019/07/o-engenheiro-que-virou-goleiro/ https://blogdojuca.uol.com.br/2019/07/o-engenheiro-que-virou-goleiro/#respond Tue, 16 Jul 2019 10:00:07 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=113647 Eduardo Rebouças é engenheiro e há mais de dois anos diretor-executivo de infraestrutura do Morumbi, o estádio do São Paulo.

No último sábado o goleiro tricolor Tiago Volpi tomou um gol estranho do Palmeiras em bola dividida que subiu, bateu na trave, nas suas costas e decretou o 1 a 1 do Choque-Rei.

Pareceu falha do goleiro que jogou muito bem no clássico.

Volpi não deu desculpas, considerou o lance uma infelicidade, mas Cuca, o técnico são-paulino, justificou o lance como causado pela nova iluminação do estádio.

Eduardo Rebouças não gostou.

Não gostou e disparou: “Aí você me diz qual é a intenção do Cuca. O cara para dar desculpa que o time empatou inventa outro problema”, disse em entrevista à Gazeta Esportiva.

Disse mais, ensinando os goleiros: “Realmente, em um escanteio se você olha para cima, fica cego. Agora, você tem que aprender o timing, ele sabe que tem uma hora que dá para abaixar a cabeça e enxergar normalmente”.

Não consta do currículo do engenheiro que ele tenha sido goleiro, treinador ou crítico de futebol.

Mas para salvar a iluminação do Morumbi apagou o goleiro e o treinador de seu clube.

Comentário para o Jornal da CBN desta terça-feira, 16 de julho de 2019.

]]>
0
Fluminense em campo é garantia de jogo bom https://blogdojuca.uol.com.br/2019/07/fluminense-em-campo-e-garantia-de-jogo-bom/ https://blogdojuca.uol.com.br/2019/07/fluminense-em-campo-e-garantia-de-jogo-bom/#respond Tue, 16 Jul 2019 01:03:58 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=113642 O torcedor tricolor pode preferir o resultado ao desempenho e é compreensível que seja assim.

Mas quem gosta de bons jogos não pode perder os do Fluminense.

Hoje mais uma vez assim foi.

O Flu recebeu o Ceará e cansou de fazer boas armações em busca do gol.

Pedro fez depois do ataque ter desperdiçado outros dois, com João Pedro.

O Vozão cutucava quando podia, porque o Tricolor joga e deixa jogar.

Acabou fazendo um gol espetacular, com o zagueiro reserva Tiago Alves, de bicicleta!, aos 48 minutos.

Logo no começo do segundo tempo, um susto, com o segundo gol, cearense, mas o VAR, bem acionado, ao contrário do que havia acontecido no gol de Pedro quando interveio sem necessidade, anulou por impedimento.

Lutando na parte de baixo da tabela, os dois times seguiram dando bom espetáculo.

O Flu martelando e o Ceará contra-atacando.

Aos 42′, o goleiro Diogo fez milagre para evitar o segundo gol de Pedro.

A torcida prestigiou o time com mais de 23 mil pessoas, viu um belo jogo, mas, é claro, não foi feliz para casa.

Quem comenta, gostou…

A média da 10° rodada superou os 24 mil torcedores por jogo, um espanto para o futebol brasileiro.

]]>
0
A encruzilhada de Neymar https://blogdojuca.uol.com.br/2019/07/a-encruzilhada-de-neymar-2/ https://blogdojuca.uol.com.br/2019/07/a-encruzilhada-de-neymar-2/#respond Mon, 15 Jul 2019 19:07:16 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=113640 Aos 27 anos, idade em que craques com o talento de Neymar costumam atingir o auge, eis que ele se vê em situação impensável: mendigando a saída do PSG, que parece disposto a endurecer o jogo.

Carimbado o fracasso com o abandono do Barcelona, nosso Peter Pan quer voltar, mas nem mesmo o clube catalão parece disposto a grandes esforços para trazê-lo, ainda mais depois de ter tirado Griezmann do Atlético de Madrid.

Talvez reste a Neymar cumprir o contrato, dar tudo de si pelo PSG mesmo com status abalado, diminuído, sem ser mais o queridinho do sheik catari dono do clube parisiense.

Neymar não conseguiu nem sequer ocupar o lugar do uruguaio Cavani, além de ter visto o menino francês Mbappé passá-lo para trás.

Para quem foi recebido pela Torre Eiffel, resta não se afogar no Sena.

Mas é difícil imaginar o brasileiro de sandálias da humildade com o pai no ouvido a lhe dizer que é o melhor do mundo.

Até mesmo na Seleção Brasileira ele viu, do camarote, seu prestígio diminuído com a conquista da Copa América.

O Rei Pelé passou, Lionel Messi passará e, com o perdão do poeta, Neymar, por enquanto, nem passarinho.

Quantos mais o passarão?

]]>
0
A encruzilhada de Neymar https://blogdojuca.uol.com.br/2019/07/a-encruzilhada-de-neymar/ https://blogdojuca.uol.com.br/2019/07/a-encruzilhada-de-neymar/#respond Mon, 15 Jul 2019 19:07:16 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=113638 Aos 27 anos, idade em que craques com o talento de Neymar costumam atingir o auge, eis que ele se vê em situação impensável: mendigando a saída do PSG, que parece disposto a endurecer o jogo.

Carimbado o fracasso com o abandono do Barcelona, nosso Peter Pan quer voltar, mas nem mesmo o clube catalão parece disposto a grandes esforços para trazê-lo, ainda mais depois de ter tirado Griezmann do Atlético de Madrid.

Talvez reste a Neymar cumprir o contrato, dar tudo de si pelo PSG mesmo com status abalado, diminuído, sem ser mais o queridinho do sheik catari dono do clube parisiense.

Neymar não conseguiu nem sequer ocupar o lugar do uruguaio Cavani, além de ter visto o menino francês Mbappé passá-lo para trás.

Para quem foi recebido pela Torre Eiffel, resta não se afogar no Sena.

Mas é difícil imaginar o brasileiro de sandálias da humildade com o pai no ouvido a lhe dizer que é o melhor do mundo.

Até mesmo na Seleção Brasileira ele viu, do camarote, seu prestígio diminuído com a conquista da Copa América.

O Rei Pelé passou, Lionel Messi passará e, com o perdão do poeta, Neymar, por enquanto, nem passarinho.

Quantos mais passarão?

]]>
0
VARmando Marques https://blogdojuca.uol.com.br/2019/07/varmando-marques/ https://blogdojuca.uol.com.br/2019/07/varmando-marques/#respond Mon, 15 Jul 2019 14:00:13 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=113623 POR ROBERTO VIEIRA

Nasceu o rebento.

Filho do melhor árbitro de Mogeiro de Baixo, Zé 40.

Fosse nos tempos de Luís Mogeiro teria festão com Sivuquinha.

Fosse nos tempos do Coronel Firmino teria jogão.

Mais um clássico Mogeiro de Baixo x Mogeiro de Cima.

Mas estamos em 2019.

A estrada de terra é coisa do passado.

O açude também.

Até a igreja anda fechada, cai não cai.

Padre apenas no Natal.

Mas Zé 40 não se faz de rogado.

Documentos na mão vai ao cartório.

Seu filho será famoso.

Seu filho ganhará manchetes.

Seu filho será o juiz dos juízes.

Um arrumadinho de passado e presente.

E é assim que Zé 40 chega ao cartório.

Um homem começa, e pode acabar, pela certidão de nascimento.

Veja ele.

De José Severino virou Zé 40.

Famoso na região.

José Severino nem pra bandeirinha serviria.

Mas Zé 40 tinha marketingue.

Marquetingue era a bizinéss do sucesso.

E Zé 40 não teve dúvidas.

Jogou fora o nome da família e botou no seu único filho a mistura de passado e presente do futebol.

VARmando Marques!

O VARmando assim mesmo.

Começando com três letras maiúsculas.

Mas Zé 40 se prometeu também uma coisa.

O menino ia saber tabuada tim tim por tim tim.

Pra não correr o risco de errar as contas numa cobrança de pênaltis.

Fato que em São Paulo vira anedota.

Mas na Paraíba é promessa de cova…

]]>
0
A rodada valeu pelo Flamengo https://blogdojuca.uol.com.br/2019/07/a-rodada-valeu-pelo-flamengo/ https://blogdojuca.uol.com.br/2019/07/a-rodada-valeu-pelo-flamengo/#respond Mon, 15 Jul 2019 10:00:29 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=113619 A décima rodada do Brasileirão teve nove jogos e será fechada hoje com Fluminense x Ceará.

O Palmeiras empatou com o São Paulo e seguiu líder e invicto.

O Santos ganhou do Bahia e diminuiu sua diferença para o líder de cinco para três pontos.

E o Galo, ao vencer a Chape, tomou o quarto lugar do Inter, que pode ser ultrapassado por Corinthians ou Goiás, que têm um jogo a menos.

Em nove jogos, 21 gols e público médio de 24 mil torcedores.

Tudo isso posto, a rodada valeu mesmo foi pelo Flamengo, o terceiro colocado a seis pontos do líder.

E não apenas porque levou quase 61 mil pagantes ao Maracanã ou porque goleou o Goiás por 6 a 1, com grande exibição do uruguaio De Arrascaeta, autor de três gols.

O que mais deve ser realçado é que o Flamengo em nenhum momento parou de buscar o gol, de fazer belas jogadas, numa palavra, não parou de divertir.

De manhã, com sol a pino, mais de 30 graus, o primeiro tempo terminou 4 a 1 e nem assim o time desistiu de golear, numa atitude de respeito aos mais de 65 mil torcedores presentes.

Se o jogo terminasse 9 a 1 não seria exagero, porque o goleiro goiano Tadeu andou fazendo milagres.

E futebol é também isso, não é só vencer. É divertir, dar espetáculo.

O Flamengo deu.

Comentário para o Jornal da CBN desta segunda-feira, 15 de julho de 2019.

]]>
0