Blog do Juca Kfouri http://blogdojuca.uol.com.br Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Desde 2005, é colunista da Folha de S.Paulo e do UOL. Sun, 01 Feb 2015 23:36:10 +0000 pt-BR hourly 1 http://wordpress.org/?v=4.0.1 Em São Paulo, os grandes só ganham de três http://blogdojuca.uol.com.br/2015/02/em-sao-paulo-os-grandes-so-ganham-de-tres/ http://blogdojuca.uol.com.br/2015/02/em-sao-paulo-os-grandes-so-ganham-de-tres/#comments Sun, 01 Feb 2015 23:36:10 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=65633 (null)

Palmeiras 3, Audax 1;

Penapolense 1, São Paulo 3;

Corinthians 3, Marília 0;

Santos 3, Ituano, último campeão, 0, com dois gols de Geuvânio, o primeiro uma pintura, e outro de Chiquinho, também um golaço, na Vila Belmiro com 10 mil torcedores.

Os quatro grandes atropelaram.

E até a Portuguesa, que um dia foi considerada o quinto grande paulista, em Campinas, passou pela Ponte Preta, por 3 a 2.

Aliás, dos 12 maiores clubes do Brasil, apenas dois, Flamengo e Inter, não venceram, só empataram, nas primeiras rodadas dos quatro principais campeonatos estaduais do país.

Porque a pré-temporada fez diferença.

]]>
1
Corinthians e São Paulo estreiam com vitórias, mas sem empolgar como o Palmeiras http://blogdojuca.uol.com.br/2015/02/corinthians-e-sao-paulo-estreiam-com-vitorias-mas-sem-empolgar-como-o-palmeiras/ http://blogdojuca.uol.com.br/2015/02/corinthians-e-sao-paulo-estreiam-com-vitorias-mas-sem-empolgar-como-o-palmeiras/#comments Sun, 01 Feb 2015 21:00:54 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=65622 (null)

Na sombreada Arena Corinthians, o Alvinegro estreou no Paulistinha contra, o melhor time de Marília — como diria o saudoso jornalista Emir Nogueira, histórico editor na Folha de S.Paulo e ponderado presidente do Sindicato dos Jornalistas paulistas.

O Corinthians não fez um mau primeiro tempo, mas, também, não chegou a fazer bons 45 minutos iniciais diante de 25.582 pagantes.

Marcou logo aos 11 minutos com Renato Augusto em toque esperto depois de ótimo passe de Jadson, que jogou no lugar do uruguaio Lodeiro, finalmente negociado com o Boca Juniors.

Os donos da casa perderam gols com Elias e Emerson e o MAC teve pelo menos uma ótima chance, nas costas de Fágner que, por sinal, só voltou para o segundo tempo por benevolência do assoprador de apito que não lhe mostrou um segundo merecido cartão amarelo.

Foi ele mesmo que, de novo aos 11 minutos, arriscou de longe e a bola desviada na zaga visitante traiu o goleiro.

Ficou fácil e Guerrero, em seguida, aos 13, marcou o gol do 3 a 0, com a colaboração do goleiro.

O quarto gol só não saiu porque Ralf carimbou o arqueiro cara a cara.

Já no interior paulista, o São Paulo estreou contra o Penapolense, a quase 500 quilômetros da capital e, além de enfrentar o melhor time da cidade, jogou também contra um sol de rachar mamona.

Mesmo ameaçado pelos anfitriões, o Tricolor saiu na frente no primeiro tempo, aos 13, com gol de Michel Bastos, de fora da área, e ampliou no começo do segundo, aos 2, com Luís Fabiano, com classe, na área, o 200o. gol dele com a camisa são-paulina, ainda sob 31 graus de temperatura.

Era nítido o cansaço do Tricolor quando, aos 33, o time local diminuiu com Crislan.

Quando se esperava que o São Paulo recuasse para garantir a vitória, Reinaldo, que acabara de substituir Carlinhos, foi a linha, cruzou para trás e deu a sorte de ver a bola ser desviada para o fundo da rede: 3 a 1.

Sem problemas, nem São Paulo nem Corinthians empolgaram como o Palmeiras no primeiro tempo ontem, mas parece que, neste ano, como os grandes puderam fazer uma pré-temporada mais longa, os pequenos não levarão a vantagem que costumavam levar nas primeiras rodadas do estadual por estarem com melhor preparo físico.

(null)

]]>
8
A quem interessa? http://blogdojuca.uol.com.br/2015/02/a-quem-interessa-2/ http://blogdojuca.uol.com.br/2015/02/a-quem-interessa-2/#comments Sun, 01 Feb 2015 14:39:54 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=65618 Seguir o dinheiro ou perguntar a quem interessa são duas técnicas mais velhas que andar para frente quando se busca investigar qualquer coisa.

A indagação cabe como luva no episódio de ontem em Macaé.

A quem interessava abrir o portão para deixar uma centena de bandidos vestidos com camisas vermelhas e pretas invadir o vestiário do time mandante?

À direção do Flamengo, certamente, não.

A quem interessa, então?

]]>
42
Um Furacão na vida de Paulo André http://blogdojuca.uol.com.br/2015/01/um-furacao-na-vida-de-paulo-andre/ http://blogdojuca.uol.com.br/2015/01/um-furacao-na-vida-de-paulo-andre/#comments Sat, 31 Jan 2015 21:56:47 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=65613 (null)

Mário Celso Petraglia, presidente do Atlético Paranaense, resolveu honrar as calças e a fama de valente e decidiu contratar o zagueiro Paulo André, apesar das pressões da CBF que teme a atuação dele como um dos líderes do Bom Senso FC.

Petraglia, por sinal, na última quinta-feira, quase saiu no braço com Eurico Miranda depois de chamá-lo de “personalista” na reunião dos clubes da Série A com o grupo interministerial de trabalho que elabora a nova lei do futebol, na Casa Civil, em Brasília.

Paulo André foi surpreendido neste sábado com um telefonema de Petraglia reconsiderando a decisão de não contratá-lo e agora, com passagem já na mãos para viajar rumo a Orlando, busca uma saída que não o deixe mal com os brasileiros que dirigem o Orlando City, empenhados em tê-lo ao lado de Kaká, a grande estrela do time.

Paulo André, lembremos, embora revelado no Guarani, tornou-se nacionalmente conhecido exatamente no Furacão na temporada de 2005.

Caso consiga liberação do clube americano, o zagueiro encerrará sua carreira no Paraná.

ATUALIZAÇÃO às 10h30 de 1o./2/2015: Neste momento Paulo André está voando para Orlando.

“Vou jogar limpo como sempre joguei e ver o que vai dar. Quero olhar no olho deles”, escreveu o zagueiro agora há pouco.

]]>
47
Palmeiras estreia com ar de Academia http://blogdojuca.uol.com.br/2015/01/palmeiras-estreia-com-ar-de-academia/ http://blogdojuca.uol.com.br/2015/01/palmeiras-estreia-com-ar-de-academia/#comments Sat, 31 Jan 2015 21:07:31 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=65610 (null)

O Palmeiras fez 45 minutos, os iniciais, simplesmente irrepreensíveis em sua casa na estreia do Paulistinha contra o inibido Audax, o melhor time de Osasco.

Jogou tanto que quaisquer das históricas Academias esmeraldinas assinariam a exibição.

Diante de 25 mil torcedores, o time de Oswaldo de Oliveira começou o jogo em alta velocidade, esperta troca de passes, posse de bola permanente e, em 35 minutos, 3 a 0 no placar, com belos gols de Leandro Pereira, Robinho e Maikon Leite que, por sinal, perdeu o gol mais feito deste começo de temporada, tão escandaloso que seguirá sendo até o fim dela.

Em compensação, o primeiro tempo do argentino Allione beirou a perfeição.

Inferior no preparo físico, porque o Audax está treinando há muito mais tempo, o Palmeiras tratou de cadenciar o jogo nos 45 minutos finais e mais treinou que jogou.

No finzinho, o Audax descontou: 3 a 1.

Nada que diminua a bela estreia alviverde.

(null)

]]>
68
Adeus, América de Pernambuco? http://blogdojuca.uol.com.br/2015/01/adeus-america-de-pernambuco/ http://blogdojuca.uol.com.br/2015/01/adeus-america-de-pernambuco/#comments Sat, 31 Jan 2015 17:06:25 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=65604 (null)
Por ROBERTO VIEIRA

O América já foi a equipe mais poderosa de Pernambuco.

América que nasceu João de Barros.

João de Barros rebatizado na visita do onipresente Belfort Duarte.

Time do imortal Zé Tasso.

Time Campeão do Centenário em 1922.

Time que possuiu o célebre Estádio da Jaqueira.

Estádio com tribuna erguida em 1927 pelo Coronel Seixas.

Um dia, malfadado dia, o América vendeu suas terras.

Emprestou seus jogadores.

Subjugou-se nas derrotas compradas pelos adversários.

Deu um suspiro nas mãos de Rubem Moreira.

Mas nem Dimas, nem Dequinha, nem Tomires o puderam ressuscitar.

América que foi morrendo a míngua.

De morte morrida e morte matada nas quatro linhas.

Como diria um certo João Cabral de Melo Neto.

Seu mais famoso torcedor e tradutor.

Nos últimos anos, o América vem tentando reviver a antiga majestade.

Mas o discreto casarão na Estrada do Arraial está prestes a ser executado por dívida fiscal.

Tudo perdido?

Ainda não.

Em reunião ocorrida ontem à tarde na sede do clube.

Foram constatadas inúmeras irregularidades no processo.

Arremataram a chácara inteira onde está o casarão.

Erraram o endereço do casarão no processo.

A chácara ocupava área onde hoje habitam vários prédios.

A bola bateu nas duas traves e não entrou… por enquanto.

E tomara que não entre mesmo.

Edifícios, lojas comerciais e empreendimentos imobiliários existem aos milhões.

Já o Campeão do Centenário pernambucano é apenas um.

O América faz parte da história do futebol e da cultura pernambucana.

Como Pitombeiras e Elefante.

Até quarta-feira chegar.

]]>
6
Carta a quem sonha em jogar futebol http://blogdojuca.uol.com.br/2015/01/carta-a-quem-sonha-em-jogar-futebol/ http://blogdojuca.uol.com.br/2015/01/carta-a-quem-sonha-em-jogar-futebol/#comments Sat, 31 Jan 2015 02:00:21 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=65591 Está pronto o número 2 da revista “Territórios Transversais“.

Nela escrevo uma carta a quem sonha jogar futebol:

(null)

(null)

(null)

]]>
19
Viva a dupla Fla-Flu! http://blogdojuca.uol.com.br/2015/01/viva-a-dupla-fla-flu/ http://blogdojuca.uol.com.br/2015/01/viva-a-dupla-fla-flu/#comments Fri, 30 Jan 2015 22:00:33 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=65597 (null)

O Fla-Flu nasceu 40 minutos antes do nada, escreveu Nelson Rodrigues.

Rubinho, da FERJ, e Eurico Miranda, do Vasco, são nada mais de 60 anos depois de terem nascido.

O embate ora travado no Rio pode mudar o futebol brasileiro.

A força do Flamengo é tal que tem como influenciar os rumos da nossa maior paixão.

Quando a dupla Fla-Flu se insurge no Rio, faz pensar no que Flamengo e Corinthians poderiam causar em nível nacional.

A Liga de clubes se impõe e não é de hoje.

Eduardo Bandeira de Mello tem tudo para ser a bandeira de que o país necessita há décadas.

Márcio Braga quase foi, mas capitulou e até Ricardo Teixeira apoiou.

A hora é a da ruptura.

Que venha, mesmo que tarde.

A dupla Gre-Nal, Cruzeiro e Galo, o Trio de Ferro paulista não podem falhar novamente.

NOTA OFICIAL DA DUPLA FLA-FLU

Clube de Regatas do Flamengo e o Fluminense Football Club, mais uma vez vêm a público esclarecer alguns pontos sobre o claro desgaste da relação entre a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e os seus filiados.

Infelizmente, a postura ditatorial da Ferj tem afastado Flamengo e Fluminense de qualquer possibilidade de entendimento;

Não obstante ter tomado decisões ilegais como;

1. Tabelar preços dos ingressos ao arrepio da lei da meia-entrada.

2. Tentar exterminar o conceito de mandante previsto em toda legislação vigente. Burlando o próprio REC que, em seu artigo oitavo, parágrafo segundo, prevê a existência de mandos em todos os jogos, para efeitos legais.

3. Atentar contra a saúde financeira de seus filiados.

A Ferj agora marca nova reunião do arbitral, nesta sexta-feira, dia 30 de janeiro de 2015, para discutir, dentre outros temas, a criação de um dito Programa Sócio-Torcedor de Futebol do Estado do Rio de Janeiro que nunca nos foi apresentado.

Isto nos leva a supor que se trata de uma tentativa de destruir valor dos programas Sócio-Torcedor de seus filiados, buscando se apropriar, cada vez mais, dos ativos dos clubes, como já vem fazendo com as receitas de bilheteria, as cotas de televisão e a totalidade das receitas proveniente das placas publicitárias nos estádios. Interessante notar que a Ferj, enquanto se diz defensora de uma política de ingressos mais baratos, não reduz as próprias taxas que cobra dos clubes. Aliás, as mais altas taxas do futebol brasileiro.

Por conta desta e de muitas outras arbitrariedades praticadas pela Ferj em prejuízo e empobrecimento do futebol carioca, deixamos clara nossa posição:

A Ferj, ao contrário do que pensam seu presidente e parceiros íntimos, não possui dono e deveria, além de ser a maior defensora da legalidade, ser a representante de todos os clubes e não apenas daqueles que se submetem aos seus interesses.

A Ferj tenta induzir a opinião pública ao erro, querendo dar caráter desportivo a uma questão de cunho estritamente comercial.

A Ferj tenta cassar dos clubes o direito de gerenciar suas receitas, prejudicando a todos e beneficiando apenas a Federação e seus parceiros íntimos.

A manifestação de Flamengo e Fluminense se dá pelo direito de praticar preços compatíveis com os custos de operação de seus jogos e de garantir conforto de suas torcida, em seu estádio. Reiteramos que vamos defender esse direito e que buscaremos na Justiça a reparação das perdas que certamente teremos.

Nós, que representamos cerca de 70% dos torcedores em nosso Estado e que conquistamos mais da metade de todos os campeonatos cariocas disputados desde 1906, temos consciência da nossa enorme relevância histórica para a afirmação do futebol do Rio de Janeiro, não só no cenário nacional, como também internacionalmente.

Por essa razão, Flamengo e Fluminense, em respeito aos seus torcedores, patrocinadores, parceiros comerciais e aos detentores dos direitos de transmissão disputarão, sob protesto, o Campeonato Carioca 2015.

Porém, não nos interessamos em participar de competições futuras organizadas nesses moldes e estudamos, em conjunto, a criação da Liga dos Clubes Cariocas.

O Flamengo e o Fluminense convocam seus torcedores e todos os que acompanham o futebol para apoiá-los na oposição ao que vem sendo feito e conduzido pela Ferj. Entidade que, ao longo do tempo, tem representado o evidente empobrecimento técnico e financeiro do nosso futebol.

Vamos juntos pela profissionalização e moralização do futebol carioca.

Clube de Regatas do Flamengo e Fluminense Football Club

]]>
75
Paulo André vai jogar no time de Kaká porque as portas no Brasil estão fechadas para ele http://blogdojuca.uol.com.br/2015/01/paulo-andre-vai-jogar-no-time-de-kaka-porque-as-portas-no-brasil-estao-fechadas-para-ele/ http://blogdojuca.uol.com.br/2015/01/paulo-andre-vai-jogar-no-time-de-kaka-porque-as-portas-no-brasil-estao-fechadas-para-ele/#comments Fri, 30 Jan 2015 15:18:27 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=65586 (null)

O zagueiro Paulo André, um dos líderes do Bom Senso FC, e campeão mundial pelo Corinthians em 2012, está embarcando para Orlando, nos Estados Unidos, onde atuará no Orlando City, time que contratou Kaká.

Cruzeiro, Inter, Coritiba e Atlético Paranaense cogitaram de sua contratação, mas pressões da CBF impediram que as negociações evoluíssem.

Todos negarão as pressões, mas há depoimentos dos envolvidos em número suficiente para afirmar que elas existiram, por mais que estejamos em pleno século 21 e numa democracia.

O Corinthians, por exemplo, que acaba de contratar o veterano Edu Dracena para a posição, não só não cogitou trazê-lo de volta como, por intermédio de seu ex-presidente, e deputado federal Andrés Sanchez (PT-SP), colaborou nas pressões.

Paulo André acionou o Corinthians na Justiça do Trabalho para receber prêmios atrasados depois de longa, e infrutífera negociação com o clube, no que fez muito bem.

O atleta já explicou que apenas quer receber “premiações do título do Campeonato Paulista, do título da Recopa e dos jogos do Campeonato Brasileiro de 2013, além da diferença do saldo da renovação contratual de trabalho que aconteceu em janeiro de 2012.”

Sua ação trabalhista, no entanto, maliciosamente, é tratada pelo clube como se fosse a reivindicação de horas extras e trabalho em fins de semana.

]]>
44
Figo na FIFA http://blogdojuca.uol.com.br/2015/01/figo-na-fifa/ http://blogdojuca.uol.com.br/2015/01/figo-na-fifa/#comments Fri, 30 Jan 2015 13:47:20 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=65583 (null)

O ex-craque lusitano Luís Figo entregou no prazo (meia-noite de ontem) mais que cinco, pois seis, cartas de federações nacionais de futebol em apoio à sua candidatura ao posto de presidente da FIFA.

Portugal, Dinamarca, Montenegro, Macedônia, Luxemburgo e Polônia estão com o português, número 1 do mundo em 2001, que também conta com a simpatia de Michel Platini, o presidente da UEFA.

Analistas do quadro eleitoral na FIFA avaliam que as candidaturas de oposição a Joseph Blatter têm mais o sentido de impedir uma vitória dele no primeiro turno do que reais chances de derrotar o poderoso chefão.

]]>
4