Blog do Juca Kfouri http://blogdojuca.uol.com.br Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Desde 2005, é colunista da Folha de S.Paulo e do UOL. Wed, 22 Feb 2017 21:07:05 +0000 pt-BR hourly 1 https://wordpress.org/?v=4.7.2 Resistir é preciso, jogar não é obrigatório http://blogdojuca.uol.com.br/2017/02/resistir-e-preciso-jogar-nao-e-obrigatorio/ http://blogdojuca.uol.com.br/2017/02/resistir-e-preciso-jogar-nao-e-obrigatorio/#comments Wed, 22 Feb 2017 21:07:05 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=85639 O Atletiba deu o exemplo no domingo e a dupla Flamengo e Vasco seguiu.

A Justiça voltou atrás e a semifinal da Taça Guanabara será disputada com a presença das duas torcidas.

No estádio errado, em Volta Redonda, porque a PM não garante o Nilton Santos.

A PM não garante!

A PM fluminense não garante porque, como todas as PMs do país, é educada para guerra, não para prevenção.

E se não garante no Rio, não garantirá em lugar nenhum. Nem em Volta Redonda.

Não, eu não deixaria um filho meu ir a um jogo desses.

Apesar de pagar impostos em dia e os salários de quem deveria garantir a segurança de todos.

Um dia acordaremos e nos daremos conta que a violência entre torcidas é uma das consequências de uma porção de erros que vêm lá de trás e há muitos anos.

Seja como for, bastou a dupla carioca dizer que não jogaria para que a Justiça pensasse um pouco e voltasse atrás.

Gol cidadão!

]]>
14
Bicha! http://blogdojuca.uol.com.br/2017/02/bicha/ http://blogdojuca.uol.com.br/2017/02/bicha/#comments Wed, 22 Feb 2017 19:58:07 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=85634 Leia AQUI.

]]>
8
100 anos do Dérbi paulistano: imperdível http://blogdojuca.uol.com.br/2017/02/100-anos-do-derbi-paulistano-imperdivel/ http://blogdojuca.uol.com.br/2017/02/100-anos-do-derbi-paulistano-imperdivel/#comments Wed, 22 Feb 2017 13:00:12 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=85572 A “Folha de S.Paulo” publicou ontem espetacular caderno especial sobre o centenário do clássico entre Corinthians e Palmeiras, que se enfrentam hoje à noite.

http://folha.com/derbi100.

O caderno traz, por exemplo, interessante pesquisa do Datafolha:


]]>
12
Hoje é noite de um Dérbi centenário http://blogdojuca.uol.com.br/2017/02/hoje-e-noite-de-um-derby-centenario/ http://blogdojuca.uol.com.br/2017/02/hoje-e-noite-de-um-derby-centenario/#comments Wed, 22 Feb 2017 10:55:30 +0000 http://blogdojuca.uol.com.br/?p=85600 Comentário para o Jornal da CBN desta quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017, que você ouve aqui.

]]>
2
O Pacaembu em debate http://blogdojuca.uol.com.br/2017/02/o-pacaembu-em-debate/ http://blogdojuca.uol.com.br/2017/02/o-pacaembu-em-debate/#comments Wed, 22 Feb 2017 03:00:08 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=85597 Hoje, na Praça dos Omaguás, 34, em Pinheiros, São Paulo, o Pacaembu é o tema de mais um Fut-Encontro.

Suas histórias passadas, seu presente preocupante, arriscado a virar mais um elefante branco pós-Copa do Mundo, seu futuro diante da ideia de privatizá-lo.

O estádio mais gostoso da Pauliceia que o Corinthians quis e que o Santos pode herdar.

O convite está aí:

]]>
4
Um Pratto que voa, uma defesa que sofre http://blogdojuca.uol.com.br/2017/02/um-pratto-que-voa-uma-defesa-que-sofre/ http://blogdojuca.uol.com.br/2017/02/um-pratto-que-voa-uma-defesa-que-sofre/#comments Wed, 22 Feb 2017 01:27:30 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=85592 Mais uma vez o São Paulo saiu atrás no placar, desta vez do São Bento, com gol do zagueiro Pitty.

Mais uma vez foi como se nada tivesse acontecido.

Calma e naturalmente o time buscou o empate até que Luiz Araújo, pela direita, cruzou para Lucas Pratto voar e fazer um golaço de cabeça, tão forte foi a cabeçada, para estufar a rede do Morumbi, desta vez com apenas 14 mil torcedores.


Não satisfeito, o artilheiro argentino deu um passe de calcanhar para Cueva virar ainda no primeiro tempo, mas o peruano bateu na rede pelo lado de fora.

Sim, Pratto é servido, Pratto serve e Pratto sobe, Pratto voa.

Tanto que logo que o segundo tempo começou, Júnior Tavares cruzou pela esquerda e Pratto, depois de subir no quinto andar, cabeceou outra vez para o fundo do gol: 2 a 1.

Era Pratto na frente e Cueva no meio, dando sho, embora tenha perdido outro gol, em passe de Luiz Araújo, aos 20 do tempo final.

O placar moral já era 4 a 1, mas como o real estava só 2 a 1 e cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça, pairava uma certa preocupação, ainda mais que, aos 27, Cueva teve outro gol à disposição, em novo passe de Luiz Araújo,  e mandou a bola no travessão.

Rogério Ceni queria liquidar o jogo e tirou Luiz Araújo para entrada de Chavez.

O Tricolor tinha uma dupla gringa no ataque e esprimia o São Bento em seu campo de defesa.

Mas a bola pune como diz Muricy Ramalho e quem não faz toma como sabe o mundo do futebol.

Aos 32, Bruno que havia substituído Júnior Tavares, chegou tarde numa dividida com Régis que pedalou para cima de Maicon e fez um golaço, em chute cruzado violentíssimo e indefensável para Sidão.

Como foi dito no “Linha de Passe” da ESPN Brasil ontem, curiosamente o ex-goleiro Rogério Ceni já acertou o time do meio para frente, mas ainda não na defesa.

Bruno que falhou no gol de empate do Mirassol no sábado passado, voltou a falhar no gol de empate do São Bento.

Menos mal que aos  39, Pitty agarrou Chavez na área, o argentino despencou e o pênalti foi batido por Cueva, para botar o São Paulo outra vez na dianteira.

Autor, enfim, de um gol, Cueva saiu para entrada de Araruna.

Era mais que justo, mas o são-paulino não precisava ter sofrido outra vez porque não é que, aos 44, se não é Sidão o São Bento teria empatado de novo?

]]>
22
Futebol de gala em Manchester http://blogdojuca.uol.com.br/2017/02/futebol-de-gala-em-manchester/ http://blogdojuca.uol.com.br/2017/02/futebol-de-gala-em-manchester/#comments Tue, 21 Feb 2017 23:44:30 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=85587 Recebo uma mensagem de um amigo: 

“Juca, não me diga que você não viu o jogo de hoje em Manchester, com diversos shows de ambos os times? “.

Respondo que não, embora tivesse visto até estar 1 a 1 e sair para caminhar no fim da tarde.


Vou procurar saber o que perdi e descubro que o jogo terminou 5 a 3 para o Manchester City, mas que o Monaco fez 2 a 1 e 3 a 2, que Falcão Garcia perdeu pênalti e fez um golaço de cobertura e Agüero outro, de primeira.

Corro no Esporte Interativo para procurar ao menos os melhores momentos e está começando o tape do segundo tempo, com 2 a 1.

Que jogo!

E não é que o time de Pep Guardiola fez dois gols em cobranças de escanteio?


Fico procurando quando foi que vimos algo parecido no Brasil neste século e outro amigo me lembra de Santos 4, Flamengo 5, na Vila Belmiro, um duelo espetacular entre Ronaldinho Gaúcho e Neymar.

3 a 0 para o Santos em 25 minutos de jogo e empate do Flamengo ainda no primeiro tempo para virar no segundo.

Mas, sabe quando?

Em 2011!

]]>
2
Más notícias para Del Nero em Nova Iorque http://blogdojuca.uol.com.br/2017/02/mas-noticias-para-del-nero-em-nova-iorque/ http://blogdojuca.uol.com.br/2017/02/mas-noticias-para-del-nero-em-nova-iorque/#comments Tue, 21 Feb 2017 19:31:34 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=85581 Revela o repórter Martín Fernandez em seu blog que a Justiça em Nova Iorque não aceitou o recurso de José Maria Marin para que fosse anulada a mais grave acusação que pesa contra ele — a de associação contra outros integrantes da FIFA.


O que o expõe a ser condenado a 60 anos de prisão.

E que o mantém na vala comum com Marco Polo “que não viaja” Del Nero.

]]>
5
Celeste Proletária contra a censura http://blogdojuca.uol.com.br/2017/02/celeste-proletaria-contra-a-censura/ http://blogdojuca.uol.com.br/2017/02/celeste-proletaria-contra-a-censura/#comments Tue, 21 Feb 2017 18:00:44 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=85560 NOTA OFICIAL

No último sábado, 18, a Celeste Proletária foi vítima de um ato arbitrário de censura por parte do poder público de São Caetano do Sul.

Ainda no primeiro tempo da partida contra o Inter SCS, um funcionário do CER Vila Baraldi, um aparelho público administrado pelo município de São Caetano, entrou no campo de jogo solicitando que a Celeste Proletária retirasse a faixa de protesto à privatização do Estádio do Pacaembu, caso contrário, proibiria o prosseguimento do confronto. Segundo ele, “estava seguindo ordens do secretário (municipal de esportes)”.


Uma pesquisa breve demonstra alguns pontos importantes a serem considerados:

– O time adversário vestia camisetas com patrocínio de uma indústria da família Vidoski, conhecida oligarquia política de São Caetano do Sul;

– É de tal família o vice-prefeito (que também acumula a função de secretário de esportes, além de um vereador eleito;

– Tal vice-prefeito e secretário é também presidente do PSDB em São Caetano do Sul;

– Tanto o prefeito de São Caetano quanto o de São Paulo (responsável pelo projeto de privatização do Pacaembu), são afilhados políticos do governador Geraldo Alckmin, compondo portanto, o mesmo grupo político;

– Por fim, o atual prefeito era secretário de esportes do estado de São Paulo.

Tudo isto explica a incabível ação dos funcionários da prefeitura. Uma clara manifestação de coronelismo em pleno século XXI.

Vale a ressalva de que os reservas do Inter de SCS foram contra a retirada da faixa. Por isso, e por respeito ao adversário, escolhemos prosseguir com a partida. Todavia, deixamos claro que esse comportamento não será mais tolerado pelos campos em que a Celeste jogar. A Várzea é um espaço democrático. E como tal, deve garantir o direito de todos à livre manifestação. Toda e qualquer ação no sentido contrário é um ato de CENSURA e deve ser combatido.

Nossos jogos continuarão estampando nossos posicionamentos políticos nos alambrados dos campos. Doa a quem doer. É através de nossas faixas e mensagens que comunicamos nossas demandas e propagamos a nossa ideologia em locais que são excluídos dos debates que propomos. E o incômodo gerado no último final de semana demonstra que estamos no caminho certo.

Além disso, seguiremos combatendo uma prática que infelizmente ainda parece ser comum em São Caetano e tantas outras cidades: o patrocínio da velha oligarquia política aos times de futebol de várzea. Este câncer não apenas impede o verdadeiro empoderamento da classe trabalhadora, mas perpetua um clientelismo rasteiro, que perpetua o poder na mão de meia dúzia.

O futebol é muito mais que um jogo. Ele é uma arena da luta de classes – ainda mais quando praticado nos campos amadores de todo o Brasil. Por isso, enquanto a Celeste resistir, os fascistas não passarão!

 

 

]]>
7
Vender o mando de campo é diferente de exercê-lo fora de casa http://blogdojuca.uol.com.br/2017/02/vender-o-mando-de-campo-e-diferente-de-exerce-lo-fora-de-casa/ http://blogdojuca.uol.com.br/2017/02/vender-o-mando-de-campo-e-diferente-de-exerce-lo-fora-de-casa/#comments Tue, 21 Feb 2017 14:00:33 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=85557 Os clubes decidiram que os jogos do Brasileirão deste ano deverão ser sempre dentro do Estado dos mandantes.

Está errado.

Certo é proibir que um clube venda seu mando de jogo como temos visto e que causa desequilíbrio na competição.

Se o Flamengo enfrentou o Sport no Recife  não é justo o Sport venda seu mando contra o Corinthians para jogar em Londrina, onde o Alvinegro tem grande torcida.


O que é diferente de o Flamengo levar seu jogo para o Mané Garrincha ou para o Pacaembu.

Outro medida, que passa a vigorar em 2018, proibe o gramado artificial, o que só atinge a Arena da Baixada, do Atlético Paranaense.


É justo, desde que todos os gramados onde houver jogos do Brasileirão sejam padronizados, sejam iguais.

Porque é melhor jogar na grama sintética do que num pasto e o tapete do Furacão obedece às normas da Fifa, embora, de fato, signifique uma vantagem adicional ao time da casa.

]]>
18