Blog do Juca Kfouri http://blogdojuca.uol.com.br Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Desde 2005, é colunista da Folha de S.Paulo e do UOL. Sat, 04 Jul 2015 18:36:35 +0000 pt-BR hourly 1 http://wordpress.org/?v=4.2.2 Simplesmente comovente http://blogdojuca.uol.com.br/2015/07/simplesmente-comovente/ http://blogdojuca.uol.com.br/2015/07/simplesmente-comovente/#comments Fri, 03 Jul 2015 19:00:38 +0000 http://blogdojuca.uol.com.br/?p=69022
Leia AQUI a história de Denis, que vive há 15 anos no aeroporto de Guarulhos.

]]>
11
O desabafo de Joanna Maranhão http://blogdojuca.uol.com.br/2015/07/o-desabafo-de-joanna-maranhao/ http://blogdojuca.uol.com.br/2015/07/o-desabafo-de-joanna-maranhao/#comments Fri, 03 Jul 2015 15:00:56 +0000 http://blogdojuca.uol.com.br/?p=69020

“Hoje acordei para trabalhar, para treinar, porque o Pan-Americano está chegando aí e estou indo representar o Brasil pela quarta vez. Mas não consigo simplesmente dissociar a representatividade de eu estar vestindo a camisa e a bandeira do Brasil em um evento da América e a política do meu país – acho que são coisas entrelaçadas. Já é a segunda vez que amanheço e tomo conhecimento dessas manobras criminosas que Eduardo Cunha tem feito no Congresso, e sinto um desgosto muito grande.

Não são vocês que eu estou representando. A torcida de vocês não faço questão nenhuma de ter. Eduardo Cunha, Daniel Coelho, do pessoal da bancada de Pernambuco que votou a favor (da redução da maioridade penal). É pelas outras pessoas. Que saiam de si e do próprio interesse para tratar os verdadeiros problemas. Eu vou fazer um novo vídeo daqui a uns 10, 15 anos para perguntar para vocês se a medida de hoje, da redução da maioridade penal, resolveu alguma coisa. Eu tenho certeza que não.

Gostaria que nossos problemas fossem resolvidos na raiz. Criei uma ONG que acho que teria muita adesão se tivesse criado uma gangue pra espancar pedófilo. Porque aí as pessoas iam falar ‘ah, que legal, tem que espancar mesmo’. Mas como eu montei uma ONG para se prevenir dos pedófilos e tratar dos próprios pedófilos, entender que tem outro caminho para erradicar esse problema, como a minha proposta demanda muito mais tempo, a adesão é pequena”.

]]>
46
Corinthians tem vitória importante e sofrida sobre a Ponte Preta http://blogdojuca.uol.com.br/2015/07/corinthians-tem-vitoria-importante-e-sofrida-sobre-a-ponte-preta/ http://blogdojuca.uol.com.br/2015/07/corinthians-tem-vitoria-importante-e-sofrida-sobre-a-ponte-preta/#comments Fri, 03 Jul 2015 00:29:35 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=69011   
O Corinthians jogou bem melhor que a Ponte Preta no primeiro tempo, criou três chances claras de gol e aproveitou uma, aos 40, numa rápida troca de bola que culminou com Jadson chutando para a rede.

Exceção feita a Vágner Love, todo o time corintiano se apresentou bem, com vantagem em quase todas as divididas e sem correr riscos.

Claro que o corintiano escolado se preparou para sofrer esperando o time mais recuado no segundo tempo e a pressão campineira.

Justiça seja feita, a pressão aconteceu, mas o Corinthians não recuou e só porque Marcelo Lomba estava numa noite inspirada, Jadson não marcou de novo no começo da etapa final.

Mas a Macaca queria porque queria o empate e não fosse por Cássio, e por Gil na linha fatal, teria conseguido ainda antes da metade dos 45 minutos finais.

Tite pôs Mendoza no lugar de Malcon para ganhar velocidade nos contra-ataques e Ralf no de Elias, para fechar, aos 27.

Em seguida, Love desperdiçou o segundo gol dos donos da casa.

Biro-Biro infernizava a defesa corintiana, com dribles e passes certeiros.

Ficava claro que a Ponte bobeou ao respeitar demais o Corinthians no primeiro tempo, porque quando foi para cima tomou conta do jogo.

Sim, o corintiano escolado sofria e via Danilo entrar no lugar de Bruno Henrique, para esconder a bola, aos 37.

A sorte dos corintianos estava na noite infeliz de Renato Cajá e na saída, machucado, de Biro-Biro, quando faltavam ainda 10 minutos para o jogo terminar.

Mas a Ponte seguia em busca do empate e conseguia escanteios em cima de escanteios para desespero de mais de 26 mil torcedores em Itaquera, que testemunhavam duas inutilidades em seu time: Love e Mendoza.

O Corinthians acabou vencendo o jogo de seis pontos, com o sofrimento habitual e sem dar confiança a seu torcedor, que ainda viu Cássio fazer uma defesaça no segundo dos oito minutos de acréscimos.

Aos 50, num vacilo infantil da defesa visitante, Love roubou a bola e fuzilou para fazer 2 a 0, seu terceiro gol nos últimos três jogos, mesmo sem jogar bem.

O Corinthians está a três pontos do líder Sport.

]]>
26
Ei, Marin, bad news! http://blogdojuca.uol.com.br/2015/07/ei-marin-bad-news/ http://blogdojuca.uol.com.br/2015/07/ei-marin-bad-news/#comments Thu, 02 Jul 2015 22:10:49 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=69009   

  
Segundo informações que chegam de Nova Iorque, caso, como tudo indica, a Justiça suíça aceite o pedido de extradição de José Maria Marin para os Estados Unidos, ele, lá,  será enquadrado em nada menos que quatro crimes de conspiração.

Em bom português: aos 83 anos, não sairá vivo da prisão.

]]>
43
Bom Senso bate no Aro http://blogdojuca.uol.com.br/2015/07/bom-senso-bate-no-aro/ http://blogdojuca.uol.com.br/2015/07/bom-senso-bate-no-aro/#comments Thu, 02 Jul 2015 21:16:50 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=69005 O “diretor de ética e transparência” da CBF, o deputado federal por Minas Gerais, Marcelo Aro,  aquele que disse “melanculosa” quando quis dizer “melancólica”, deu, segundo acusa o BSFC, mais um golpinho e conseguiu adiar para terça-feira a votação da Medida Provisória do Futebol.

Rompendo o acordo, ele tentou uma alteração “esperta” no texto já fechado, para mudar o voto qualificado das entidades,  e causou o adiamento.

Fico pensando se o melhor que o Bom Senso FC e o governo têm a fazer não é deixar o ônus da caducidade da MP no colo da CBF e da bancada da bola para que a Receita Federal, enfim, enquadre os endividados.

]]>
7
Até onde irá Eduardo Cunha? http://blogdojuca.uol.com.br/2015/07/ate-onde-ira-eduardo-cunha/ http://blogdojuca.uol.com.br/2015/07/ate-onde-ira-eduardo-cunha/#comments Thu, 02 Jul 2015 20:05:24 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=68997 POR GUILHERME BOULOS

O declínio da democracia brasileira teve uma noite promissora. Trucidando o regimento, cortando microfones e deixando de lado os ritos mais elementares do Parlamento, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), reverteu em menos de 24 horas a votação sobre a redução da maioridade penal.

Não foi a primeira vez. No fim de maio, havia aplicado a mesma manobra para reverter a derrota da PEC (Proposta de Emenda Constitucional), que enxerta o financiamento empresarial de campanha na Constituição. Isso em meio ao escândalo das “doações” das empreiteiras na Lava Jato. Não houve grande alarde. Por que então não tentar de novo?

Dessa vez seria até mais fácil. A construção midiática de que a violência deve ser combatida com maior endurecimento penal cimentou uma ampla opinião social em favor da redução. Tipos como Datena e Marcelo Resende fizeram sua parte.

Mesmo considerando que a reincidência no sistema prisional é três vezes maior que nas instituições para adolescentes. Mesmo sabendo que o Brasil está abaixo da média mundial no que se refere a crimes praticados por menores.

Ao contrário, o Brasil é um dos países em que se mata mais jovens. O Mapa da Violência, divulgado esta semana, mostrou que o número de homicídios contra jovens de 16 e 17 anos ultrapassou 10 por dia. Mas, nada disso importa. Era preciso reduzir a maioridade penal. Assim como era preciso aprovar o financiamento das campanhas por empresas. Assim como será preciso rever o modelo de partilha do pré-sal. Vox Cunha, Vox Dei.
Se perderem as votações, vota-se de novo. Simples assim, até ganhar. Ele é o dono da bola e faz questão de deixar isso claro. Conduz as sessões com seu sorriso cínico, deixa a votação correr até assegurar a maioria, telefona da cadeira de presidente para os deputados faltantes, convocando-os. Sem nenhum pudor impõe suas regras ao processo democrático.

Aprovará o que quiser naquela Casa. Sua meta de longo prazo é o parlamentarismo. Daremos um doce aos que acertarem quem ele imagina como primeiro-ministro. Um belo atalho ao poder máximo da República para alguém que não o conseguiria pelo voto popular.

Cunha é bom de bastidores, de lidar com deputados sedentos por pequenas vantagens. Mas uma eleição presidencial é menos recomendada para quem tem telhado de vidro. Talvez alguém resolva falar do escândalo da Telerj, ou da corrupção na Cehab (companhia de habitação do Rio), do flat luxuoso pago por um doleiro, ou ainda dos negócios escandalosos de Furnas. Talvez alguém se recorde que ele é hoje um dos principais investigados na Lava Jato.

Por enquanto, ele conta com o silêncio complacente da mídia. Nenhuma palavra sobre seu passado e seus procedimentos abusivos. Em relação a Lava Jato é como se seu nome não estivesse lá. Afinal, está prestando bons serviços aos conservadores de plantão. E segue como um trator, desmoralizando a democracia brasileira.

Aos que aplaudem, não custa lembrar o poema de Bertolt Brecht: “Primeiro levaram os negros/ Mas não me importei com isso / Eu não era negro / Em seguida levaram alguns operários / Mas não me importei com isso / Eu também não era operário / Depois prenderam os miseráveis / Mas não me importei com isso / Porque eu não sou miserável / Depois agarraram uns desempregados / Mas como tenho meu emprego / Também não me importei / Agora estão me levando / Mas já é tarde / Como eu não me importei com ninguém / Ninguém se importa comigo.”

Eduardo Cunha avança numa marcha avassaladora. Viola regras democráticas e repete votações a seu gosto. A complacência de hoje poderá ter um preço alto no futuro. Precisa ser barrado, antes que seja tarde para o Brasil.

NOTA DO BLOG: Como se não bastasse tudo isso que Boulos bem assinala em sua coluna de hoje na “Folha de S.Paulo”,  Cunha massacra também a língua portuguesa, com uma sucessão interminável de “houveram” pra lá e pra cá.

]]>
40
Quem tem medo do Ministério Público Federal? http://blogdojuca.uol.com.br/2015/07/quem-tem-medo-do-ministerio-publico-federal/ http://blogdojuca.uol.com.br/2015/07/quem-tem-medo-do-ministerio-publico-federal/#comments Thu, 02 Jul 2015 18:22:36 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=68994 O deputado do PSDB de São Paulo, Silvio Torres, que foi relator da CPI da CBF/Nike em 2000, propôs agora, no texto da Medida Provisória do Futebol, que a Seleção Brasileira seja considerada patrimônio cultural do povo brasileiro.

Pasme você, mas a CBF da transparência de Marco Polo Del Nero e Walter Feldman faz questão de tirar o artigo, porque sabe que sua transformação em lei autoriza o MPF a investigar os contratos da Seleção.

Não são mesmo transparentes os novos comandantes da CBF?

Transparentes sim, ao não ocultar o quanto querem ocultar.

E desinformados.

A Lei Pelé já consagra o futebol como patrimônio cultural do povo brasileiro.

Comentário para o Jornal da CBN desta sexta-feira, 03 de julho de 2015, que você ouve aqui.

]]>
9
Noite rubro-negra e outros heróis http://blogdojuca.uol.com.br/2015/07/noite-rubro-negra-2/ http://blogdojuca.uol.com.br/2015/07/noite-rubro-negra-2/#comments Thu, 02 Jul 2015 02:58:48 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=68985
Começou com o líder Sport amassando o Inter no Recife.

Continuou com o Atlético Paranaense mantendo a escrita de jamais ter perdido para o São Paulo na Arena na Baixada.

Fez 2 a 1, um gol em cada tempo, e não fez por acaso, porque fez por merecer muito mais.

O São Paulo, em liquidação, se duvidar será acionado na Justiça pelo técnico colombiano Juan Carlos Osorio, vítima de propaganda enganosa.

Disseram para ele que o clube era isso, aquilo e mais um pouco e ele só vê jogador indo embora e os que permanecem com um dinheirão a receber.

O Tricolor ainda teve a sorte de ganhar um gol de presente do goleiro Weverton, aos 27 do segundo tempo, que o argentino Centurión, que tem mais sangue que Pato e Ganso juntos, aproveitou ao receber dele uma lastimável reposição de bola.

A noite rubro-negra terminou com o providencial primeiro gol de Emerson Sheik na vitória do Flamengo, em Joinville, contra o lanterna do campeonato:  1 a 0.

O Mengo saiu da ZR.

O Vasco obteve sua vitória ao derrotar o Avaí por 1 a 0, em São Januário, gol de Emanuel Biancucchi.

O Galo passou pelo Coxa com dois gols de Thiago Ribeiro, no Independência, 2 a 0.

O Grêmio, com gol de Douglas, de pênalti, impôs a terceira derrota seguida ao Cruzeiro, em Porto Alegre, e o Palmeiras passou pela Chapecoense por 2 a 0, gols de Egídio e Cristaldo.

]]>
22
Sport lidera e não é por acaso http://blogdojuca.uol.com.br/2015/07/sport-lidera-e-nao-e-por-acaso/ http://blogdojuca.uol.com.br/2015/07/sport-lidera-e-nao-e-por-acaso/#comments Thu, 02 Jul 2015 00:02:30 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=68977   
Na décima rodada do Brasileirão, o Sport segue invicto e segue líder.

Dos poucos times a manter o técnico de um ano para o outro, Eduardo Baptista, no caso, o Sport deixou o Inter sem eira nem beira nos primeiros 45 minutos de jogo no belo gramado da Ilha do Retiro.

Fez 3 a 0, dois gols de André e um de Marlone, e impressionou pela velocidade que impôs ao embate, com Maikon Leite infernizando a defesa gaúcha.

Acredite que quando a fase é favorável, até André faz a diferença.

D’Alessandro não estava em campo, mas Diego Souza também não.

O Inter, cuja torcida talvez prefira o tetracampeonato brasileiro ao tri da Libertadores, tinha a bola mais tempo, mas não sabia o que fazer com ele, ao contrário do Sport.

Que não recuou ao obter a vantagem, erro cometido na rodada passada em Chapecó.

O veterano zagueiro e capitão Durval, 34 anos, segue pontificando na defesa pernambucana e completou 10 jogos sem fazer nenhuma falta no Brasileirão, ele que é campeão da Copa do Brasil pelo Sport e pelo Santos, campeão da Libertadores e campeão paraibano, brasiliense, paranaense, pernambucano (cinco vezes) e paulista (mais três),  além de uma Copa do Nordeste é uma Recopa Sul-Americana.

Severino dos Ramos Durval da Silva não poderia ser mais brasileiro e comovente.

Se ganhará também seu primeiro título do Brasileirão é muito cedo para dizer, mas que seu time está impressionante é fora de dúvida.

Com seis vitórias e quatro empates, o Sport pegará o Avaí, em Floripa, pela 11a. rodada.

E tem tudo para obter a sétima vitória, a que seria, ou será, a primeira fora de casa.

]]>
34
Procura-se um piloto http://blogdojuca.uol.com.br/2015/07/procura-se-um-piloto/ http://blogdojuca.uol.com.br/2015/07/procura-se-um-piloto/#comments Wed, 01 Jul 2015 22:16:47 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=68975 No dia 17 de dezembro de 1995 um Fokker 100 da TAM levantou voo do aeroporto de Guarulhos e pousou no Santos Dumont, no Rio, numa pista invadida pela enlouquecida torcida do Botafogo, cujo time, campeão brasileiro em decisão com o Santos, estava no avião.

Um livro comemorativo dos 20 anos da polêmica conquista (até hoje os santistas não perdoam o então assoprador de apito Márcio Rezende de Freitas) está em execução e seus autores querem porque querem entrevistar o piloto do avião.

Alguém pode ajudar a achá-lo?

]]>
12