Blog do Juca Kfouri http://blogdojuca.uol.com.br Juca Kfouri é formado em Ciências Sociais pela USP. Desde 2005, é colunista da Folha de S.Paulo e do UOL. Mon, 20 Oct 2014 02:22:49 +0000 pt-BR hourly 1 http://wordpress.org/?v=3.9 Cruzeiro dá mais um passo para o título http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/cruzeiro-da-mais-um-passo-para-o-titulo/ http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/cruzeiro-da-mais-um-passo-para-o-titulo/#comments Mon, 20 Oct 2014 00:55:08 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=63640 IMG_2513.JPG

Não foi fácil, o Cruzeiro teve de vencer também a arbitragem, mas, a sete minutos do fim do jogo, fez o gol que o manteve sete pontos à frente do vice-líder São Paulo.

Depois de três derrotas seguidas, uma delas pela Copa do Brasil, o líder, com a volta de seu maestro Éverton Ribeiro, voltou a jogar bem e fez o 1 a 0 sobre o Vitória, na Bahia.

Faltam agora nove rodadas e esta última, a 29a., teve 27 gols, 16.400 torcedores em média e a surpreendente vitória do traumatizado Corinthians sobre o Inter, no Beira-Rio, por 2 a 1, com um gol no começo e outro no fim do primeiro tempo.

Neste momento, sete times lutam por três das quatro vagas para a Libertadores, porque uma já é praticamente do Cruzeiro.

E onze brigam para não ficar entre os quatro últimos, oito deles em situação mais dramática, mas Flamengo, Atlético Paranaense e Sport ainda em posições incômodas.

Muita água ainda vai passar por baixo da ponte.

Comentário para o Jornal da CBN desta segunda-feira, 20 de outubro de 2014.

]]>
3
Pombas, mas até a TV? Isso pode, Aécio? http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/pombas-mas-ate-a-globo-isso-pode-aecio/ http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/pombas-mas-ate-a-globo-isso-pode-aecio/#comments Sun, 19 Oct 2014 23:48:44 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=63638 IMG_2512.JPG

]]>
9
O líder voltou, o líder voltou! http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/o-lider-voltou-o-lider-voltou/ http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/o-lider-voltou-o-lider-voltou/#comments Sun, 19 Oct 2014 22:21:12 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=63628 IMG_2511.JPG

O Cruzeiro fez de conta que jogava em casa e não deu bola nem para o Vitória nem para o Barradão, com 19.617 torcedores.

Jogou com tal naturalidade na volta de Éverton Ribeiro ao time que parecia acreditar que o gol surgiria sem forçar.

Com o que não concordavam nem o goleiro Wilson nem o assoprador de apito.

O goleiro defendia todas e o assoprador deixou de dar um pênalti claro em Éverton Ribeiro, ainda no primeiro tempo.

O segundo seguiu no mesmo diapasão, com a diferença de que o Vitória arriscava mais, em contra-ataques.

Aos 20 os mineiros tiveram que trocar Alisson, que jogava muito bem, por William.

Só que o Cruzeiro fez um gol, com Marquinhos, mal anulado pela arbitragem por suposto impedimento de Egídio.

O jogo deveria estar 2 a 0…

Daí em diante o Cruzeiro partiu para pressão ao constatar que o gol não sairia naturalmente, porque até o assoprador teria de ser vencido.

Aos 33, Lucas Silva saiu e William Farias entrou.

Aos 34, Éverton Ribeiro deu o gol para William fazer, mas ele demorou para definir e perdeu.

Mas, aos 38, enfim, Dedé, de cabeça, deu a vitória ao líder, em cruzamento perfeito de Mayke.

Não houve nada que o goleiro e o assoprador pudessem fazer.

O Cruzeiro mantém sete pontos adiante do vice-líder São Paulo e só faltam nove rodadas…

Em Volta Redonda, com apenas 2384 pagantes, Botafogo e Sport empataram 1 a 1, gols de Diego Souza e Alisson, nesta ordem, porque os pernambucanos saíram na frente.

]]>
23
Corinthians eficaz e Santos implacável http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/corinthians-eficaz-e-santos-implacavel/ http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/corinthians-eficaz-e-santos-implacavel/#comments Sun, 19 Oct 2014 20:07:47 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=63620 IMG_1091.JPG
Ah, o futebol!

O Inter massacrou o Corinthians no primeiro tempo no Beira-Rio tomado, 33.641 pagantes, mais de 37 mil presentes.

O Palmeiras dominou o Santos no primeiro tempo no Pacaembu tomado, 30.965 pagantes, mais de 33 mil presentes.

O argentino D’Alessandro regia o Colorado.

O chileno Valdivia regia o Verdão.

Com gols de Guerrero, aos 3, e de Gil, aos 54, o Corinthians foi para o vestiário no intervalo ganhando por 2 a 0, em suas duas finalizações, depois que o Inter deixou de fazer pelo menos três gols,

Com gols de Geuvânio, aos 38, e Gabriel, aos 41, o Santos foi para o vestiário no intervalo ganhando por 2 a 0, em seus únicos ataques perigosos, depois que o Palmeiras deixou de fazer pelo menos dois gols.

Guerrero fez um golaço, complementando sem deixar a bola cair um chapéu de cabeça (e chapéu é do quê?) sobre a zaga gaúcha, e Gil cabeceou sem chances uma bola cruzada por Jadson em cobrança de falta.

Num sol de rachar mamona em Porto Alegre, sob o sol das 15 horas, Cássio foi atendido por 13 minutos.

Noutro sol senegalesco em São Paulo, sem que a CBF atentasse, como sempre não atenta, para o horário de verão, Lucas Lima deu o passe para o primeiro gol e começou a jogada para Mena cruzar para o segundo, em esperta cobrança de falta, embora ainda com a bola em movimento.

A continuar no mesmo ritmo, os segundos tempos tinham tudo para permitir que os anfitriões virassem os resultados, mais o Inter que o Palmeiras.

Só que, no Pacaembu, com 2 minutos, Geuvânio achou Gabriel livre, em impedimento, e o Gabigol fez 3 a 0, aproveitando-se da lentidão de Lúcio, que já havia falhado nos dois primeiros gols.

Lucas Lima, o nome do jogo, se machucou e deu lugar a Renato.

O Palmeiras seguiu com a bola, mas não fosse por Fernando Prass tomaria o quarto gol, de Arouca, aos 22.

Valdivia fazia uma partidaça em São Paulo e D’Alessandro outra em Porto Alegre.

O comovente esforço alviverde acabou compensado, aos 40, com um gol de Henrique.

Mas ficou por aí: 3 a 1, embora o Palmeiras merecesse mais, além de aplausos.

Abel Braga deve ter lembrado seus jogadores da virada do Galo no meio da semana e trocou Alan Patrick por Valdivia.

Com menos de dois minutos, Fabrício jogou fora o primeiro gol colorado, como Nilmar havia perdido no fim dos 58 minutos iniciais por causa do atendimento a Cássio que levou quatro pontos abaixo da orelha e levava mais três pontos do Inter.

A massa vermelha acreditava e o time jogava em sua toada.

O Corinthians não conseguia reter a bola que seguia rondando sua meta, mas o Inter, com 10 minutos, dava sinais de cansaço, absolutamente compreensíveis, embora chovesse no Beira-Rio para amainar o calorão.

Se quando Guerrero fez 1 a 0 logo de cara o corintiano sentiu um frio na espinha ao lembrar do Galo, a diferença para o jogo de Belo Horizonte estava em Gil na zaga e na experiência de Elias.

Bruno Henrique saiu machucado e Guilherme Andrade entrou, aos 20.

Jorge Henrique e Wellington Paulista substituíram Willians e Wellington Silva, na base do tudo ou nada

A chuva ficou forte e o drama colorado, maior.

Lodeiro entrou no lugar de Jadson, aos 27.

Em seguida, uma bola desviada na cabeça de Gil (ah, o futebol…) enganou Cássio e Nilmar se aproveitou para diminuir: 2 a 1.

O estádio foi à loucura e a virada ficou desenhada.

Mas foi Fábio Santos quem quase fez um golaço por cobertura, já em meio da tempestade. A bola quicou em cima do travessão.

Aos 46, Danilo entrou no lugar de Renato Augusto e nada de virada.

O Corinthians não jogava, torcia para o tempo passar, num jogo com nove cartões amarelos e em que os derrotados também mereceram apenas aplausos.

O Corinthians perdeu Cássio e Guerrero, seus principais jogadores, para o próximo jogo, contra o Vitória, em Cuiabá, mas ganhou um jogo que só tem uma explicação: trata-se de futebol.

Em Floripa, 4.116 pagantes, o Figueira enfiou 4 a 0 no desesperado Coritiba e, em Curitiba, 18.908 pagantes, de virada, o Furacão bateu o Flamengo o por 2 a 1, de virada, com dois gols de Cléo depois que Eduardo da Silva abrira o placar, com a mão.

IMG_1092.JPG

]]>
23
Pressão de Dilma sobe dois pontos http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/pressao-de-dilma-sobe-dois-pontos/ http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/pressao-de-dilma-sobe-dois-pontos/#comments Sun, 19 Oct 2014 15:56:49 +0000 http://blogdojuca.uol.com.br/?p=63614 Do “THE piauí HERALD”

Pressão de Dilma sobe dois pontos e ultrapassa o PIB

CUBA – Recuperada da carência de pré-sal no sangue que derrubou sua pressão após o debate, Dilma Rousseff creditou sua melhora de saúde ao programa Mais Médicos. Já de pé, escorada por 14 doutoras cubanas, revelou o exato momento que provocou o piripaque: “A repórter do SBT estava com um perfume Jequiti nº 5 tão forte que perdi todos os sentidos”, justificou. Em seguida, deu ordens para que o BNDES invista R$ 30 bilhões no Boticário. “Será a Friboi das fragrâncias”, explicou.

Dilma chegou a pedir um copo d´água, mas houve por parte da plateia uma reação indignada: “Água!???”, supreendeu-se um marqueteiro tucano. “Aqui é champanhe, minha senhora. Água é coisa de gente leviana”, completou, após pausa reflexiva.

Segundo o Datafolha, a pressão de Dilma subiu dois pontos esta manhã e voltou ao patamar normal por volta de meio dia. “Trata-se de um crescimento mais parrudo que o do PIB no último trimestre”, ressaltou o diretor-geral, Mauro Paulino. “Mas este é apenas um retrato do momento presidencial”, ressalvou, repetindo que “a margem de erro é de meio ponto arterial para mais ou para menos”. Os mercados reagiram mal à retomada da pressão da presidenta. A bolsa despencou 33 pontos, com forte queda nas ações da Aspirina.

Animado com a audiência elevada do debate, Silvio Santos quer incorporar os presidenciáveis à grade da programação. “Primeiro, chamei Aécio e Dilma para debaterem no programa Casos de Família. E, depois das eleições, sugeri que os dois se reconciliem no Namoro na TV, ha-haê”, explicou o apresentador.

]]>
18
Aécio promete acabar com a água em todo Brasil http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/aecio-promete-acabar-com-a-agua-em-todo-brasil/ http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/aecio-promete-acabar-com-a-agua-em-todo-brasil/#comments Sun, 19 Oct 2014 09:28:41 +0000 http://blogdojuca.uol.com.br/?p=63609 Do “The piauí Herald“:

Aécio promete acabar com a água em todo o Brasil

CANTAREIRA – Vestindo duas boias de braço do Mickey, o candidato Aécio Neves abraçou os afluentes José Serra e Geraldo Alckmin para desaguar novas promessas: “Alckmin foi reeleito em primeiro turno no maior colégio eleitoral do Brasil. Isso aponta os caminhos para captar as demandas submersas nos corações dos brasileiros”, discursou, com olhos marejados. Em seguida, saltou de bombinha no Tietê.

“Se eleito, prometo estender as conquistas de Alckmin para todo o país”, disse, enquanto pedia para a Policia baixar o cacete em um cardume de girinos que cruzou seu caminho. “No meu governo, todo brasileiro, independente de sua origem ou classe social, experimentará os benefícios da falta d’água”, concluiu.

Em seguida, Aécio deu um caldo em José Serra e afirmou: “Vamos afundar todas as Universidades nos moldes do que foi feito com a USP”.

]]>
109
Botafogo vive cenas de covardia explícita http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/botafogo-vive-cenas-de-covardia-explicita/ http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/botafogo-vive-cenas-de-covardia-explicita/#comments Sun, 19 Oct 2014 02:29:43 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=63601 IMG_2510.JPG Os jogadores do Botafogo estão há meses padecendo com atrasos de salários e, mesmo assim, têm sido capazes de atuações heroicas, como as contra o Ceará e o Corinthians.

Contudo, a direção do clube deixa o Engenhão aberto para que um bando de trogloditas o invadam para pressioná-los.

Acreditará em coincidência, em acaso, em distração ou vacilo apenas quem acreditar em qualquer coisa.

Porque inacreditável é apenas a covardia do presidente do Glorioso.

Aliás, era.

Veja AQUI.

]]>
7
Galo empolga e sofre http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/galo-empolga-e-sofre/ http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/galo-empolga-e-sofre/#comments Sun, 19 Oct 2014 01:50:57 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=63597 IMG_2507.JPG

Hoje, neste momento, sábado, 18 de outubro de 2014, o Galo é o time que joga o futebol mais empolgante do Brasil.

Embora tenha vencido a Chapecoense apenas por 1 a 0 no primeiro tempo, no Independência, com 20.558 pagantes, o time montado por Levir Culpi deu um show de bola, com Guilherme outra vez jogando muito, com Diego Tardelli se movimentando com extrema inteligência e com um segundo gol, legal, de Carlos, mal anulado pelo levantador de bandeirinha.

Antes, Douglas Santos, completou uma triangulação entre Tardelli e Guilherme com perfeição, num chute cruzado pela esquerda para fazer 1 a 0.

Valente, a Chapecoense foi um coadjuvante respeitável, mas incapaz de evitar ser envolvido pelos dois lados do campo, como já acontecera com o Corinthians no meio da semana, embora o time catarinense tenha mostrado uma abnegação que o paulista não mostrou, exceção feita a Cássio e Guerrero.

No segundo tempo a história foi um pouco diferente porque a Chapecoense foi para o tudo ou nada e conseguiu pressionar o Galo nos primeiros 10 minutos, obrigando os anfitriões a não bobear.

Jorginho queria o empate e jogava a todo risco, fustigado por contra-ataques sempre muito perigosos, pena que boa parte deles interrompidos por atleticanos em impedimento.

Quem dedicava o sábado à noite ao jogo não arrependia.

Aos 20, Maicosuel e Pierre entraram nos lugares de Luan e Tardelli logo depois que Camilo perdeu o gol de empate de maneira incrível, quase na pequena área.

Aos 26, Victor fez milagre para evitar o empate e, aos 27, Camilo perdeu o gol mais feito do jogo que ficou complicadíssimo para o Galo e sensacional para quem via.

Para fechar, Cesinha substituiu Carlos, aos 29, e o jogo ficou num bate e rebate sem parar.

Aos 42 foi a vez de Danilo fazer milagre e evitar o gol de Dátolo, outro que está jogando muito.

Como o Galo teve um gol mal anulado, o placar foi justo.

Mas que a Chapecoense fez por merecer um gol, lá isso fez.

Grande jogo!

]]>
5
Ceni magistral em noite quase só tricolor http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/ceni-magistral-em-noite-quase-so-tricolor/ http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/ceni-magistral-em-noite-quase-so-tricolor/#comments Sat, 18 Oct 2014 23:26:02 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=63591 IMG_2506.JPG

Os tricolores paulistas e baianos disputaram um primeiro tempo estranho, porque aberto, com o São Paulo buscando envolver o adversário e com o Bahia tentando ameaçá-lo em contra-ataques.

Mas nem Ceni nem Lomba tinham trabalho.

Até que, já no fim, Rogério Ceni teve.

O de bater uma falta daquelas que antes era bola na mão e mais recentemente virou mão na bola.

E o goleiro foi magistral, para fazer 1 a 0 para o São Paulo e ser festejado com fervor por seus companheiros.

Perdido por um, perdido por 10, o Bahia começou o segundo tempo mais atrevido, e, assim, com maior risco de sofrer novo gol.

Aos 18 minutos Luís Fabiano entrou no lugar de Alan Kardec e, no minuto seguinte, sofreu pênalti não assinalado pelo assoprador.

Em seguida, Ceni fez ótima defesa em chute de fora da área.

O jogo seguiu bom de ver e mais emocionante que no primeiro tempo.

Não demorou muito e Álvaro Pereira fez uma jogadaça para chegar à linha de fundo com direito a drible da vaca e um passe perfeito para Luís Fabiano, que desperdiçou.

O Bahia não demorou a responder, em bola que raspou a trave são-paulina, um susto para 22.055 torcedores no Morumbi.

Até que, num contra-ataque, Ganso resolveu o jogo em bola colocada como se como um taco de bilhar para fazer 2 a 0.

No fim, Fahel descontou de cabeça, mas era tarde.

O São Paulo volta ao segundo lugar e torce contra o Inter amanhã, mas torcerá mesmo é pelo Vitória que receberá o Cruzeiro e, se vencê-lo, deixará a diferença para o líder de apenas três pontos.

Torce contra, embora sem torcer a favor do Corinthians, porque um empate basta.

Também no Maracanã, com 11.241 pagantes, os tricolores cariocas tomaram sustos, mas venceram o Criciúma, que saiu na frente no primeiro tempo, sofreu o empate ainda nos 45 minutos iniciais, e a virada para 3 a 1 no finais, quando descontou para 3 a 2 e tomou o 4 a 2, de pênalti, batido por Fred.

Wagner, duas vezes, e Conca fizeram os outros gols do Fluminense.

Já o tricolor gaúcho não passou do 0 a 0 contra o Goiás, no Serra Dourada, com apenas 3.044 pagantes, seguiu fora do G4 e ainda terá de torcer para o Inter ao menos empatar com o Corinthians para não ser ultrapassado.

A mesma torcida dos tricolores paulistas…

]]>
14
As primeiras frituras na CBF http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/as-primeiras-frituras-na-cbf/ http://blogdojuca.uol.com.br/2014/10/as-primeiras-frituras-na-cbf/#comments Sat, 18 Oct 2014 17:45:31 +0000 https://blogdojuca.uol.com.br/?p=63589 Dois dos integrantes da comissão técnica da Seleção Brasileira não contam com a boa vontade de Gilmar Rinaldi e Dunga: o administrador Guilherme Ribeiro e o chefe da segurança, Moacyr Alcoforado.

Exatamente dois dos que não foram escolhidos pela dupla Gilmar/Dunga.

Há um terceiro, o médico Rodrigo Lasmar, mas este, mantido do time de Felipão, tem padrinhos fortes: Alexandre Kalil, presidente do Galo, e Aécio Neves.

Como assistente de José Luiz Runco, Lasmar trabalhou nas Copas do Mundo de 2002, 2006 e 2014, mas não esteve em 2010, na África do Sul, com Dunga, e é filho de Naylor Lasmar, médico da Seleção, com Telê Santana, nas Copas de 1982 e 1986.

Ribeiro e Alcoforado já têm sentido o cheiro da fritura, embora postos na geladeira.

]]>
5