Salim Mattar, um "grande" brasileiro, empresário super bem sucedido, desses que falam mal do Estado o tempo todo
POR MARCOS EVANDRO CARDOSO SANTI*
A história que rolava eu já sabia, cheguei a escrever mensagem sobre o assunto. Só não sabia que comprovaria, ao participar do final da corrente.
A Localiza, como qualquer outra locadora de carros, tem enormes isenções tributárias na compra de carros das montadoras "nacionais".
No STF há uma guerra dos Estados para que a fatia deles, o ICMS, não entre nessas isenções. Mas até agora a legislação "nacional" mete a mão também nos tributos estaduais para aquecer a venda de carros para as locadoras.
2020 foi ano de baixa produção de carros. Em 2021, faltam chipes para completar novos carros. Regra básica, os preços subiram.
E subiram também no mercado de semi-novos. Nesse mercado há muito as locadoras já atuavam. Agora, ficou bem mais vantajoso.
Fui procurar um semi-novo 2018, 2019. Encontrei um, ótimo estado, excelente preço, abaixo da concorrência. Por quê?
Porque o carro, na origem, foi adquirido pela Localiza, empresa de propriedade do Sr. Mattar.
Em dois anos, deram algumas rodadinhas, 15 mil kms.
Considerando que esse carro foi retirado da montadora com deságio em torno de 30% advinhem para onde vão os valores da isenção de impostos????
Podem vender 5% abaixo dos concorrentes e embolsam 25%.
Dinheiro que o Estado brasileiro retira do seu caixa (União, Estados e Municípios – FPM) para DOAR a "empreendedores" que empreendem somente … aluguel e VENDA DE CARROS.
O mercado de locadoras virou MERCADO DE SEMI-NOVOS.
O sr. Salim, quando no governo, perdeu grande oportunidade de demonstrar patriotismo: DEVERIA TER SUGERIDO LEGISLAÇÃO ACABANDO COM ESSA ISENÇÃO.
Mais um exemplo de como certos empresários sugam o erário.
*Marcos Evandro Cardoso Santi é advogado e consultor legislativo aposentado do Senado Federal.
Sobre o Autor
Colunas na Folha: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/jucakfouri/