Blog do Juca Kfouri

Enquanto torcemos

Juca Kfouri

POR RICARDO PORTO*

Enquanto torcemos pelo Brasil, nos apunhalam pelas costas.

Enquanto sofremos a cada lance da Seleção, ferem de morte nossos direitos fundamentais.

Enquanto nos alimentamos com a arte de Philippe Coutinho, nos impõem comer alimentos cheios de agrotóxicos condenados pela OMS.

Enquanto o corpo de Neymar sofre incessantes pancadas, querem proibir a circulação de produtos orgânicos, os que serão obrigatórios na Dinamarca a partir de 2020.

Enquanto juntamos energia para apoiar o esquadrão de Tite, na calada da noite entregam nossa riqueza energética do pré-sal a potências estrangeiras.

Enquanto sentimos como se fossem nossas as dores de Danilo, Douglas Costa e Marcelo, secam os recursos para o programa que fazia o remédio mais barato para o pobre.

Enquanto nos preocupamos com o bem-estar dos craques, os planos de saúde aumentam acima da inflação.

Enquanto assistimos aos treinos nos campos verdes da Rússia, homens de verde e preto atiram para matar crianças que voltam da escola em comunidades do Rio.

Enquanto nos encantamos com a arte de Paulinho, descendente da tribo Xucuru, em Pernambuco, reservas indígenas estão sendo liberadas para o garimpo indiscriminado.

Enquanto nosso futebol se anima e volta a dar aula de criatividade, tentam calar as vozes da diversidade ao proibir a manifestação livre de professores nas escolas.

Enquanto sonhamos com o hexa, o pesadelo em forma de perseguição mantém na prisão, sem provas, nosso maior líder político.

Enquanto somos o país do futebol, somos também campeões de violência nas cidades.

Enquanto continuamos a torcer, a empurrar nossos jogadores, gostaríamos que eles também soubessem e torcessem por nós.

*Ricardo Porto é jornalista.