Blog do Juca Kfouri

Chutando as quartas de final

Juca Kfouri

Depois de um dia perdido em deslocamento de volta a Sochi, de onde sairei no sábado às 6h da manhã para Samara, como evitar a tentação de palpitar sobre como serão as quartas de final ?

Entre França e Argentina, apesar de Lionel Messi ter a capacidade desequilibrar qualquer prognóstico, a França tem 70% de possibilidade de enfrentar o Uruguai que, com 60% de chances, embora vá ter Cristiano Ronaldo pela frente, outro que é capaz de sozinho desmoralizar palpiteiros, tem mostrado mais consistência.

França e Uruguai, portanto, deve ser um dos quatro jogos decisivos.

Brasil x Bélgica também.

A Bélgica é a maior favorita das oitavas porque pegará o Japão, a maior zebra. Diria que os orientais têm 5% de probabilidades.

Já o Brasil leva 70% mesmo considerando que neste século os mexicanos tenham vantagem nos confrontos diretos com seis vitórias contra cinco em 14 jogos e com uma decisão olímpica na bagagem, em 2012.

A verdade é que a Coreia do Sul desmoralizou a vitória do México sobre a Alemanha e os próprios mexicanos trataram de voltar ao seu lugar ao levar um baile da Suécia.

A Seleção Brasileira, ao contrário, vem subindo de produção a cada jogo e só não fez os nove pontos de belgas, croatas e uruguaios porque o assoprador de apito não quis ver no VAR a falta em Miranda que valeu o empate para os suíços.

Nos outros jogos a dificuldade da Espanha está apenas em enfrentar a Rússia dona da casa e em Moscou.

Fosse em qualquer outro país e a Espanha seria tão favorita como a Bélgica diante do Japão.

Croácia e Dinamarca haverão de fazer um duro duelo, que pende ligeiramente para os croatas.

Espanha x Croácia é a aposta do blog.

Finalmente, entre Suécia e Suíça o equilíbrio é absoluto em qualidade de vida e de futebol.

Não dá para arriscar, embora a Suécia tenha mais camisa. Mas a Suíça é o país do presidente da FIFA.

Qual das duas enfrentará o vencedor de outro jogo de enorme equilíbrio, mas com 55% a favor da Inglaterra contra a Colômbia?

Apenas porque não vale deixar palpite sem palpite, o blog crava Inglaterra x Suécia.