Blog do Juca Kfouri

Um Dérbi para o Brasil

Juca Kfouri

Um dos argumentos mais comuns, e mais frágeis, para defender a sobrevivência dos campeonatos estaduais, são os que falam das rivalidades locais.


Pois hoje temos um Palmeiras x Corinthians no campeonato nacional para comprovar o óbvio: a rivalidade não precisa de torneios que perderam o sentido não é de hoje.

Teremos rivalidade em estado puro em São Paulo.

A 13ª rodada do Brasileirão traz outro clássico estadual de grande importância, o “Clássico Vovô”, entre Fluminense e Botafogo, no quase esquecido Maracanã, vítima do crime que os governos e a iniciativa privada fizeram com o cartão de visitas de nosso futebol.

Além de um Atlético Mineiro x Santos, essencial para o futuro de ambos na competição, no Horto.

Mas o jogo da rodada, além de Flamengo x Grêmio, amanhã, é o de hoje, entre o Verdão e o Timão.

Com Guerra de volta de um lado, depois do susto incomensurável que viveu, e com Fagner do outro, após cumprir suspensão.

Chance para os anfitriões alviverdes recuperarem o amor próprio caso quebrem a invencibilidade do velho rival e oportunidade para os visitantes alvinegros se afirmarem como maiores candidatos ao título, embora estejamos ultrapassando apenas o primeiro terço do campeonato.

Futebol por futebol é inegável que o corintiano tem sido superior, melhor defesa do torneio e segundo melhor ataque, além das dez vitórias em 12 jogos.

Mas o Dérbi tem componentes que, normalmente, chutam o momento para escanteio e escrevem a história segundo as necessidades de cada um.

E não resta dúvida de que o jogo desta noite é muito mais importante para o Palmeiras do que para o Corinthians.

Os donos da casa jogarão uma decisão, os forasteiros, não.

O clássico não tem favorito e, racionalmente, o Corinthians tem a vantagem.

Como se trata de um jogo mais para a emoção do que para razão, com torcida única no campo verde, se tivesse que apostar, apostaria no Palmeiras.

Em 47 jogos pelo Brasileirão, desde 1971, são 17 empates, 16 vitórias verdes e 14 alvinegras.

Se o empate seguir prevalecendo, será equivalente a triunfo corintiano.

O blog segue em modo devagar quase parando até domingo, de folga com as netas, mas hoje à noite acompanhará o Dérbi.