Blog do Juca Kfouri

Vem aí mais um documentário demolidor sobre doping

Juca Kfouri

POR MARCO AURELIO KLEIN*

Estréia dia 4 de agosto este imperdível e já premiado documentário sobre o esquema de dopagem na Rússia.

O caso de dopagem regular na Rússia primeiramente foi apresentado ao mundo em 2015 pelo alemão Hajo Seppelt no documentário exibido pela ARD, canal de TV alemão (mês passado exibiu outro documentário sobre o Brasil).


Poucos meses depois da explosão do escândalo, Nikita Kamaev, então recém afastado da presidência da Agência Antidopagem da Rússia, foi encontrado morto, supostamente vítima de ataque fulminante do coração.

Estive com Nikita algumas vezes em eventos da WADA (agência mundial antidopagem); um russo de 52 anos, mais de 1,80 m, forte como um urso.

Logo em seguida, “The Guardian”, jornal inglês, descobriu que 10 dias antes o antecessor de Nikita na presidência da agência russa (RUSADA), Vyacheslav Sinev, também fora encontrado morto e também por suposto ataque cardíaco.

Como balas 9mm de uma Makarov também causam “ataques fulminantes” do coração, Grigory, o diretor do laboratório russo, tido como o mentor dos truques mais sofisticados do suposto programa estatal de dopagem resolveu fugir para os EUA.

 
Lá deu entrevistas para CBS e “The New York Times” expondo toda a trama e aceitou colaborar para a realização de “Ícaro”, cujo diretor, Bryan Fogel, patrocinou sua ida aos EUA.

Veja o trailer AQUI.

*Marco Aurelio Klein comandou a ABCD (Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem) e foi estranhamente exonerado no governo Michel Temer e substituído por Rogério Sampaio.